Quais os tipos de métodos utilizados para monitoramento da qualidade do ar?

Monitoramento da Qualidade do Ar para empresas

De acordo com a legislação vigente, o monitoramento da qualidade do ar deve ser realizado na área de impacto das emissões de um empreendimento como, por exemplo, para estabelecer limites de emissão mais restritivos (CONAMA 316; CONAMA 436; CONAMA 382), para determinar a localização de incineradores e crematórios (CONAMA 316/02) e para avaliar projetos da construção de chaminés (CONAMA 382). Monitoramento também pode ser exigido para controle das emissões fugitivas, quando solicitado para estudos de impacto ambiental e para empreendimentos potencialmente poluidores, por solicitação do órgão ambiental.

Quais os tipos de métodos utilizados para monitoramento da qualidade do ar?

A Ambientale realiza dois tipos de monitoramentos: contínuos e por campanhas. O monitoramento contínuo é realizado através de uma estação de monitoramento, que permanece operando enquanto houver emissões. O monitoramento por campanhas é utilizado com a finalidade de avaliar se a bacia aérea comporta a inserção de um novo empreendimento e suas fontes de emissão, permitindo definir as concentrações de fundo (background) dos poluentes. Em ambos os tipos de monitoramento ocorre a avaliação baseada nos padrões de qualidade do ar publicados na legislação vigente.

O monitoramento da qualidade do ar visa atender as resoluções e diretrizes federais e estaduais

Como a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) No 491 de 2018.

O monitoramento dos gases (CO, NOX, O3, SO2) e material particulado (MP25, MP10, PTS e Fumaça) é realizado com estações automáticas de qualidade do ar, amostradores de Grandes Volumes – AVGs (ou hi-vol) e por amostradores de separação inercial instalados no local do empreendimento. De acordo com o tipo de emissão, hidrocarbonetos (HC) e enxofre reduzido total (TRS – Total Reduced Sulphur) devem ser considerados nesse monitoramento.

O monitoramento dos gases é realizado de acordo com as normas U.S. EPA (U.S. Environmental Protection Agency) ou equivalentes e o monitoramento de material particulado é realizado de acordo com as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou equivalentes.

A metodologia para o monitoramento da qualidade do ar é a seguinte

PoluenteMetodologiaNorma
CO Infra-vermelho não dispersivo ou método U.S. EPA NBR 13157; 40 CFR Part 50 App C; EPA RCFA 1093-093
NOX Quimioluminescência ou
método U.S. EPA
40 CFR Part 50 App F; US EPA – N° EQN-1277-026; EPA RFNA-0691-082
O3 Quimioluminescência ou
método U.S. EPA
40 CFR part 50 App D; EPA EQOA-0992-087
SO2 Peróxido de hidrogênio ou
método U.S. EPA
NBR 12979; 40 CFR Part 50 App A-1;
40 CFR Part 50 App A-2; EPA EQSA-0495
MP25 Separação inercial/filtração ou
método U.S. EPA
ABNT-NBR 13412
MP10 Separação inercial/filtração ou
método U.S. EPA
ABNT-NBR 13412
PTS Amostrador de grandes volumes ou método U.S. EPA ABNT-NBR 9547
Fumaça Refletância da luz ABNT NBR 10736

A avaliação do significado das concentrações dos poluentes, monitoradas pelas estações de qualidade do ar, são comparadas com padrões de qualidade do ar estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) através da Resolução No 491 de 2018. A CONAMA 491/2018 define o padrão de qualidade do ar como um dos instrumentos de gestão da qualidade do ar, determinado como valor de concentração de um poluente específico na atmosfera, associado a um intervalo de tempo de exposição, para que o meio ambiente e a saúde da população sejam preservados em relação aos riscos de danos causados pela poluição atmosférica. Os padrões de qualidade do ar são classificados como: padrões de qualidade do ar intermediários (PI), estabelecidos como valores temporários a serem cumpridos em etapas, e padrão de qualidade do ar final (PF), definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005.

O monitoramento da qualidade do ar atende empresas de diversos setores

  • ic_check_36px Resíduos
  • ic_check_36px Portos
  • ic_check_36px Celuloses
  • ic_check_36px Petróleo
  • ic_check_36px Mineradoras

Quem faz o estudo?

O serviço é realizado por profissionais com formação nas áreas de engenharia, meteorologia e ciências da atmosfera, com grande experiência em suas áreas de atuação e com registros nos conselhos regionais específicos.

Aplicações

  • ic_check_36px Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)
  • ic_check_36px Licenciamento ambiental
  • ic_check_36px Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)
  • ic_check_36px Licenciamento ambiental

Quais os tipos de monitoramento da poluição do ar?

Quais as principais formas de verificação?.
Utilização de estações de monitoramento. Captando dados detalhados com tecnologia de ponta, as estações de monitoramento são responsáveis pelas informações sobre as emissões de poluentes na atmosfera. ... .
Uso de sensores. ... .
Medição de monóxido de carbono..

Quais são os métodos de análise do ar?

Métodos de amostragem do ar A amostragem ativa do ar envolve a coleta de uma amostra de ar, usando um tipo de meio adsorvente, como tubo de adsorção, tubo térmico, filtro ou sistema de colisão usando uma bomba de ar.

Quais as três principais ferramentas utilizadas para avaliação da qualidade do ar?

As três principais ferramentas utilizadas para avaliação da qualidade do ar são: monitoramento da qualidade do ar ambiente; modelagem da qualidade do ar; • inventário de emissões.

Quais são os parâmetros utilizados para verificar a qualidade do ar?

Os parâmetros contemplados pela estrutura do índice utilizado pela CETESB são:.
partículas inaláveis (MP10).
partículas inaláveis finas (MP2,5).
fumaça (FMC).
ozônio (O3).
monóxido de carbono (CO).
dióxido de nitrogênio (NO2).
dióxido de enxofre (SO2).