Quais são as vantagens e as desvantagens da ética nos negócios para a sociedade?

As teorias de ética buscam determinar como os seres humanos devem se comportar uns com os outros. No sentido mais amplo, definem o que é "certo" e "errado" e como promover a prosperidade humana. No entanto, não há um consenso geral sobre o que é "prosperidade" ou qual é a melhor forma de atingi-la. Os três principais tipos de teorias (deontológicas, utilitaristas e da virtude) respondem a essas questões de forma diferente, criando diferentes vantagens e desvantagens.

Show

Vantagens da deontologia

As teorias deontológicas, ou baseadas nas obrigações, asseguram que os seres humanos são moralmente obrigados a seguir certos princípios. Um famoso exemplo, o "imperativo categórico" do Immanuel Kant, requer que os seres humanos tratem os outros como fins e não como meios. Esse tipo de teoria tende a definir regras específicas para avaliar os comportamentos das pessoas, o que é a maior vantagem. As teorias deontológicas também permitem que as pessoas ajam além do requisito base das regras.

Desvantagens da deontologia

As teorias deontológicas possuem vários problemas. Não sempre é claro como classificar as tarefas, o que pode criar dilemas insolúveis. Em alguns casos, seguir uma responsabilidade pode levar a resultados perigosos ou desastrosos. Por exemplo, dizer a verdade pode requerir que alguém diga a um assassino onde encontrar a vítima. Nenhum conjunto de regras pode valer em todos os âmbitos, o que deixa os indivíduos sem guia para algumas decisões morais.

Vantagens do utilitarismo

O utilitarismo, como foi batizado por John Stuart Mill, procura gerar o maior benefício para a maior quantidade possível de pessoas. Um dos benefícios principais é que são consideradas as consequências. Essas teorias buscam promover especificamente o bem humano como um todo e guiam o comportamento, permitindo às pessoas saber o que é considerado "moral".

Desvantagens do utilitarismo

As teorias do utilitarismo têm o problema de tornar moralmente permissível prender, assassinar e torturar indivíduos, mesmo inocentes, para obter um benefício. Só o bem e a felicidade para a humanidade toda importa, mas os benefícios individuais são considerados apenas parte do total, o que é contrário a muitos ideais democráticos, como a autonomia.

Vantagens da ética da virtude

A ética da virtude se origina com Aristóteles, quem assegurava que ser ético significa internalizar um conjunto de virtudes como a justiça e a bravura, que são expressadas por meio de comportamento. Segundo essa teoria, o que importa são as intenções de agir de forma ética. A ética da virtude regula como alguém se comporta e como deve ser internamente.

Desvantagens da ética da virtude

A ética da virtude não pode criar regras específicas para guiar o comportamento. A ausência delas dificulta que um grupo de pessoas concorde sobre o que constitui comportamento ético em certas situações. Ao não definir uma virtude "suprema", podem criar-se graves conflitos sobre qual, entre outras virtudes, deve ser preferencial, ao tomar uma decisão.

Neste conteúdo, abordamos o que é ética nos negócios, os princípios da ética, por que são importantes e por fim, como você pode aplicá-las em seu local de trabalho.

O que é ética nos negócios?

Ética nos negócios é um conjunto de princípios que determinam o que é certo, errado, mas também o que é apropriado no ambiente de trabalho. A ética comercial de uma empresa influencia a conduta de todos os funcionários, isto é, incluindo relacionamentos interpessoais dentro da empresa, bem como relacionamentos comerciais com clientes externos.

O objetivo da ética nos negócios é garantir uma atitude moral consistente dentro da empresa, desde a gerência no nível executivo até as novas contratações, além disso, a ética nos negócios garante que todos sejam respeitados e tratados com justiça e honestidade.

Princípios de ética nos negócios

Confira cinco fundamentos que a maioria das empresas valoriza como ética:

Quais são as vantagens e as desvantagens da ética nos negócios para a sociedade?

  • Confiança: confiança direcionada aos clientes, supervisores, bme como outros funcionários. Isso significa executar uma tarefa à qual você foi designado ou concordou em concluir, praticando assim, discrição nas informações da empresa e sendo pontual nas reuniões e outros eventos de trabalho;
  • Honestidade: esse princípio inclui dizer a verdade, ser transparente e além disso, apropriar-se de suas palavras, trabalho e ações. Se você faz parte de um projeto de equipe, então, certifique-se de que todos os membros da sua equipe recebam crédito por seu trabalho. Se você cometer um erro, aceite-o o mais rápido possível e faça o possível para corrigir as coisas;
  • Integridade: tanto a confiabilidade quanto a honestidade são fatores de  integridade, por isso, se você é uma pessoa íntegra, sempre tenta fazer a coisa certa em qualquer situação, mesmo quando isso não lhe é vantajoso. Você coloca o bem de sua equipe e da empresa como um todo acima de seus próprios desejos;
  • Lealdade: esse princípio envolve a promoção de uma imagem positiva de seu empregador, bem como organização, especialmente para clientes, colegas de trabalho, familiares e amigos fora da empresa e nas mídias sociais;
  • Respeito:  Sua conduta deve refletir tanto respeito por você quanto por seus colegas de trabalho, desse modo, respeito a si mesmo se reflete na maneira como você se apresenta e se comunica. Você mostra respeito pelas opiniões individuais dos membros da equipe, mesmo que sejam diferentes das suas. Você pensa antes de falar, dando tempo para reunir seus pensamentos para que você possa argumentar de maneira a manter a reverência pelos outros.

