Quais são as modalidades do teatro de animação explique cada uma delas?

Quais são as modalidades do teatro de animação explique cada uma delas?

O que é Teatro de Animação para você explique?

O teatro de formas animadas, ou teatro de animação, é um gênero teatral que inclui bonecos, máscaras, objetos,sombras ou formas , representando o homem, o animal ou ideias abstratas.

O que é um teatro de formas animadas?

O Teatro de Formas também é conhecido como Teatro de Animação ou de Objetos, nesse gênero teatral utiliza-se apenas objetos para a apresentação de uma peça de teatro. Vamos conhecê-lo? A animação dá vida aos objetos, uma vez animados, os objetos passam a representar personagens, contando diferentes histórias.

O que é Teatro de Animação contemporâneo?

Teatro de animação, segundo Amaral (1997, p. 15) é o termo empregado para designar o “gênero teatral que inclui bonecos, máscaras, objetos, formas ou sombras, representando o homem, o animal ou idéias abstratas”. Ela sublinha que o gênero mais difundido entre nós é o teatro de bonecos.

Quem faz o Teatro de Formas Animadas?

Teatro de formas animadas, ou teatro de animação, é um gênero teatral que se utiliza de atores não-humanos, tais como bonecos, máscaras, objetos, sombras; E também de atores humanos, o próprio ator/manipulador, que poderá utilizar de partes do seu corpo para criar personagens e também empregar os seus recursos como ...

São tipos de Teatro de Animação?

Teatro de fantoches: que tende ser visto a partir de uma peça realizadas com bonecos os quais são chamados de fantoches e que são manipulados por pessoas que por vezes se ocultam do público. Teatro infantil: esse, por sua vez, contém personagens que são caricatas, roupas coloridas e acompanham componentes musicais.

Qual a origem do teatro?

  • A origem do teatro remonta ao homem primitivo e a todas as suas formas de rituais (associados à caça, colheita, morte, etc.), danças, imitações de animais, culto aos deuses e práticas lúdicas.

Quais são os gêneros de teatro?

  • Existem muitos gêneros de teatro, dentre os quais destacam-se: auto, comédia, drama, fantoche, ópera, musical, revista, tragédia, tragicomédia.

Qual é o teatro de bonecos?

  • O teatro de formas animadas, ou teatro de animação, é um gênero teatral que inclui bonecos, máscaras, objetos, formas ou sombras, representando o homem, o animal ou ideias abstratas. O Teatro de Bonecos nasceu há muito tempo atrás, no Oriente, principalmente na China, na Índia, em Java e na Indonésia.

Qual é o nome de dramaturgia?

  • Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos. Existem muitos gêneros de teatro, dentre os quais destacam-se: auto, comédia, drama, fantoche, ópera, musical, revista, tragédia, tragicomédia.

Quais são as modalidades do teatro de animação explique cada uma delas?

As marionetes são movimentadas por cordões ou fios que vão dos membros para uma cruzeta de controle na mão do manipulador fonte: deviantart

O teatro de bonecos é uma das expressões artísticas mais antigas de que se tem notícias. Conta-se sua origem desde a mais remota antiguidade. Estudos apontam que, na Pré-História, os homens se divertiam com suas sombras, movimentando-se nas paredes das cavernas. Inclusive o teatro de dedos, em que as mães entretinham seus filhos movendo as mãos e descobrindo diversas sombras com silhuetas interessantes.

Egípcios, gregos e romanos, todos encenavam espetáculos com bonecos articulados. Alguns com conotação puramente artística, outros com conotações religiosas, principalmente na Idade Média. Contudo, mais tarde, estes bonecos eram utilizados para fazerem críticas às autoridades religiosas. Por isso, os intérpretes foram duramente perseguidos.

“Mímica, teatro de sombras, fantoches, marionetes, teatro com os dedos e teatro de recortes são atividades artísticas que se aproximam do teatro e que as crianças apreciam muito”, afirma a professora Maria Cortes, do curso Teatro na Educação Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Os bonecos manipulados por fios – marionetes – surgiram logo após a Primeira Guerra e, em pouco tempo, esta novidade se espalhou pelo mundo, principalmente, nas escolas. Foi no século XVI que os bonecos começaram a ser utilizados no Brasil. No Nordeste, estes bonecos tiveram melhor aceitação, onde até hoje constituem tradição, principalmente, os mamulengos de Pernambuco.

Há uma grande variedade de bonecos. Cada tipo tem suas características específicas e exige sua linguagem dramática especial. Certos tipos só se desenvolvem sob determinadas condições culturais e geográficas. Os tipos mais importantes são assim classificados em:

Fantoches

São bonecos que possuem corpo de tecido, vazio, que o manipulador veste na mão. Este encaixa os dedos na cabeça e nos braços do boneco para movimentá-los. A figura é vista só da cintura para cima e, geralmente , não tem pernas. A cabeça pode ser feita de madeira, papier-maché, ou borracha, as mãos são de madeira ou de feltro. O modo de operação mais comum é usar o dedo indicador para a cabeça e o polegar e o dedo máximo para os braços. Para apresentá-los, é interessante que o manipulador esconda seu corpo, deixando à mostra apenas o boneco. Existem estruturas ideais para a encenação destes bonecos, que se assemelha a uma pequena casa com tamanho suficiente para comportar duas ou três pessoas no seu interior.

