Quais são as qualidades da Educação Física?

Falar em Educação Física nos faz lembrar de esportes e atividades físicas, porem todo esporte é um conjunto de atividades físicas, mas nem toda atividade física é ou faz parte de um esporte.A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida. Ela é considerada como um meio educativo privilegiado, pois abrange o ser na sua totalidade, objetivando o equilíbrio, a saúde do corpo, a aptidão física para a ação e o desenvolvimento dos valores morais. Não se pode falar de um corpo fragmentado, mas de uma totalidade capaz de conectar pensamentos e movimentos através de ligações de sensibilidade. Nesta relação corpo e emoção o que importa não é o gesto pelo gesto, mas o significado deste diante do mundo. Esta disciplina permite ao educando exercer todas as suas potencialidades, desenvolve as funções mentais, a coordenação motora, a criatividade, a livre expressão e a sociabilidade, também auxilia no desenvolvimento global do indivíduo, isto é, no aspecto cognitivo, psicomotor e afetivo.

A educação Física é uma das áreas de conhecimento ligada ao estudo das atividades físicas, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento correto dos movimentos corporais e motores. Trabalha também no sentido terapêutico, na manutenção e reabilitação da saúde e ate mesmo para prevenir e evitar certos tipos de doenças.

Também é fundamental na formação básica do ser humano, atividade essencial para uma boa qualidade de vida.

O próprio Manifesto Mundial da Educação Física mostra os benefícios tanto sociais como educacionais que a Educação Física oferece. Mas uma duvida assombra minha mente... Já que a Educação Física é tão importante assim, porque essa ainda se encontra na UTI?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há uma certa dificuldade em explicar o que realmente é a Educação Física. Afinal, quando falamos em Educação Física pensamos logo em corpos sarados, suados e dispostos somente em malhar. É preciso acabar com esse paradigma, mas essa imagem sobre a Educação Física trazemos da própria escola, do ensino fundamental, onde a própria disciplina não se encaixa no quadro das demais, sendo aplicada em dias e horários diferentes como se não tivesse tanta importância como as outras disciplinas, parecendo ser ate mesmo opcional, sem aulas teóricas, afinal nem todo mundo gosta de jogar bola e correr em volta da quadra.

Nessa sociedade consumista em que vivemos, cuidar do corpo se tornou cultural, e para isso precisamos de profissionais realmente qualificados para desempenhar seu papel com responsabilidade, compromisso e informação para uma Educação Física de Qualidade, já que se tratando de Educação seja essa, escolar, alimentar, ambiental ou qualquer tipo de aprendizado já é cultura e cultura é o direito de todo cidadão. Segundo João Paulo S. Medina “... a educação seria um processo pelo qual os seres humanos buscam sistemática ou assistematicamente o desenvolvimento de todas as suas potencialidade, sempre no sentido de uma auto-realização, em conformidade com a própria realização da sociedade...”,já nas palavras de Saviane a própria Educação seria “...o processo de promoção do ser humano que, no caso, significa tornar o homem cada vez mais capaz de conhecer os elementos de sua situação para intervir nela, transformado-a no sentido de uma ampliação da comunicação e colaboração entre os homens...”

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

Quais são as qualidades da Educação Física?
Quais são as qualidades da Educação Física?

A Educa��o F�sica no melhoramento da 

qualidade de vida e consciencia ambiental

Quais são as qualidades da Educação Física?

 

*Aluna do Curso de Educa��o F�sica do Centro Universit�rio do Tri�ngulo - UNITRI

**Orientador. Professor do Curso de Educa��o F�sica

do Centro Universit�rio do Tri�ngulo � UNITRI

(Brasil)

N�dia Ferreira de Ara�jo Almeida

S�rgio Servulo Ribeiro Barbosa

 

Resumo

          A Educa��o F�sica � vista como ve�culo para o melhoramento da Qualidade de Vida ocasionando o desenvolvimento de habilidades f�sicas, cognitivas, afetivas, sociais e ambientais, proporcionando um estado de bem-estar �s pessoas que praticam atividades f�sicas. O exerc�cio f�sico � elemento fundamental para regula��o da qualidade de vida do ser humano. Este estudo, de natureza qualitativa tem como objetivo a inser��o da Educa��o Ambiental nas aulas de Educa��o F�sica ampliando os conte�dos j� desenvolvidos pelos educadores f�sicos, mais especificamente no �mbito pedag�gico.Estar saud�vel corporal e mentalmente e tamb�m desenvolver atividades em um ambiente �saud�vel� isento de polui��o e fazendo com que os alunos aprendam a conservar o ambiente em que vivemos.

