Quais são os 3 marcos no desenvolvimento motor infantil?

Desde o momento em que as crianças nascem, elas aprendem. Na verdade, um dos períodos mais cruciais no desenvolvimento infantil é do nascimento aos 5 anos.

Oitenta e cinco a noventa por cento do cérebro de uma criança se desenvolve nos primeiros cinco anos, segundo médicos e pediatras. Isso significa que, nesta fase, ela desenvolve muitas habilidades: cognitivas, sociais, emocionais e linguagem. 

Como pais, é importante garantir que os filhos estejam em lugares que nutram e incentivem esse desenvolvimento: em casa ou na escola. Por isso, é importante compreender as mudanças e os marcos de desenvolvimento das crianças. 

À medida que crescem e se desenvolvem, podem apresentar dificuldades e atrasos, que podem ser detectados e tratados precocemente. Este artigo é para ajudá-lo a entender os marcos do desenvolvimento infantil e acompanhar o crescimento do seu filho.

Os marcos do desenvolvimento são um conjunto de habilidades que a maioria das crianças atinge em uma determinada idade. Os marcos ajudam pais, médicos e professores a perceber quando o desenvolvimento da criança não está acompanhado o esperado.

É importante lembrar, no entanto, que o desenvolvimento infantil varia de criança para criança. Uma pode começar a andar aos 10 meses, enquanto outra aos 15 meses. Algumas poderão falar 20 palavras aos dois anos, e outras 50 palavras ou mais.

Os marcos do desenvolvimento, como andar e falar, têm uma ampla gama do que é considerado normal nos primeiros anos, mas se os pais têm dúvidas, devem conversar com o médico de seus filhos.

Os marcos do desenvolvimento infantil podem ser divididos em quatro categorias:

  1. Sócio emocional: capacidade de expressar emoções de forma eficaz, seguir regras e instruções e formar relacionamentos positivos e saudáveis.
  2. Linguagem: capacidade de absorver e aprender a usar a linguagem.
  3. Cognitivo: capacidade de pensar, aprender e resolver problemas.
  4. Motor: capacidade de aprender habilidades motoras grossas e finas, como sentar, engatinhar e andar

Veja os principais marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos na tabela abaixo:

Idade Sócio emocional Linguagem Cognitivo Motor
0 a 6 meses Sorri e dá risadas com cócegas Balbucios e arrulhos Vira a cabeça para acompanhar sonsMovimentos dos olhos coordenados Ergue a cabeçaRolaAssenta com apoioProcura por, agarra e leva a boca objetos
6 a 9 meses Entende ‘não’Ri e dá gargalhadas por prazer Balbucia vogais e consoantes, como mama e papa. Responde pelo seu nomeAumenta o interesse por um determinado brinquedo Senta sem apoioFica de pé segurando as mãos de alguémEngatinhaManipula objetos com as mãos
9 a 12 meses Chora quando os pais saemImita sons e gestosInteresse por outras crianças Entende e pode falar mamãe ou papaiAcena para dar tchau Cutuca com o dedoResponde a simples solicitaçõesAponta Levanta para ficar de péCaminha segurando nas coisasMovimento de pinça
18 meses Estranha desconhecidosBirrasImaginação no brincar Fala algumas palavrasFala e balança a cabeça para dizer nãoAponta para mostrar coisas Aponta para partes do corpoFaz rabiscosSegue orientações simples Caminha sem apoioSegura e bebe no copoCome com colher
2 anos Brinca ao lado de outra criançaMostrar mais independência Começa a formar frasesRepete palavrasAponta imagens de um livro Começa a nomear cores e formasEmpilha blocosBrinca de faz de conta Começa a correrFica na ponta dos pésArremessa bolas
3 anos Brinca com outras criançasDemonstra preocupação com amigos chorando Se comunica com frases maioresFala seu nome e idadeResponde a perguntas simples Empilha blocos e faz torresBrinca de faz de conta e usa mais a imaginaçãoAbre portas Sobe e desce escadasCorre com facilidade
4 anos Fala sobre gostos e interessesAguça a imaginação nas brincadeiras Fala grandes sentenças de frasesConta histórias Sabe o nome das cores e númerosEntende conceitos como igual e diferenteReconta histórias Pula de um pé sóAgarra bolaUsa tesoura
5 anos Quer ser como os amigosDistingue a realidade do faz de conta Fala com clareza grandes sentenças Usa o tempo futuroFala seu nome e endereço Conta até dez ou maisReproduz algumas letras e números  Pula de um pé só por mais tempoNada e escala pequenas alturas

Vale lembrar que cada criança se desenvolve em seu tempo, os marcos servem para orientar pais e cuidadores. Diante a percepção de atrasos no desenvolvimento infantil de seus filhos nos primeiros anos de vida, a recomendação é buscar ajuda médica para averiguar.

O pediatra observa a criança e conversa com os pais para analisar os marcos de desenvolvimento. Exames clínicos também fazem parte da avaliação, como os de audição, visão e outros.

Se for detectado algum atraso no desenvolvimento, quanto mais cedo for diagnosticada a causa, melhores serão as intervenções.

Se restou alguma dúvida sobre os marcos do desenvolvimento infantil, deixe nos comentários.

Referências:
SANTOS, Márcia Elena Andrade; QUINTAO, Nayara Torres  and  ALMEIDA, Renata Xavier de. Avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil segundo a estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes na infância. Esc. Anna Nery [online]. 2010, vol.14, n.3 [cited  2021-03-29], pp.591-598.

Quais os 3 elementos do desenvolvimento motor?

O desenvolvimento humano envolve três áreas do comportamento (cognitiva, afetiva e psicomotora) que quando integradas promovem o desenvolvimento harmonioso do indivíduo (LIGIA, 2002).

Quais são os marcos do desenvolvimento motor infantil?

Os primeiros marcos motores, como controlar a cabeça, rolar, arrastar, sentar, engatinhar e andar, ocorrem principalmente nos primeiros anos de vida.

O que são os marcos motores?

Assim, os marcos de desenvolvimento motores nada mais são do que as habilidades que os bebês e crianças conseguem fazer em uma determinada idade. Pequenas ações têm grande impacto no neurodesenvolvimento e, por isso, é tão importante observar de perto a evolução de cada fase¹.

Qual é o marco inicial do desenvolvimento motor?

estágio sensório-motor, que vai do nascimento aos 2 anos de idade; estágio pré-operacional, que se estende dos 2 anos até os 6 ou 7; estágio operatório-concreto, dos 6 ou 7 anos até os 11 ou 12; e. estágio lógico-formal, dos 12 anos em diante.