Quais são as características das células do tecido conjuntivo?

Pós-Doutorado Ciências Biológicas (UNESP, 2013)
Doutorado em Ciências Biológicas (UNESP, 2009)
Graduação em Ciências Biológicas (UNESP, 2005)

Ouça este artigo:

O tecido conjuntivo, ao contrário dos outros tipos de tecidos histológicos encontrados no organismo, tem como principal componente estrutural a matriz extracelular e tem como funções dar forma e auxiliar na estrutura do corpo conectando células e órgãos e dando suporte às diferentes partes do corpo.

A matriz extracelular é formada pela substância fundamental e diferentes combinações de proteínas fibrosas, que podem ser colágenas, elásticas ou reticulares. Dependendo do tipo de proteína encontrada na matriz, ela pode ter propriedades distintas podendo assumir maior rigidez ou flexibilidade.

A substância fundamental é formada por um complexo viscoso e hidrofílico, formado por glicosaminoglicanos, proteoglicanos, e glicoproteínas multiadesivas como a lamina e a fibronectina. É a diferente concentração destas moléculas e a maneira com que interagem com a superfície celular que define as características da matriz extracelular, promovendo a união dos tecidos e conferindo força tênsil e rigidez à matriz.

Além de possuir função estrutural, o tecido conjuntivo desempenha importantes papéis na reserva de fatores de crescimento que controlam a proliferação e diferenciação celular. A matriz do tecido conjuntivo serve como meio de troca de nutrientes e catabólicos entre as células e os vasos sanguíneos.

O tecido conjuntivo é formado por diferentes tipos celulares: fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, células adiposas e leucócitos. Muitas células habitantes do tecido são originadas nele mesmo, enquanto outras como os macrófagos e leucócitos, por exemplo, migram de outras regiões para o conjuntivo.

Como dito anteriormente, o tecido conjuntivo é rico em fibras formadas por proteínas que se polimerizam formando estruturas muito alongadas. Três tipos diferentes de fibras são sintetizados pelo tecido conjuntivo: as fibras colágenas, as reticulares e as elásticas. As fibras colágenas e reticulares são formadas pela proteína colágena e as fibras elásticas pela proteína elastina.

Classificação

De acordo com as diferentes características da composição de suas células e na proporção relativa entre os elementos da matriz extracelular, o tecido conjuntivo recebe diferentes nomes. O tecido conjuntivo pode ser classificado em tecido conjuntivo propriamente dito (frouxo e denso), tecido conjuntivo de propriedades especiais (adiposo, elástico, mucoso, reticular ou hematopoiético) e tecido conjuntivo de sustentação (ósseo e cartilaginoso).

O tecido adiposo é formado pelas células adiposas, também conhecidas como adipócitos. Ele é responsável pela modelação da superfície corporal, reserva de energia na forma de gordura e isolante térmico.

O tecido conjuntivo propriamente dito é o menos especializado. Entre as suas funções estão a de preencher os espaços entre os demais tecidos e garantir a nutrição deles através de seus vasos sanguíneos.

O tecido cartilaginoso tem a matriz extracelular principalmente constituída de fibras de colágeno e mucopolissacarídeo. Tem como função dar sustentação, amortecer impactos e prevenir desgastes entre os ossos, além de auxiliar no crescimento ósseo.

O tecido ósseo é o mais rígido dos tecidos conjuntivos e é formado por uma matriz composta de sais inorgânicos, principalmente o fosfato de cálcio, que se deposita ao redor das fibras de colágeno.

Bibliografia:
Histologia básica I L.C.Junqueira e José Carneiro. - [12 . ed]. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
Abraham L. Kierszenbaum. Histologia e Biologia celular, Uma introdução à patologia. 3ª edição. Elsevier, 2012

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biologia/tecido-conjuntivo/

Índice

Introdução

O tecido conjuntivo é um tecido originário do mesênquima, um tecido embrionário. Possui, em sua formação, diversos tipos celulares separados por uma matriz extracelular.

