Quais são as formas que a tecnologia da informação auxilia a logística?

Quais são as formas que a tecnologia da informação auxilia a logística?

Quais as formas que a tecnologia da informação auxilia a logística?

Ao fornecer informações de qualidade e ferramentas para uma administração mais precisa de processos logísticos, a tecnologia da informação (TI) auxilia em tarefas operacionais como controle de pátio e de frota, agenciamento e roteirização de entregas, gestão de documentação fiscal, administração de unidades produtivas, …

Como a tecnologia impacta nas operações logísticas?

Ao aliar tecnologia e logística, isso pode ser alcançado com maior eficiência, gerando processos menos complexos. … Assim, é possível integrar processos, melhorar a comunicação entre os departamentos e manter a linearidade das etapas logísticas da empresa.

O que é tecnologia aplicada à logística?

Inclui planejamento, monitoramento e controle das atividades relativas à consolidação de cargas, expedição de documentos, entregas e coletas de produtos, rastreabilidade da frota, auditoria de fretes, apoio à negociação, planejamento de rotas e modais, planejamento e execução de manutenção da frota.

Como a tecnologia da informação pode aplicada aos processos logísticos e quais são os benefícios?

As tecnologias em logísticas atuais são capazes de processar uma grande quantidade de dados quase que instantaneamente, podem assinalar as melhores rotas, rastrear produtos, melhorar o desempenho dos veículos, monitorar estoques e muito mais.

Como integrar os processos comerciais com os de logística?

As 4 melhores dicas para melhorar a comunicação na logística

  1. Estimule a motivação dos colaboradores. …
  2. Aplique o endomarketing para melhorar a comunicação na logística. …
  3. Implemente a cultura da colaboração. …
  4. Utilize um sistema de gestão. …
  5. Promova a integração das áreas.

Como a tecnologia presente na área da logística pode contribuir na realização do inventário?

Isso prova como é importante utilizar a tecnologia para fazer esse controle, pois por meio dela os funcionários responsáveis pela logística não precisam fazer o inventário de itens pessoalmente, anotando cada elemento do estoque. Trata-se de uma atividade extensa e sujeita a falhas.

Quais as principais consequências da informatização da logística?

Além de auxiliarem na coleta de dados relevantes para a tomada de decisões, os recursos simplificam o gerenciamento de atividades, aumentam a produtividade e agilidade das operações, oferecem maior segurança e, como consequência, geram economia financeira.

Como a tecnologia da informação auxilia na administração de processos logísticos?

Ao fornecer informações de qualidade e ferramentas para uma administração mais precisa de processos logísticos, a tecnologia da informação (TI) auxilia em tarefas operacionais como controle de pátio e de frota, agenciamento e roteirização de entregas, gestão de documentação fiscal, administração de unidades produtivas, entre outras funções.

Como a tecnologia da informação se aplica à logística?

Para um melhor entendimento do uso desses sistemas, aqui iremos falar um pouco sobre como a Tecnologia da Informação se aplica à Logística. A TI revolucionou a logística e continua sendo um grande aliado competitivo das empresas.

Por que a tecnologia é essencial para processos logísticos?

O grande volume de informações, a necessidade de obter maior agilidade nas transações, as demandas de redução de custos e aumento da produtividade, entre outras coisas, faz com que, cada vez mais, a tecnologia seja essencial para os processos logísticos. Com isso, diversas soluções são desenvolvidas, buscando automatizar e aprimorar os processos.

Quais são os benefícios da tecnologia na logística?

Em resumo, a tecnologia da informação na logística mostra-se como uma importante aliada nesse processo, uma vez que diminui custos, otimiza os processos e, consequentemente, melhora os resultados da empresa. Quer proporcionar todos esses benefícios ao seu negócio? Então, entre em contato conosco e veja como nossas soluções podem ajudar!

Como o setor de logística sempre visa a rapidez, a qualidade e a assertividade, fazer com que seu fluxo de informações seja contínuo e confiável é fundamental. Mas não é possível manter os processos ágeis e com alta qualidade, sem que haja uma constante troca de informações.

Assim, a partir do momento em que o cliente chega na empresa até quando o produto é entregue, muitas informações são geradas. Portanto, como os setores dependem uns dos outros para se programarem, a troca de dados entre eles é indispensável.

