Quais os instrumentos e métodos utilizados para medir a temperatura local e global do planeta terra

Instrumentos Meteorológicos

Um dos requisitos básicos para qualquer estudo científico da atmosfera é a observação. Embora os nossos sentidos, em especial a visão e o tato, permitam realizar uma série de observações na natureza (observações sensoriais), como, por exemplo, a direção do vento, através do movimento das folhas ou da direção da fumaça em uma chaminé, invariavelmente, somos obrigados a recorrer ao uso de instrumentos para medidas precisas (observações instrumentais) Em meteorologia, os parâmetros medidos com o uso de instrumentos são:

  • Duração do brilho solar;
  • Temperatura do ar, da água e do solo;
  • Pressão atmosférica;
  • Umidade do solo;
  • Velocidade e direção do vento;
  • Quantidade e duração da chuva;
  • Quantidade de evaporação e evapotranspiração;
  • Radiação solar.

Os instrumentos meteorológicos para fins científicos devem atender aos seguintes requisitos: regularidade de funcionamento, precisão, comodidade de manejo e solidez de construção.

De acordo com a maneira de realizar a leitura, os instrumentos meteorológicos podem ser divididos em duas categorias: instrumentos de leitura direta e instrumentos registradores. Os primeiros são mais precisos, porém cada medida necessita de uma leitura. Os instrumentos registradores permitem um registro contínuo do valor da medida

Instrumentos meteorológicos mais comuns utilizados em estações meteorológicas convencionais são:

Anemógrafo – mede registra continuamente a direção (em graus) da velocidade do vento (m s-1), a distância total (em Km) percorrida pelo vento e as rajadas (em m s-1).

Anemômetro – Mede a velocidade do vento (m s-1) e, em alguns tipos, também a direção
(em graus).

Barógrafo – Registra continuamente a pressão atmosférica em milímetros de mercúrio (mm Hg) o em milibares (mb). No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pressão é o hectopascal (hPa). 1 hPa = 1 mb.

Barômetro de Mercúrio – Instrumento para medir a pressão atmosférica, a qual se equilibra com o peso de uma coluna de mercúrio. As unidades de medida são: milímetro de mercúrio (mm Hg),  milibar (mb) e hectopascal (hPa).

Evaporímetro de Piché  – Instrumento para medir a quantidade de água que evapora para atmosfera durante um intervalo de tempo. Denomina-se também como um atmômetro. A unidade de medida é milímetro de água evaporada.

Heliógrafo – Instrumento que registra a duração da insolação ou brilho solar, em horas e décimos.

Higrógrafo – Instrumento que registra a umidade relativa do ar (%).

Termohigrógrafo – Mede e registra, simultaneamente, a temperatura (°C) e a umidade relativa do ar (%).

Microbarógrafo – Semelhante ao barógrafo, porém mede e registra variações da pressão muito menores.

Piranômetro – Mede a radiação solar global.

Pluviógrafo – Mede e registra a quantidade e a duração da chuva.

Pluviômetro – Mede a quantidade de chuva.

Psicrômetro – Permite o cálculo da umidade relativa do ar (%) a partir das medidas das temperaturas de bulbo seco e úmido.

Tanque Evaporimétrico – Mede a evaporação em milímetros (mm) pela diminuição do nível da água.

Termógrafo – Registra a temperatura do ar.

Termômetros de Máxima e Mínima – Indicam as temperaturas máxima e mínima do ar (°C) ocorridas no dia.

Geotermômetros – Indicam a temperatura do solo em diversas profundidades

Meio ambiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/03/2007

Temperatura m�dia global

Coroando d�cadas de debate sobre o aquecimento global, um relat�rio recentemente lan�ado pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudan�a Clim�tica), e assinado por 2.500 pesquisadores de 130 pa�ses, afirma que h� 90% de chances de que o aumento de temperatura verificado na Terra seja causado pela a��o do homem.

Segundo o relat�rio de 1.600 p�ginas, a temperatura m�dia global subiu cerca de 0,7� C entre 1901 e 2005.

Mas as diverg�ncias entre os cientistas come�am justamente nesse indicador, que presume reunir em um �nico n�mero todas as temperaturas de todo o planeta.

Agora, um grupo de cientistas dinamarqueses e canadenses acaba de publicar um artigo afirmando que o conceito de uma temperatura m�dia global � imposs�vel tanto do ponto de vista matem�tico quanto do ponto de vista termodin�mico. Ou seja, segundo esses pesquisadores, o relat�rio que virou manchete em todos os jornais do mundo inteiro se baseia em um indicador que nada tem de cient�fico. E eles fundamentam bem seus argumentos.

M�dia sem sentido

A temperatura m�dia do planeta � obtida tomando-se a temperatura do ar medida por in�meras esta��es meteorol�gicas ao redor do mundo, atribuindo um peso a cada uma correspondente � �rea que elas representam; a seguir � calculada a m�dia desses valores - pelo m�todo tradicional de se somar todos os valores e dividir a soma pela quantidade de pontos de medi��o.

"Uma temperatura somente pode ser definida para um sistema homog�neo," explica o Dr. Bjarne Andresen, da Universidade de Copenhague, Dinamarca, um dos autores do artigo. "Al�m disso, o clima n�o � governado por uma �nica temperatura. Pelo contr�rio, s�o diferen�as de temperaturas que dirigem os processos e criam as tempestades, correntes mar�timas, trov�es, etc. que caracterizam o clima."