Essa matriz é constituída de proteínas fibrosas e de uma substância fundamental, que é um líquido viscoso formado por glicosaminoglicanas e proteoglicanas.

As células do tecido conjuntivo podem ser divididas em células residentes - que são as células permanentes do tecido conjuntivo - e células transientes que são as células que migram pelos tecidos conjuntivos do corpo humano.

Função

O tecido conjuntivo é responsável por diversas funções no corpo humano:

  • Sustentação: o tecido conjuntivo contribui como suporte para os tecidos epitelial nervoso e muscular.
  • Armazenamento: o tecido conjuntivo é também o responsável por armazenar eletrólitos, lipídios e glicosaminoglicanas.
  • Defesa: nas células do tecido conjuntivo podem ser encontrados macrófagos e plasmócitos, além da substância fundamental. A substância fundamental atua como barreira, protegendo o corpo de bactérias e de outras partículas. Os macrófagos atuam como fagocitadores, enquanto que os plasmócitos produzem diversos anticorpos.
  • Reparação: o tecido conjuntivo é o tecido que preenche as áreas que foram danificadas por inflamações ou lesões.
  • Transporte: os capilares sanguíneos existentes no tecido conjuntivo são responsáveis pelo transporte de nutrientes e de produtos metabólicos do organismo.

Formação

O tecido conjuntivo é constituído de diversos tipos celulares, como fibroblastos, macrófagos, leucócitos, mastócitos, plasmócitos e células adiposas. Algumas dessas células são células que migraram para o tecido conjuntivo, enquanto algumas são originadas diretamente no nesse tecido.  

  • Fibroblasto: os fibroblastos são as células que sintetizam colágeno e elastina. Também participam do processo de crescimento e diferenciação celular.
  • Macrófago: é a célula responsável por fagocitar partículas no organismo. É o macrófago que promove a primeira etapa do combate aos microrganismos estranhos ao corpo. Além disso, é ele também que remove do organismo os restos celulares.
  • Mastócito: é uma célula globosa, repleta de grânulos constituídos de heparina - substância anticoagulante - e histamina - substância que age na presença alguns antígenos dando início ao processo da alergia.
  • Plasmócito: o plasmócito é uma célula bastante numerosa em locais onde há o risco de penetração de bactérias, como pele e intestino. Essa célula é responsável pela produção de todos os anticorpos quando ocorre o combate a microorganismos.
  • Leucócitos: os leucócitos (glóbulos brancos) são células esféricas responsáveis por atuar contra infecções, alergias, resfriados e, por vezes, contra o próprio organismo, quando desencadeiam doenças denominadas autoimunes.
  • Células adiposas: as células adiposas são células do tecido adiposo e são responsáveis pelo armazenamento de gordura no organismo. Sua capacidade de armazenamento de gordura chega a dez vezes o seu tamanho e, quando a capacidade é extrapolada, uma nova célula é construída para receber gordura. Por armazenar gordura, também são células importantes na regulação da temperatura corporal.  

Classificação

O tecido conjuntivo pode ser classificado de diversas maneiras, a depender das características de constituição de suas células. Pode ser classificado, portanto, como tecido conjuntivo propriamente dito (frouxo ou denso) e tecido conjuntivo de propriedades especiais, como o adiposo, o ósseo e o sanguíneo.

Tecido conjuntivo propriamente dito

O tecido conjuntivo propriamente dito pode se dividido em frouxo e denso:

  • Frouxo: é o que apresenta a maior distribuição no organismo. É constituído de fibras (colágenas, elástica e reticular), células e substância intercelular. Possui, em maior quantidade, macrófagos e fibroblastos. Porém, todos os tipos de células do tecido conjuntivo também podem ser encontrados no tecido conjuntivo frouxo.
  • Denso: é caracterizado por possuir uma grande quantidade de fibras intimamente entrelaçadas. Além disso, apresenta abundância de fibras colágenas, o que lhe confere bastante resistência. O tecido conjuntivo denso pode ser também dividido em modelado e não modelado. O tecido conjuntivo frouxo modelado apresenta uma estrutura de fibras orientadas paralelamente, enquanto que o não modelado apresenta fibras dispostas desordenadamente.