Então, neste artigo ensinaremos como a Tecnologia de Informação e a logística estão relacionadas, apresentando alguns sistemas que podem ser utilizados. Continue conosco e saiba mais!

  • Qual é a relação entre TI e logística?
  • Entreprise Resource Planning
  • Warehouse Management System
  • Customer Relationship Management

Qual é a relação entre TI e logística?

À medida que os processos logísticos se desenvolvem e buscam a agilidade, a qualidade, a redução dos custos e a satisfação dos clientes, a área de sistemas necessita desenvolver soluções que contribuam diretamente para que esses objetivos sejam alcançados.

Além disso, o investimento em soluções de Tecnologia de Informação faz com que os processos sejam mais confiáveis, seguros e assertivos — uma vez que reduz o risco de erros e de extravios de informações importantes.

Entreprise Resource Planning

O ERP, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português, é um sistema voltado para a gestão empresarial e o seu benefício principal é a integração das áreas da empresa. Dessa forma, se sua empresa possui um sistema para gestão financeira, outro para gestão contábil, um para vendas e, assim por diante, o ERP pode eliminar a necessidade de um sistema para cada área e realizar a integração entre elas.

Trazendo para o ambiente da logística, por exemplo, podemos citar a rotina de vendas. Quando um vendedor sinaliza no sistema, que determinado produto foi vendido, automaticamente o setor de estoque fica ciente da baixa desse item e já pode separar o produto para que ele seja expedido e transportado.

Warehouse Management System

Também chamado de Sistema de Gerenciamento de Armazém, o WMS é voltado para o gerenciamento de estoque. Esse sistema ajuda a gerir todas as entradas e saídas de materiais, de forma a otimizar os processos e a utilização do espaço do armazém.

Portanto, através dele é possível gerenciar inventários, criar etiquetas para os produtos, controlar o giro dos itens e saber qual é o momento de repor os estoques.

Customer Relationship Management

O sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente é a estratégia que transforma o cliente no foco dos processos de negócios de uma empresa. Com ele, é possível identificar e se antecipar às necessidades dos clientes.

Apesar de ser um sistema voltado para a área comercial, ele também engloba os serviços de atendimento da empresa, como as entregas, por exemplo. E é através do CRM que a empresa pode buscar feedbacks de seus clientes a respeito dos prazos praticados, do serviço de entregas e até mesmo a respeito da integridade das mercadorias, para aprimorar seus processos.

A área de logística lida diariamente com um fluxo muito grande de informações, a respeito de produtos, compras, clientes, entregas, entre outras.

Porém, para que esses dados sejam bem trabalhados, repassados e utilizados para a tomada de decisões, contar com esses recursos tecnológicos acaba tornando-se indispensável. Dessa forma, Tecnologia de Informação e logística podem se tornar grandes aliadas para a melhoria dos processos e resultados empresariais.

Então, sua empresa já realiza investimentos em TI? Alguns deles são voltados para a área de logística? Deixe um comentário com suas dúvidas e opiniões sobre o assunto!

Quais as formas que a tecnologia da informação auxilia a logística?

A Tecnologia da Informação na logística permite que os gestores consigam redesenhos de processos ligados ao planejamento de demanda, armazenagem e distribuição. Esses novos fluxos podem ser mais eficazes, entregando maior desempenho e resultados para a empresa.

Quais as formas que a tecnologia da informação auxilia a logística e também os principais sistemas e os modelos usados por eles que auxiliam no controle de estoque?

As ferramentas mais famosas e utilizadas na logística são o CRM (Customer Relationship Management), EDI (Electronic Data Interchange), WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e o TMS (Transportation Management Systems).

Como a tecnologia contribui para a logística?

O ponto forte das tecnologias em logística atuais é o grande volume de dados com o qual ela trabalha. Isso gera informações mais rápidas e confiáveis que favorecem a segurança na hora de tomar decisões. Além disso, aumenta a agilidade nos processos e nas entregas.

Qual a importância da tecnologia de informação para a atividade logística?

Em resumo, a tecnologia da informação na logística mostra-se como uma importante aliada nesse processo, uma vez que diminui custos, otimiza os processos e, consequentemente, melhora os resultados da empresa.