Importância da ética nos negócios no local de trabalho

Existem benefícios tangíveis, bem como intangíveis em ser ético na empresa, sendo:

  • Retenção aprimorada de funcionários: aética comercial forte geralmente incentiva os gerentes a mostrar apreço pelo trabalho duro de um funcionário. Como resultado, os membros da equipe podem ser mais fiéis à empresa e se esforçar para serem mais produtivos;
  • Colaboração mais forte: os membros da equipe que praticam ética nos negócios têm respeito um pelo outro, além disso, trabalham bem juntos. Essa camaradagem não apenas promove um ambiente de trabalho agradável, mas também ajuda na colaboração e produtividade da equipe;
  • Liderança mais eficaz: quando um gerente segue a ética nos negócios, é mais provável que trate bem os funcionários. Como resultado, as equipes estão mais inclinadas a seguir sua liderança. Desse modo, isso minimiza os problemas de disciplina e a confiança das equipes nos gerentes e supervisores quando decisões difíceis precisam ser tomadas;
  • Maior valor profissional: quando você tem uma atitude positiva em relação ao seu trabalho e àqueles com quem trabalha, então, pode aumentar a qualidade do seu trabalho. Ademais, aumenta seu valor para sua equipe e a empresa como um todo.

Como manter a ética nos negócios?

O principal meio pelo qual uma empresa comunica seus princípios éticos é através de um documento de “código de conduta”, que estabelece os padrões éticos da empresa, bem como de seus funcionários. É provável que você receba uma cópia deste documento após o emprego e poderá revê-lo ao determinar a melhor maneira de manter a ética nos negóciosem seu local de trabalho.

Existem algumas maneiras de você ter um ambiente de trabalho ético, sendo:

1 . Relatar conflitos de interesse

Algumas empresas têm uma política em relação a receber presentes de clientes ou outras partes externas. Alguns podem até ter regras sobre trabalho em meio período, oportunidades de freelancer, bem como outros trabalhos paralelos.

Em todos os casos, essas regras visam garantir que os funcionários operem dentro das limitações dos conflitos de interesse, o que pode afetar a integridade de um funcionário.

2 . Cuide da propriedade da empresa

É provável que você use ferramentas, tecnologia, equipamento e suprimentos fornecidos pelo seu empregador. Esses itens geralmente são reservados apenas para uso no trabalho, então, siga todas as regras relacionadas ao uso e manutenção desses itens para garantir que você esteja usando as propriedades da empresa com respeito.

3 . Use discrição com informações confidenciais

Alguns locais de trabalho, bem como funções podem interagir com dados ou materiais confidenciais, o que exige que os funcionários pratiquem a discrição por meio de organização cuidadosa, uso de senhas e outras medidas de segurança.

Consulte seu código de conduta para entender as condições de discutir, mas também de manipular informações confidenciais no local de trabalho.

4 . Pratique a integridade

Mantenha seu trabalho com um alto padrão de justiça, honestidade e por fim, qualidade. Ou seja, você deve ser transparente quanto ao desempenho e às áreas que poderá melhorar. Aceite seus erro, além disso, trabalhe para corrigi-los o mais rápido possível.

Mantenha sua equipe, mas também supervisores informados sobre erros e progresso para garantir que todos estejam atualizados.

5 . Mantenha uma alta participação

Seu local de trabalho pode ter uma política de presença, bem como atraso para responsabilizar os funcionários pelo trabalho e pontualidade.

Aparecer no trabalho quando se espera demonstra respeito por seus colegas e por seu empregador. 

Você pode solicitar uma folga de acordo com a política da sua empresa. Se você for inesperadamente impedido de trabalhar por doença, acidente ou outra causa, informe seu gerente ou supervisor o mais rápido possível.

Seu líder direto pode garantir que seu trabalho seja tratado por outra pessoa na sua ausência, então, se você se atrasar, avise seu gerente com antecedência, se possível.

6 . Respeite os colegas de trabalho e outros funcionários do escritório

Você pode comunicar respeito pelos seus colegas, tratando-os profissionalmente e como gostaria de ser tratado. Os locais de trabalho geralmente cumprem as leis anti assédio estabelecidas pelo governo federal.

Revise essas limitações de comportamento ou discuta as políticas com seu empregador ou departamento de recursos humanos, se você tiver alguma dúvida.

7 . Siga o código de vestimenta

A maneira como você se veste pode afetar o ambiente de trabalho e a maneira como as pessoas se relacionam com você. Certifique-se de que sua escolha de roupas esteja de acordo com o código de vestuário da empresa, para garantir profissionalismo com colegas de trabalho e terceiros, além de segurança e conforto durante o trabalho.

8 . Discutir problemas com a gerência

Pode haver momentos em que você enfrenta um dilema ético no trabalho, contudo, esse tipo específico de problema pode não ser coberto adequadamente no manual do funcionário ou no seu treinamento.

Então, para situações como essa, considere discutir o assunto com seu supervisor, o departamento de recursos humanos ou, se a empresa tiver um, um diretor de ética. Trabalhar com alguém familiarizado com os padrões éticos da empresa pode ajudá-lo a resolver essas situações adequadamente.

9 . Procure mais treinamento em ética

Se você precisar de mais orientações sobre o comportamento ético no trabalho, sua empresa poderá oferecer treinamento adicional por meio de seminários ou cursos on-line, isso pode portanto, ajudar a reforçar os pontos levantados no manual da empresa.

