Quais são as funções administrativas de uma organização?

Atualizado: 12 de ago. de 2021

As funções administrativas fazem parte da rotina de qualquer empresa. Quando aplicadas à gestão de uma organização, essas funções administrativas são responsáveis por melhorar os processos operacionais e os resultados da empreitada, mas de que forma isso funciona?

Primeiramente, é preciso conhecer e entender como cada função administrativa funciona dentro de uma empresa. São 4 funções encarregadas de estabelecer uma gestão eficiente, sendo elas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Quer saber mais sobre as 4 funções administrativas de uma empresa? Confira nosso guia abaixo e entenda suas funções e como aplicá-las a sua empreitada:

●    Planejamento

Estabelecer objetivos e planejar-se de maneira estratégica para alcançá-los é a base de qualquer empreendimento.

O planejamento é a função administrativa responsável por resolver questões internas, pensando e discutindo qual o melhor caminho para a execução de um projeto planejado com base em estudos de mercado, projeções de futuro e estratégias de operação.

●    Organização

Como colocar em prática tudo que foi planejado? Essa é a responsabilidade da segunda função administrativa, a organização.

Organizar-se e definir de que maneira o projeto será feito, ou o melhor caminho para desenvolver uma ideia, requer uma visão sistêmica coletiva e individual acerca dos processos produtivos da empresa, buscando a união entre produtividade e eficiência para execução do projeto planejado dentro do prazo disponível, sem erros e desperdícios.

●    Direção

A função administrativa da direção pode ser vista como a mais complexa entre as 4 funções, uma vez que a mesma está relacionada à liderança da empresa.

Dirigir é liderar e mobilizar recursos humanos, distribuir tarefas e incentivar a colaboração dos profissionais envolvidos no processo operacional da empresa. É uma função que vai muito além de ocupar um cargo elevado dentro da empresa, estando relacionada a uma administração inteligente e ciente do potencial da equipe de colaboradores.

●    Controle

A última função administrativa é aquela encarregada de garantir que o trabalho será bem executado: o controle.

O controle envolve a criação de padrões de qualidade e desempenho, encarregados analisar a execução das funções administrativas anteriormente citadas. Quanto mais indicadores técnicos você tiver, melhores condições terão de fazer uma avaliação sólida e ciente dos pontos a serem melhorados e falhas a serem corrigidas, obtendo total controle do processo operacional e administrativo da organização.

Quer saber mais sobre funções administrativas? Venha para a Inova e conheça nossas soluções tecnológicas para gestão de empresas, tais como e-mail corporativo. Visite nosso site e entre em contato conosco!

Você conhece as 4 Funções da Administração? Pois saiba que são atividades rotineiras em qualquer empresa, sendo imprescindível saber utilizá-las.

Independente de qual seja o tamanho da sua empresa, você precisa exercer as 4 Funções:

  • Planejar; Organizar; Dirigir; Controlar.

Essas funções são essenciais ao funcionamento da sua administração e em cada uma dessas funções há inúmeras tarefas que poderão ser gerenciadas de forma mais ampla, provendo maiores condições de crescimento para a sua empresa.

Acompanhe este artigo e saiba o que são, como funcionam e como podem ajudar na melhoria de processos e resultados da empresa.

Quais são as 4 Funções Administrativas?

São existentes 4 Funções Administrativas, chamadas de funções básicas do PODC ‘Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar’.

Elas fazem parte de um grande universo de ações, as quais o gestor deverá tomar para manter a organização no rumo certo.

Confira cada uma delas, a seguir:

Planejar

Planejar quer dizer estabelecer os objetivos da empresa e por quais caminhos ela percorrerá para atingir eles, afinal, nada deve ser decidido de improviso.

É preciso pensar, analisar a situação de forma que o seu planejamento será baseado em dados reais com fontes confiáveis e bem estruturadas.

Analisando e planejando as suas ações, como questões internas da empresa, levando em conta a real situação do mercado na hora de planejar.

Muito diferente da maioria das pessoas, o planejamento não abrange, apenas intuição do administrador/gestor, sendo necessário realizar um estudo mais completo, colocando em pauta as suas projeções o máximo possível.

Logicamente um gestor experiente ou intuitivo terá uma melhor capacidade de interpretar os dados.

Porém, é sempre importante trabalhar com base em estudos e não somente com intuição para ter um melhor planejamento.

Organizar

É preciso organizar para colocar o planejamento em prática, somente com organização é preciso lidar melhor com os recursos da empresa.

De forma que é preciso definir de que maneira será o projeto, como será feito, como distribuí-lo entre as sessões da sua empresa e os seus empregados, sendo necessário ter uma espécie de jogo com a produtividade e eficiência.

Ser eficiente no sentido, por exemplo, de fazer o trabalho no menor tempo e com o menor desperdício possível, sem prejudicar a qualidade de entrega.

De forma que, para isso o administrador precisa de uma ótima capacidade de organização individual e coletiva.

Outra funcionalidade deverá ser a aplicação de uma visão sistêmica e um bom conhecimento sobre os processos produtivos do setor da empresa, considerando as suas características essenciais.

