Quais são as principais fases da evolução da gestão de pessoas?

Em seu princípio, a área de Recursos Humanos era considerada responsável pelos processos técnicos e burocráticos de uma instituição. Ao RH competia, quase que exclusivamente, as tarefas que diziam respeito a recrutamento. Por exemplo, seleção, demissão e treinamento de novos colaboradores. Mas a história do RH no Brasil e sua evolução mudaram muito. 

Atualmente, as funções e cargos do profissional de Recursos Humanos não se limitam apenas às tarefas operacionais do dia a dia. Elas vão além e contam com uma visão estratégica e organizacional, que tem como objetivo criar um relacionamento saudável entre a empresa e seus colaboradores. 

Dada sua importância, hoje a maior parte das organizações contam com um setor de Recursos Humanos e/ou Departamento Pessoal – se você quer entender a diferença entre eles, clique aqui. 

Então, pronto para conhecer um pouco mais sobre a história do RH no Brasil e no mundo? Fique ligado e confira os tópicos abaixo.

  • A Origem do RH
  • Fases históricas do Recursos Humanos no Brasil
  • A evolução do relógio de ponto
  • O Futuro do setor
  • Eventos, Congressos e Seminários
    • CONCARH
    • CONARH
    • HSM EXPO
  • ✅ Se você procura um software para ajudar a sua equipe de RH, conheça aqui as funcionalidades da Factorial!

A Origem do RH

À primeira vista a área de Recursos Humanos pode ser considerada nova. Pois seu surgimento aconteceu no começo do século XX. Na época foi chamada de Relações Industriais, tendo em vista o forte impacto da Revolução Industrial e das relações entre empregador e empregado que existiam naquela época. 

A gestão de pessoas que engloba o capital humano como conhecemos hoje em dia começou a ter visibilidade com a Teoria das Relações Humanas, um conjunto de teorias administrativas que surgiu no início da década de 1930 nos Estados Unidos. Na época o país vivia por um período que ficou conhecido como “Grande Depressão” e teve seu estopim com a quebra da bolsa de 1929. O colapso econômico desta década é, até o momento, a maior crise do capitalismo financeiro que atingiu não apenas os Estados Unidos, mas sim o mundo inteiro.

Fases históricas do Recursos Humanos no Brasil

É a partir desde período também que especialistas dividem o desenvolvimento histórico da área. São 5 fases de Recursos Humanos no Brasil:

  • Antes de 1930 – Fase Contábil
  • 1930 a 1950 – Fase Legal
  • 1950 a 1965 – Fase Tecnicista
  • 1965 a 1985 – Fase Administrativa
  • A partir de 1985  – Fase Estratégica

Em síntese, o que começou como uma maneira de gerir o capital humano de uma perspectiva contábil e legal foi gradualmente evoluindo. Até que no final dos anos 80, o profissional de RH passou a ocupar uma posição mais estratégica. Em especial, no planejamento e operação da empresa.

É importante citar que com os avanços da tecnologia e seu impacto direto no setor de Recursos Humanos, o desenvolvimento do setor segue em ascensão e vem amadurecendo até os dias de hoje. Um ótimo exemplo foi como a forma como o registro de horas trabalhadas se desenvolveu, o que contamos abaixo.

A evolução do relógio de ponto

Para exemplificar o avanço da tecnologia na área, podemos observar a evolução do controle de ponto feita no Brasil. A história do RH pode ter uma parte dela exemplificada com a ferramenta.

Em meados de 1980 foi quando as empresas começaram a instalar os relógios cartográficos. Nesse caso, os funcionários recebiam um cartão de papel e deveriam colocá-lo na máquina para registrar os horários de entrada e de saída de cada dia e a troca dos cartões era feita mensalmente.

A partir dos anos 90, o controle começou a ser feito através de um cartão magnético ou código de barras no crachá de identificação do funcionário. As informações extraídas podem ser: número do cartão e a data e hora do registro. Elas são armazenadas eletronicamente e controladas pelo profissional de RH através de um sistema integrado.

Com o passar dos anos esse controle passou a ser feito através de biometria. Modelo utilizado até hoje em diversas empresas. Vale lembrar que, nesse caso, o modelo de armazenamento e controle continuam funcionando da mesma forma.

Nos últimos anos algumas empresas começaram a aderir o uso do QR Code para fazer o controle de ponto dos seus funcionários. Esse modelo funciona, basicamente, da seguinte maneira: cada funcionário possui um QR Code único e realiza as marcações de ponto a partir de um único aparelho, seja ele da empresa ou do próprio funcionário.

