Quais são as características comuns a todos os tecidos conjuntivos?

O tecido conjuntivo é muito abundante em nosso organismo. Podemos encontrá-lo na pele, dando suporte à epiderme e compondo os ossos, sangue e cartilagens. Veja no resumo de Biologia.

Os tecidos conjuntivos desempenham diversas funções em nosso corpo, transportando substâncias, ajudando na sustentação e no armazenamento de energia. Você conhece os principais tipos, suas características e funções?

Ainda não? Então acompanhe esta aula de Biologia para o Enem e revise mais este conteúdo de histologia! Os tecidos conjuntivos encontram-se em várias regiões do nosso organismo e apresentam diferentes características, dependendo da sua localização e função.

Introdução ao Tecido Conjuntivo – Confira agora coma professora Claudia Aguar, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo especial de Biologia, apresentando as características e funções do Tecido Conjuntivo.

Publicidade

Tecidos conjuntivos

Porém, há uma característica em comum entre todos os tipos de tecidos conjuntivos: a grande quantidade de material (matriz) extracelular. Além disso, nos tecidos epiteliais encontramos diferentes tipos celulares, com funções específicas.

Os tecidos conjuntivos têm diferentes origens embrionárias. A maior parte é formada a partir da mesoderme, folheto embrionário que se encontra entre a ectoderme e a endoderme. Porém, o tecido conjuntivo encontrado na pele é originário da ectoderme, assim como os outros tecidos que a formam (como o tecido epitelial) e seus anexos.

Como temos vários tipos de tecidos conjuntivos, vamos estudar detalhadamente as características e funções de cada um deles. Vamos lá?

Quais são as características comuns a todos os tecidos conjuntivos?

Tecido conjuntivo propriamente dito

O tecido conjuntivo propriamente dito compõe a segunda camada da pele (de fora para dentro), que chamamos de derme. Sendo assim, encontra-se distribuído por toda a cobertura do nosso corpo, sendo um tecido de grande extensão.

Além da pele, encontramos também o TCPD em regiões internas do organismo, onde protege órgão internos e preenche espaços entre eles. No TCPD encontramos vários tipos de células.

Entre elas, podemos citar os fibroblastos, responsáveis por produzirem proteínas e glicídios e as células adiposas, que armazenam gordura. Há ainda células de defesa, como os plasmócitos (que fabricam anticorpos), os macrófagos (que fagocitam patógenos) e mastócitos (que produzem histamina e heparina – vasodilatadora e anticoagulante).

Como todo tecido conjuntivo, no TCPD encontramos grande quantidade de material extracelular. A matriz desse tecido é formada por uma espécie de gel composto de mucopolissacarídeos e proteínas ligadas a carboidratos. Essas estruturas são responsáveis por dar firmeza e elasticidade ao tecido.

Na matriz, encontramos três tipos de fibras:

– Colágenas, famosas no combate ao envelhecimento, são fibras resistentes à tração, mantendo a firmeza da pele.

– Elásticas, responsáveis pela elasticidade da pele. São feitas de elastina, uma proteína que cede à tração, mas é capaz de voltar ao seu formato original.

– Reticulares, formam uma rede de sustentação. São compostas por glicoproteínas.

A partir da quantidade de fibras presentes na matriz desse tecido conjuntivo, podemos classificá-lo em dois subtipos:

– TCPD Denso: com grande quantidade de fibras. É um tecido muito firme e resistente. Encontramos esse tecido nos tendões, ligando os músculos entre eles ou aos ossos.

Quais são as características comuns a todos os tecidos conjuntivos?
Figura 2: Fotomicrografia produzida a partir de microscópio óptico de Tecido conjuntivo Denso colorido artificialmente. As manchas roxas são as células presentes no tecido, como os fibroblastos. Em rosa, vemos a matriz extracelular. Note a grande quantidade de matriz presente nesse tecido. Fonte da imagem: http://mol.icb.usp.br/index.php/4-14-tecido-conjuntivo/

– TCPD frouxo: com pequena quantidade de fibras. É um tecido bem menos denso que o anterior. É ele que se encontra na derme e preenchendo os espaços entre os órgãos internos.