          Unitermos:

Educa��o F�sica. Qualidade de Vida. Inser��o. Educa��o Ambiental.  
Quais são as qualidades da Educação Física?
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - A�o 14 - N� 131 - Abril de 2009

Quais são as qualidades da Educação Física?

1 / 1

Introdu��o

    A Educa��o F�sica deve proporcionar e estimular, a seus agregados, a ado��o de comportamentos favor�veis para a manuten��o ou aprimoramento de componentes do estilo de vida relacionados � sa�de. Para isso, utiliza o processo ensino-aprendizagem, por meio de viv�ncias sistematizadas de diversas dimens�es da cultura do movimento humano (SANTOS, 2005). Tamb�m est� estruturada em componentes que podem contribuir para elevar os n�veis de sa�de e para a maximiza��o da qualidade de vida.

    Conforme Minayo et al. (2000), qualidade de vida � uma no��o eminentemente humana que se aproxima do grau de satisfa��o encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental.

    Assun��o Jr. et al. (1999) afirma que a qualidade de vida representa uma tentativa de nomear algumas caracter�sticas da experi�ncia humana, sendo ele o fator central que determina a sensa��o subjetiva de bem-estar. Para Shin & Johnson, citados por ASSUN��O ET AL. (1999), ela consiste na possess�o dos recursos necess�rios para a satisfa��o das necessidades e desejos individuais, a participa��o em atividades que permitem o desenvolvimento pessoal, a auto-realiza��o e a possibilidade de uma compara��o satisfat�ria entre si mesmo e os outros.

    O termo qualidade de vida engloba v�rios aspectos da vida de uma pessoa, tendo como base, a popula��o em geral. Do ponto de vista positivo, essa express�o � feita a uma pessoa que tem um grau de satisfa��o elevado com a vida. Mas uma boa qualidade de vida depende de uma s�rie de fatores: como a dimens�o emocional, dimens�o f�sica e a dimens�o ambiental.

    Leite (1990) firma que, problemas como: estresse f�sico e psicol�gico ou problemas de sa�de s�o bastante comuns quando se percebe que a maioria da popula��o em cidades grandes sofre pelo fato de viverem em moradias pequenas, convivendo em ambientes com pouco contato social, e assim, diariamente absorvendo em si uma s�rie de ang�stias e sofrimentos. O exerc�cio f�sico � elemento fundamental para regula��o da qualidade de vida do ser humano, assim como relata SHARKEY (2002).

    De acordo com Montti (2005), atividade f�sica � definida como um conjunto de a��es que um indiv�duo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e altera��es do organismo, por meio de exerc�cios que envolvam movimentos corporais, com aplica��o de uma ou mais aptid�es f�sicas, al�m de atividades mental e social, de modo que ter� como resultados os benef�cios � sa�de.

    A pr�tica da atividade f�sica regular orientada permite que o corpo tenha sua musculatura fortalecida e ao mesmo tempo flex�vel (WAGORN et all,1993). Auxilia na perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redu��o da press�o arterial em repouso, melhora do diabetes, diminui��o do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom").

    Ajuda tamb�m na regula��o das subst�ncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o c�rebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Al�m disso, auxilia tamb�m na manuten��o da abstin�ncia de drogas e na recupera��o da auto-estima. H� redu��o da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depress�o. No caso de crian�as, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

    Em s�ntese a atividade f�sica traz uma sensa��o de bem estar, aumento no �bom humor�, e melhoramento na qualidade de vida reduzindo o sedentarismo e sensa��o de cansa�o f�sico e mental dos indiv�duos.

    O problema de pesquisa se configura da seguinte forma: Como o educador f�sico � capaz de trabalhar qualidade de vida atrav�s da realiza��o de atividades f�sicas e a��es de melhorias ambientais?