Se você precisar fazer um treinamento de ética anualmente, então, não deixe de fazê-lo. Com o tempo, esses pontos se tornarão familiares e assim, moldarão sua conduta nos negócios.

Dicas para demonstrar ética no trabalho

Embora “ética do trabalho” possa ser definida de várias maneiras, é um conceito que envolve ter várias habilidades no local de trabalho, incluindo dedicação e responsabilidade. Fazer seu trabalho com uma ética de trabalho forte pode ajudá-lo a executar melhor as tarefas, formar relacionamentos mais fortes com os colegas e além disso, desenvolver uma imagem positiva para futuras promoções.

Neste artigo, examinaremos mais de perto o que é ética no trabalho, por que é importante e além disso, como você pode melhorar e demonstrar no trabalho.

O que é ética de trabalho?

A ética do trabalho é uma combinação de vários princípios morais, com base na ideia de que o trabalho duro é fundamentalmente valioso e vale a pena perseguir. Então, se você tem uma forte ética de trabalho, provavelmente possui outras características, como confiabilidade, respeito, produtividade e colaboração, entre outras.

Exemplo: se você achar o trabalho importante, bem como digno de seus melhores esforços, fará coisas como aparecer no trabalho no prazo e concluir as tarefas até a data de vencimento.

Existem várias maneiras de demonstrar uma ética de trabalho forte, mas isso é feito principalmente prestando atenção a pequenas coisas ao longo do dia, como pontual ou comunicando-se bem.

Por que a ética do trabalho é importante?

Ter e demonstrar uma forte ética de trabalho é importante, pois pode ajudá-lo a alcançar rapidamente as metas de carreira. Quando você possui essas habilidades, provavelmente realizará um trabalho de qualidade, terá fortes relacionamentos com colegas e além disso, trabalhará para a realização de tarefas importantes que agregam valor à sua organização.

Essas realizações levarão a análises favoráveis ​​no trabalho, juntamente com fortes referências e recomendações. Mostrar que você é um funcionário confiável também levará a mais responsabilidades e oportunidades – por exemplo, a ética no trabalho é necessária para as funções de liderança.

Todos esses fatores podem levar a melhores chances de aumento ou promoção, mas também, à realização de grandes objetivos de carreira de longo e curto prazo. A exibição de uma ética de trabalho forte pode resultar em você ser visto como um membro da equipe altamente valioso, o que pode levar a avanços benéficos em sua carreira, como um aumento, promoção ou posição de gerência.

Habilidades de ética no trabalho

Existem várias qualidades que contribuem para uma forte ética de trabalho. Aqui estão apenas algumas das principais habilidades que podem ajudá-lo a melhorar seu trabalho:

  • Responsabilização: ter responsabilidade significa que você é capaz de gerenciar bem seu próprio trabalho sem muita supervisão. Se você é responsável, será visto como um membro confiável da equipe, responsável e que contribui bem para uma tarefa ou projeto;
  • Disciplina: ter disciplina significa que você é capaz de se concentrar e concluir tarefas, independentemente das circunstâncias. Gerenciar bem o seu tempo é um componente essencial da prática da disciplina;
  • Honestidade: ser sincero no trabalho é valioso, pois pode ajudar as tarefas a serem concluídas mais rapidamente e de uma maneira de qualidade. Pratique a honestidade ao dar feedback, compartilhar ideias de projetos e quando cometer um erro. Possuir e melhorar os erros no trabalho mostra que você está disposto a correr riscos e aprender com eles.
  • Humildade: ser humilde significa ter uma perspectiva saudável de sua própria importância no local de trabalho. Isso não significa que você deve ter uma visão negativa ou baixa de seu trabalho ou habilidades. Em vez disso, significa que você prioriza ouvir outras pessoas, compartilha suas próprias ideias quando isso for valioso e honesto sobre suas vitórias e suas áreas de melhoria;

Integridade

  • Integridade: integridade é definida como sempre fazendo a coisa certa, não importa quem esteja assistindo. Praticar a integridade resulta em ganhar a confiança das pessoas ao seu redor;
  • Organização: ser bem organizado pode ajudá-lo a realizar as tarefas no prazo, comunicar-se claramente com os outros e estabelecer expectativas adequadas sobre o seu trabalho. Você pode manter vários espaços de trabalho organizados, como mesa, computador, calendário e anotações;
  • Trabalho de qualidade: embora seja crucial entregar o trabalho dentro do prazo, também é importante que o trabalho seja bem feito e atenda a todos os requisitos. Se você concluir consistentemente o trabalho que precisa de revisões e leva a mais tempo e esforço, pode não ser considerado como tendo uma ética de trabalho forte;
  • Responsabilidade: ser responsável no trabalho é uma qualidade geral que resulta no bom desempenho do seu trabalho, no prazo e na prática de boas habilidades de comunicação com as pessoas ao seu redor. As pessoas responsáveis ​​sabem o que é esperado delas e cumprem essas expectativas.
  • Trabalho em equipe: Trabalhar bem com os outros é um componente essencial da ética no trabalho. Isso envolve respeitar as pessoas ao seu redor, praticar habilidades apropriadas de comunicação e ter empatia para entender como interagir melhor com cada pessoa com quem trabalha. Isso permitirá que você trabalhe facilmente ao lado de uma equipe em direção a um objetivo comum;
  • Gerenciamento de tempo: O gerenciamento bem do seu tempo pode ajudá-lo a cumprir prazos, marcar compromissos ou reuniões e comunicar expectativas adequadas sobre sua programação. Também é importante ser pontual no trabalho, quando você chegar e quando tiver reuniões.