Quais são as características comuns a todos os tecidos conjuntivos?
Figura 3: Fotomicrografia produzida a partir de microscópio óptico da superfície da bexiga colorida artificialmente. Na extremidade da direita, vemos o tecido epitelial de transição, característico desse órgão. Predominando na imagem, vemos o TCPD frouxo. Note que, assim como o denso, há grande quantidade de material extracelular. Porém, a matriz desse tecido é menos definida que a do anterior, pois contém menos fibras. Fonte da imagem: http://mol.icb.usp.br/index.php/4-32-tecido-conjuntivo/

Tecido conjuntivo adiposo

O tecido conjuntivo adiposo é um tecido onde predominam as células adiposas (adipócitos). No interior dessas células há uma organela responsável pelo armazenamento de lipídeos.

Quais são as características comuns a todos os tecidos conjuntivos?
Figura 4: Fotomicrografia produzida a partir de microscópio óptico de tecido adiposo colorido artificialmente. Note que neste tecido as células são globosas. Isso porque em seu interior há uma grande bolsa membranosa que reserva lipídeos. Essa bola ocupa a maior parte do volume celular, deixando o restante do citoplasma confinado na periferia da célula. Fonte da imagem: http://mol.icb.usp.br/index.php/5-2-tecido-adiposo/

Esse tecido é encontrado na hipoderme, ou tela subcutânea, a terceira camada (de fora para dentro) da pele. Também podemos encontrar tecido conjuntivo adiposo preenchendo espaços entre os órgãos internos.

Como armazena gordura, sua principal função é a reserva de energia. Porém, esse tecido conjuntivo também é responsável por realizar a proteção térmica, uma vez que a gordura dificulta a perda de calor para o ambiente. Além disso, em algumas regiões, o TC adiposo pode ajudar a proteger contra choques mecânicos (como ao cair de bunda no chão).

Tecido conjuntivo cartilaginoso

O tecido conjuntivo cartilaginoso é também conhecido por cartilagem. Nesse tecido encontramos células chamadas de condroblastos, responsáveis pela produção das fibras colágenas e da matriz extracelular. Quando essas células se tornam adultas sofrem uma redução de volume. Sendo assim, ficam alojadas em cavidades na matriz um pouco maiores que elas e passam a ser chamadas de condrócitos.

Quais são as características comuns a todos os tecidos conjuntivos?
Figura 4: Fotomicrografia produzida a partir de microscópio óptico de uma parte de um brônquio (via aérea) colorido artificialmente. Note que no tecido cartilaginoso podemos observar grande quantidade de material extracelular, característico dos tecidos conjuntivos. Além disso, você pode observar também que as células estão alojadas em cavidades ligeiramente maiores que elas. Fonte da imagem: http://mol.icb.usp.br/index.php/6-3-tecido-cartilaginoso/

Na matriz extracelular encontramos grande quantidade de fibras, fazendo com que seja um tecido bastante resistente. Porém, a maior parte das cartilagens possuem um certo grau de elasticidade.

Outra característica importante das cartilagens é o fato de não apresentarem vasos sanguíneos ou nervos, semelhante ao que acontece no tecido epitelial. Por tal motivo, os TC cartilaginosos precisam ser nutridos pelos tecidos vizinhos.

Encontramos o tecido cartilaginoso entre articulações móveis e semimóveis, protegendo as extremidades dos ossos e evitando seu desgaste. Além disso, cartilagens um pouco mais firmes são encontradas dando sustentação a estruturas como as orelhas e a ponta do nariz. Também temos órgãos internos que possuem muita cartilagem em sua composição, como a traqueia, a laringe e a epiglote.

