Quais são os benefícios do Pilates para criança?

  • Capa
  • Vida e Estilo
  • Saúde

Exercício físico ajuda a manter a flexibilidade do corpo e fortalece a musculatura

Houve um tempo em que as crianças e adolescentes gostavam de jogar bola, de brincar de esconde-esconde, pega-pega, queimada, pular corda, bambolê. Hoje, a maioria se diverte em frente ao computador ou à televisão. Ou seja, a chance de desenvolverem algum problema postural é grande, além de não praticarem uma atividade que envolva movimentação.

Quais são os benefícios do Pilates para criança?

Pilates ajuda a manter a flexibilidade do corpo durante a fase de crescimento

Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

"Na adolescência, observamos uma diminuição na flexibilidade do corpo, o surgimento de dores articulares e de crescimento e uma diferença na velocidade no desenvolvimento das diferentes partes do corpo. Sem falar no esquema corporal que se altera praticamente a cada dia durante o estirão de crescimento", explica a instrutora de pilates Suely Tambalo.

Pilates para crianças e adolescentes

O pilates é uma alternativa saudável para crianças e adolescentes. "A partir dos 4 ou 5 anos já é possível introduzir alguns princípios do método, como a percepção do mecanismo da respiração e de movimentos naturais, como rolamentos e imitação de animais, sempre de forma lúdica e explorando a criatividade das crianças, solicitando delas soluções de desafios motores", afirma Suely Tambalo.

Para os adolescentes, a instrutora de pilates diz que é importante dedicar uma atenção especial à postura, ao fortalecimento da região abdominal e ao alongamento de todo o corpo. "Especialmente nessa fase da vida, em que o crescimento se acelera, as várias modificações corporais trazem novos desafios para o jovem."

Quais são os benefícios do Pilates para criança?

Equipamentos auxiliam na execução dos exercícios de pilates

Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

Tipos de exercícios indicados

Para adolescentes e crianças, a instrutora de pilates indica exercícios que desafiam a capacidade motora e que envolvem movimentos que já praticam no dia a dia. Os exercícios praticados nos equipamentos e com acessórios de cilindros de espuma, bosu e bolas suíças também entusiasmam e motivam, além de auxiliar na execução correta dos exercícios, propiciando superação.

Cuidados importantes

Segundo Suely Tambalo, quando os exercícios são praticados com equipamentos, deve-se prestar muita atenção à carga que será imposta pelas molas, pois elas precisam ser adequadas às possibilidades do jovem. Ou seja, o peso deve ser sempre menor do que um adulto usaria. Os equipamentos também devem ser adaptados para se adequar ao tamanho da criança ou do adolescente.

"O método pilates é muito importante na infância, pois resgata o equilíbrio corporal, auxilia no ajuste muscular e das articulações, fortalece a musculatura abdominal e do tronco responsável pela manutenção de uma boa postura, além de diminuir o estresse e trazer mais compreensão do que está acontecendo com o próprio corpo durante as fases de crescimento", afirma.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Quais são os benefícios do Pilates para criança?

Quais são os benefícios do Pilates para criança?

Pilates kids é uma atividade indicada para crianças que proporciona alongamento e fortalecimento do corpo, além de muita diversão. O pilates infantil também faz bem para a saúde mental, pois é uma atividade relaxante e, não só, ajuda no controle da respiração e da coordenação.

Ainda, pode ser praticado em família, sendo assim, pode se tornar uma forma de unir e melhorar a dinâmica familiar e tornar a criança mais conectada com seus pais. Para pessoas mais velhas, o pilates ajuda a alivar dores nas costas, já para as crianças, pode prevenir que elas aconteçam futuramente.

Leia também: Yoga para crianças: Conheça os benefícios

Benefícios da prática

  • Evita o sedentarismo na infância e beneficia o crescimento
  • Melhora a coordenação motora e a capacidade de concentração
  • Promove relaxamento e alivio de estresse e ansiedade, possivelmente comuns na infância
  • Exercita e alonga o corpo, bem como fortalece sua musculatura
  • Pode melhorar a convivência em família se praticado conjuntamente
  • Melhora a respiração – focar na respiração durante a prática é essencial e será vantagioso futuramente

Leia mais: Meditação para crianças: Benefícios da prática na infância

Como introduzir o pilates kids na rotina

A princípio, o pilates kids é indicado para crianças com pelo menos 5 anos de idade, pois antes disso a criança dificilmente tem uma noção de seu corpo por inteiro, o que pode dificultar a prática.

Diferentemente da prática com adultos, o pilates infantil é mais focado nos movimentos em si do que nos pesos utilizados. Os pesos serão minimizados a fim de prevenir acidentes ou lesões. No entanto, o foco é inteiramente direcionado aos movimentos, os quais devem ser realizados com concentração e foco. A respiração também é essencial durante a prática.

Criatividade também é essencial durante as aulas, para que assim a atividade se torne divertida e prazerosa.

Leia também: Fantasia: Quais são os benefícios do uso na infância

Para que serve Pilates infantil?

O Pilates desde a infância proporciona a criança a oportunidade de um crescimento saudável, criando herança de movimento através de diferentes estímulos proprioceptivos, melhora no alinhamento postural, controle na respiração, concentração e fortalecimento na medida certa, sem compensações.

Qual a melhor idade para fazer Pilates?

O método Pilates é indicado para todas as pessoas que se encontram entre 7 e 100 anos de idade, podendo ser flexíveis ou rígidas. O método serve para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades físicas, assim como atletas de alto nível.

O que é o Pilates Kids?

“O Pilates Kids é um método útil para a aquisição da consciência corporal, aspecto fundamental no desenvolvimento infantil. A criança vai aprender, de maneira divertida, a estabilizar a coluna, ombros e quadril a partir da ativação do Power House (centro de força)”, explica a especialista.

O que o Pilates pode ajudar?

A sua prática está associada a um corpo mais magro e tonificado. Mas os benefícios do pilates não se ficam por aqui. Ele melhora a flexibilidade, ajuda a aliviar as dores de costas, aumenta a densidade óssea e a frequência cardíaca.