Como demonstrar e melhorar sua ética de trabalho

Demonstrar sua ética de trabalho geralmente significa simplesmente fazer pequenas coisas todos os dias que o tornam um melhor companheiro de equipe para seus colegas, clientes e gerentes.

Confira algumas dicas que você pode considerar ao melhorar sua ética de trabalho:

  • Minimize as distrações: para demonstrar sua disciplina, pode ser útil afastar coisas que possam atrapalhar ou distrair seu trabalho. Por exemplo, se você verificar seu telefone regularmente, poderá guardá-lo na gaveta da mesa;
  • Estabeleça metas: pode ser útil se concentrar em melhorar uma ou duas qualidades éticas do trabalho de cada vez. Para fazer isso, peça a colegas ou mentores confiáveis ​​para ajudá-lo a identificar algumas áreas de melhoria. Comece com essas áreas e tente aplicar a estrutura de metas SMART para metas específicas e mensuráveis;
  • Observe como você gasta seu tempo: durante uma semana de trabalho, preste muita atenção ao que consome seu tempo. Você pode perceber que costuma acessar sites de mídia social à tarde, por exemplo. Embora às vezes fazer uma pequena pausa possa ser útil e levar a mais produtividade, você deve se distrair por longos períodos de tempo;
  • Mantenha-se organizado: reserve um tempo para organizar suas anotações, caixa de entrada de e-mail, mesa e outros espaços de trabalho. Isso pode ajudar a manter o foco e criar uma jornada de trabalho simples e mais relaxante. Também pode contribuir para melhores habilidades de gerenciamento de tempo;

Equilíbrio

  • Pratique o equilíbrio: para ter e manter uma ética de trabalho forte, é importante que você faça pausas e tenha um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Trabalhar até ficar esgotado pode diminuir a produtividade e reduzir efetivamente sua ética de trabalho. Tire uma folga regular e agende pausas durante todo o dia de trabalho;
  • Acredite no que você está trabalhando: sentir-se empolgado com a missão da sua empresa, o trabalho que você está realizando ou algum outro aspecto do seu trabalho pode ajudar a aumentar sua ética no trabalho. Se você achar que a conclusão de tarefas de uma certa maneira a torna mais emocionante para você, como a colaboração com colegas de equipe, tente incorporar mais dessas informações em seu dia de trabalho. Procure aspectos do seu trabalho que você naturalmente atraia e foque neles;
  • Gerencie seu tempo com sabedoria: estar no prazo e concluir tarefas até (ou preferencialmente antes) das datas de vencimento é uma maneira fácil, bem como óbvia de mostrar ética no trabalho. Além disso, o prepara para o sucesso. Você provavelmente cometerá menos erros devido à pressa e assim, poderá estar mais presente e ativo durante as reuniões quando não se sentir exasperado por se apressar.

Faça questão de estar no trabalho quando for esperado de você. Por exemplo, se você espera trabalhar das 9h às 17h, deve estar disponível durante esses horários. Se você não conseguir trabalhar durante esse período, informe o seu gerente o mais cedo possível com uma desculpa aceitável, como uma consulta médica ou uma determinada emergência.

12 exemplos de ética nos negócios e por que são importantes

As empresas têm a obrigação de se comportar de maneira profissional para melhor atender seus clientes e funcionários. Operar de acordo com uma lista de padrões éticos ajuda as empresas a enfrentar desafios, fornecer serviços excepcionais e reter funcionários de qualidade.

Abaixo, destacamos o que é ética nos negócios com exemplos de códigos de conduta comuns de ética nos negócios:

Importância da ética nos negócios

A ética nos negócios é um conjunto de diretrizes morais que influenciam a maneira como uma empresa atende seus clientes e trata seus funcionários. Todo setor, bem como empresa individual tem sua própria conduta ética que afeta seus procedimentos e sistemas organizacionais.

Por que a ética nos negócios é importante?

A conduta ética nos negócios oferece benefícios para proprietários e consumidores de empresas, sendo:

  • Garantir operações legais: um código de ética aplica um conjunto de regulamentos, bem como regras com a intenção de manter a empresa operando dentro dos parâmetros da lei, que protege os líderes, funcionários e clientes da empresa. Algumas áreas legais incluem regulamentos ambientais, regulamentos financeiros e igualdade de emprego;
  • Construindo confiança entre empresas e consumidores: ética nos negócios ajuda a construir relacionamentos positivos e além disso, confiáveis ​​entre empresas e consumidores. Quando as empresas demonstram comportamento ético de maneira consistente, então, os consumidores se sentem mais confortáveis ​​escolhendo essa empresa em detrimento de outras;
  • Apelando aos acionistas: os negócios éticos também podem receber mais apoio financeiro dos acionistas, porque os investidores provavelmente querem trabalhar com empresas moralmente sólidas e cumprindo legalmente;
  • Atrair talentos de alto desempenho: as empresas que demonstram compaixão podem atrair mais talentos, porque os candidatos procuram empresas que acham que irão apreciar e valorizar suas contribuições à empresa e agir de acordo com o melhor interesse de seus funcionários. Isso pode melhorar o trabalho produzido, trazendo candidatos mais comprometidos e reduzindo a rotação dos funcionários.

