Quais os fatores que devem ser considerado na escolha da embalagem?

Com a correria do dia a dia, embalagens podem parecer um pequeno detalhe para os donos de restaurante que precisam gerenciar sozinhos todos os aspectos do negócio. Mas elas desempenham um papel importante ao garantir a qualidade do produto entregue e fazer propaganda da empresa. Para maximizar o retorno na utilização desse item, agregando valor e potencializando resultados, a escolha adequada do material de embalagem é um passo chave.

No momento de tomar essa decisão, muitas dúvidas surgem, principalmente porque você, gestor, não é especialista no assunto. Mas nós somos e vamos lhe ajudar contando tudo o que você precisa saber neste artigo. Confira!

Qual é a importância de escolher embalagens feitas com o material certo?

A embalagem é a parte do restaurante que chega até a casa do cliente no delivery. Toda a imagem do negócio está representada por elas. Se for de uma matéria-prima de baixa qualidade, pode ficar amassada, passando a impressão de desleixo, ou não acondicionar adequadamente o alimento, minando a confiança do cliente no estabelecimento.

O material certo para a embalagem pode favorecer ou desfavorecer o produto entregue. Tanto em aspectos criativos, como o designer, ou técnicos, como a capacidade de manter o alimento em condições de consumo, quente, crocante e saboroso.

Quais são as tendências para o material de embalagem?

Estar um passo à frente da concorrência e em dia com as tendências é uma vantagem, no competitivo mercado atual. Mesmo no que tange às embalagens para food service, isso está acontecendo. Para elas, opções que não agridam o meio ambiente tem se destacado.

Com a sustentabilidade cada vez mais em alta, embalagens feitas a partir de matérias-primas recicláveis ou que podem ser reutilizadas têm sido preferidas pelos consumidores em detrimento ao plástico, que, ao ser descartado em massa na natureza, está poluindo oceanos e matando animais.

A legislação tem acompanhado essa tendência. Em São Paulo, as embalagens de plástico descartável já foram proibidas. E isso deve se estender por todo o Brasil, como ocorre na China, onde o uso de invólucros plásticos em delivery de comida é proibido.

O que levar em conta para escolher o melhor material de embalagem?

Duas palavras são primordiais na escolha adequada do material de embalagem: segurança e qualidade. Esses dois pontos estão interligados, pois um material de qualidade influencia na segurança da embalagem.

Como uma barreira física de proteção para o alimento durante o transporte, a embalagem impede contaminações e inibe perdas ou danos ocasionados por choques. Não somente conservando o produto, como, também, mantendo suas características — como temperatura, sabor e textura — intactas.

Essas são garantias de segurança e qualidade. A primeira é ainda reafirmada por meio da rotulagem, uma vez que ela fornece informações úteis e oportunas aos consumidores.

Quais os fatores que devem ser considerado na escolha da embalagem?

Uma análise completa é necessária para que a decisão sobre o material da embalagem seja correta e adequada, principalmente no ramo alimentício. Assim, quatro componentes devem ser levados em conta, a fim de garantir qualidade e segurança em seus produtos.

Conheça seu produto

Qual é a temperatura em que o alimento deve chegar na casa do cliente? Como é o sabor ideal? Que textura é esperada? É preciso compreender quais características atendem ao padrão esperado para cada tipo de comida e quais fatores externos, como umidade, luz ou choques, alteram isso.

Outro ponto a ser considerado é a perecibilidade da refeição em relação a esses fatores a que pode ser exposta, para que não ocorram problemas sanitários, devido à embalagem e ao transporte inadequado.

Em ambos os casos, o material da embalagem exerce um papel fundamental, agindo como protetor e resguardando a integridade do alimento.

Domine os processos

Conhecer todos os processos pelos quais o produto passa, desde a embalagem até a casa do consumidor, permite prever onde podem acontecer falhas e criar mecanismos para evitá-las. Um exemplo disso é a necessidade de desenvolver um invólucro secundário para melhor acondicionar os itens no transporte, evitando derramamentos e maximizando a utilização dos espaços.

