Quais são as principais diferenças entre Estado e governo Brainly?

Você sabe qual é a diferença entre equidade e igualdade? Embora seja muito comum usarmos, no dia a dia, os termos como sinônimos, a verdade é que eles se referem a conceitos diferentes — e compreender essa distinção é essencial.

Os dicionários costumam apontar que os termos podem ter o mesmo significado, quando utilizados para tratar da correspondência entre duas coisas. No entanto, se formos mais a fundo, percebemos que as definições das duas palavras também podem ter sentidos diferentes e, por isso, hoje, são utilizadas para falar de noções distintas.

Quais são as principais diferenças entre Estado e governo Brainly?

No contexto da Diversidade & Inclusão, a distinção entre equidade e igualdade é fundamental, pois mostra como agir para respeitar verdadeiramente as diversidades e ser, de fato, inclusivo. Por essa razão, são conceitos que precisam estar muito presentes no ambiente corporativo para garantir que a organização esteja orientada para o caminho certo.

Quer saber também qual é a diferença entre diversidade e inclusão? Confira o nosso vídeo:

A noção de igualdade, via de regra, está relacionada com tratar todas as pessoas da mesma forma e garantir que todos os indivíduos tenham acesso às mesmas oportunidades

Portanto, o princípio da igualdade é baseado na premissa de que ninguém deve ter menos chances em razão da forma como nasceu, do lugar de onde vem, das suas crenças e convicções, nem por nenhum outro fator desse tipo.

O que é equidade?

A equidade, por outro lado, reconhece que não somos todos iguais, que nem todos começamos do lugar e que é preciso ajustar esse “desequiíbrio”. 

A noção de equidade está relacionada, portanto, a dar às pessoas o que elas precisam, de modo que, assim, todos tenham, realmente, acesso às mesmas oportunidades. Isso significa dar mais para quem precisa mais, de forma proporcional e adequada às suas circunstâncias.

Qual é a diferença entre equidade e igualdade?

Embora ambas tenham o objetivo de promover a justiça, é possível perceber que equidade e igualdade têm conceitos distintos e essa diferença precisa ser enfatizada. Enquanto a igualdade busca tratar todos da mesma forma, independentemente da sua necessidade, a equidade trata as pessoas de formas diferentes, levando em consideração o que elas precisam.

Podemos pensar em um exemplo bem simples: se dermos a mesma escada para três pessoas de alturas diferentes, elas não ficarão do mesmo tamanho: a mais alta seguirá mais alta, a de altura média continuará do mesmo jeito e a mais baixa seguirá sendo a menor do trio. Agora, se tivermos três escadas de tamanhos diferentes, podemos distribuí-las de modo que as três pessoas fiquem com alturas equilibradas — a escada maior para a pessoa mais baixa, a média para a do meio e a menor para a mais alta.

Ou, ainda: aplicar em uma sala de aula o princípio da igualdade significa dar a todos os alunos o mesmo nível de apoio; contudo, uma vez que somos todos diferentes, é evidente que alguns necessitam de um auxílio maior do que os outros, e para equilibrar essa balança precisamos da equidade.

Em resumo, podemos dizer quea diferença central entre equidade e igualdade reside no fato de que a primeira reconhece a diversidade e, considerando esses diferentes contextos, aloca os recursos necessários para que todos possam alcançar os mesmos resultados.

Equidade e igualdade de gênero

Especificamente em relação à questão de gênero, existe também uma confusão entre equidade e igualdade. Nesse contexto, podemos dizer que igualdade se refere a conceder direitos e chances iguais, sem levar em consideração as diferenças de oportunidades às quais homens e mulheres têm acesso. 

Por outro lado, se tratamos de equidade de gênero, estamos falando sobre fazer justiça, considerando a realidade na qual vivemos e o fato de que não somos todos iguais, visto que homens e mulheres partem de “lugares” de acesso diferentes na nossa sociedade.    

Quais são as principais diferenças entre Estado e governo Brainly?