    Como objetivo geral temos: identificar como a Educa��o F�sica, e o profissional da �rea, podem atuar no melhoramento da qualidade de vida ligada � conscientiza��o ambiental. Como objetivos espec�ficos temos: Despertar o interesse e a busca de conhecimentos do profissional de Educa��o F�sica para problemas ambientais que � preocupa��o da popula��o mundial; Conscientizar a popula��o de maneira geral da import�ncia da pr�tica de atividades f�sicas com orienta��o do educador f�sico e sobre a import�ncia de tal pr�tica em condi��es clim�ticas mais favor�veis, ambientes mais conservados, n�o polu�dos drasticamente pelo homem.

    O artigo a ser desenvolvido � uma revis�o bibliogr�fica de artigos j� publicados sobre Educa��o Ambiental e visa principalmente rever o papel do professor de Educa��o F�sica na Educa��o Ambiental e de como o mesmo deve procurar se orientar sobre os problemas ambientais que hoje vem causando grande preocupa��o em toda sociedade, e procurar transmitir aos alunos informa��es necess�rias para que eles se conscientizem e ajudem a �ressuscitar� nosso Planeta.

Influ�ncias ambientais na pr�tica de atividades f�sicas

    H� grande preocupa��o na pesquisa desenvolvida em aprimorar, bem como, desenvolver, t�cnicas pedag�gicas que norteiam a qualidade de vida em pr�ticas docentes modernas e vinculadas � consci�ncia ambiental. Em �mbito geral, cabe aos educadores f�sicos, reconhecer e ensinar sobre a problem�tica ambiental e como ela interfere na pr�tica de atividades f�sicas e consequentemente na qualidade de vida.

    Caber� ao educador moderno mediar � teoria da educa��o ambiental e suas rela��es com a pr�tica de atividades f�sicas. � de responsabilidade do educador permitir esclarecimentos b�sicos, que possibilitem perceber que, apesar de altamente ben�fica, � curioso notar, que, em determinados ambientes a pr�tica de exerc�cios f�sicos propicia uma maior exposi��o aos fatores de polui��o ambiental, podendo ocasionar um efeito retr�grado na qualidade de vida.

    Entre eles:

  • Atividades f�sicas realizadas em �reas descobertas, ao ar livre, propiciam um per�odo de maior exposi��o � radia��o ultravioleta, favorecendo condi��es ao desenvolvimento de c�ncer de pele;

  • Atividades aer�bicas aumentam a freq��ncia respirat�ria que traz consigo gases nocivos e fuligem (carbono) ao pulm�o, decorrentes do agravamento da polui��o do ar;

  • Com a eleva��o da temperatura global, a pr�tica de atividades f�sicas provoca uma desidrata��o mais r�pida, prejudicando rea��es metab�licas essenciais;

  • Atividade f�sica conduz a um maior consumo de �gua pot�vel, cada vez menos dispon�vel no planeta, portanto mais urgentes devem ser tomadas medidas conservacionistas.

    � fato que, a amea�a � sobreviv�ncia humana em face da degrada��o dos recursos naturais, a extin��o das esp�cies, o aquecimento da temperatura devido ao agravamento do efeito estufa e a escassez de �gua fizeram a quest�o ambiental ocupar um lugar de destaque nos debates internacionais e nos meios de comunica��o em massa. Essa explora��o exaustiva de recursos naturais a fim de promover um alto crescimento econ�mico exp�s um cen�rio ambiental preocupante, no qual os recursos preciosos � vida come�am a rarear devido ao consumo excessivo e a polui��o que compromete a qualidade dos mesmos.

    In�meras confer�ncias alertam para este fato e tratam o problema com severidade, demonstrando atrav�s de estudos � necessidade de medidas globais e urgentes. Surge, ent�o, a necessidade de gerir os recursos e suas formas de utiliza��o de maneira sustent�vel, a fim de reverter o atual quadro de degrada��o ambiental que amea�a a qualidade de vida e a pr�pria exist�ncia humana no planeta.

    Todos os dias acompanhamos na televis�o, nos jornais e revistas as cat�strofes clim�ticas e as mudan�as que est�o ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudan�as t�o r�pidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos �ltimos anos.

