Quais os hábitos que você pratica é que fazem o trânsito mais seguro?

O trânsito é um ambiente coletivo. Milhares de pessoas cruzam entre si nas rodovias e estradas do país, dentro e fora das cidades. Por isso, cuidar de você mesmo/a e do outro é tão importante para fazer a diferença.

Cada um é responsável por mudar a maneira que atua no trânsito, usando a direção defensiva para prevenir ao máximo os acidentes que podem ser evitados. Todos devem fazer a sua parte, motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas.

Para conservar a sua vida e da sua família no trânsito, aplique a Direção Defensiva no seu dia a dia. Assim, você pode evitar acidentes em qualquer situação, inclusive nas condições mais adversas como em pistas molhadas ou mal conservadas. Algumas das principais dicas de Direção Defensiva que você deve começar aplicar ainda hoje são:

  • Ter o seu veículo com a manutenção preventiva em dia. Além de fazer as revisões de motores, filtros, freios ou parte elétrica, também é importante cuidar dos pneus, checar o funcionamento dos cintos de segurança e airbags, entre outros componentes. Assim, você garante que o seu automóvel está em bom estado e detecta com antecipação as falhas que poderiam causar acidentes. 
  • Dirigir sempre bem descansado/a, em uma boa postura para ter a melhor visualização da via, do painel do carro e dos retrovisores, que devem estar bem ajustados de acordo com cada motorista.
  • Jamais utilizar o celular enquanto dirige, já que desviar a atenção da pista por poucos segundos pode ser fatal.
  • Nunca dirigir alcoolizado/a nem drogado/a.
  • Evitar as discussões e brigas de trânsito. Procure manter o nível de estresse baixo, permaneça bem focado/a na pista e no que acontece ao seu redor. Antecipe as manobras dos outros veículos, ciclistas, motociclistas e pedestres para frear lentamente, desviar e evitar acidentes. 
  • Conhecer bem as regras de trânsito e a sinalização. Obedeça os sinais, as faixas de pedestre, os semáforos, o limite de velocidade e todos os demais alertas que aparecerem na pista. Quem faz um trânsito mais seguro é você! 
  • Dirigir com as luzes acesas e redobrar os cuidados em condições adversas como chuva e neblina. 
  • Manter a distância segura do veículo à sua frente. 
  • Ultrapasse apenas em locais permitidos, e quando tiver total segurança. 
  • Usar sempre o cinto de segurança, e cobrar o mesmo dos passageiros que vão com você. 
  • Se você estiver circulando como pedestre, use sempre a faixa para atravessar. 
  • Se você for ciclista, use a roupa adequada, capacetes e luzes de sinalização, e circule apenas pela beira da pista ou, quando houver, pela ciclovia. 
  • Como motociclista, use sempre o capacete, procure usar roupa de proteção, obedeça a sinalização de trânsito e não pilote acima da velocidade permitida.
  • Valorize a sua vida e a vida de todos. Não viaje mais rápido, viaje com segurança!           

A educação no trânsito é um hábito constante que deve ser sempre reforçado, começando desde a infância. Como motorista, sempre é preciso se atualizar sobre as leis de trânsito, já que elas podem mudar.

Quem faz o trânsito mais seguro é você

E aí, que tal começar hoje mesmo a melhorar o jeito de dirigir para fazer a sua parte nesta luta? É fácil, e com ações simples você faz uma grande diferença para transformar o Brasil em um país com trânsito mais seguro. Na estrada, ao proteger a sua própria vida você também protege a das pessoas ao seu redor.

Vamos trabalhar juntos para melhorar o trânsito? Participe desta campanha e compartilhe este artigo com os seus contatos! 

Para mais notícias e informações, inscreva-se grátis na Newsletter do Blog da Carboni e receba as próximas atualizações direto no seu e-mail. 

Quais os hábitos que você pratica é que fazem o trânsito mais seguro?

Dirigir, para muitos, é algo prazeroso e até relaxante. Mas, para garantir a sua segurança e a das pessoas que estão no trânsito, ter responsabilidade e consciência é fundamental. Motoristas criam hábitos com o passar dos tempos que prejudicam essa condição e podem até colocar vidas em risco – tanto a sua, quanto de outras pessoas. Por isso, se policiar contra esses hábitos é necessário de modo a garantir a segurança no trânsito para todos.

