Quais são as propriedades do ar 6 ano?

1) O ar é uma mistura de substâncias importantes que participam de várias reações químicas na natureza e dentro dos organismos. Na ocorrência de queimadas, qual é o gás comburente, presente no ar, responsável por manter a chama?
Quais são as propriedades do ar 6 ano?


A) Nitrogênio.
B) Oxigênio.
C) Hélio.
D) Hidrogênio
Resposta. b

2) No ar, existe, aproximadamente, a seguinte concentração de gases:

Quais são as propriedades do ar 6 ano?


Desses gases, quais não são aproveitados no processo de respiração dos animais?

A) Oxigênio e gás carbônico.
B) Oxigênio e argônio.
C) Nitrogênio e argônio.
D) Nitrogênio e oxigênio.
Resposta. c

3) Os organismos, tanto vegetais, quanto animais, quando respiram, consomem:

A) Oxigênio.
B) Gás carbônico.
C) Nitrogênio.
D) Outros gases.
Resposta. a

4) Os vegetais, na fotossíntese consomem:

A) Oxigênio.
B) Gás carbônico.
C) Nitrogênio.
D) Outros gases.
Resposta. b

5) Relacione as colunas, identificando corretamente os termos indicados.
Coluna I
I) Combustível.
II) Combustão.
III) Comburente.

Coluna II
(     ) Parafina.
(     ) Carvão vegetal.
(     ) Oxigênio.
(     ) Fumaça.
(     ) Gás natural.
Resposta de cima para baixo: I, I, III, II e I

6) O experimento, abaixo, mostra que, ao se tampar a ponta da seringa e empurrar o êmbolo, o ar que existe dentro da seringa passa a ocupar menos espaço, provocando uma diminuição da distância entre as moléculas de gases.
Quais são as propriedades do ar 6 ano?

Qual propriedade do ar pode ser demonstrada com esse experimento?

A) Compressibilidade.
B) Divisibilidade.
C) Elasticidade.
D) Expansibilidade.
Resposta: a

7) A ilustração abaixo mostra a experiência feita por André, seguindo orientações de seu professor.
Quais são as propriedades do ar 6 ano?

- André pegou um copo e colocou água, sem encher o copo;
- pegou um pedaço quadrado de uma folha de papel cartão e pôs sobre o copo com água;
- colocou a mão cuidadosamente sobre o papel, virou o copo de boca para baixo e tirou a mão devagar. Resultado: a água não caiu do copo! Isso ocorreu por causa da:

A) temperatura.
B) umidade relativa do ar.
C) presença de sais minerais na água.
D) pressão atmosférica.
Resposta: d

8) Sem ar, não há vida no planeta, pois todos os seres vivos necessitam do ar para sobreviver. A Terra precisa do efeito estufa. Sobre o efeito estufa, podemos dizer que é

A) um fenômeno natural que mantém parte do calor na Terra.
B) um fenômeno global do aumento da temperatura do planeta.
C) a mesma coisa que camada de ozônio.
D) o aumento da quantidade de ar.
Resposta: a

9) A reação entre oxigênio e combustível é a:

A) queima.
B) combustão.
C) fotossíntese.
D) oxidação.
Resposta: b

10) Se você mantivesse esta planta num quarto escuro, qual dos componentes do ar aumentaria em quantidade?
Quais são as propriedades do ar 6 ano?


A) oxigênio.
B) nitrogênio.
C) gás carbônico.
D) argônio.
Resposta: c

11) (Fuvest) Um importante poluente atmosférico das grandes cidades, emitido principalmente por automóveis, tem a propriedade de se combinar com a hemoglobina do sangue, inutilizando-a para o transporte de gás oxigênio. Esse poluente é o:

A) dióxido de carbono.
B) metano.
C) monóxido de carbono.
D) ozônio.
Resposta: c

A camada gasosa que envolve a terra é chamada de atmosfera. Sem ela não existiria vida no planeta, pois suas funções servem para manter a temperatura terrestre em níveis que permitem o desenvolvimento de vida, o fornecimento de gás oxigênio para a respiração dos seres vivos, o armazenamento dos efeitos dos raios solares e a possibilidade de voo de certos animais.

publicidade

Chamamos de ar justamente o que é a atmosfera. O ar é todo esse fluxo gasoso composto principalmente de nitrogênio (78 %) e oxigênio (21 %). Confira, a seguir, quais as propriedades físicas do ar e suas características, só aqui no Gestão Educacional!

Quais são as propriedades do ar 6 ano?
Quais são as propriedades do ar 6 ano?

Propriedades do ar e suas características

Sabemos que qualquer substância sólida, líquida ou gasosa é matéria. Portanto, o ar, por ser gasoso, também é matéria. Usaremos, aqui, várias propriedades da matéria para descrever as propriedades do ar.

publicidade

Está gostando da leitura? Compartilhe!TwitterWhatsapp

Entre as propriedades gerais da matéria temos a massa, ou seja, o ar possui massa. Uma bola de futebol cheia de ar tem mais massa do que uma bola de futebol vazia, por exemplo.