    De acordo com a Teoria de Gaia (nome da antiga deusa grega pr�-hel�nica que simbolizava a Terra viva), elaborada pelo cientista brit�nico James Lovelock em 1969, todos os seres vivos existentes no Planeta dependem uns dos outros para manter o equil�brio da vida e a Terra � vista como uma entidade viva. A Teoria de Gaia argumenta que a Terra se comporta como um grande organismo vivo capaz de se auto-regular e reagir �s mudan�as (CAPRA, 1997, p. 90)

    Segundo Margulis (1972):

    Em outras palavras, a hip�tese de Gaia afirma que a superf�cie da Terra, que sempre temos considerado o meio ambiente da vida, � na verdade parte da vida. A manta de ar - a troposfera - deveria ser considerada um sistema circulat�rio, produzido e sustentando pela vida... Quando os cientistas nos dizem que a vida se adapta a um meio ambiente essencialmente passivo de qu�mica, f�sica e rochas, eles perpetuam uma vis�o mecanicista seriamente distorcida, pr�pria de uma vis�o de mundo falha. A vida, efetivamente, fabrica, modela e muda o meio ambiente ao qual se adapta. Em seguida este 'meio ambiente' realimenta a vida que est� mudando e atuando e crescendo sobre ele. H� intera��es c�clicas, portanto, n�o-lineares e n�o estritamente determinista. (CAPRA, obra cit., p. 90; CAMPBELL, 1990; ELIADE, 1997).

    Tendo em vista a hip�tese de Gaia, � necess�rio que o homem se conscientize que a pr�tica de exerc�cios f�sicos para melhoria da qualidade de vida n�o est� desvinculada � prote��o e conserva��o dos recursos ambientais. E que o profissional de Educa��o F�sica seja capaz de desempenhar este papel.

    Segundo a ONU (Eco 1992), a educa��o ambiental � a melhor forma para alcan�armos um desenvolvimento sustent�vel e, assim, resolvermos grande parte dos problemas ambientais. No Brasil, a lei 9795 de 27 de Abril de 1999, determina a educa��o ambiental como componente essencial e permanente da educa��o nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os n�veis e modalidades do processo educativo, em car�ter formal e n�o-formal.

    A problem�tica ambiental constitui um importante espa�o catalisador e produtor de valores regulat�rios da qualidade de vida. Neste sentido, a consci�ncia ambiental, torna-se essencial as pr�ticas docentes, como suporte de uma vida moderna, consciente, sustent�vel e ecologicamente correta. � fato que os profissionais de educa��o f�sica podem desempenhar um papel fundamental.

    O educador f�sico n�o diminui sua import�ncia no �mbito escolar, mas sim assume uma nova postura perante aos alunos e a sociedade, al�m de professor de Educa��o F�sica ser� um orientador, conscientizador de aspectos tamb�m relacionados � Educa��o Ambiental.

    A Educa��o Ambiental � um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagn�stico dos problemas ambientais e busca de solu��es, sendo preparado como agente transformador, atrav�s do desenvolvimento de habilidades e forma��o de atitudes, atrav�s de uma conduta �tica, condizentes ao exerc�cio da cidadania.

    Segundo Vasconcellos (1997), a presen�a, em todas as pr�ticas educativas, da reflex�o sobre as rela��es dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e do ser humano com seus semelhantes � condi��o imprescind�vel para que a Educa��o Ambiental ocorra. Dentro desse contexto, sobressaem-se as escolas, como espa�os privilegiados na implementa��o de atividades que propiciem essa reflex�o, pois isso necessita de atividades de sala de aula e atividades de campo, com a��es orientadas em projetos e em processos de participa��o que levem � autoconfian�a, � atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a prote��o ambiental implementados de modo interdisciplinar.

    O professor de Educa��o F�sica deve buscar orientar os alunos dos valores que conduzam a uma conviv�ncia harmoniosa com o ambiente e as demais esp�cies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princ�pio antropoc�ntrico, que tem levado � destrui��o inconseq�ente dos recursos naturais e de v�rias esp�cies.

    Haja vista os horizontes de um momento hist�rico concreto e contempor�neo, em que a qualidade de vida representa uma das maiores ascen��es humana; � poss�vel que a Educa��o F�sica participe na melhoria da qualidade de vida, bem como, o entendimento de que a mesma est� relacionada com medidas antropog�nicas de conserva��o ambiental.

    Portanto, j� foi dado um grande passo pela humanidade e pelo Brasil para a preserva��o de nosso planeta, cabem a n�s, professores de Educa��o F�sica, formadores de opini�o, trabalharmos com afinco para conscientizarmos o maior n�mero de pessoas, agindo como dispersores desta conscientiza��o, esclarecendo que o uso indevido e sem controle dos recursos naturais acabar� por voltar-se contra todos n�s.

