Quais são os animais que são invertebrados?

A grande diferença entre os animais vertebrados e os animais invertebrados é a presença de ossos. Continue lendo para conhecer mais profundamente essas diferenças e as principais características de cada um dos grupos. Boa leitura!

Animais vertebrados e animais invertebrados

Algumas características relevantes podem servir como ponto de diferenciação entre os tipos de animais existentes, uma das principais é a presença de ossos. Confira abaixo o conceito de animais vertebrados e animais invertebrados.

Animais vertebrados

Nessa categoria estão os animais que possuem ossos que formam a coluna vertebral e o esqueleto. A função dessa estrutura é proteger os órgãos, o que permite que esses animais tenham maior porte.

Os vertebrados são divididos nas seguintes categorias: répteis, peixes, aves, anfíbios e mamíferos.

Animais invertebrados

Por sua vez, os animais invertebrados não apresentam ossos. Algumas dessas espécies apresentam corpo mole e outras têm uma estrutura externa rígida que ajuda na sua sustentação. Os animais invertebrados podem ser classificados conforme o local que habitam, isto é, aquático ou terrestre.

Diferenças entre animais vertebrados e invertebrados

Agora que já apresentamos o conceito de animais vertebrados e animais invertebrados, vamos listar as principais características que os diferenciam.

Coluna vertebral

A principal característica de diferenciação entre animais vertebrados e animais invertebrados é a presença de coluna vertebral. No grupo dos animais vertebrados estão aqueles que possuem coluna vertebral, ou seja, que possuem ossos e um esqueleto interno.

Com essas características, o corpo desses animais apresenta sustentação. Os ossos ainda têm a função de proteger os órgãos internos dos vertebrados. Estão no grupo dos animais vertebrados anfíbios, mamíferos, aves, peixes e répteis.

Os animais invertebrados, por sua vez, têm como principal característica não apresentar coluna vertebral. Isso significa que eles não apresentam crânio e nem medula espinhal. Há alguns seres, como insetos, que são invertebrados e possuem esqueleto externo. Trata-se de um tipo de proteção.

Um exemplo de animal invertebrado é a formiga, que não possui ossos e cuja parte mais rígida é a externa. Estão no grupo dos animais invertebrados os artrópodes, os anelídeos, os cnidários, nematelmintos, platelmintos, moluscos e poríferos.

Tamanho

Os animais vertebrados geralmente têm maior comprimento devido aos ossos. Podemos citar como exemplos de animais vertebrados: rato, urso, coelho, cobra, tubarão e sapo. Há animais de todos os portes entre esses exemplos.

Já na categoria de animais invertebrados, há apenas os de menor porte, como: esponja do mar, aranha, borboleta, estrela-do-mar, caracol, lesma e anêmona.

Desenvolvimento do organismo

Os animais vertebrados possuem crânio e um organismo mais evoluído, além de sistema nervoso central e sistema muscular. Os animais vertebrados são descendentes de um ancestral comum. Os invertebrados têm crânio e sistema nervoso bastante simples em comparação com os vertebrados.

Conheça os animais vertebrados

Répteis

Os répteis são vertebrados cujo corpo pode ser coberto por escamas ou por uma carapaça. Grande parte dos répteis é terrestre e nasce a partir de ovos. São exemplos de répteis: tartaruga, iguana e jacaré.

Peixes

Os peixes são exemplos desses animais cuja pele é coberta por escamas. Eles têm como principal característica poder respirar embaixo da água. Entre os exemplos de peixes estão peixe-palhaço, sardinha e cavalo marinho.

Anfíbios

Esses animais apresentam a pele lisa e úmida. Eles vivem em regiões próximas à água, como lagos e rios. Os anfíbios nascem na água e se desenvolvem em ambiente terrestre. São anfíbios rãs, sapos e salamandras.

Aves

Esses vertebrados nascem de ovos e apresentam penas, asas e bicos.

Mamíferos

Os filhotes de mamíferos se alimentam do leite de suas mães, podem ser aquáticos ou terrestres. Entre os exemplos estão golfinhos, baleia, cavalo, gato, macaco entre outros.

Conheça os animais invertebrados

Animais invertebrados terrestres

Neste grupo estão os animais invertebrados que passam a maior parte do tempo em ambientes com solo seco e terra úmida. Entre os exemplos desses animais podemos citar: escorpião, aranha, abelha, formiga, minhoca, lombriga, caracol e piolho-de-cobra.

Animais invertebrados aquáticos

Nesta categoria estão os animais invertebrados que podem ser encontrados em ambientes aquáticos, em água doce (como rios e lagos) ou água salgada (como em mares e oceanos). Esses animais podem ser encontrados em todo o mundo. Entre os exemplos estão: estrela-do-mar, crustáceo, libélula, coral, água-viva e anêmonas.

Curiosidades sobre vertebrados e invertebrados

A seguir listamos as principais curiosidades a respeito de animais vertebrados e invertebrados.

– Os animais invertebrados constituem 97% das espécies que conhecemos.

– Os animais vertebrados apresentam um organismo mais desenvolvido.

– Nem todo animal vertebrado apresenta coluna vertebral. A exceção é dos peixes primitivos, os ágnatos.

– Um dos maiores invertebrados que conhecemos é a lula-gigante, cujo tamanho pode ultrapassar 10 metros.

Agora você já sabe qual é a diferença entre animais vertebrados e invertebrados. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!

Quais são os 5 animais invertebrados?

Filos dos invertebrados.
Poríferos. Exemplo: esponjas-do-mar. ... .
Nematódeos ou nematelmintos. Exemplo: lombriga. ... .
Moluscos. Exemplo: polvo, lula, ostras e caracóis. ... .
Anelídeos. Exemplo: minhoca. ... .
Equinodermos. Exemplos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar. ... .
Artrópode. Exemplo: insetos, aracnídeos, crustáceos..

Quais os animais que são invertebrados?

Os animais invertebrados fazem parte da classificação que corresponde a todos aqueles que não apresentam coluna vertebral e crânio, o que faz com que muitos tenham o corpo mole..
besouros;.
libélulas;.
aranhas;.
formigas;.
abelhas;.
moluscos..

Quais os tipos de animais invertebrados mais conhecidos?

Exemplos mais conhecidos de animais Invertebrados:.
Artrópodes. - Aranhas. ... .
Moluscos. - Mariscos. ... .
Celenterados. - Corais. ... .
Equinodermos. - Estrelas do mar. ... .
Platelmintos. - Vermes. ... .
Nematódeos. - Lombrigas. ... .
Anelídios. - Minhocas..

Quais são os animais vertebrados?

Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são vertebrados. Os répteis são vertebrados bastante adaptados à vida no ambiente terrestre. Vertebrados são um grupo de animais que, entre outras características, destacam-se por possuírem coluna vertebral e crânio, tais como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.