Compreenda o cliente

O designer da embalagem deve acompanhar o perfil do cliente ideal. Incluindo o material, as definições de cores, fontes, imagens e formas precisam ser atrativas, variando para atender a estratégia de marketing do restaurante e as expectativas do público.

É muito comum restaurantes pautados pela sustentabilidade — social, ambiental ou econômica — destacarem isso, por meio do uso de embalagens feitas em materiais biodegradáveis ou reciclados.

Escolha um fornecedor que prime pela qualidade

O fornecedor da embalagem é um parceiro chave para todo o restaurante que tenha delivery. A atenção por ele dispensada, para a qualidade na definição da matéria-prima, desenvolvimento, fabricação e no produto final, é refletida na imagem do seu restaurante.

Nesse sentido, a Scuadra embalagens é a parceira certa. As embalagens são produzidas em papel reciclável e asséptico, estando de acordo com a legislação ambiental e sanitária. A matéria-prima minimiza a perda de calor durante o transporte, e possibilita que seja levada à geladeira, freezer, forno ou microondas.

Diferenciais

Além disso, oferece diferenciais, como quatros opções de fechamento (trava padrão, click box, selada e fast lock), para não haver contaminações, e total personalização. Tudo para que o seu cliente receba o pedido dele com a maior qualidade.

As embalagens de delivery não podem mais ser negligenciadas, pois, além de representar a imagem do restaurante na casa do consumidor, têm um papel fundamental na qualidade e na segurança dos alimentos entregues.

Com a tendência à sustentabilidade crescendo e sendo cada vez mais exigida pelos consumidores ou imposta por novas legislações, a escolha do material da embalagem tem ganhado destaque. Tanto para atender objetivos de marketing quanto para obter o melhor acondicionamento dos produtos, tomar uma decisão acertada é uma maneira de assegurar competitividade no mercado.

Assim, é preciso que se leve em consideração desde o produto até as preferências do consumidor. Escolhendo itens que sejam atrativos esteticamente, mas que não deixem de cumprir sua função de proteger a refeição entregue, para que ela chegue como se recém tivesse saído da sua cozinha. E o material de embalagem é o que garante isso.

Agora você sabe tudo sobre matéria-prima para embalagens para o delivery de food service, descobriu o quanto elas são significativas para o sucesso dos restaurantes e como a Scuadra é a melhor parceira para quem procura as melhores embalagens do mercado.

Entre em contato conosco e saiba como podemos fazer a diferença no seu negócio! Acesse nosso site!

Quais os fatores que devem ser considerado na escolha da embalagem?

Quais os fatores que devem ser considerados na escolha das embalagens Brainly?

Entre as considerações para a escolha da embalagem estão: Características do produto a ser embalado..
Seleção do tamanho ideal..
Qualidade..
Segurança..

O que determina a escolha é a forma da embalagem?

As características de uma boa embalagem Sendo assim, para que uma embalagem seja considerada adequada, ela deve, primeiramente, ser capaz de atrair e convencer o cliente acerca da qualidade e utilidade do produto e possuir um design inovador e condizente com o produto que apresenta.

Como escolher a embalagem de um produto?

A embalagem perfeita é mais do que apenas um acondicionamento.
Determine a estrutura da embalagem. Antes de desenvolver uma embalagem, devemos decidir sobre a estrutura. ... .
Busque um design autêntico. ... .
Ofereça praticidade no manuseio do produto. ... .
Demonstre a qualidade do produto. ... .
Escolha embalagens com durabilidade..

Quais as características importantes para uma embalagem?

Para facilitar o manuseio de mercadorias, uma embalagem eficiente deve observar:.
Volume adequado. A forma deve ser adequada à função. ... .
De olho no manuseio. ... .
Um melhor posicionamento dentro da logística de armazenagem. ... .
Proteção sempre..