Além de ser uma maneira rápida para fazer o registro, esse modelo permite também que o funcionário faça o controle do seu ponto em regime de teletrabalho. Assim como, também foi adicionada à essa tecnologia a geolocalização. Ela permite ao gestor de RH saber de onde o colaborador está registrando o ponto.

Quais são as principais fases da evolução da gestão de pessoas?

O Futuro do setor 

Pode sim parecer clichê, mas a verdade é que o futuro do setor de Recursos Humanos já chegou! 

Como comentado acima, os avanços da tecnologia têm um grande impacto no universo do RH. Sinais dessa evolução são a possibilidade do teletrabalho e a introdução de cursos online de RH. 

Além disso, a possibilidade de automação e uso de softwares para realizar processos que antes eram feitos manualmente também são sinais de que a inovação já faz parte da rotina do setor de Recursos Humanos.

Eventos, Congressos e Seminários 

Como você já pode ter percebido, a área de Recursos Humanos é bastante ampla e com o passar do tempo ela vem se adaptando e aderindo a novas tecnologias.

A fim de ampliar o conhecimento sobre novas tecnologias e demais inovações do mercado, participar de eventos, congressos e seminários específicos para RH pode ser uma boa ideia! Além disso, esses eventos são uma ótima oportunidade para se atualizar, conhecer demais profissionais da área e aumentar o networking. 

Por isso, separamos os três principais eventos que irão acontecer ainda em 2020. Conheça e programe-se para participar:

CONCARH

Para a edição comemorativa dos 30 anos do CONCARH serão 3 dias de evento. Uma ótima oportunidade para imergir nos assuntos mais complexos e desafiadores da atualidade. Como, por exemplo, liderança e carreira. Além disso, são esperados mais de 50 palestrantes e mais de 40 horas de conteúdo e interações.

O evento acontece de 15 a 17 de julho de 2020 na cidade de Florianópolis, para saber mais o site é esse aqui.

CONARH

No ano de 2020 será realizada a 46ª edição do CONARH, um dos maiores eventos de RH do mundo. O evento realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil) acontecerá em São Paulo, capital, de 11 a 13 de agosto de 2020. E contará com palestras e diversas atividades para os profissionais de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

Para saber mais sobre o evento, você pode acessar o site da CONARH através desse link.

HSM EXPO

O HSM é mais um dos maiores eventos de RH do Brasil. Ele possibilita o encontro entre as principais vozes nacionais com profissionais e gestores. Serão três dias de evento, do 9 ao 11 de novembro em São Paulo, capital. O tema de 2020 será “DNA 2020. Diversidade. Neo-humanismoAmbidestria.”

Entender a história do RH no Brasil e também como os avanços na tecnologia impactam diretamente no setor são assuntos igualmente importantes. Isso pode também ajudar você a incorporar às práticas consideradas mais tradicionais sobre as quais você só encontra nos livros, novidades e softwares que facilitam o seu trabalho diário.

✅Se você procura um software para ajudar a sua equipe de RH, conheça aqui as funcionalidades da Factorial!

Texto escrito por Gabriela Zanellato e editado por Maria Esther Castedo

Quais são as fases da evolução da gestão de pessoas?

Evolução histórica da gestão de pessoas.
Fase Contábil: os custos em primeiro lugar. ... .
Fase Legal: estrito cumprimento da legislação. ... .
Fase Tecnicista: burocracia como sinônimo de praticidade. ... .
Fase Administrativa: o sindicalismo como via de proteção. ... .
Fase Estratégica: planejamento como diferencial..

Quais os principais avanços da evolução da gestão de pessoas?

A evolução da gestão de pessoas gerou um impacto importante no RH das organizações. A produtividade e rendimento passam a ser associados ao bem-estar de cada profissional, ocorrendo uma humanização das relações. Outra questão importante é a valorização do trabalho em equipe, que trouxe uma nova dinâmica para o setor.

Quais são as três fases da gestão de pessoas?

1 – Recompensar pessoas. 2 – Desenvolver pessoas. 3 – Manter pessoas.

Quais foram as fases evolutivas da gestão de pessoas no Brasil?

São 5 fases de Recursos Humanos no Brasil: 1930 a 1950 – Fase Legal. 1950 a 1965 – Fase Tecnicista. 1965 a 1985 – Fase Administrativa. A partir de 1985 – Fase Estratégica.