Outra propriedade é o volume, portanto, o ar ocupa espaço. Ele ocupa o espaço de um ambiente onde não existe outra matéria, por exemplo, uma garrafa com água até a sua metade tem a outra metade completada com ar.

publicidade

Na terra, tudo o que tem massa tem peso, ou seja, é atraído pela força que puxa todas as coisas para o seu centro, a gravidade terrestre. O peso do ar faz com que exista, então, a pressão atmosférica, que é a força exercida pelo ar sobre as superfícies.

Compressibilidade

Quando a matéria sofre a ação de uma força, ela acaba se comprimindo, ou seja, ela tem o seu volume diminuído.

O ar pode, então, diminuir o seu volume dentro de um recipiente. Um exemplo disso é quando pegamos uma seringa e a tapamos com o dedo o seu orifício. Mas, só conseguimos empurrar o embolo até certo ponto, pois isso ocorre graças à compressibilidade do ar.

publicidade

O ar é composto por moléculas. Quando fazemos o experimento descrito acima, essas moléculas ficarão mais próximas, devido à diminuição do volume do ar dentro da seringa,, como mostra a imagem abaixo.

Quais são as propriedades do ar 6 ano?
Quais são as propriedades do ar 6 ano?

A compressibilidade do ar é utilizada também em postos de gasolina para calibrar pneus por compressores de ar. Também é utilizada em bolas de futebol, vaporizadores de perfumes, maquinas de perfuração de solos, etc.

Elasticidade

Como dissemos acima, o ar se comprime ao sofrer a ação de uma força. Porém, quando essa força parar, o ar irá volta ao seu estado inicial. Chamamos isso de elasticidade.

publicidade

Ainda pensando no exemplo da seringa, quando paramos de pressionar o embolo, vemos que ele vai retornar à posição que estava antes de ser pressionado.

Expansibilidade

Quando tampados uma garrafa sem nenhum líquido ou sólido dentro dela, existe apenas o ar preenchendo o interior do objeto. Esse ar então se expande, ou seja, ele ocupa todo o espaço do interior da garrafa, sendo essa expansão em todas as direções.

Caso essa garrafa acabe quebrando ou seja destampada, o ar que estava no interior desse objeto irá se misturar com o ar atmosférico, expandindo-se ainda mais.

publicidade

O álcool é uma substância volátil, ou seja, quando está em temperatura ambiente, evapora. Após este processo, nós conseguimos sentir o seu cheiro porque, ao evaporar, ele irá se expandir ao se misturar com o gás atmosférico, ocupando então um volume maior.

Quais são as propriedades do ar 6 ano?
Quais são as propriedades do ar 6 ano?

Pressão do ar

A atmosfera é uma camada de ar com muitos quilômetros de espessura. Como foi dito acima, essa massa de ar tem peso e exerce o que conhecemos como pressão atmosférica.

A pressão atmosférica vai variar de acordo com a altitude em que estamos medindo o seu valor. Geralmente, usamos a pressão a nível do mar para facilitar, mas, em determinados lugares, é preciso considerar a altitude na qual está sendo feita a medida. De modo geral, quanto menor a altitude, maior a pressão.

publicidade

O primeiro dispositivo capaz de medir a pressão atmosférica é chamado de Barômetro, criado no século XVII por Evangelista Torricelli. Foi usado um tubo de 1 metro de comprimento, fechado em uma das extremidades, cheio de mercúrio.

Torricelli tapou com o seu dedo a extremidade aberta, inverteu o tubo, o mergulhou em um outro recipiente que também continha mercúrio e tirou o dedo.

O mercúrio não desceu completamente do tubo para o recipiente. Isso ocorreu porque a pressão atmosférica atuava sobre a superfície do líquido que estava dentro do recipiente.

publicidade

Exercícios Resolvidos

1) Porque quando sopramos um balão de aniversário ele ocupa mais espaço?

publicidade

_______________________

_______________________

_______________________

publicidade

2) Qual local terá maior pressão atmosférica: a nível do mar ou em cima de uma montanha? Justifique.

_______________________

_______________________

publicidade

_______________________

Respostas:

1. Ao soprarmos, estamos fazendo com que entre ar dentro do balão. Esse ar, como toda matéria, possui a característica de ocupar espaço e possuir um volume.

publicidade

2. Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, portanto, a nível do mar o valor da pressão atmosférica é maior.

Quais as propriedades do ar 6 ano?

Compressibilidade, Expansibilidade e Elasticidade.

O que é o ar e quais são suas propriedades?

Assim como ocorre com toda a matéria, o ar possui propriedades gerais – entre elas a compressibilidade e a expansibilidade. O ar pode ser comprimido – quando exercemos pressão ou força externa, fazemos com que as moléculas no ar se aproximem umas das outras, e elas tendem a ocupar menos espaço.

Quais as propriedades do ar resposta?

As propriedades são: Massa, compressibilidade, elasticidade e expansibilidade.

Quais são as duas propriedades do ar?

A compressibilidade e a elasticidade são alguns exemplos de propriedades do ar. O ar tem massa e ocupa espaço.