Equidade e igualdade nas organizações

Como pode-se perceber, equidade e igualdade são posturas que levam a caminhos completamente diferentes e agir com base em uma ou em outra no ambiente corporativo traz resultados distintos. 

O foco na equidade é o que possibilita que todos tenham as mesmas oportunidades e, portanto, é o fator determinante para que uma organização seja realmente diversa e inclusiva. 

Afinal, não basta, por exemplo, ter representatividade no seu quadro de colaboradores, se a empresa não reconhece e considera as particularidades e as diferentes necessidades de cada funcionário e dá a ele os recursos necessários para que atinja o seu melhor potencial.

Como promover a equidade no ambiente corporativo

Depois de aprofundar os conceitos de equidade e igualdade, precisamos entender como as organizações podem agir, na prática, nesse sentido. Como vimos, a promoção da equidade está diretamente relacionada à Diversidade & Inclusão nas empresas e, logo, demanda ações concretas e a utilização de ferramentas específicas para cada grupo

Portanto, investir em programas de D&I é fundamental para criar condições para buscar a equidade no ambiente corporativo. Quer saber como? Confira alguns dos principais movimentos que as empresas podem fazer nesse sentido!

Sensibilizar as equipes 

A sensibilização é, sem dúvida, o primeiro passo nesse sentido. Um trabalho desse tipo, com cursos e workshops, ajuda a desenvolver a compreensão inicial sobre diferentes conceitos e estimular o engajamento a partir do conhecimento e da empatia. 

Formar lideranças inclusivas

Não haverá equidade se os gestores não estiverem capacitados para exercer uma liderança inclusiva. Por isso, é muito importante realizar um treinamento que esclareça de que forma os líderes podem incorporar essa postura no seu dia a dia com as equipes.

Equiparar salários e estimular protagonismo feminino

Quando tratamos de equidade e igualdade, é muito comum associarmos o tema diretamente com a questão da equidade de gênero. Esse é, de fato, um dos pontos cruciais nesse sentido e, sendo assim, também são necessárias ações nesse âmbito. 

Um importante ponto de partida é a equiparação salarial entre homens e mulheres na organização. Além disso, também é possível promover um workshop sobre o assunto para todos os colaboradores e incentivar, através de mentoria, coaching e sponsorship, o protagonismo feminino dentro da organização.

Realizar programas de desenvolvimento para grupos minorizados

Além das mulheres, a fim de possibilitar a todos o acesso às mesmas oportunidades, os programas de desenvolvimento de talentos também podem focar em outros grupos. Os indivíduos em situação de vulnerabilidade social e as pessoas negras são alguns deles.

Criar comitês de diversidade e/ou grupos de afinidade

Ainda, para compreender as necessidades dos diferentes grupos de colaboradores, pode ser interessante criar um comitê de diversidade ou alguns grupos de afinidade dentro da empresa. Além de serem um espaço de acolhimento e compartilhamento de vivências, eles também podem atuar para debater e solucionar questões pertinentes para os colaboradores.

Quais são as principais diferenças entre Estado e governo Brainly?

Qual é a diferença entre o Estado e governo?

O Estado é toda a sociedade política, incluindo o governo. O governo é principalmente identificado pelo grupo político que está no comando de um Estado. O Estado possui as funções executiva, legislativa e judiciária.

Qual a diferença entre o Estado e o governo Brainly?

Resposta: Qual a diferença entre Estado e governo? O Estado é o conjunto de instituições que controlam e administram uma nação e o seu ordenamento jurídico, como já explicamos. Por outro lado, o governo é a liderança que controla estas instituições, especialmente o Poder Executivo.

Qual a diferença entre Estado e governo e sociedade?

Enquanto Estado abrange toda a sociedade política, governo é formado por um grupo político que é geralmente eleito para administrar o Estado por um determinado período. Estado é o poder público soberano, impessoal, estável, permanente e deve sempre servir à população.

Qual a relação entre Estado e governo Brainly?

O Estado é a delimitação física e institucional de um território soberano. O governo, por sua vez, é o grupo particular de pessoas que controla a máquina do Estado durante certo período de tempo, através de recursos administrativos e burocráticos.