Quais são os fatores responsáveis pelo processo de formação do solo explique como eles atuam

Quais são os fatores responsáveis pelo processo de formação do solo explique como eles atuam

Fatores de formação dos solos

No capítulo 1 vimos que os fundamentos da Pedologia foram estabelecidos pelo cientista russo Dokuchaev, no final do século XIX, ao enunciar que as características de cada tipo de solo eram resultantes da ação conjunta do clima e da biosfera, sobre um material original, em determinada posição do relevo, ao longo do tempo.

Os cinco fatores definidos por Dokuchaev – clima, biosfera, material de origem, relevo e tempo – também conhecidos como fatores de formação dos solos, atuam em conjunto e são determinantes das características de cada tipo de solo, de tal maneira que, havendo alteração em qualquer um desses fatores, os solos resultantes serão diferentes.

A atuação dos fatores

CLIMA – É um fator ativo determinante da pedogênese. A temperatura, a umidade e a pressão do vento, e o tipo de variação sazonal da insolação e da precipitação, regulam o tipo e a intensidade do intemperismo, e controlam o tipo e a taxa de crescimento dos organismos. Sob climas distintos, um material derivado da mesma rocha pode formar solos completamente diferentes. Sob o mesmo regime climático, materiais diferentes podem resultar em solos similares. Regiões climáticas semelhantes caracterizam-se por sustentarem vegetações semelhantes, assim como também são semelhantes os tipos de solos.

BIOSFERA (ORGANISMOS VIVOS) – Também é um fator ativo, resultante da atuação dos microrganismos, da macroflora e da macrofauna, incluindo-se aí a ação humana.

Os microrganismos compreendem a microflora (algas, bactérias e fungos, principalmente) e microfauna (especialmente os protozoários e nematóides) que atuam de diversas formas, destacando-se sua ação como decompositores da matéria orgânica, mineralizando nutrientes, que se tornam outra vez biodisponíveis para os vegetais, e liberando o húmus.

A macroflora caracteriza-se pela vegetação em geral. Influencia no intemperismo físico (pela ação das raízes ao penetrarem nas fendas das rochas) e no intemperismo químico (pela ação dos ácidos orgânicos resultantes da sua decomposição). Outra atuação importante está na capacidade das raízes das árvores de grande porte, que penetram nos solos e são capazes de capturar nutrientes de camadas mais profundas. Quando suas folhas caem, devolvem esses nutrientes ao solo, permitindo que eles sejam incorporados nas camadas mais superficiais. Esse processo é essencial nas florestas tropicais úmidas, onde a precipitação elevada promove uma constante lixiviação que empobrece os solos de alguns nutrientes essenciais.

A vegetação é também um importante fator de controle da erosão. O material húmico (resultante da decomposição da matéria orgânica) é um colóide que misturado ao material mineral funciona como uma liga, formando agregados mais estáveis, que resistem mais à erosão.

Raízes e animais também contribuem para a aeração e movimentação dos materiais, além de contribuírem na adição de matéria orgânica pela excreção e/ou pela sua decomposição; enquanto a atuação humana destaca-se também pela inúmeras intervenções capazes de modificar todos os fatores.

MATERIAL DE ORIGEM – a pedogênese pode desenvolver-se em material sedimentar transportado de outras áreas (solos alóctones) ou pode desenvolver-se no material intemperizado proveniente das rochas adjacentes (solos autóctones). Há uma grande variedade de materiais, podendo-se diferenciar quatro grupos principais:

1 - derivados de rochas ígneas e metamórficas claras, como granitos, gnaisses, xistos e quartzitos, por exemplo, que são rochas ácidas, quimicamente pobres em elementos básicos e ricas em sílica (SiO2).

2 - derivados de rochas ígneas escuras, como basaltos, diabásios, gabros, anfibolitos, que são básicas, pobres em SiO2 e rica em outros elementos (como Mg, Na, K, Ca).

3 - derivados de sedimentos consolidados, como arenitos, calcários, ardósias, siltitos e argilitos, que se formam pela deposição e litificação de sedimentos de constituição variada.

4 - derivados de sedimentos inconsolidados, formados por depósitos recentes como aluviões, dunas, cinzas vulcânicas, depósitos eólicos tipo loess, coluviões, turfeiras etc.

Cada material dará origem a um solo que guardará algumas de suas características químicas, muito embora a ação intensa e duradoura do intemperismo químico possa atenuar bastante essas características.

RELEVO – a posição que o material ocupa no relevo vai controlar a distribuição das águas, da luz e do calor do sol, além afetar a erosão. Nos vários ambientes de uma mesma encosta pode-se ter o mesmo clima atuando pelo mesmo tempo sobre o mesmo material original, mas conforme varia a drenagem (os fluxos de água superficiais e subsuperficiais) a taxa de intemperismo também vai variar, assim como o grau de solubilização e a concentração de matéria orgânica, gerando perfis diferenciados.

TEMPO – O tempo influencia na espessura do solum e no grau de desenvolvimento. A partir de um tempo zero, que marca o início dos processos pedogenéticos, podemos definir três estágios:

  • Solos jovens ou neossolos – são solos rasos, muito pouco desenvolvidos, onde o horizonte A (horizonte mineral com adição de matéria orgânica) assenta-se diretamente sobre a rocha, estando ausentes ou praticamente ausentes os horizontes B e C.
  • Solos intermediários – solos pouco desenvolvidos onde o horizonte A assenta-se sobre um horizonte B incipiente, ainda pouco estruturado.
  • Solos maduros – solos espessos, bem desenvolvidos e estruturados, onde todos os horizontes podem ser definidos.

Entre o estágio inicial e o final, o período de tempo pode variar de centenas a milhares de anos, variando segundo o material de origem, o clima e o relevo. Por exemplo, rochas escuras, de constituição básica, em climas quentes e úmidos, em encostas de baixo gradiente, originam solos maduros mais rapidamente do que rochas claras nas mesmas circunstâncias.

[x] Fechar

Quais são os fatores responsáveis pela formação do solo e como eles atuam?

A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo. O solo corresponde à porção superficial da Terra onde é realizada a maior parte das atividades humanas.

Quais são os principais fatores que atuam na formação do solo?

O processo de origem, formação e transformação dos solos está diretamente relacionado com o intemperismo e com a acumulação de material orgânico.

Quais são os processos que atuam na formação do solo?

Formação do solo.

Quais os principais fatores que atuam na formação dos solos Assinale a alternativa correta?

O solo é formado a partir da interação entre o tempo, clima, relevo, água e seres vivos.