Quais são as principais atividades econômicas no espaço rural brasileiro?

A agropecuária é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas hoje no Brasil e consiste na exploração do espaço rural por meio do plantio e da criação de animais de corte em larga escala.

É uma atividade ligada ao setor primário da economia e, hoje, conforme o Ministério do Desenvolvimento, representa peso decisivo na balança comercial brasileira.

Historicamente, a agricultura sempre foi indutora da economia nacional. No início pela produção em si e, com o passar do tempo - em decorrência da demanda em larga escala - a mecanização do campo impulsionou a indústria de maquinários necessários aos processos, desde a preparação do solo, à colheita e abate de animais.

A produção agropecuária é destinada ao mercado interno e externo. Os produtos que permanecem no mercado interno são as frutas, legumes, ovos, verduras, leite e carnes.

Para o mercado externo são destinados o algodão, a soja, cana-de-açúcar, café, carnes de aves, bovinos e suínos, milho, entre outros.

Agronegócio

Com a maior parte da produção voltada ao mercado externo, o Brasil é um dos países que mais dependem de uma atividade econômica denominada agronegócio. O agronegócio liga a produção à industrialização e comercialização dos produtos. Esse processo é conhecido como cadeia produtiva.

Hoje, o agronegócio corresponde a quase 30% do PIB (Produto Interno Bruto). O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas em um país.

Sendo um dos maiores produtores agrícolas e de produtos pecuários do mundo, o Brasil apresenta graves problemas sociais que este modelo de negócios incita. A concentração de muitas quantidades de terras nas mãos de poucos é o principal deles.

Latifúndio

Quando uma só pessoa concentra um grande número de terras é denominado latifundiário, porque é proprietário de um latifúndio. Em geral, os latifúndios estão voltados quase exclusivamente para a produção de exportação e muito pouco do que é produzido permanece no País.

Hoje, as produções brasileiras de soja, milho e algodão estão entre as mais elevadas do mundo e o País ocupa o segundo lugar do maior rebanho bovino do mundo, ficando atrás da Índia.

Para manter a produção em alta é necessário investir em técnicas que garantam a redução de perdas, produtos de maior resistência e maior produtividade. Por este motivo, são aplicadas grandes quantidades de defensivos agrícolas, conhecidos como agrotóxicos, e há investimento elevando nos chamados alimentos transgênicos. Os transgênicos são produtos geneticamente modificados para resistir a pragas e intempéries.

Minifúndio

Já os minifúndios, as pequenas propriedades, estão sob o controle de um número maior de pessoas. É nesses locais em que estão concentradas as produções dos insumos mais comuns à mesa dos alimentos, como cereais, verduras e frutas.

Em geral, a produção dos minifúndios é orgânica. Ou seja, não se utilizam defensivos ou são de menor poder de agressividade. Como a demanda dos produtos produzidos nos minifúndios é maior, há uma pressão social, encabeçada por sindicatos e movimentos, para a divisão justa da terra. Esse processo é denominado reforma agrária e conta com diversas experiências no Brasil.

Leia também:

  • Agronegócio
  • Pecuária
  • Agricultura
  • Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
  • Geografia Enem: assuntos que mais caem

O espaço rural brasileiro é marcado pela presença da agroindústria e do uso de maquinários para o cultivo de espécies que abastecem internamente o Brasil e também se destinam à exportação. Entenda melhor as características do espaço rural brasileiro nesta aula de Geografia!

A zona urbana e a zona rural são conceitos utilizados na geografia para diferenciar dois tipos de espaços geográficos. Podemos dizer que o espaço rural é o oposto de um espaço urbano, ou seja, são regiões que se dedicam aos meios de produção e criação de alimento ou extração de recursos naturais. Nesta aula, vamos nos aprofundar no estudo do espaço rural brasileiro.

Características do espaço rural brasileiro

Quando pedimos para alguém imaginar um espaço rural as pessoas logo pensam naquela casinha no campo, com uma horta na frente, galinhas ciscando e uma vaquinha bonitinha para dar leite.

Porém, a realidade atual dos espaços rurais é outra. Na atualidade, o setor agrícola passa por transformações causadas pelo avanço de técnicas agrícolas sofisticadas, pela introdução de intensos processos de mecanização. Deste modo, vemos que os ambientes rurais também estão, na sua grande maioria, se tornando urbanizados a partir do momento em que são instaladas infraestruturas em busca de aumento da produção e principalmente exportação.

Quais são as principais atividades econômicas no espaço rural brasileiro?

O Brasil possui grande extensão territorial, suficiente disponibilidade de recursos hídricos e localiza-se, em sua maior parte, na região tropical. Tais atributos, aliados aos novos recursos tecnológicos, fazem dele um dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas do mundo na atualidade.