Tecido conjuntivo ósseo

O tecido conjuntivo ósseo é o tecido que compõe nossos ossos. É um tecido de sustentação, com uma matriz muito forte e rígida. A resistência da matriz óssea é conferida pelas fibras colágenas ali presentes, assim como pelo fato de esse material ser impregnado com depósitos de sais minerais como o fósforo, o magnésio e especialmente o cálcio.

O tecido ósseo, ao contrário do que você talvez esteja imaginando e do que sua aparência nos leve a pensar, é um tecido vivo em constante alteração. Sendo assim, esse tecido possui vasos sanguíneos permeando suas células, a fim de abastecê-las com nutrientes e oxigênio. Esses vasos sanguíneos encontram-se em canais especiais na matriz óssea, chamados de canais de Havers.

A matriz óssea é produzida por células jovens que recebem o nome de osteoblastos. Essas células se alojam em pequenas cavidades que se comunicam com outras lacunas através de estreitos canais.  Quando ficam maduros, os osteoblastos passam a receber o nome de osteócitos. Além dos osteócitos e osteoblastos encontramos também os osteoclastos, responsáveis pela desconstrução e remodelamento do tecido.

Quais são as características comuns a todos os tecidos conjuntivos?
Figura 5: Fotomicrografia produzida a partir de microscópio óptico de uma parte de um osso colorido artificialmente.

Tecido conjuntivo hematopoiético

O tecido conjuntivo hematopoiético é o tecido responsável pela produção dos elementos figurados (células sanguíneas e plaquetas) que encontramos no sangue.

De acordo com a região onde encontramos esse tecido, ele receberá nomes diferentes:

– Tecido hematopoiético mieloide, também chamado de medula óssea vermelha. Esse tecido se encontra no interior de alguns ossos longos ou chatos. Possui células-tronco capazes de se transformarem nas células sanguíneas.

– Tecido conjuntivo hematopoiético linfático ou linfoide: encontrado nos linfonodos, no timo e no baço. Nesse tecido, os linfócitos (células brancas) produzidos na medula óssea, amadurecem e multiplicam-se. A partir dessas regiões, eles passam a circular em nosso sangue ou por entre as células de outros tecidos, combatendo antígenos.

Tecido conjuntivo sanguíneo

O tecido sanguíneo é um tipo especial de tecido conjuntivo em que a matriz extracelular é líquida. Essa matriz é chamada de plasma, que compõe pouco mais de 50% do volume do sangue. Esse material extracelular é formado de várias substâncias, que variam de acordo com vários fatores, entre eles o estado nutricional do indivíduo. Nele encontramos proteínas, açúcares, lipídios, hormônios, anticorpos, sais minerais e gases dissolvidos.

Circulando dentro dessa matriz líquida, encontramos diferentes tipos de estruturas, chamadas de elementos figurados. Veja:

– Hemácias: As hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos, são os elementos mais abundantes do sangue. São células achatadas e anucleadas, em cujo interior encontramos a proteína hemoglobina. A hemoglobina é responsável por transportar os gases respiratórios e dar a cor vermelha ao sangue.

– Leucócitos: Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células de defesa. São bem menos frequentes que as hemácias, compondo cerca de 1% do volume sanguíneo. São responsáveis pela defesa do organismo contra patógenos.

– Plaquetas: As plaquetas não são células, mas sim fragmentos citoplasmáticos de células presentes na medula óssea vermelha. São estruturas fundamentais na coagulação sanguínea, parando os sangramentos ao se aglomerarem formando coágulos para reparar danos nos vasos sanguíneos.