A organização pode ser conceituada como a construção estrutural de uma empresa por meio de dois pontos de vista:

  • Recursos: podendo ser o quadro de colaboradores, materiais e matérias-primas, sem esses é quase impossível executar os planos estabelecidos pela organização;
  • Operações: seriam as atividades e tarefas que deverão ser executadas, de acordo com a definição de autoridade e responsabilidade de cada um dentro da empresa.

A organização é uma espécie de instrumento de operacionalização do planejamento, que viabiliza a transformação dos planos em objetivos concretos.

Sendo um meio coordenar os seus recursos, como por exemplo, os recursos financeiros, humanos ou materiais.

Dirigir

Dirigir é uma função administrativa que quer dizer liderar, sendo considerado como a capacidade de mobilizar os recursos humanos para que os resultados desejados sejam atingidos.

Não sendo somente uma ferramenta que atua como distribuidora de tarefas, mas, de influenciar e motivar os funcionários da empresa de maneira positiva, sendo um meio incentivador utilizado por administradores brilhantes.

Nessa função o administrador é um líder que irá atuar com uma destreza e inteligência emocional.

Sendo importante ter essa capacidade de perceber as emoções dos outros e comunicar as da empresa.

Sendo uma questão de fazer o possível para manter os funcionários super motivados e satisfeitos, sem prejudicar as finanças da empresa.

É através dessa influência, que o administrador faz com que seus colaboradores atendam ao que foi planejado.

É um processo interpessoal, que deseja ativar pessoas por meio de instruções, motivação, comunicação, liderança e coordenação dos trabalhos, a direção é uma das funções administrativas mais importantes.

Controlar

Depois de planejar, organizar e dirigir as tarefas aos seus empregados, ter o controle é uma espécie de garantia de que, na prática, o trabalho será bem executado e dará os resultados previstos.

Nessa função é criado os padrões de desempenho, medição do desempenho atual.

A comparação entre o desempenho padrão e o atual e as possíveis ações corretivas que visam redirecionar os esforços no caminho dos objetivos inicialmente elaborados.

De forma que para administrar a sua empresa é preciso controlar a empresa com uma excelente capacidade de análise, sendo fundamental se basear em números.

Sendo importante pontuar que o uso de indicadores técnicos, proporcionará melhores condições para uma avaliação fidedigna da situação da empresa, sendo essencial que você preste atenção redobrada ao interpretar as planilhas.

Nessa fase será feito a verificação e avaliação do plano que já foi executado, para que se possam ter correções.

O controle visa verificar se os objetivos foram alçados, a principal ideia do controle é a ação corretiva e preventiva.

Há gestores que têm dificuldades em saber organizar a produção sofrendo com o controle, pois, não sabem estabelecer e comparar parâmetros para saber se está tudo certo.

É preciso que o gestor saiba lidar com o controle da empresa, sendo necessário buscar trabalhar com as suas capacidades, dando um foco em ações que provenham de estabilidade.

O controle busca também o aprimoramento dessas funções, garantindo os pilares da administração em perfeito equilíbrio, sendo importante investir em automatização na gestão.

Uma forma mais eficaz de trabalhar com o controle da administração é adquirir um software de gestão empresarial e fiscal para o negócio.

O que proporciona uma maior possibilidade de estruturação com um bom planejamento, garantindo segurança para o crescimento.

A Administração precisa das 4 Funções

Portanto, é preciso utilizar as quatro funções administrativas juntas para que estas sejam eficientes.

Pois, junto à organização vem o planejamento, que ajuda na visão de futuro e também nas ações a serem implementadas no seu negócio.

Bem como, o bom direcionamento e controle de todas as atividades e funções da empresa, para que a sua administração seja mais produtiva e eficaz é fundamental utilizar das técnicas de maior sucesso.

A gestão administrativa é melhor com um software de gestão fiscal e empresarial

Para que as funções da administração sejam bem elaboradas e colocadas em ação, é preciso ter ferramentas que auxiliem.

Para isso, a Soften disponibiliza dois sistemas, Soften Siem e GerencieAqui, que possibilitam diversas funcionalidades, como:

  • Emissão fiscal, controle de estoque, controle financeiro e controle comercial, além de outras diversas funções.

Os clientes têm à disposição também implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado.

Por isso, não perca tempo e seja um cliente ainda hoje, basta entrar em contato com os atendentes comerciais.

Se gostou do artigo, compartilhe-o com mais pessoas e continue acompanhando o Blog e as Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube.

Comente em caso de dúvidas e sugestões!

Quais as funções administrativas de uma organização?

As funções administrativas são separadas por quatro atividades: planejar, organizar, dirigir e controlar. Essas etapas são responsáveis por traçar e alcançar metas e objetivos da organização, sendo determinantes para o andamento e crescimento dela no mercado.

Quais as 5 funções administrativas?

Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Quais são as 4 principais funções da administração?

Essas funções básicas são geralmente agrupadas no acrônimo PODC, que representa os quatro aspectos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Toplist

Última postagem

Tag