O professor de Educa��o F�sica e a quest�o ambiental

    Para n�s professores de Educa��o F�sica a conscientiza��o ambiental dos alunos ser� de grande valia para um melhoramento na qualidade de vida dos mesmos, e conseq�entemente dos seus pais, irm�os, amigos e da sociedade em geral.

    No presente estudo h� uma grande preocupa��o com o ambiente em que o aluno desempenha as atividades f�sicas. Com isso, educador f�sico deve se preocupar com o desempenho de atividades que contribuam com o melhoramento da qualidade de vida dos seus alunos e tamb�m saiba orient�-los que n�o adianta estar desempenhando atividades que lhes proporcionem bem estar se no ambiente em que tais atividades s�o desenvolvidas a polui��o do ar, da �gua e do solo s�o nocivas � sa�de, e a esse bem estar que o exerc�cio f�sico propicia.

    No estudo que fiz referentes a artigos j� publicados n�o encontrei nenhum que fizesse a liga��o de como � preciso o professor de Educa��o F�sica desenvolver a qualidade de vida por meio de atividades f�sicas e tamb�m ser um conscientizador do grande problema que enfrentamos hoje que � o aquecimento global.

    V�rios artigos j� foram publicados referentes � inclus�o da Educa��o Ambiental no �mbito escolar, um exemplo foi o artigo escrito por VARGAS E TAVARES (2004)cujo tema abordado � A Educa��o Ambiental no contexto da Educa��o F�sica Escolar, o qualteve como objetivo elaborar uma proposta para o desenvolvimento da Educa��o Ambiental (EA) no meio escolar atrav�s da Educa��o F�sica (EF).

    Segundo Vargas e Tavares(2004):

    Temos convic��o de que as id�ias meio ambientais devem estar presentes em todos os espa�os que educam o cidad�o, desde pra�as e reservas ecol�gicas, passando por sindicatos e movimentos sociais, at� chegar ao sistema educacional, este considerado como um dos locais privilegiados para a consecu��o da EA

(Reigota, 1994). O que concordam Medina e Santos (2000), quando justificam a inser��o da EA no curr�culo, no sentido de uma renova��o educativa escolar visando uma melhoria na qualidade de ensino, respondendo �s necessidades cognitivas, afetivas e �ticas, capaz de contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito. ( p. 2)

    Um novo entendimento na rela��o do ser humano com o ambiente ent�o deve ser concebido, partindo de uma leitura cr�tica e reflexiva do entorno, caracterizada por um pensar global � cerca das problem�ticas meio ambientais a partir da a��o local. Este pensamento deve ter claro que os recursos naturais de nosso planeta s�o finitos e necessitam uma maior aten��o � cerca dos recursos renov�veis e n�o renov�veis, conjuntamente a uma justa redistribui��o e solidariedade que � outro princ�pio da Educa��o Ambiental. Finalmente esta solidariedade se far� presente a partir de uma nova �tica, sensibilizadora e transformadora para as rela��es integradas homem/sociedade/meio ambiente, privilegiando o alcance de uma melhor qualidade de vida para todos os seres deste planeta.

    De acordo com Tavares (2003)

    � preciso ambientalizar os curr�culos de EF, n�o apenas praticar atividades de sa�das de campo: trilhas ecol�gicas, pr�ticas de gin�stica ao ar livre, excursionar, etc. Mais do que isto � preciso educar em valores. A ambientaliza��o das aulas de EF passa pela �tica como proposi��o fundamental da EA, no intuito de educar em valores. Valores que suplantam os m�ritos das vit�rias esportivas, mas do "verdadeiro esp�rito desportivo", que pressup�e respeito, oportunidade, acesso ao conhecimento relativo �s pr�ticas corporais como fator indispens�vel �s rela��es entre os seres humanos e destes com a natureza, propiciando uma melhor qualidade de vida para a popula��o.

    O que concordam Medina e Santos (2000), quando justificam a inser��o da EA no curr�culo, no sentido de uma renova��o educativa escolar visando uma melhoria na qualidade de ensino, respondendo �s necessidades cognitivas, afetivas e �ticas, capaz de contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito.