Segundo Andresen, at� faz sentido falar-se em m�dia de temperatura localmente, mas "uma m�dia de temperatura global beira ao absurdo". O globo � formado por uma quantidade inumer�vel de componentes que n�o se pode simplesmente somar e extrair uma m�dia, defende ele.

Taxa de c�mbio

Em uma compara��o com a economia, os cientistas afirmam que tamb�m � significativo falar-se da taxa de c�mbio entre dois pa�ses. Mas uma "taxa de c�mbio global" n�o faz nenhum sentido.

Se a temperatura sobe em um local e cai em outro, a pretensa temperatura m�dia global n�o mostrar� nenhuma altera��o, embora os climas nos dois locais sofram modifica��es. Por exemplo, se, num determinado ano, a temperatura m�dia � de 10 graus no ponto A e de 40 graus no ponto B, a m�dia ser� de 25 graus. Se, no ano seguinte, a temperatura nos pontos A e B ficar em 25 graus, a temperatura m�dia ser� a mesma, mas os pontos A e B ter�o tipos de clima radicalmente diferentes em rela��o ao ano anterior.

Tipo de M�dia

Um outro problema com o conceito de temperatura m�dia global � que h� v�rios m�todos matem�ticos para se calcular uma m�dia.

O m�todo utilizado no relat�rio do IPCC � a m�dia aritm�tica. Tome-se, por exemplo, dois copos iguais, cheios de �gua. O primeiro com a �gua a 0� C e o segundo com a �gua a 100� C. A temperatura m�dia dos dois ser� de 50� C.

Mas o resultado ser� diferente se for utilizado o conceito de m�dia geom�trica. Tomando-se o mesmo exemplo dos dois copos, os valores de suas temperaturas dever�o ser multiplicados e elevados ao quadrado. O c�lculo, que � feito em graus Kelvin e depois convertido para graus Celsius, vai resultar em uma temperatura m�dia de 46� C.

O que parece ser uma "mera diferen�a de 4 graus" � na verdade uma magnitude que explica a maioria dos processos clim�ticos da Terra, inclusive os tuf�es, o El Ni�o e todas as correntes mar�timas.

Aumento do n�vel do mar

Recentemente, o pesquisador brasileiro Jefferson Sim�es, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tamb�m apontou inconsist�ncias nas conclus�es sobre as mudan�as clim�ticas. Segundo ele, a Ant�rtica n�o est� derretendo e aquele continente contribui minimamente para o aumento no volume dos oceanos observado nos �ltimos anos.

"[...] � bom ressaltar que � uma parte muito pequena do gelo do planeta que est� derretendo - exatamente 0,7% do volume total do gelo - e a participa��o do gelo ant�rtico nesse percentual � m�nima," afirmou Sim�es.

"As pessoas confundem gelo marinho - mar congelado - com gelo de geleiras. O mar congelado, como o iceberg, n�o afeta o n�vel do mar. Tem impactos ambientais clim�ticos significativos, mas n�o no n�vel do mar. O aumento no n�vel das �guas do mar est� relacionado em 70% ao derretimento das geleiras e em 30% � express�o t�rmica do mar", disse ele durante o 1� Simp�sio Brasileiro de Mudan�as Ambientais Globais, realizado h� duas semanas no Rio de Janeiro.

Com a palavra, os 2.500 cientistas que assinaram o documento do IPCC, tamb�m subscrito pela ONU.

Bibliografia:

Artigo: Does a Global Temperature Exist?
Autores: Christopher Essex, Ross McKitrick, Bjarne Andresen
Revista: Journal of Non-Equilibrium Thermodynamics
Data: 2007
Vol.: Vol. 32, p. 1-27

Quais os instrumentos e métodos utilizados para medir a temperatura local e global do planeta terra

  • Imprimir
  • Como citar este artigo
  • Enviar a um amigo
  • Assine nosso Boletim
  • RSS
  • Seguir no Google Notícias


Outras not�cias sobre:

Mais tópicos

Quais os instrumentos utilizados para medir a temperatura global?

Termohigrógrafo - Registra, simultaneamente, a temperatura (°C) e a umidade relativa do ar (%). Termômetros de Máxima e Mínima - Indicam as temperaturas máxima e mínima do ar (°C), ocorridas no dia. Termômetros de Solo - Indicam as temperaturas do solo, a diversas profundidades, em graus Celsius (°C).

Quais os instrumentos e métodos utilizados para medir a temperatura local e global do planeta Terra quais escalas Termometricas são utilizadas nessas pesquisas?

As escalas termométricas utilizadas para aferir a temperatura de um corpo são Celsius, Fahrenheit e Kelvin, sendo a última a mais utilizada em pesquisas científicas.

Como medir a temperatura local e global?

Agora já para medir temperaturas de um determinado local, usaremos o termômetro meteorológico. Logo, existe também o Espectrômetro para medir o comprimento de onda e o Pirômetro para verificar a intensidade de irradiação da luz emitidos por uma estrela (caso desejamos verificar a temperatura de um corpo estelar).

Como os cientistas fazem para medir a temperatura do nosso planeta?

A temperatura média da Terra é medida com base em dados coletados em estações meteorológicas, navios e boias oceânicas espalhados por todo o planeta. As informações coletadas são validadas por meio da comparação com a leitura de termômetros infravermelhos, instalados no satélite Aqua, da Nasa.