Quais são os impactos da tecnologia na sociedade atual?

Main Article Content

Resumo

Com o avanço das novas tecnologias da informação e da comunicação, houve uma grande evolução no mundo digital, que se tornou mais moderno. Os indivíduos evoluem junto às novas tecnologias. São muitos os benefícios que proporcionam aos indivíduos, comodidade, conforto, mobilidade, agilidade, praticidade e facilidade nas interações humanas. A possibilidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, com agilidade e eficiência sem estar presente fisicamente, estando apenas conectado, é um dos maiores legados dessa Era Digital. Contudo, existe os pontos negativos, a dependência digital que tem impactado a sociedade. O objetivo desse estudo é apresentar os impactos que as novas tecnologias têm causado na sociedade, fazendo um recorte especialmente sobre a dependência digital. As novas tecnologias geram mudanças cerebrais nos indivíduos. Há indivíduos, por exemplo, que tem extrema dificuldade de controle no uso das redes sociais digitais, jogos eletrônicos ou até mesmo não conseguem ficar distante dos smartphones (nomofobia). Caracterizam-se como dependentes digitais, os indivíduos que se isolam do convívio social para permanecer horas exageradas e abusivas no uso de novas tecnologias digitais. A internet já é uma atração para pessoas de todas as idades, fato que tende a crescer cada vez mais, visto que cada vez mais as pessoas veem-se dependentes das redes sociais digitais, dos aparelhos, dos aplicativos, entre outros. A dependência digital pode causar diversos prejuízos aos indivíduos, seja no seu físico, social e/ou psicológico. Os impactos negativos devem servir de alerta para uma sociedade que caminha cada dia mais para esse mundo digital tão atraente, tão perigoso e devastador ao mesmo tempo. A substituição do mundo real pelo virtual, causa a chamada dependência digital. Há pesquisas que comparam a dependência digital com outras dependências, como a de álcool e drogas, sendo um subgrupo das dependências comportamentais. Desenvolver o autocontrole no uso dessas inovações é imprescindível, para que somente os aspectos positivos permaneçam no uso das novas tecnologias digitais. A metodologia consiste em pesquisa de cunho bibliográfico com técnica de coleta de dados e análise em documentos.

Palavras-chave

novas tecnologias impactos dependência digital.

Article Details

Quais são os impactos da tecnologia na sociedade atual?

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento,  consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0

A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.

1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Como Citar

DE S. RANGEL, C., R. DA S. PETRUCCI, W., & F. DE L. FIORAVANTI, S. (2018). IMPACTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SOCIEDADE: UM RECORTE DA DEPENDÊNCIA DIGITAL. Humanas Sociais & Aplicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181616

Quais são os impactos da tecnologia na sociedade atual?
A tecnologia teve um desenvolvimento acelerado e a forma como a utilizamos gera sempre benefícios e desafios. Portanto, é fundamental refletir sobre quais são os impactos que isso causa em nossas vidas. Afinal, o que a tecnologia trouxe? De que forma nossas vidas estão sendo modificadas em casa e no trabalho?

Os dispositivos móveis têm sido um aliado em todos os sentidos, no trabalho e no dia a dia. Porém, esse novo hábito, que coloca qualquer informação ao alcance dos usuários, tem alguns efeitos colaterais a serem combatidos, como o sedentarismo.  Agora podemos realizar compras, solicitar um serviço ou mesmo executar um trabalho, de forma online. Esse hábito vem crescendo desde antes da pandemia, em que o home office foi aderido por quase todas as empresas e indústrias. Os cuidados com a saúde física e psicológica precisam ocorrer para que a evolução tecnológica não traga problemas futuros.

Todavia, estamos vivenciando um momento em que a tecnologia tem sido importantíssima. Sem dúvida os seus aspectos positivos ultrapassam os negativos. É impossível apontar um setor do mercado, por exemplo, que não tenha sido amplamente influenciado pelo surgimento das novas tecnologias. Dos avanços na medicina à entrada dos robôs na indústria, o panorama do mundo vem sendo modificado constantemente desde a primeira revolução industrial. Nos últimos anos, a aceleração desse processo causou algumas mudanças ainda maiores, como a popularização de smartphones, e a presença do ambiente digital.

A saúde, educação e segurança são diretamente beneficiadas pela tecnologia. Com sistemas mais eficientes de gestão da informação, é possível observar a ascensão de recursos que integram plataformas e promovem o bem-estar social. São câmeras de segurança inteligentes, pontos de rede Wi-Fi etc. Muitas dessas inovações tecnológicas vieram para ficar. É essencial saber lidar com elas sem que as mudanças em nosso comportamento afetem negativamente nossas relações pessoais e profissionais.

De forma geral, a tecnologia, principalmente os smartphones, vieram pra agregar, aproximar as pessoas e facilitar a vida de todos. Vamos aproveitá-la de forma consciente 😉

Quais os impactos da tecnologia na sociedade hoje?

Afinal, a tecnologia mudou o nosso comportamento e nossas expectativas em relação às ferramentas que estão a nosso dispor. Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos.

Quais são os impactos da tecnologia na vida das pessoas?

Seus impactos sociais podem ser positivos ou negativos: avanços da medicina, aumento de conforto, redução de estresse, otimização de tempo, são alguns pontos positivos frequentemente citados.

Quais os impactos negativos da tecnologia na sociedade?

A facilidade de uso e processamento muito rápido acabam por prejudicar a produtividade e inovação de cada um. Desempenhar diversas tarefas também pode resultar em um impacto negativo sobre o equilíbrio entre vida profissional e familiar, afetando diretamente o bem-estar dos indivíduos.

Quais impactos positivos e negativos da tecnologia para a sociedade?

A tecnologia bem aplicada ajuda a aprender coisas novas todos os dias, a encontrar novos passatempos, a estar em contato com pessoas de todo o mundo, a melhorar o desempenho no trabalho ou na escola, a compartilhar informações de forma fácil, rápida e a um baixo custo, no entanto, ela também pode se tornar negativa e ...