    No estudo desenvolvido, a implanta��o da Educa��o Ambiental � vi�vel para �rea escolar, mas n�o substituindo o papel da Educa��o F�sica que proporciona a melhoria da aptid�o f�sica, o desenvolvimento intelectual e a manuten��o do equil�brio afetivo ou emocional; utilizando uma abordagem sist�mica, diria-se que a Educa��o F�sica atua sobre os dom�nios psicomotor, cognitivo e afetivo. O professor precisa se instruir para n�o apenas trabalhar como educador f�sico, mas tamb�m orientador dos danos irrepar�veis que o homem est� causando no meio ambiente.

    Para isto se faz necess�rio uma transforma��o nos valores e atitudes, afirma GUIMAR�ES (2000), para que se ande em dire��o a uma nova �tica, sensibilizadora e transformadora para as rela��es integradas homem/sociedade/meio ambiente.

Considera��es finais

    De acordo com Santos (2005), uma nova vis�o de Educa��o F�sica requer multi e interdisciplinaridade, na tentativa de juntar os peda�os de um homem fragmentado, buscando a supera��o de uma concep��o de ser humano essencialmente biol�gico, para ser concebido segundo uma vis�o mais hol�stica, onde se considera os processos hist�ricos, de ordem social, cultural, pol�tica, econ�mica, ambiental e tecnol�gica.

    Modernos estudos de educa��o ambiental evidenciam a necessidade de experi�ncias humanas diretas com a natureza para que ocorra uma efetiva mudan�a de atitude ambiental. Caber� ent�o, a cria��o de procedimentos e diretrizes que permitam esclarecimentos b�sicos para reduzir ou reverter a��es antropog�nicas poluidoras que restringem a qualidade de vida. Nesse sentido, o Programa Nacional de Educa��o Ambiental (PNEA) sugere a interven��o, de forma equilibrada, das m�ltiplas dimens�es da sustentabilidade ambiental para a prote��o, recupera��o e melhoria das condi��es ambientais e da qualidade de vida no pa�s. Nesse contexto, o profissional ent�o, sente-se desafiado a satisfazer essa ret�rica, e, ao mesmo tempo, promover medidas significativas ao desenvolvimento humano. Tendo em vista o compromisso com a qualidade de vida, a introdu��o de um pacote de programas pedag�gicos, visa melhor assistir os profissionais de educa��o f�sica com todas as suas especificidades.

    Nos artigos j� publicados o profissional de Educa��o F�sica praticamente se anula perante a Educa��o Ambiental, ele se preocupa somente com quest�es de cunho ambiental e esquece seu papel de educador f�sico. Nesse artigo em andamento, a Educa��o Ambiental � interligada com a Qualidade de Vida e o respectivo papel a ser desenvolvido pelo professor de Educa��o F�sico.

    Sa�de e qualidade de vida s�o interpretadas considerando o universo social no qual se encontram inseridos. Decorre da� a necessidade de avali�-los na perspectiva das Ci�ncias Sociais. Conceitos s�o reavaliados em uma perspectiva distinta.

    Para que o professor de Educa��o F�sica esteja apto a desenvolver a Educa��o Ambiental no �mbito pedag�gico � necess�rio que a mesma seja inclusa no curr�culo disciplinar oferecido na gradua��o de Educa��o F�sica.

Refer�ncias

  • ANDRADE, D. F. Implementa��o da Educa��o Ambiental em escolas: uma reflex�o. In: Funda��o Universidade Federal do Rio Grande. Revista Eletr�nica do Mestrado em Educa��o Ambiental, v. 4. out/nov/dez 2000.

  • ASSUMP��O, Lu�s Ot�vio Teles; MORAIS, Pedro Paulo e FONTOURA, Humberto. Rela��o entre atividade f�sica, sa�de e qualidade de vida. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - A�o 8 - N� 52 - Septiembre de 2002. http://www.efdeportes.com/efd52/saude.htm

  • ASSUN��O, JR, F.B, KUCZYNKI, E., SPROVERI, M.A .,ARANHA, E.M.G., Escala de Avalia��o de Qualidade de Vida. S�o Paulo, Arq. Neuro-Psiquiatr.Vol. 58,n.1, 2000.

  • CAPRA, Fritjof. A teia da vida. S�o Paulo : Cultrix, 1997.

  • CURRIE, K. L. Meio ambiente interdisplinaridade na pr�tica. Campinas, Papirus, 1998.