Qual a diferença entre códigos de ética profissional e ética pessoal?

Abaixo destacamos as diferenças entre esses dois tipos de códigos de ética:

  • Código de ética profissional: são os valores de uma empresa ou funcionário relacionados ao local de trabalho e às operações comerciais.
  • Código de ética pessoal: são os valores de um indivíduo relacionados às interações de sua vida cotidiana e relacionamentos.

12 exemplos de ética comercial geral

Confira os códigos de conduta comerciais mais comuns:

  • Transparência
  • Integridade
  • Confiabilidade
  • Fidelidade
  • Igualdade
  • Compaixão
  • Respeito
  • Legalidade
  • Fornecendo excelência
  • Responsabilidade
  • Manutenção da reputação
  • Prestação de contas

Transparência em ética

A transparência envolve representar com precisão os fatos, dizer a verdade por inteiro e comunicar clara e abertamente tudo o que uma empresa faz e diz. É a base de um forte relacionamento com os clientes, que afeta diretamente o sucesso e a estabilidade de uma empresa.

Quanto mais franqueza uma empresa demonstrar, maior a probabilidade de o público confiar em seu serviço, produto ou missão.

Isso é especialmente verdadeiro durante as crises de relações públicas, quando a divulgação total é imperativa para a superação de questões comerciais.

Integridade em ética

Manter uma decisão, especialmente quando pressionado a agir de outra forma, mostra honra e coragem.

As empresas que fazem o que acreditam ser moralmente correto com base na igualdade e na justiça podem demonstrar força e caráter louvável.

Confiabilidade em ética

As empresas que mantêm promessas e cumprem compromissos com seus funcionários, parceiros de negócios e clientes demonstram seu compromisso com a ética nos negócios.

A confiabilidade é um componente monumental para o sucesso nos negócios, porque as pessoas geralmente gostam de trabalhar e comprar daqueles que acreditam serem confiáveis ​​e com princípios.

Fidelidade em ética

A lealdade abrange todos os relacionamentos que uma empresa mantém, incluindo aqueles com funcionários, parceiros, investidores e consumidores. A lealdade permite que uma empresa tome decisões que beneficiem esses relacionamentos e supere influências de interesses conflitantes externos.

Isso mostra que os negócios valorizam o avanço da empresa e dos funcionários em relação aos ganhos pessoais de um proprietário.

Equidade em ética

As empresas devem se esforçar para agir de maneira justa e se comprometer a exercer seu poder de maneira justa. Os líderes devem usar apenas métodos honoráveis ​​para obter uma vantagem sobre a concorrência.

Além disso, a justiça também se refere à igualdade, o que significa ter uma mente aberta e tratar a todos de maneira justa. Justiça e igualdade podem estar envolvidas em práticas de contratação, iniciativas de marketing, parcerias comerciais e competindo no mercado por novos consumidores ou clientes.

Compaixão em ética

As empresas éticas demonstram genuína bondade, compreensão e cuidado com os meios de subsistência de outras pessoas. Nos negócios, isso significa atingir as metas de negócios com a intenção de produzir o melhor possível, causando o menor dano possível.

Quando uma decisão de negócios precisa ser tomada, uma consideração cuidadosa das opções e como cada uma delas pode afetar uma pessoa ou comunidade ajuda a reduzir os possíveis impactos negativos, dependendo do setor.

Respeito em ética

Ter respeito básico pelos direitos, privacidade e dignidade das pessoas – incluindo indivíduos dentro e fora da empresa – é um importante padrão ético nos negócios.

As empresas que tratam todos os seres humanos com respeito, independentemente de religião, sexo, raça, nacionalidade ou outro significante, são frequentemente revistas positivamente aos olhos do público.

O respeito também se refere à privacidade do cliente, uma vez que as empresas mantêm o padrão ético de manter informações como detalhes da conta bancária, histórico de saúde ou números de previdência social.

Legalidade em ética

Ética nos negócios também inclui o cumprimento de regulamentos e obrigações legais em relação a suas atividades comerciais, como impostos, segurança do trabalhador e leis trabalhistas e trabalhistas.

As empresas que trabalham dentro dos limites do sistema jurídico são mais credíveis e honradas, o que pode estabelecer uma forte reputação positiva como empregador, que incentiva candidatos de alta qualidade a se candidatarem a cargos.

Fornecendo excelência em ética

As organizações éticas se esforçam para oferecer excelência, sempre trabalhando para oferecer a melhor qualidade de serviço ou produtos a seus clientes e clientes.

Eles buscam criatividade e inovação, procurando as melhores maneiras de entregar seus produtos e procuram melhorar constantemente seu desempenho, satisfação do cliente e moral dos funcionários.

Responsabilidade em ética

Empresas com altos padrões éticos reconhecem suas responsabilidades para com seus funcionários e clientes e entendem como a conduta de sua liderança afeta os negócios. As empresas têm a responsabilidade de liderar com os valores e a missão da organização, a fim de tomar decisões lógicas que beneficiem a todos.

Os líderes da empresa devem implementar padrões éticos e modelá-los para os outros, exibindo os próprios padrões.

Manutenção da reputação

Uma empresa ética procura manter, mas também, proteger uma reputação positiva para construir uma cultura de trabalho motivadora, manter os investidores envolvidos e prestar um serviço excepcional aos clientes.

