Quais países da África são atravessado pelo Trópico de Capricórnio?

A África do Sul é um país enorme, com uma área de 1.127.200 km², ou seja, cinco vezes maior que a Grã-Bretanha e duas vezes maior que a França. Sua região costeira se estende por mais de 2.500 km e o país esta em 25° lugar em extensão territorial. Pelos termos da Constituição de 1993 (Lei 200, de 1993) a República da África do Sul ficou dividida em nove províncias, cada uma com sua legislatura, primeiro-ministro e ministros próprios, são elas: Northern Cape, Western Cape, Eastern Cape, KwaZulu-Natal, Mpumalanga, Limpopo, North-West, Gauteng e Free State .

O país possui 3 capitais: Executiva (Pretória), Legislativa (Cidade do Cabo) e Judiciária (Bloemfontein). E é um dos poucos países do continente africano de economia diversificada. Sua base econômica está nos setores de serviços, indústria, agricultura e extrativismo. Assim, o país conseguiu uma das maiores rendas per capita do continente. Por isso, atualmente muitos consideram a África do Sul a força motriz de todo o continente africano.

O país é um dos membros fundadores da União Africana e é a maior economia do continente. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas e da NEPAD, além de ser membro do Tratado da Antártida, do Grupo dos 77, da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, da União Aduaneira da África Austral, da Organização Mundial do Comércio, do Fundo Monetário Internacional, do G20 e do G8+5.

De acordo com o mapa 1, ao norte, o continente africano é atravessado pelo Trópico de Câncer e ao sul pelo Trópico de Capricórnio. A Linha do Equador corta o centro do continente, e o Meridiano de Greenwich atravessa-o a oeste.

Qual é a cultura da África do Sul?

Na África do Sul convivem juntas religiões africanas originárias com a católica, o hinduísmo e o islamismo, por exemplo. Hoje, segundo o último censo nacional realizado, a maioria da população é cristã, cerca de 70%, enquanto apenas 15% da população é adepta de alguma religião tradicional africana.

Qual é o oceano da Oceania?

A Oceania é vizinha da América, da Antártida e está localizado ao sudeste da Ásia. Ela é o menor e mais isolado continente do planeta Terra, com uma área de aproximadamente 8.526.000 km². A região é banhada pelos oceanos Índico e Pacífico, quem nasce por lá é Oceânico.

Quais linhas imaginárias importantes atravessam o continente africano?

Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio.

Quais os círculos que atravessam a África?

As linhas imaginárias que cortam a África são o Trópico de Câncer, a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.

Ao observarmos um mapa-múndi, notamos a existência de algumas “linhas imaginárias” traçadas no sentido horizontal. Duas delas são conhecidas como trópico de câncer e trópico de capricórnio, respectivamente. Mas o que são essas linhas?

Os trópicos da Terra são paralelos, ou seja, linhas traçadas cartograficamente no sentido leste-oeste, paralelas à Linha do Equador. Sendo assim, eles possuem latitudes específicas. No caso do Trópico de Câncer, a latitude é de 23º27' N (23 graus e 27 minutos norte), enquanto no Trópico de Capricórnio as latitudes são de 23º27' S (23 graus e 27 minutos sul).

O fato de ambos os trópicos possuírem a mesma latitude, porém em hemisférios diferentes, significa que ambos estão a uma mesma distância da Linha do Equador, que demarca a metade da Terra, isto é, a área que possui uma igual distância entre o extremo norte e o extremo sul do nosso planeta.

Dessa forma, tudo o que se encontra entre os trópicos é chamado de intertropical, ao passo que as localidades posicionadas ao norte ou ao sul deles são chamadas de subtropicais.

Mas para que servem os trópicos de Câncer e Capricórnio?

Graças aos solstícios e equinócios, o sol incide sua radiação de formas diferentes ao longo do ano. Em alguns períodos, ele está mais inclinado para o norte, em outros, para o sul, havendo também as épocas em que os dois hemisférios são igualmente iluminados.

Os trópicos servem para demarcar o limite dessa diferença, ou seja, o Trópico de Câncer é a zona mais ao norte possível em que o sol incide perpendicularmente. Da mesma forma, o Trópico de Capricórnio é a faixo no hemisfério sul onde a iluminação perpendicular atinge o seu ponto máximo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando essa zona de iluminação alcança um dos trópicos, nele se observa o posicionamento do sol sobre o zênite, que é o ponto mais acima no céu em uma observação vertical.

Portanto, essa é a função dos trópicos, marcar as zonas da Terra que recebem a máxima radiação solar durante o ano. Dessa forma, é possível dizer que as faixas intertropicais são mais iluminadas pelo sol do que as subtropicais, o que as torna, em geral, mais quentes.

Quais países da África são atravessado pelo Trópico de Capricórnio?

Monumento dedicado ao Trópico de Câncer em Taiwan

Além dessa função, os trópicos também auxiliam na demarcação das estações do ano. Quando o eixo vertical do sol atinge um trópico, as estações mudam. Quando ocorre no Trópico de Câncer, há o verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul, acontecendo o inverso quando o sol alcança o Trópico de Capricórnio.

Quais países da África são atravessado pelo Trópico de Capricórnio?

Placa indicando que ali passa o Trópico de Capricórnio, na Austrália

O trópico de Câncer “corta” no sentido imaginário os seguintes países: Arábia Saudita, Argélia, Bahamas, Bangladesh, Chade, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Índia, Líbia, Mali, Mauritânia, México, Myanmar, Níger, Omã e Taiwan.

Já o trópico de Capricórnio passa por África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Botswana, Chile, Moçambique, Madagascar, Namíbia e Paraguai.

Quais países da África são atravessados pelo Trópico de Capricórnio?

Os países cortados pelo Trópico de Capricórnio são:.
África do Sul;.
Argentina;.
Austrália;.
Brasil;.
Botsuana;.
Chile;.
Moçambique;.
Madagascar;.

Quais os países que são atravessados pelo Trópico de Capricórnio?

No Brasil, o Trópico de Capricórnio atravessa os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

Quais trópicos passa pela África?

Trópico de Capricórnio Está presente no hemisfério sul do planeta, logo abaixo da linha do Equador sobre a latitude 23°27' S. Passa por 10 países da Oceania, África e América, como Austrália, Moçambique, Chile, Argentina e Brasil.

Quais os 6 países africanos são atravessados pelo Trópico de Câncer?

os países que estão na linha do trópico de câncer são :Argélia, Chade, Egito, Mauritânia, Líbia, Mali e Níger.