Quais os principais métodos utilizados para determinação centesimal dos carboidratos nos alimentos?

1022 palavras 5 páginas

Faculdade de FarmáciaRELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE BROMATOLOGIA
Análise realizada: Determinação da composição centesimal (Umidade e Resíduo Mineral Fixo)
Metodologia: Determinação de resíduo mineral fixo através da incineração do material em mufla e Determinação de umidade através de secagem em estufa
1. Introdução
O biscoito cream cracker ou bolacha-de-água-e-sal é um tipo de biscoito fino feito usualmente de massa de farinha de trigo não fermentada. Podem ser acrescentados temperos e especiarias como sal, ervas, sementes e queijo antes do cozimento. É um alimento nutritivo e de consumo imediato, mas tem a vantagem de poder ser armazenado por um longo tempo.
Convencionou-se chamar de “composição centesimal” de um alimento à proporção em que aparecem, em 100g do produto, grupos homogêneos de substâncias que constituem o alimento. Esses grupos são compostos por: Umidade, Cinzas, Proteínas, Fibras, Carboidrato e Lipídeos.
A umidade, ou teor de água, é um dos índices mais importantes e mais avaliados em alimentos, sendo geralmente o ponto de partida para a composição centesimal, podendo ser determinada por vários métodos, sendo o mais simples e mais utilizado, o método de secagem por estufas, na qual se baseia na remoção da água por aquecimento. É um método lento, podendo levar até a dias dependendo do alimento (em 100 ºC), mas também é um método barato, necessitando apenas de uma estufa, uma balança analítica e um cadinho/béquer para colocar as amostras. Entretanto, sua exatidão vária dependendo de fatores como por exemplo o tamanho das partículas da amostra (as partículas devem ser moídas em espessuras menores para facilitar a evaporação da água), formação de crosta na superfície e temperatura de secagem.
As cinzas ou resíduo mineral fixo, representa substâncias inorgânicas presente no alimento. Quanto um alimento é incinerado em uma mufla a altas temperaturas (entre 450 ºC – 550 ºC) a matéria orgânica é transformada em CO2, H2O e NO2, permanecendo somente

Relacionados

  • COMPOSIÇÃO CENTESIMAL: UMIDADE, ATIVIDADE DE ÁGUA E DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CINZAS

    1474 palavras | 6 páginas

    GABRIELA CRISTINA GUSATTO PEDRO OLIVEIRA DA SILVA ROBERTA PEDOTT POMPERMAYER COMPOSIÇÃO CENTESIMAL: UMIDADE, ATIVIDADE DE ÁGUA E DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CINZAS PINHALZINHO - SC 2013 GABRIELA CRISTINA GUSATTO PEDRO OLIVEIRA DA SILVA ROBERTA PEDOTT POMPERMAYER COMPOSIÇÃO CENTESIMAL: UMIDADE, ATIVIDADE DE ÁGUA E DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CINZAS Trabalho apresentado à disciplina de Análise de Alimentos, ministrada….

  • COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE BISCOITO SALGADO CREAM-CRACKER

    1982 palavras | 8 páginas

    Saúde CURSO DE NUTRIÇÃO E BIOLOGIA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE BISCOITO SALGADO CREAM-CRACKER Aline da Roza Klein Eunice Webber Suzin Silvia Maria Ribeiro Lopes Ramos ORIENTADORA: Profª. Drª. Elizete Maria Pesamosca Facco Caxias do sul 2012 RESUMO Inicialmente foi recebida uma amostra de um determinado alimento para posterior análise centesimal e a identificação do tipo de alimento….

  • Bromatologia

    1842 palavras | 8 páginas

    alimentos, em particular a composição centesimal, é muito importante, pois serve para conhecimento de novos alimentos, análise de controle e também pode contribuir com a Vigilância Sanitária na detecção de fraudes. A partir dessa afirmação, indique V, para verdadeiro e F, para Falso nas sentenças abaixo: A) (Falso) Eles não se referem apenas aos teores de proteína, umidade, glicídios e cinzas, mas também se refere a Fibras e Lipídios. B) (FALSO) A determinação do teor de glicídios….

  • relatorio de bromato chia

    2114 palavras | 9 páginas

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO ALIMENTO CHIA NATAL 2010 COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DOS ALIMENTOS CHIA NATAL 2010 RESUMO A composição centesimal é uma convenção que indica a proporção em que aparecem em 100g de produto considerado, os grupos homogêneos de substancias do alimento. Os métodos utilizados para encontrar essa proporção foram os métodos gravimétricos com emprego de calor e ataque ácido-básico, o método de Soxhlet,….