Assim, manter uma boa reputação significa se envolver em condutas que elevam a empresa. Então, se alguma ação for tomada para minar a reputação de uma empresa, é importante que os líderes lidem com a situação adequadamente, utilizando outros padrões éticos, como transparência, prestação de contas e responsabilidade.

Prestação de contas

Os negócios éticos assumem a responsabilidade por todas as decisões tomadas como empresa e além disso, admitem seus erros a todos aqueles que podem ser afetados por um passo em falso, incluindo acionistas, funcionários e público.

Além de assumir a responsabilidade, eles também aceitam quaisquer consequências resultantes e o fazem de forma transparente.

Código de ética profissional: definição e exemplos

Um código de ética profissional fornece a seus funcionários um conjunto de diretrizes que eles podem usar para tomar boas decisões no local de trabalho. Assim, ele permite que você defina uma expectativa básica para o que é socialmente aceitável e como os profissionais devem abordar os problemas.

Embora a criação de um código de ética profissional leve algum tempo, ela pode ajudar os funcionários da sua organização a trabalhar com honestidade e integridade, o que pode criar um ambiente de trabalho mais harmonioso.

Em seguida, explicamos o que é um código de ética profissional, compartilhamos exemplos de diferentes códigos éticos e oferecemos algumas dicas de como você pode criar seu próprio.

O que é um código de ética profissional?

Um código de ética profissional é um conjunto de princípios criados para ajudar os profissionais a distinguir o certo do errado, a fim de governar sua tomada de decisão.

Geralmente chamados de código ético, esses princípios descrevem a missão, mas também os valores de uma organização, como os profissionais da organização devem abordar problemas e os padrões nos quais os funcionários são mantidos.

Por que um código de ética é importante?

Um código de ética profissional é projetado para garantir que os funcionários se comportem de maneira socialmente aceitável e respeitosa entre si.

Estabelece as regras de comportamento e envia uma mensagem a todos os funcionários de que a conformidade universal é esperada.

Ele também fornece as bases para um aviso preventivo se os funcionários quebrarem o código. Um código de ética pode ser valioso não apenas internamente como um guia profissional, mas também externamente como uma declaração dos valores e compromissos de uma empresa.

Exemplos de um código de ética profissional

Aqui estão alguns exemplos de um código de ética profissional em diferentes profissões:

Advogados

Os advogados estão vinculados a um código de ética profissional que existe independentemente de seu emprego.

Por exemplo: “Um advogado deve fornecer representação competente a um cliente. A representação competente requer conhecimento jurídico, habilidade, rigor e preparação razoavelmente necessários para a representação.”

Médicos

Como advogados, os médicos mantêm um código de conduta universal por causa de sua profissão escolhida.

  1. Um médico deve fornecer cuidados médicos competentes, com compaixão e respeito pela dignidade e pelos direitos humanos.
  2. Médico deve defender os padrões de profissionalismo, ser honesto em todas as interações profissionais e se esforçar para denunciar médicos deficientes em caráter ou competência, ou envolvidos em fraude ou engano, às entidades apropriadas.
  3. Um médico deve respeitar a lei e reconhecer a responsabilidade de buscar mudanças nos requisitos que são contrários aos melhores interesses do paciente.

Consultores financeiros

Os consultores financeiros estão legalmente vinculados a um código de ética conhecido como dever fiduciário. Esse código exige que eles ajam no melhor interesse de seus clientes.

Os contadores públicos certificados devem seguir padrões éticos semelhantes de veracidade, objetividade, mas também de integridade.

Empresas

As empresas geralmente estabelecem um código de ética profissional para ajudar os funcionários a decidir se determinados comportamentos são aceitáveis. Alguns exemplos disso são:

  • Políticas de confidencialidade e privacidade: as empresas podem exigir que os funcionários mantenham a confidencialidade ao lidar com as informações privadas dos clientes ou ao lidar com os dados proprietários da empresa;
  • Obedecendo à lei: empresas podem especificar diretrizes que exijam que os funcionários cumpram a lei. Por exemplo, eles podem discutir sobre lucrar com – ou permitir que outros lucrem com – informações privilegiadas sobre a estabilidade financeira, desempenho ou problemas internos de uma empresa;
  • Políticas de cuidados e consideração: as empresas podem estabelecer políticas que exijam que os funcionários se comportem de maneira atenciosa e atenciosa. Por exemplo, se você fornecer serviços de assistência médica domiciliar a idosos, tratar o paciente e sua família com cuidado e consideração poderá afetar sua capacidade de obter novos clientes. Os empregadores também podem incluir essas políticas em referência à maneira como os funcionários se tratam. Isso pode garantir que todos entendam que se comportar com consideração e compaixão é uma expectativa básica e que outro comportamento não será tolerado.

Como desenvolver um código de ética?

Confira as etapas que você pode seguir para criar seu próprio código de ética profissional para sua empresa:

  1. Defina suas prioridades
  2. Peça entrada aos funcionários
  3. Coloque alguém no comando
  4. Peça a alguém para pedir ajuda

1 . Defina suas prioridades

O primeiro passo que você deve tomar ao criar um código de ética é decidir os valores que são importantes para sua empresa. A implementação dessas regras desde o início ajudará sua empresa a crescer da maneira que você deseja.

Exemplo: à medida que sua organização se desenvolve e se expande, você contratará novos funcionários e deseja que eles entendam os valores de sua organização antes de trazê-los para o local de trabalho.