Quais são as características comuns a todos os tecidos conjuntivos?
Figura 6: Fotomicrografia produzida a partir de microscópio óptico de um esfregaço colorido artificialmente. As células menores arroxeadas são as hemácias. Note que as hemácias não possuem núcleo. Já a célula central, que apresenta um núcleo roxo escuro  lobado (com reentrâncias) é um leucócito. Fonte da imagem: http://mol.icb.usp.br/index.php/10-10-sangue-e-hemocitopoese/

Todos os tecidos do corpo humano

Agora que você já revisou todos os tipos de tecidos conjuntivos, veja esta aula da professora Claudia, do canal do Curso Enem Gratuito, com todos os tecidos do corpo humano.

Exercícios

Para finalizar sua revisão, faça os exercícios sobre os tecidos conjuntivos que selecionei para você:

Limite de tempo: 0

Sumário do Quiz

0 de 10 questões completadas

Perguntas:

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10

Information

.

Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.

Quiz is loading...

You must sign in or sign up to start the quiz.

Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:

Resultados

0 de 10 perguntas respondidas corretamente

Seu tempo:

Acabou o tempo

Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)

Pontuação média

 

 Sua pontuação

 

 

Categorias

  1. Sem categoria 0%

Registrar seu resultado no ranking de pontuações

Carregando

Nome: E-Mail:

Captcha:

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10

  1. Respondido
  2. Revisão

  1. Pergunta 1 de 10

    1. Pergunta

    (PUC GO/2019)

    O tecido ósseo é o principal constituinte do esqueleto humano que apresenta importantes funções mecânicas e fisiológicas. Os ossos são elementos vivos e possuem diferentes tipos celulares fundamentais para o funcionamento da estrutura. Leia atentamente as alternativas abaixo e marque a que corretamente corresponde às células que sintetizam a parte orgânica da matriz óssea:

    • Osteoblastos.
    • Osteoclastos.
    • Osteócitos.
    • Osteômeros.

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!

  2. Pergunta 2 de 10

    2. Pergunta

    (UECE/2019)

    O tecido animal que é rico em matriz extracelular, células e fibras e é, em geral, vascularizado e inervado é o tecido

    • epitelial.
    • conjuntivo.
    • muscular.
    • nervoso.

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!

  3. Pergunta 3 de 10

    3. Pergunta

    (IFMT/2018)

    Histologia é o estudo dos tecidos do corpo e de como estes tecidos se organizam para construir os órgãos. Os tecidos são constituídos por células e por matriz extracelular (MEC). A MEC é composta por muitos tipos de moléculas, algumas das quais são altamente organizadas, formando estruturas complexas como as fibrilas de colágeno e membranas basais. Em razão das pequenas dimensões das células, seu estudo é realizado com auxílio de microscópios. São reconhecidos quatro tecidos fundamentais: tecido epitelial, conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Essa classificação leva em conta principalmente critérios da estrutura, das funções e da origem embriológica desses tecidos.
    JUNQUEIRA, José Carneiro. Histologia básica. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 2-66.

    De acordo com a noção acima, marque a ÚNICA alternativa que indica a correlação VERDADEIRA entre tipo de tecido e suas características.

    • Tecido conjuntivo é o tecido de revestimento do corpo, sensibilidade e secreção de substâncias. Para tanto, esse tipo de tecido é composto por um agrupamento de células justapostas em diferentes formas: cilíndricas, achatadas ou cúbicas.
    • Tecido cartilaginoso é composto de células adiposas que acumulam gordura (adipócitos). Esse tipo de tecido tem como principal função o isolamento térmico do corpo. Sendo assim, é o maior depósito corporal de energia.
    • Tecido conjuntivo sanguíneo é formado por diversos tipos de células e possui as funções de defesa do organismo e transporte de nutrientes. Vale lembrar que o sangue é um tecido líquido, composto de hemácias, leucócitos, plaquetas e plasma.
    • Tecido nervoso é formado, principalmente, por células nervosas denominadas neurônios. Além disso, é inervado e irrigado por sangue, sendo sua principal função a sustentação do corpo, uma vez que compõe o esqueleto humano.
    • Tecido epitelial é formado por células alongadas e especializadas em contração (proteínas contráteis: miosina e actina) que apresentam grande inervação e vascularização. Esse tipo de tecido é subdividido em: liso (não-estriado), esquelético e cardíaco.

