Quais são as habilidades da alfabetização?

Seu filho já é alfabetizado? Não? Então conheça algumas habilidades básicas que ele deve desenvolver antes do processo de alfabetização e que você pode auxiliá-lo por meio de estímulos adequados.

O processo de aprendizagem requer alguns pré-requisitos que normalmente são desenvolvidos na infância, mas cada criança tem seu próprio tempo. Ao contrário do que se pensa, essas habilidades não são adquiridas de forma espontânea, elas precisam ser estimuladas de acordo com a fase de desenvolvimento da criança.


De acordo com a psicopedagoga da Neurofisio Intensiva, Juliana Almeida, uma das causas responsáveis pelas dificuldades escolares é a falta de estimulação adequada nos pré-requisitos necessários à aprendizagem, desde o processo de alfabetização.

Como forma de adquirir a aptidão pela leitura de maneira plena, a criança deve ter suas competências estimuladas de maneira que potencialize este ato. É hora de falar sobre as habilidades preditoras. Um conjunto de habilidades que vem antes da aprendizagem e do domínio que possibilita a decodificação dos signos (as palavras).

Assim sendo, o ato de ler está relacionado às habilidades preditoras, uma vez que elas contribuem consideravelmente para a aquisição deste importante passo no desenvolvimento da criança. Ademais, quando o pequeno é devidamente treinado, essas capacidades tendem a facilitar o percurso do aluno durante a alfabetização.

Que habilidades são essas?

Primeiramente, é importante saber o motivo pelo qual as etapas anteriores são essenciais para o ato de ler. Com isso, a ciência já contribuiu com diversos estudos acerca das habilidades preditoras. De acordo com Minervino e Dias (2017), essas capacidades são responsáveis por oferecer um suporte rico e que dê condições para o início do processo de leitura de maneira eficiente e eficaz.

Ainda no estudo em questão, as pesquisadoras colocam o quanto as habilidades preditoras são necessárias para as crianças em período pré-escolar, principalmente quando os cinco elementos (as habilidades) estão presentes na didática dos educadores (CAPELLINI et al. 2009 citado por MINERVINO e DIAS, 2017).

As habilidades preditoras essenciais à leitura são as seguintes: consciência fonológica, fluência verbal, conhecimento dos fonemas, vocabulário e compreensão.  Entretanto, outras abordagens também citam a memória visual e fonológica como grandes influências no processo de leitura.

Como a consciência fonológica contribui para facilitar a experiência do aluno?

Frequentemente, quando se fala sobre práticas que estão ligadas à leitura, a consciência fonológica ganha espaço. Dessa forma, torna-se necessário mostrar alguns detalhes referentes a esse importante aspecto no desenvolvimento do aluno.

 A princípio, a consciência fonológica é definida como a habilidade que todos nós temos para reconhecer e manipular os sons existentes na nossa língua. Segundo estudos da área, ela é fundamental para que seja desvendado o processo entre a leitura e a escrita. Com isso, outros autores evidenciam que a consciência fonológica atua como uma das melhores habilidades preditoras para a aquisição da leitura.

Além disso, tem-se conhecimento, em investigações científicas, que os treinamentos de consciência fonológica realizados no período que compreende a pré-escola e a 1ª série geram efeitos satisfatórios no 3º ano. Contudo, quando esse estímulo se inicia no 2º ano, o aspecto preditor não é tão considerável. Portanto, o estímulo deve começar  no momento adequado. Por fim, a consciência fonológica é algo que precisa ser trabalhado nas fases precoces à alfabetização.

As habilidades preditoras podem indicar a existência de algum problema?

Na verdade, como elas são subjacentes à leitura e à escrita, é possível que a falta ou pouca prática dessas habilidades indique a iminência de uma dificuldade, por exemplo. Isso pode ficar evidente no que diz respeito aos déficits de processamento fonológico, incluindo prejuízos em aspectos como a memória fonológica imediata, a consciência fonológica, entre outros.

A observação dos professores é essencial, pois a identificação de um possível problema pode ser responsável por uma proposta de intervenção ao aluno. No entanto, a precocidade dessa análise diz muito sobre a eficácia do que necessita ser feito. Assim, observar esses possíveis déficits nos primeiros anos do percurso escolar é uma missão importante para os educadores.

Além disso, outro detalhe que deve ser olhado com atenção é o fator que pode ser o causador do déficit da criança no ato da leitura. As causas podem ser desde a inadequação ao método de ensino, passando pela instrução escolar até mesmo razões socioculturais. Enfim, estabelecer metodologias que enriqueçam a experiência do aluno diante de suas habilidades preditoras é algo fundamental para o sucesso no percurso pedagógico da criança.

Fontes:

MINERVINO, Carla Alexandra da Silva Moita; DIAS, Émily Buriti. Teste de habilidades preditoras da leitura: normas de habilidade para crianças. Avaliação Psicológica, Itatiba, v. 16, n. 4, out./dez. 2017.

NICOLAU, Carla Cabezas; NAVAS, Ana Luiza Gomes Pinto. Avaliação das habilidades preditoras do sucesso de leitura em crianças do 1º e 2º do ensino fundamental. Revista CEFAC, v. 17, n. 3, maio/jun. 2015.

Quais são as habilidades de alfabetização?

O que são as habilidades do processo de alfabetização?.
Habilidade de compreensão..
Vocabulário..
Conhecimento das letras..
Habilidade de consciência fonológica..

Quais as habilidades da BNCC para alfabetização?

Durante o processo de alfabetização, a BNCC afirma que a criança deve desenvolver as seguintes habilidades de codificação e decodificação:.
Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas;.
Dominar as convenções gráficas, como letras maiúsculas e minúsculas, letra cursiva e letra forma;.
Conhecer o alfabeto;.

Quais são as habilidades Preditoras da alfabetização?

As habilidades preditoras essenciais à leitura são as seguintes: consciência fonológica, fluência verbal, conhecimento dos fonemas, vocabulário e compreensão.

Quais são as habilidades de leitura e escrita?

Habilidades e competências necessárias para desenvolver a escrita e a leitura.
Conhecimento de (leitura) e (nome) dessas letras. ... .
Consciência fonológica. ... .
Aptidões da fala e linguagem. ... .
Atenção sustentada. ... .
Memória operacional..