Tipos de produção agrícola no Brasil

A agricultura e a pecuária são duas atividades econômicas tradicionais no Brasil e, apesar do desenvolvimento industrial brasileiro nos últimos 60 anos, continuam tendo fundamental importância para a economia, a sociedade e as transformações espaciais do país. Isso porque:

  • Fornecem alimentos para a população.
  • Fornecem matérias primas para a indústria de alimentos, couro, tecidos e até de combustíveis.
  • Empregam 17% da população economicamente ativa o Brasil.
  • Contribuem, e muito, para as exportações brasileiras
  • Estimulam a ocupação humana de vastas áreas do território nacional.

De um modo geral existem três tipos básicos de organização da produção agrícola brasileira: o latifúndio; a unidade familiar produtora de bens agrícolas para o mercado, também chamada de agricultura familiar; e a empresa agrícola, em que estão inseridos o agronegócio e a agroindústria.

Latifúndio

São propriedades com grandes extensões. Nem toda sua terra é cultivada, apresenta subaproveitamento e sua exploração se faz, geralmente, por meio de técnicas tradicionais, apresentando baixa produtividade. Geralmente utilizadas para a pecuária do gado (criação de gado).

Agricultura familiar

Neste tipo de organização da produção agrícola, a utilização de terra é feita por pequenos proprietários, com trabalho fundamentalmente familiar, havendo, eventualmente, a contratação de mão de obra assalariada.

A agricultura familiar, que vida abastecer principalmente o mercado interno, é responsável por mais da metade da produção de alimentos no Brasil – arroz, feijão, frutas, hortaliças, cebola, batata, etc. Normalmente essas famílias se juntam em cooperativas ou vendem seus produtos para empresas maiores.

Empresa agrícola

As empresas agrícolas (ou agroindústrias) são unidades de produção avançada do ponto de vista tecnológico e podem ocupar grandes e médias extensões de terra. Usam sementes ou mudas selecionadas, realizam análise química do solo para detectar falta ou excesso de nutrientes para as plantas, fazem uso intensivo de fertilizantes, agrotóxicos, máquinas e implementos agrícolas, utilizam técnicas controladas de irrigação e contam com a assistência técnica de engenheiros agrônomos. Devido ao uso de tecnologia, as empresas agrícolas apresentam grande produtividade.

A agricultura moderna tem causado diversos impactos ambientais, tanto no espaço rural quanto no urbano. Entre eles, podemos citar a compactação e a erosão do solo, a contaminação da água de rios e lençóis subterrâneos e até mesmo danos a saúde humana. Os agrotóxicos são os maiores inimigos da natureza e da sociedade que consome, pois são compostos químicos para buscar controlar as pragas e doenças das plantas porém são altamente perigosos para os humanos e muitos outros animais.

Videoaula sobre o espaço rural brasileiro

Para terminar sua revisão sobre o espaço rural brasileiro, assista à videoaula abaixo, gravada pelo professor Raphael Carrieri, de Geografia, para o canal do Curso Enem Gratuito!

Exercícios sobre o espaço rural brasileiro

Para finalizar sua revisão, resolva os exercícios que selecionamos para você testar seus conhecimentos.

Questões:

Sobre o(a) autor(a):

Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Compartilhe:

Quais são as principais atividades rurais?

Basicamente, é possível encontrar o seguinte:.
atividades agrícolas;.
pecuárias;.
extração e a exploração..
vegetal;.
exploração da apicultura;.
avicultura;.
suinocultura;.
piscicultura..

Quais são as principais atividades econômicas do espaço rural e do espaço urbano?

O espaço rural, como já dissemos, engloba predominantemente atividades vinculadas ao setor primário (extrativismo, agricultura e pecuária), ao passo que o espaço urbano costuma reunir atividades vinculadas ao setor secundário (indústria e produção de energia) e terciário (comércio e serviços).

Qual a principal atividade econômica desenvolvida no espaço urbano?

Já na zona urbana enfatizaram três tipos de atividades econômicas que prevalecem: indústria (atividade que transforma a matéria-prima da natureza em produtos industrializados), comércio (atividade de compra e venda com o objetivo de obter lucro) e a prestação de serviços (atividades necessárias para o funcionamento de ...

Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas no espaço geográfico?

As principais atividades econômicas da sociedade são o extrativismo, a indústria, a agropecuária, o comércio e a prestação de serviços. Muitas paisagens se diferenciam de acordo com a presença ou não dessas atividades. Há paisagens onde as atividades extrativistas são predominantes.