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!

  4. Pergunta 4 de 10

    4. Pergunta

    (IFPE/2017)

    Em diversos países, o consumo dos pés de galinha é quase zero, mas na China esse produto é bastante valorizado. Só o Brasil, nos últimos anos, exportou para esse país cerca de 200 mil toneladas por ano e o grande consumo dessa iguaria deve-se ao benefício que proporciona ao organismo por ser fonte de colágeno, uma proteína que proporciona flexibilidade, resistência e elasticidade aos tecidos conjuntivos.

    É CORRETO dizer que a deficiência de colágeno, denominada “colagenose” acarreta

    • inflamação nas juntas e má formação óssea.
    • regeneração e cicatrização dos tecidos.
    • combate à flacidez cutânea e muscular.
    • fortalecimento das unhas e crescimento capilar.
    • prevenção ao aparecimento da osteoporose.

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!

  5. Pergunta 5 de 10

    5. Pergunta

    (UFJF MG/2017)

    Em relação ao tecido conjuntivo, leia as afirmativas a seguir:

    I. É o mais diversificado de todos, com ampla distribuição pelo corpo dos animais; apresenta-se com diversos aspectos e funções.
    II. Sendo uma estrutura complexa, pode ser formado por vários tipos de fibras como colágenas, elásticas e reticulares.
    III. A doença escorbuto ocasiona uma degeneração dos tecidos conjuntivos.
    IV. O sangue é considerado um tecido conjuntivo cujas células estão imersas no plasma sanguíneo.
    V. O tecido conjuntivo que resiste a forças da tração é o tipo de tecido denso não modelado.

    Assinale a alternativa com as afirmativas CORRETAS:

    • I, II, III, IV e V.
    • somente I, II e IV.
    • somente I, III e IV.
    • somente I, II, III e IV.
    • somente I, III, IV e V.

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!

  6. Pergunta 6 de 10

    6. Pergunta

    (IFCE/2016)

    O tecido conjuntivo é de ampla distribuição no corpo e apresenta origem no mesoderma embrionário, sendo caracterizado por apresentar diversos tipos de células imersas na matriz extracelular. Sobre tipos de tecidos conjuntivos, é correto afirmar-se que

    • o tecido conjuntivo ósseo apresenta alto grau de rigidez e resistência à pressão, com funções de proteção e sustentação do corpo por apresentar uma matriz óssea mineralizada, sem vascularização, nem terminações nervosas.
    • podem ser classificados em tecido conjuntivo propriamente dito (TCPD) e tecido conjuntivo de propriedades especiais (TCPE), nos quais podemos encontrar diferentes funções como a secreção de hormônios através de glândulas e a propagação de estímulos.
    • o tecido muscular é um tipo de tecido conjuntivo de propriedades especiais, pois apresenta a mesma origem embrionária mesodérmica e células como os miócitos (fibras musculares), dotadas de grande concentração de proteínas contráteis (actina e miosina).
    • o tecido conjuntivo frouxo é diferenciado em não-modelado e modelado, sendo que o tecido não-modelado é formado por fibras colágenas dispostas em feixes paralelos e compactos, o que lhe confere grande resistência à tensão, como observado nos tendões.
    • entre os diferentes tipos de células deste tecido encontramos os fibroblastos, condroblastos, osteoblastos, adipócitos e células mesenquimatosas, sendo as últimas responsáveis pela regeneração de parte do tecido conjuntivo, pois podem se diferenciar e originar outros tipos de células do mesmo.

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!