Uma maneira de identificar os valores da sua empresa é considerar quais são seus limites ao tentar adquirir clientes ou atingir suas metas de receita. Também é importante pensar no ambiente de trabalho da sua empresa, bem como em fatores menores, como presença e código de vestimenta.

2 . Peça entrada aos funcionários

Solicite que seus funcionários participem enquanto cria seu código de ética. Os funcionários precisam entender por que é importante escrever o código de ética e por que ele contém os princípios que ele contém. Se você pedir a entrada deles ao criar o código de ética, será muito mais provável que eles apoiem a ideia, e o código poderá abranger uma seleção mais abrangente de princípios.

3 . Coloque alguém no comando

Mesmo que você tenha o apoio da gerência sênior e dos funcionários, alguém ainda precisa ser encarregado de aplicar seu código de ética. Frequentemente conhecido como um oficial de ética ou conformidade, essa pessoa precisa ter um forte compromisso com o sucesso de sua organização, ser confiável e ter fortes habilidades interpessoais. Geralmente, essa função é de alguém do departamento de RH que também pode ser responsável por monitorar e relatar má conduta.

O funcionário que você encarrega de manter o código de ética da sua empresa também deve ser responsável por atualizá-lo. Desse modo, o código deve ser uma parte dinâmica do seu negócio que muda à medida que sua empresa cresce e se desenvolve. A cada ano, você deve se perguntar se continua representando seu negócio e além disso, quem você quer ser.

4 . Peça a alguém para pedir ajuda

Se você faz parte de uma empresa menor em um campo de baixo risco e baixa responsabilidade, normalmente pode redigir um código de ética. No entanto, se você tiver mais de 20 funcionários, considere consultar um especialista em recursos humanos ou um especialista em ética. Pode ser benéfico pedir ajuda para garantir que você tenha coberto todos os princípios necessários em seu código de ética.

Como criar seu código de ética?

A maioria dos empregadores tem um código de ética que eles exigem que seus funcionários sigam. Um código de ética pode ajudar os funcionários a manter uma cultura positiva da empresa e respeitar os outros no local de trabalho. Ao considerar seus próprios objetivos e valores profissionais, convém criar um código de ética pessoal.

Abaixo, destacamos o que é um código de ética, forneceremos etapas sobre como criar um código de ética e daremos exemplos.

O que é um código de ética?

Um código de ética é um conjunto de princípios para os funcionários aderirem ao conduzir negócios para cumprir os padrões da empresa.

Um código de ética comercial, geralmente baseado nos valores centrais dos negócios, descreve a declaração de missão da empresa, como os profissionais devem abordar dilemas e os padrões nos quais mantêm seus funcionários. O código de ética de um indivíduo pode incluir suas crenças, valores e antecedentes.

Embora os códigos de ética sejam exclusivos de cada indivíduo ou organização, geralmente refletem uma ideia geral do que a população em geral considera comportamento “certo” e “errado”, e muitos são baseados em expectativas da sociedade, como as que nos ensinam a não roubar de outros.

Ter um código de ética tem um nível diferente de importância para as pessoas, mas há vantagens claras na criação de um código de ética pessoal. Como as crenças pessoais geralmente são a base do código de ética de um indivíduo, elas podem se referir a ele quando não tiverem moral alguma certeza sobre uma situação.

Seu código de ética pode fornecer orientações para direcioná-los a uma ação ou opinião alinhada com o que eles acreditam em um nível fundamental. Um código de ética reforça os valores individuais e pode fornecer clareza e força para seguir o caminho que eles acreditam ser o melhor.

Como criar um código de ética pessoal?

Você pode seguir estas etapas para criar um código de ética pessoal:

  1. Determine seu objetivo para escrever um código de ética pessoal: estabeleça seus motivos pessoais para desenvolver este código. Você pode fazer isso com o objetivo de orientar seu comportamento nas situações do dia-a-dia ou servir de inspiração para ajudá-lo a incorporar o tipo de pessoa que você deseja ser. Compreender suas razões individuais o ajudará a moldar seu código de ética, criando um conjunto de princípios adaptados à sua vida, crenças e necessidades;
  2. Faça uma lista de suas características: anote as características que você acredita que representam você como pessoa. Isso pode incluir traços pessoais, como honestidade, gentileza, integridade ou qualquer outra característica que você associe ao seu comportamento. Pergunte a si mesmo se as pessoas próximas a você concordariam com sua avaliação. Ao determinar suas características, você pode criar um código de ética mais definido e honesto;
  3. Considere seus relacionamentos: imagine relacionamentos individuais que você tem com os outros e determine o que você gostaria de mudar sobre cada um. Se você trabalha em estreita colaboração com outras pessoas, determinar a qualidade de seus relacionamentos permitirá que você crie uma declaração de como deseja mantê-los ou melhorá-los;
  4. Crie um conjunto de instruções a seguir: desenvolva uma lista de declarações que possam servir como um guia para quais tipos de ações você tomará para atender às suas próprias expectativas. Incorpore suas características atuais, bem como as características que você deseja incorporar no futuro em sua vida;
  5. Desenvolva diretrizes: crie diretrizes ou regras claras que você pretende seguir ao interagir com outras pessoas no dia-a-dia. Você também pode incluir declarações pessoais definitivas que possam servir para lembrá-lo da importância que você atribui à aplicação do seu código de ética pessoal em sua vida.