Marionetes

Ao contrário dos anteriores, estes bonecos são controlados por cima. Normalmente, são movimentados por cordões ou fios que vão dos membros para uma cruzeta de controle na mão do manipulador. O movimento é feito por meio da inclinação ou oscilação da cruzeta de controle, mas os fios são puxados um a um, quando se deseja um determinado movimento. Uma marionete simples pode chegar a ter nove fios: um em cada perna, um em cada mão, um em cada ombro, um em cada orelha (para mexer a cabeça) e um na base da coluna para fazer o boneco se inclinar. Existem bonecos, encontrados na Europa, capazes de imitar, praticamente, todos os movimentos humanos ou de animais.

Bonecos de vara

São bonecos manipulados por baixo, mas de tamanho grande, sustentadas por uma vara que atravessa todo o corpo, até a cabeça. Outras varas mais finas podem ser usadas para movimentar as mãos e, se necessário, as pernas. Em geral, o boneco de vara é adequado a peças de ritmo lento e solene, mas são muitas as suas potencialidades e grande a sua variedade. Porém é muito exigente quanto ao número de manipulares, exigindo sempre uma pessoa por boneco, e às vezes duas ou três para uma única figura.

Teatro de sombras

É um estilo muito próximo às projeções dos homens das cavernas. É uma projeção de sombras em um telão semitransparente. São cortadas silhuetas de figuras de bichos, de plantas, de animais, entre outros, em materiais opacos, papéis de textura mais grossa, como papel cartão, papelão, ou outro material alternativo que exerça a mesma função de firmeza. Elas podem ser operadas por baixo, com varas, como no teatro javanês; com varas que ficam em ângulo reto com a tela, como no teatro chinês e grego; ou por meio de cordões escondidos atrás dos bonecos como nas sombras chinesas. O teatro de sombras não precisa se limitar a figuras planas. Ele pode lançar mão também de figuras tridimensionais, ou mesmo, fazendo figuras com as mãos.

Para causar o efeito de sombras, é necessário que o espaço escolhido como palco para a encenação seja feito com base em uma fonte de luz colocada atrás, que pode ser uma lâmpada, uma vela, ou até mesmo, a luz do sol. O teatro de sombras é uma arte de grande delicadeza e desenvolve, de maneira significativa, a imaginação da plateia, seja composta de adultos ou crianças. Para dar mais clima às cenas, é interessante colocar um fundo musical e dar movimento aos personagens.

Dedoches

O dedoche é um boneco muito semelhante ao fantoche, com a diferença que é no tamanho dos dedos. Podem ser feito com os mesmos materiais que utilizamos nos fantoches: feltro, tecido ou outro material alternativo. A criatividade é o mais importante em recursos como estes. Outra possibilidade é fazer dos dedos os próprios personagens, ou seja, desenhar nos dedos: olhos, boca, nariz e encenar as mais divertidas histórias.

Quais são as modalidades do teatro de animação explique cada uma delas?

As histórias feitas com mamulengos são quase sempre improvisadas, vão tomando forma na mão do mestre durante o espetáculo fonte: deviantart

Mamulengos

Esses bonecos são encontrados em Pernambuco. As histórias feitas com mamulengos são quase sempre improvisadas, vão tomando forma na mão do mestre durante o espetáculo. As apresentações acontecem sempre com muita dança e muita música ao vivo. Um espetáculo pode contar com a ajuda de um contramestre nas cenas com muitos bonecos. Como as apresentações são encenadas na rua, os bonecos e cenários chamados de barraca, torda, empanada ou tenda são dobráveis e fáceis de transportar. A cabeça do Mamulengo é entalhada no mulungu, uma madeira leve e resistente, e o corpo é feito com tecidos estampados e de cores fortes. Na mala portátil do mestre: boi, cobra, um herói (Benedito), sua namorada, um capitão ou coronel, um padre e um diabo, personagens típicos desse tipo de encenação.

Todos estes bonecos, quando utilizados nas escolas, orientados pelo professor, tornam-se valiosos instrumentos, no que se refere à linguagem oral e escrita, pois, assim que um boneco está pronto, a criança sente o desejo de animá-lo e ao tentar manipulá-lo, estimulada pela novidade, junta a palavra ao movimento.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Educação Infantil.

Por Andréa Oliveira

Quais são as modalidades do teatro de animação explique cada uma delas?

Quais são as modalidades do teatro de animação explique cada uma delas?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Quais são as modalidades do teatro de animação?

Os tipos mais importantes são assim classificados em:.
Fantoches. São bonecos que possuem corpo de tecido, vazio, que o manipulador veste na mão. ... .
Marionetes. Ao contrário dos anteriores, estes bonecos são controlados por cima. ... .
Bonecos de vara. ... .
Teatro de sombras. ... .
Dedoches. ... .
Mamulengos..

Quais as divisões do teatro de animação cite as e explique as?

Teatro infantil: esse, por sua vez, contém personagens que são caricatas, roupas coloridas e acompanham componentes musicais. Teatro de rua: o mais divertido de todos, aqui os atores usam o próprio corpo para evidenciar uma determinada passagem que está escrita no roteiro e com isso dominar a atenção das pessoas.

Quais são os elementos em uma composição da modalidade do teatro de animação?

Podemos considerar o teatro de animação como aquela modalidade do teatro que utiliza sombras, bonecos, máscaras, objetos e outros instrumentos teatrais como uma forma de retratar animais, ideias abstratas e até mesmo pessoas.

Quais são os tipos de técnicas mais comuns e conhecidas utilizadas no teatro de animação?

Técnicas de Manipulação.
por Tiago Almeida. Grupo Girino Teatro de Animação. ... .
Boneco de Luva [ Fantoche ] Boneco que o manipulador calça na mão, como os mamulengos. ... .
Boneco de Vara. ... .
Marionete ou Boneco de Fio. ... .
Boneco de Balcão. ... .
Boneco de Sombra [ Silhueta ] ... .
Teatro Negro..