Células do tecido conjuntivo frouxo, denso e adiposo. 

Tecidos conjuntivos especiais

Os tecidos conjuntivos especiais são tecidos caracterizados por apresentar células e funções distintas.   

  • Tecido conjuntivo adiposo: o tecido conjuntivo adiposo é um tecido em que predominam as células armazenadoras de gordura. Esse armazenamento se dá com a função de armazenar energia em forma de lipídios. Tem função importante na regulação da temperatura corporal, pois atua como barreira térmica. Além do armazenamento energético e da regulação da temperatura, o tecido conjuntivo adiposo também atua como proteção contra choques mecânicos e é o tecido que preenche os espaços entre os órgãos da região interna.
  • Tecido conjuntivo ósseo: o tecido conjuntivo ósseo é o tecido responsável por auxiliar na sustentação do corpo, bem como em seus movimento, na reserva de cálcio e na proteção de órgãos vitais. É um tecido constituído por uma matriz rígida formada por fibras e cálcio, e também constituído por diversos tipos de células, como osteoblastos, osteócitos e osteoclastos.
  • Tecido conjuntivo cartilaginoso: o tecido conjuntivo cartilaginoso é um tecido que não possui nervos e vasos sanguíneos. Sua matriz é formada, principalmente, por fibras de colágeno. É responsável pela proteção, pela sustentação e pela prevenção de desgaste da estrutura óssea.  
  • Tecido conjuntivo hematopoiético: o tecido conjuntivo hematopoiético tem como função a produção de células sanguíneas. Por isso, é um tecido presente no baço, no timo e na medula óssea. Nesses órgãos, o tecido conjuntivo hematopoiético   consegue produzir hemácias, plaquetas, glóbulos brancos e linfócitos a partir de seus tipos celulares precursores.
  • Tecido conjuntivo sanguíneo: o tecido conjuntivo sanguíneo, também denominado sangue, tem como função transportar gás, hormônios e nutrientes até seus respectivos locais de atuação, bem como a captura de gás carbônico e excreções celulares e o combate a agentes estranhos ao organismo.

Quais são as características das células do tecido conjuntivo?
Células do tecido conjuntivo ósseo e tecido conjuntivo cartilaginoso.

Exercício de fixação

UNESP

Mamíferos aquáticos, como os cetáceos, possuem um espesso revestimento de tecido adiposo com importante função para:

A facilitar a flutuação.

B proteção contra predadores.

C evitar perda de calor.

D evitar perda de água.

E moldar o corpo, tornando-o mais hidrodinâmico.

Quais as características das células do tecido conjuntivo?

Caracterizam-se por serem células grandes, com muitos prolongamentos, contendo um núcleo oval bem evidente e citoplasma contendo um retículo endoplasmático e complexo de Golgi bem desenvolvidos, fracamente corados, com cromatina fina e nucléolos proeminentes.

Quais são as principais características e funções do tecido conjuntivo?

O tecido conjuntivo é caracterizado por conter muita matriz extracelular, além de diversos tipos celulares que exercem funções importantíssimas para o bom funcionamento do corpo. A principal função do tecido conjuntivo é de unir tecidos, servindo de sustentação e preenchimento para o corpo.

Quais são as células do tecido conjuntivo?

As células presentes nos tecidos conjuntivos são: fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, leucócitos, adipócitos, entre outras. Também, podem ser encontradas, no tecido conjuntivo, células mesenquimais.

Quais são as características comuns a todos os tecidos conjuntivos?

Os tecidos conjuntivos caracterizam-se pela presença de grande quantidade de material intercelular. Tem como função, de um modo geral, preencher espaços entre os órgãos, unir outros tecidos e, se consistentes e rígidos, formar estruturas de sustentação do organismo.