Exemplo de código de ética pessoal

Confira exemplo de um código de ética pessoal que você pode usar como guia:

  • Tratarei os outros como desejo ser tratado: dedico-me a agir com cortesia nas minhas interações diárias com os outros, apesar do meu humor ou da situação atual da vida. É importante para mim ter um impacto positivo nas pessoas com quem entro em contato;
  • Serei honesto e transparente na minha vida pessoal e profissional: embora eu me reserve o direito à privacidade pessoal, dedico-me à divulgação completa da minha vida profissional. Dedico-me a não manter informações de uma pessoa que mereça acesso a elas, mas reconheço a realidade e espero encontrar situações que pareçam ambíguas. Essas situações vão me lembrar de revisitar meus costumes para determinar se a retenção de informações viola meu próprio código de ética;
  • Sempre darei o meu melhor e manterei um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal: meu esforço nem sempre é necessariamente sobre o resultado final, mas sobre minha aderência aos meus próprios padrões para alcançá-los. Dedico-me igualmente a priorizar meu trabalho e minha vida doméstica ao decidir como gastar meu tempo e esforços;

Dedicação

  • Eu me dedico a me aperfeiçoar continuamente: é importante para mim alcançar o virtuosismo todos os dias. Acredito que viver de acordo com minhas virtudes me incentivará a ser a pessoa ética que quero ser;
  • Cumprirei minhas promessas e honrarei meus compromissos: isso inclui promessas para mim e para meus amigos e familiares, e minha vida profissional também merece meu compromisso com a integridade. Nos momentos em que minhas obrigações comigo mesmo, meu trabalho, ademais, com a sociedade conflitam, vou me referir à minha bússola moral para avaliar meus compromissos caso a caso;
  • Permanecerei responsável por minhas falhas ou erros: eu me responsabilizo por qualquer ação pela qual sou moralmente responsável. Para evitar situações nas quais possa ser exigido que eu execute essas ações, procurarei o máximo de autonomia possível em minha vida pessoal e profissional. Aceitar a responsabilidade se eu causar algum tipo de dano inclui corrigir erros não intencionais;
  • Eu sempre defenderei minhas crenças: para manter a expectativa dos outros de exibir confiança em mim e respeitar minhas crenças, devo manter e incorporar minhas próprias crenças. Pode ser difícil executar ações impopulares, pois elas podem não produzir os resultados mais desejáveis ​​para mim, mas minhas decisões serão tomadas com base em minhas próprias virtudes e regras auto impostas, em vez de medo de consequências;
  • Aprecio minha vida e serei grato por isso todos os dias: reconheço minhas vantagens em comparação com outras pessoas que têm menos sorte e continuarei agradecido por minha vida e tento contribuir para a melhoria da minha comunidade por meio de serviços e doações, quando possível.

Valores fundamentais

Eu abraço totalmente meus valores fundamentais e me responsabilizo por continuar incorporando esses valores em minha vida pessoal e profissional.

Continuarei rigoroso em melhorar-me continuamente e atualizar meus valores à medida que minha vida evolui e me dedico a deixar minha família e amigos orgulhosos da pessoa que sou. Também apoiarei meus entes queridos e meus colegas em suas próprias jornadas de auto-aperfeiçoamento.

O código de ética pessoal que eu inventei para mim me guiará a resolver quaisquer dilemas éticos que encontrar.

Exemplo profissional de código de ética

Pode ser útil revisar um código de ética da empresa para ver como ele se relaciona com um código de ética pessoal:

  • Seja respeitoso: embora as opiniões possam diferir, é importante permanecer civilizado e respeitoso. Trabalhem juntos para promover um ambiente produtivo onde todos possam ter uma opinião sem repercussões;
  • Seja inclusivo: damos as boas-vindas a pessoas de todas as origens em nossa equipe, incluindo membros de qualquer raça, etnia, cultura, classe, orientação, educação, idade, tamanho, status familiar, crenças políticas ou religiosas e capacidade mental e física;
  • Seja atencioso: trate os outros como você gostaria de ser tratado no local de trabalho. Cada pessoa nesta equipe é importante, bem como essencial, e as decisões e ações de cada pessoa afetam nossos resultados e moral;
  • Seja profissional: conduzir-se profissionalmente inclui ser gentil com os outros. Por isso, mantenha interações profissionais ao se comunicar com os outros o tempo todo.

Esperamos tenha aproveitado este conteúdo da CuboUP, nosso objetivo é oferecer informações práticas para você dar um UP em suas vendas.

Desejamos sucesso com seu projeto!

Leia também – Ideias de Empreendedorismo: as Melhores Ideias para Empreender

Artigos Relacionados:

Quais são as vantagens e desvantagens do código de conduta ética nas organizações?

Vantagens e Desvantagens "A adoção de um Código de Ética é uma ótima oportunidade de aumentar a integração entre os funcionários da empresa e estimular o comprometimento deles. Ademais, o Código de Ética permite a uniformização de critérios na empresa, dando respaldo para aqueles que devem tomar decisões.

Quais são as vantagens da ética?

A seguir serão relacionadas as principais vantagens de quando há presença de ética nas atitudes dos empregados: Maior nível de produção na empresa; Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável; Aumento no índice de confiança entre os empregados.

Quais são as vantagens da ética empresarial?

A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo.

Quais são as desvantagens da ética no trabalho?

Desvantagens: A ética da virtude não pode criar regras específicas para guiar o comportamento. A ausência delas dificulta que um grupo de pessoas concorde sobre o que constitui comportamento ético em certas situações.