  7. Pergunta 7 de 10

    7. Pergunta

    (UEA AM/2016)

    Analisando um fragmento de tecido com o auxílio de um microscópio óptico, um histologista observou a presença de fibroblastos, macrófagos, mastócitos e células mesenquimais. O fragmento sob análise pertence ao tecido

    • conjuntivo.
    • nervoso.
    • muscular.
    • hematopoético.
    • cartilaginoso.

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!

  8. Pergunta 8 de 10

    8. Pergunta

    (UECE/2016)

    Relacione os tipos de células do tecido ósseo com suas respectivas funções, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

    Coluna I
    1. Osteócitos.
    2. Osteoblastos.
    3. Osteoclastos.

    Coluna II
    ( ) Produção da região orgânica da matriz óssea.
    ( ) Reabsorção óssea.
    ( ) Manutenção da matriz óssea.

    A sequência correta, de cima para baixo, é:

    • 3, 1, 2.
    • 2, 3, 1.
    • 1, 2, 3.
    • 1, 3, 2.

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!

  9. Pergunta 9 de 10

    9. Pergunta

    (UFJF MG/2015)

    Mamíferos aquáticos, como os cetáceos, possuem um revestimento de tecido adiposo que serve, principalmente, para evitar a perda de calor. Em humanos, o corpo é mais ou menos envolvido por uma camada de gordura que se localiza abaixo da pele. Marque a afirmativa CORRETA, a qual mostra o nome das células desse tecido em I, a(s) substância(s) que armazena(m) em II e um exemplo de suas funções em III.

    • I – adiposas; II - hemoglobina; III - isolante térmico.
    • I – condroblastos; II - triglicerídeos; III - evita choques mecânicos.
    • I – fibroblastos; II - colágeno; III - preenchimento de espaços.
    • I – adiposas; II - gorduras ou lipídeos; III - reserva de energia.
    • I – osteoblastos; II – minerais; III - formação dos ossos.

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!

  10. Pergunta 10 de 10

    10. Pergunta

    (UFRGS/2015)

    O tecido ósseo é o principal constituinte dos ossos. Em relação a esse tecido, é correto afirmar que

    • os compostos minerais do tecido ósseo são responsáveis por sua flexibilidade.
    • o disco epifisiário é a estrutura a partir da qual ocorre o crescimento dos ossos longos.
    • o osso não apresenta sensibilidade devido à ausência de fibras nervosas.
    • os osteoblastos são estimulados por um hormônio das glândulas paratireoides para a remoção de cálcio do sangue.
    • os osteoclastos formam osso novo para preencher o espaço deixado pelos osteoblastos.

    Correto

    Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

    Incorreto

    A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!

Sobre o(a) autor(a):

Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Mestrado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.

Qual é a característica comum em todos os tecidos conjuntivos?

O tecido conjuntivo é caracterizado por apresentar células bastante diversificadas, tanto em origem como em função. Essas células encontram-se dispersas em uma abundante matriz celular, cuja composição também é variável, sendo dependente do tipo de célula presente no tecido conjuntivo.

Quais são as principais características e funções do tecido conjuntivo?

O tecido conjuntivo é caracterizado por conter muita matriz extracelular, além de diversos tipos celulares que exercem funções importantíssimas para o bom funcionamento do corpo. A principal função do tecido conjuntivo é de unir tecidos, servindo de sustentação e preenchimento para o corpo.

Qual é a característica principal dos tecidos conjuntivos que o diferencia de outros tecidos?

Como exemplos de tecido conjuntivo temos o tecido ósseo, o adiposo, o cartilaginoso. Todos os tecidos conjuntivos apresentam uma característica em comum que os diferencia de outros tecidos, que é: a) ser composto exclusivamente por células pavimentares.

Quais são as principais características do tecido conjuntivo Brainly?

Resposta: O tecido conjuntivo promove a sustentação, a proteção, e a união de alguns órgãos do corpo. É o tecido em maior quantidade em nosso corpo. Diferentemente o tecido epitelial, o tecido conjuntivo é formado por células que se encontram separadas uma das outras.