A segurança no trânsito só depende das suas atitudes! Então evite essas atitudes:

Cote grátis seu seguro auto na maior corretora online do Brasil. Você escolhe entre as 17 maiores seguradoras do país e ainda economiza até 30% na contratação.
COTE SEU SEGURO AUTO GRÁTIS

Usar a embreagem de maneira incorreta

Um dos hábitos mais comuns de serem vistos nos motoristas. Práticas como dirigir e ficar apoiando o pé na embreagem, além de nas subidas usar a embreagem para segurar o carro ao invés de usar o freio de mão, são atitudes definitivamente erradas e que desgastam todo o sistema. Apesar de raros, acidentes por perda da embreagem podem acontecer. Mas, tão ruim quanto isso é o conserto, que é um dos mais caros na manutenção do veículo.

Chaveiros pesados podem comprometer

Se você é daquelas pessoas que carregam um belo molho de chaves ou chaveiros pesados, saiba que isso pode afetar a ignição do seu carro. Com o tempo, o peso da peça vai folgando o cilindro de ignição, podendo não manter a chave encaixada e impossibilitando a partida do motor.

Tanque sempre na reserva

Outro ponto que pode afetar a sua segurança no trânsito e a do seu carro é deixar o tanque sempre na reserva. Ter esse hábito pode causar um superaquecimento no motor ou a quebra da bomba de combustível. E se isso não foi o suficiente, ficar com o carro parado por conta da falta de gasolina dá multa de R$85,13 e perda de 4 pontos na carta de habilitação.

Segurar o volante com uma mão só

É um dos piores hábitos que existem, pois essa atitude pode causar lentidão na necessidade de uma reação inesperada. E pra completar, dirigir com uma mão só também é proibido e pode lhe custar mais uma multa.

Dirigir mexendo no celular

Mais uma prática comum dos motoristas: dirigir e mexer no celular. Além de tirar toda a sua atenção, você acaba ficando somente com uma mão no volante, aumentando o risco de um acidente. A multa para quem falava no celular era considerada uma infração média, 4 pontos e R$85,13. Mas, com as novas leis, mexer no celular enquanto dirige agora é infração gravíssima. Aproveite e veja a matéria que fala sobre isso aqui.

E aí? Vai arriscar e colocar a sua segurança em risco ou vai seguir as nossas dicas e se portar no trânsito como um motorista consciente?

Quais os hábitos que você pratica é que fazem o trânsito mais seguro?

3.31 / 13 votos

Qual atitude deixa o trânsito mais seguro?

Não estacione ou pare o carro em cima dela. Respeitar a sinalização de trânsito é o mínimo que motoristas, ciclistas e pedestres devem fazer para garantir a sua segurança e a dos outros. Esta também vale para todas as pessoas que fazem parte do trânsito: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Como podemos ter mais segurança no trânsito?

Dicas para melhorar a segurança no trânsito:.
Dica 1 – Manter a distância. ... .
Dica 2 – Atenção e foco na direção. ... .
Dica 3 – Dê seta e respeite a seta alheia. ... .
Dica 4 – Manutenção. ... .
Dica 5 – Fique atento aos pedestres. ... .
Primeiro: não dirija com sono, ou muito cansado. ... .
Segundo: desvie o olhar das luzes dos faróis dos carros..

Quais são as atitudes corretas no trânsito?

Dez atitudes para um trânsito melhor.
Respeitar o limite de velocidade. ... .
Respeitar o pedestre. ... .
Usar o cinto de segurança. ... .
Não usar o celular enquanto estiver dirigindo. ... .
Sempre usar a seta. ... .
Respeitar o sinal indicado pelo semáforo. ... .
Não atravessar a rua usando o celular..

Quais cuidados as pessoas devem ter no trânsito?

7 dicas de segurança no trânsito: aprenda aqui e evite problemas.
Sempre use o cinto de segurança. ... .
Esteja atento à sinalização. ... .
Mantenha o veículo em bom estado. ... .
Tenha cuidado com pedestres, ciclistas e motoqueiros. ... .
Respeite os limites de velocidade. ... .
Sinalize antes de realizar uma ação. ... .
Tome cuidado nos cruzamentos..