  • DIAS, G. F. Educa��o Ambiental: princ�pios e pr�ticas. S�o Paulo, Gaia, 1992.

  • GHORAYEB, N. BARROS NETO, T. L. de O exerc�cio: prepara��o fisiol�gica, avalia��o m�dica, aspectos especiais e preventivos. S�o Paulo: Atheneu, 1999.

  • GON�ALVES, A. & VILARTA, R., Qualidade de Vida e Atividade F�sica � Explorando Teoria e Pr�tica. Campinas: Ed. Manole, 2004.

  • GUERRA, R. T. GUSM�O, C. R. C. A implanta��o da Educa��o Ambiental numa escola p�blica de Ensino Fundamental: teoria versus pr�tica. Jo�o Pessoa, Anais do Encontro Paraibano de Educa��o Ambiental 2000 � Novos Tempos. 08-10 nov 2000.

  • GUIMAR�ES, M. A Dimens�o ambiental na educa��o. Campinas: Papirus, 2000.

  • KOSLOWSKY, Marcelo. Influ�ncias da atividade f�sica no aumento da qualidade de vida. Revista Digital - Buenos Aires - A�o 10 - N� 69 - Febrero de 2004

  • LEITE, P. F. Aptid�o f�sica: esporte e sa�de: preven��o e reabilita��o de doen�as. 2. ed. S�o Paulo: Robe, 1990.

  • LOVELOCK, James E., Gaia A Terra Viva. Revista Nova Era n.7

  • MARGULIS, Lynn. A hip�tese gaia de Lynn Margulis . ed. E cidade1972.

  • MEDINA, N. M. e SANTOS, E. da C. Educa��o Ambiental: uma metodologia participativa de forma��o. Petr�polis: Vozes, 2000.

  • REIGOTA, M. O que � Educa��o Ambiental. S�o Paulo: Brasiliense, 1994.

  • SANTOS, J.F.S. Educa��o f�sica, sa�de e qualidade de vida: uma busca por novos caminhos. http://www.evirt.com.br/artigos/severo02.htm, 20/07/2005

  • SATO, M. Educa��o Ambiental. S�o Carlos, Rima, 2002.

  • SOUZA, A. K. A rela��o escola-comunidade e a conserva��o ambiental. Monografia. Jo�o Pessoa, Universidade Federal da Para�ba, 2000.

  • TAVARES, Francisco Jos� Pereira. A Educa��o Ambiental na forma��o de professores de Educa��o F�sica: uma emergente conex�o. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - A�o 9 - N� 61 - Junio de 2003. http://www.efdeportes.com/efd61/eamb.htm

  • VARGAS, Jos� Eduardo Nunes e TAVARES, Francisco Jos� Pereira. A Educa��o Ambiental no contexto da Educa��o F�sica Escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - A�o 10 - N� 69 - Febrero de 2004. http://www.efdeportes.com/efd69/ea.htm

  • VASCONCELLOS, H. S. R. A pesquisa-a��o em projetos de Educa��o Ambiental. In: PEDRINI, A. G. (org). Educa��o Ambiental: reflex�es e pr�ticas contempor�neas. Petr�polis, Vozes, 1997.

Outros artigos em Portugu�s

 
Quais são as qualidades da Educação Física?

revista digital � A�o 14 � N� 131 | Buenos Aires,Abril de 2009  
© 1997-2009 Derechos reservados

O que é uma Educação Física de qualidade?

Uma educação física de qualidade contribui diretamente no desenvolvimento de competências essenciais para os jovens e ajuda na construção de habilidades que ultrapassam os limites da sala de aula ou da escola. O desenvolvimento sustentável se inicia com crianças seguras, saudáveis e bem-educadas.

Quais são os 5 elementos da Educação Física?

Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.

Quais as qualidades essenciais para um bom professor de educação física?

Quais são as habilidades essenciais para ser um educador físico?.
Competência técnica. ... .
Didática. ... .
Bom relacionamento. ... .
Ótima comunicação. ... .
Ética e conduta profissional. ... .
Criatividade e inovação..

Quais são as principais características da Educação Física?

Uma das principais características da Educação Física na Escola é de educar através do movimento, contribuindo para o desenvolvimento de todo potencial do educando, unindo aspectos físicos, mentais e sociais.