  • Relatorio

    1930 palavras | 8 páginas

    TAYNÁ CAMILA ZAQUEU DE SOUZA FERNANDES Análise centesimal de alimentos Jundiaí-SP 2013 CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA FLÁVIO DE SOUZA FERNANDES ITAMAR GOMES ORNELAS TAYNÁ CAMILA ZAQUEU DE SOUZA FERNANDES Análise centesimal de alimentos Relatório da aula prática de análises em alimentos da disciplina de Tecnologia de Processos de Alimentos, para avaliar a composição centesimal entre o resultado expresso no rótulo e valor encontrado no….

  • cereal

    4715 palavras | 19 páginas

    AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL E DA ROTULAGEM DE BARRAS DE CEREAIS ANALYSIS OF THE CENTESIMAL COMPOSITION AND LABELING OF CEREAL BARS ISSN: 1984-7688 Aline Veroneze de Mello; Tauane Angélica da Silva Cassimiro; Verena Saccochi Pospischek; Walleska Luctke Facincani Villarim; Isabela Rosier Olimpio Pereira; Edeli Simioni de Abreu* Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil. ∗ Recebido em: 16/10/2012 - Aprovado em: 10/12/2012 - Disponibilizado….

  • 3 Composicao centesimal

    2793 palavras | 12 páginas

    Carboidratos  Lipídios Vitaminas Hidro e Lipossolúveis ANÁLISE DE ALIMENTOS Profa. Flávia Meneses Determinação da composição centesimal dos alimentos 1. Umidade 4. Lipídios 2. Resíduo mineral fixo (RMF) 5. Carboidratos 3. Proteínas Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis não fazem parte da composição centesimal. ANÁLISE DE ALIMENTOS Profa. Flávia Meneses Determinação da composição centesimal dos alimentos 1.Umidade (Água)  representa a fração água de um alimento, onde promove processo químicos….

  • Ervilha

    1768 palavras | 8 páginas

    tem a função de conhecer a composição química dos alimentos, envolvendo a qualidade, termos sensoriais, nutricionais ou de segurança alimentar. Além disso, essa técnica exige análises laboratoriais que determinam o conhecimento de vários parâmetros: umidade, extrato etéreo, proteína, fibra, cinza e extrato não nitrogenado. Para isso são empregadas metodologias especificas (método gravimétrico, método Kjeldahl, etc.). Em outras palavras determina a composição centesimal do alimento. No caso deste….

  • Análises Fisico-químicas e Microbiológicas do Bolo de Fubá Diet

    565 palavras | 3 páginas

    INTRODUÇÃO Tabela 1 – Composição centesimal em 100 g. Bolo de Fubá Diet O bolo é um alimento muito consumido e para atender as exigências do consumidor foi reformulado, sendo possível encontrá-lo nas versões convencionais e diet. O produto diet é aquele destinado à dieta com restrição de nutrientes e é regulamentado pela Portaria SVS/MS nº. 29/1998 da Agencia de Vigilância Sanitária (ANVISA). Sendo assim, é importante a determinação da composição centesimal do produto diet para averiguação….

  • relatorio aula pratica de bromatologia

    1086 palavras | 5 páginas

    de Nutrição Disciplina GCA 173 Bromatologia COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO GERGELIM PRETO LAVRAS- MG 2014 1. Introdução A Bromatologia é a ciência que estuda os alimentos. A palavra Bromatologia deriva do grego: Broma, Bromatos significa “dos alimentos” e Logos significa "ciência"(ANVISA). A composição centesimal de um alimento exprime de forma grosseira o valor nutritivo destes alimentos. Podemos, a partir da composição centesimal, verificar a riqueza do alimento em alguns grupos homogêneos….

Outros Trabalhos Populares

Quais as análises são feitas para determinar a composição centesimal de um alimento?

Composição química ou composição centesimal de um alimento são conhecidas através de análises químicas de determinação: umidade ou voláteis a 105°C; cinzas ou resíduo mineral fixo; lipídeos (extrato etéreo); proteínas (N x fator de correção); fibra; glicídeos ou nifext, quando determinado por diferença (MORETO, et al., ...

Quais são as principais análises bromatológicas realizadas na determinação da composição centesimal de um produto alimentício?

A Análise Centesimal deriva da Bromatologia, por isso pode também ser chamada de Análise Bromatológica. Ela estuda os alimentos, mais especificamente os valores nutricionais de um produto. Por exemplo, conseguimos identificar através dela o percentual de umidade, fibras, lipídios e proteínas presentes.

Como fazer análise centesimal?

E como a Análise Centesimal é feita? Os alimentos podem ser divididos em 6 frações e a Análise Centesimal é feita a partir da análise laboratorial desses mesmos segmentos: Teor de Umidade (água) da amostra. Teor de Minerais.

Como os componentes centesimais estão presentes nos alimentos?

A composição centesimal de um alimento exprime de forma grosseira o valor nutritivo destes alimentos. Podemos, a partir da composição centesimal, verificar a riqueza do alimento em alguns grupos homogêneos considerados, assim como verificar, por cálculo, o valor calórico desse alimento.