Quais são as principais razões do movimento separatista da província autónoma da Tchetchênia localizada?

Chechênia: o que é, guerras e muito mais!

  • O que é a Chechênia?
    • Chechênia: mapa
    • Chechênia: características da população
  • História da Chechênia
  • Guerra da Chechênia
    • Motivos
  • Independência da Chechênia
  • O conflito na Chechênia e o vestibular
    • Resolução

Por se tratar de um exame que adora cobrar conteúdos que geram debates contemporâneos na sociedade, o Enem exige dos estudantes o máximo de conhecimento possível acerca de atualidades em geral. Nesse contexto, focando em questões geográficas, a tensão na Chechênia é um bom exemplo de tema que pode aparecer na prova.

República que é conhecida por pouquíssimas pessoas, a Chechênia tem problemas sociais que não são uma questão recente, já que há mais de 200 anos essa região sofre com conflitos armados e a escalada de movimentos separatistas.

Afinal: você já sabe por que o conflito na Chechênia é tão duradouro?

A Chechênia é um território que atualmente é denominado como uma república pertencente à federação russa. Por se tratar de uma república, a Chechênia tem autonomia para fomentar sua etnia própria (que não é de origem russa), tendo assim seu idioma, sua bandeira e sua constituição.

Entretanto, mesmo sendo uma república, a Chechênia não é considerada (nem pelos russos nem pelo restante do mundo) uma nação independente, e esse é o principal fator desencadeador dos conflitos sociais naquela região.

Chechênia: mapa

A Chechênia fica localizada em uma região conhecida como Cáucaso, mais precisamente entre a Europa Oriental (região do Mar Negro) e a Ásia Ocidental (região do mar Cáspio).

Em relação às suas fronteiras, ela tem delimitações geográficas com repúblicas que também pertencem à Rússia:

  • República do Krai de Stavropol;
  • República do Daguestão;
  • República de Inguchétia;
  • República da Ossétia do Norte-Alânia.

Chechênia: características da população

Atualmente, existem cerca de 1,4 milhões de habitantes na Chechênia, dos quais mais de 90% seguem a religião islâmica e se comunicam em checheno (também conhecida por tchetcheno), que é a língua oficial da república.

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

História da Chechênia

Quais são as principais razões do movimento separatista da província autónoma da Tchetchênia localizada?

A Chechênia foi anexada ao império russo em 1859 (em meio ao processo de criação da União Soviética), recebendo o nome de República Autônoma Socialista Soviética da Checheno-Inguchétia (RASS Checheno-Inguche). Essa vinculação à Rússia historicamente sempre incomodou parte da população chechena; contudo, essa questão social se mantinha até então sempre controlada.

Os atritos mais sérios começaram a surgir durante a Segunda Guerra Mundial, quando os russos passaram a prender e perseguir chechenos que eram considerados traidores da pátria (devido à aliança que eles mantinham com a Alemanha nazista).

Mesmo já sendo uma região marcada pela presença de tensões sociais, foi precisamente no ano de 1991 (com o fim da União Soviética) que a Chechênia questionou com mais ímpeto seu direito de independência da Rússia, dando início a um conflito que se estende até os dias atuais.

Guerra da Chechênia

Quais são as principais razões do movimento separatista da província autónoma da Tchetchênia localizada?

A guerra da Chechênia foi iniciada em 1994 e se arrastou até 2003, matando mais de 150 mil pessoas, entre soldados russos, soldados separatistas chechenos e civis chechenos.

Mesmo sendo encerrada oficialmente em 2003, o conflito armado na região está muito longe de ser resolvido, já que até hoje há movimentos separatistas que impulsionam ataques à Rússia, exigindo a independência da República da Chechênia.

Vale enfatizar aqui que, atualmente, uma das principais ameaças terroristas contra a Rússia vem de células separatistas da Chechênia, as quais muitas vezes agravam a tensão na região do Cáucaso a nível bélico.

Motivos

Como já destacamos, o principal motivo de todo esse conflito é a Rússia não reconhecer a Chechênia como sendo um país independente, mesmo que ela tenha se autoproclamado independente no ano de 1991.

Independência da Chechênia

A Independência da Chechênia é vista hoje no mundo geopolítico como sendo um feito praticamente impossível de ser concretizado.

O primeiro motivo impediente é que o atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, já declarou diversas vezes que não aceitará em hipótese alguma assinar um decreto de independência dos chechenos.

Outro fator que não ajuda a Chechênia é que nenhuma outra nação do mundo a reconhece como um país independente; isso impede que ela ganhe forças políticas, o que acaba enfraquecendo a causa.

O conflito na Chechênia e o vestibular

Veja agora como essas questões sociais na Chechênia podem ser abordadas em uma questão de vestibular:

(PUCPR 2007) O começo do século XXI revelou uma nova forma de terrorismo: globalizado, sem fronteiras e sob os holofotes da mídia. O mundo ficou estarrecido diante dos atentados de 11 de setembro de 2001 a importantes símbolos do poder político e econômico norte-americano. Nos três primeiros dias de setembro de 2004, no sul da Rússia, a pequena cidade de Beslan foi assolada pelo terrorismo. Uma escola local foi ocupada, em dia de festa, por terroristas que fizeram mais de 1 000 reféns. A principal motivação do grupo armado que ocupou a escola de Beslan centrava-se na causa separatista que reivindicava:

a) a inclusão da Chechênia na Comunidade dos Estados Independentes, CEI.

b) a ajuda militar russa às tropas chechenas na defesa de suas fronteiras.

c) a ajuda humanitária do governo de Moscou às populações pobres das montanhas da Chechênia.

d) a anexação dos territórios vizinhos, como o Azerbaijão e a Geórgia, à Chechênia.

e) a saída das forças militares russas da Chechênia.

Resolução

Alternativa correta letra “e“.

Portanto, não é difícil compreender agora por que a Chechênia é uma região tão problemática em questões políticas e sociais. Vale lembrar ao estudante que esse e outros temas sobre atualidades constantemente aparecem na prova do Enem, ou seja, é importantíssimo buscar entendê-los e aprofundar seus conhecimentos.

A explicação sobre a atual situação da Chechênia ajudou em seus estudos? Que tal ter acesso a mais conteúdos de outras matérias também? Conheça o plano de estudos do Stoodi e fique por dentro de tudo sobre o mundo dos vestibulares!

Quais são as principais razões do movimento separatista da província autónoma da Tchetchênia localizada?

Quais são as principais razões do movimento separatista da província?

Os movimentos separatistas no Brasil são mobilizações que pregam o independentismo de certos territórios brasileiros, geralmente baseados no conceito de autodeterminação dos povos. Suas motivações podem ser religiosas, políticas, culturais ou econômicas.

Quais os interesses russos na províncias separatistas?

4. Quais os interesses russos nas Províncias separatistas? O decreto de reconhecimento da independência de Donetsk e Luhansk permite que a Rússia construa bases militares e envie tropas russas em "missões de paz" para as duas regiões.

Qual é a principal causa dos conflitos separatistas no mundo?

A maior parte destes conflitos envolve disputas por território e inclui, dentre as motivações, diferenças étnicas, religiosas e o controle de recursos naturais. Para além dos conflitos em andamento, existem ainda zonas de grande tensão geopolítica, como é o caso da Coreia do Norte e do Irã.

Quais são os movimentos separatistas existentes atualmente?

Estado proposto: Estados Federados Chan..
Organização rebelde: Exército Nacional Shan..
Partido político: União Democrática Shan..
Grupo de pressão: Conselho de Restauração do Estado Shan..
Governo em exílio: Governo Provisório dos Estados Federados Shan..