Quais são os indicadores econômicos de uma empresa?

Os indicadores econômicos, como o índice de inflação, a taxa de juros, a taxa de câmbio e o índice de confiança do consumidor, são fundamentais para que as empresas tenham um planejamento estratégico que ajude a conduzir as suas atividades no dia a dia.

Apesar de estar um pouco distante da realidade do empresário, eles devem fazer parte de uma análise transversal. De acordo com a assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o varejista tem de analisar as variáveis com base no que pode impactar o seu negócio a curto e longo prazos para fazer os devidos ajustes no planejamento.

Veja também
Índices econômicos mostram o impacto da alta dos preços no consumo das famílias
Incerteza eleitoral e déficit fiscal pressionam a desvalorização do real em 2018
Empresas mais cautelosas contraem menos crédito apesar da queda dos juros

A FecomercioSP disponibiliza diversas informações voltadas ao comércio varejista, entre elas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mostra como o cliente analisa os ambientes econômico e político do País. Segundo a assessoria econômica da Entidade, atualmente, as famílias estão mais descrentes com o cenário atual do Brasil, o que indica que o empresário deve ficar alerta.

Neste momento, a Federação orienta que o empresário acompanhe os indicadores econômicos para formar o seu estoque e determinar os preços e o melhor momento para liquidações, bem como tomar decisões sobre investimentos, contratação e até mesmo para diversificar o estoque.

Confira mais detalhes sobre a importância dos indicadores econômicos:

Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.

A expressão Indicadores Económicos e Financeiros designa todo o tipo de indicadores baseados em dados económicos e financeiros de determinada entidade e podem ser expressos em valores monetários absolutos, valores relativos, taxas de variação, tempo, entre outros. Embora todos os indicadores devam ser olhados de forma integrada, é habitual separá-los em indicadores económicos e em indicadores financeiros. No caso dos indicadores económicos, estes procuram avaliar a capacidade da empresa em gerar valor de forma a remunerar adequadamente todos quantos nela participam, nomeadamente os seus accionistas, trabalhadores, entre outros. Alguns exemplos de indicadores económicos são os diversos indicadores de rendibilidade, eficiência e produtividade. Quanto aos indicadores financeiros, estes procuram avaliar a capacidade da empresa em honrar atempadamente os seus compromissos financeiros para com terceiros e incluem, numa perspectiva de longo prazo, os indicadores de estrutura financeira e solvabilidade e, numa perspectiva de curto prazo, os indicadores de liquidez.

acreditam que a economia piorou. Para 39% deles, o cenário ficará mais sombrio nesse sentido nos próximos meses. Logo, é vital descobrir o que são indicadores econômicos para ponderar sobre as perspectivas para o futuro.  

Neste artigo, explicaremos os fatores-chave que afetam a economia nacional e, portanto, o nosso bolso. Afinal, tudo isso impacta no planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo, seja para conquistar sonhos ou tirar projetos do papel. 

Basicamente, entender o que são indicadores econômicos é essencial para nortear as decisões. Por sinal, falaremos em específico sobre os reflexos no mundo dos investimentos. 

Então, siga a leitura para aprimorar a sua estratégia e, ao mesmo tempo, proteger o seu patrimônio! 

Neste conteúdo, você vai ver:

Mas, afinal, o que são indicadores econômicos?

Para entender o que são indicadores econômicos, é importante ter em mente que eles estão interligados. Ou seja, o desempenho de cada índice repercute nos outros, uma vez que fazem parte da mesma engrenagem. 

Logo mais, traremos exemplos que facilitam o entendimento sobre essa conexão. Mas, para adiantar, vamos considerar um exemplo de alguém que pretende operar na bolsa de valores. Isso porque os indicadores econômicos são a chave para investir melhor.

Esse mercado se baseia na lei da oferta e demanda. Isto é, as ações tendem a se valorizar se a economia der sinais positivos, como o crescimento do PIB. Porém, se eles  forem negativos, como o risco fiscal no teto de gastos do governo, tais ativos podem cair.

E, para mais detalhes sobre essa dinâmica, baixe o e-book gratuito: “Guia da bolsa para investidores”! 

Quais são os indicadores econômicos de uma empresa?

Na prática, o que são indicadores econômicos?

Indicadores econômicos são um compilado de dados que servem como um termômetro da economia. Eles são usados como uma referência para os governantes, empresários e investidores que buscam analisar o status da situação financeira.

E, quando falamos dos tipos de indicadores econômicos, é fundamental levar em conta as  duas vertentes. De um lado, temos o contexto amplo da macroeconomia, que diz respeito ao País como um todo. Do outro, há a análise da microeconomia, que é focada no comportamento financeiro de pessoas, empresas, grupos e setores, por exemplo. 

Por que os investidores precisam saber o que são indicadores econômicos?

Compreender o que são indicadores econômicos traz uma série de benefícios para os investidores, incluindo: 

  • optar pelas aplicações financeiras que protejam da inflação;
  • identificar mercados e novas oportunidades de investimentos;
  • diversificar a carteira com eficiência, mesclando renda fixa e variável;
  • prever as tendências de crises ou o cenário de aceleração da economia;
  • aprimorar a estratégia de investimento para tomar decisões assertivas.

10 exemplos de indicadores econômicos

Para começar, veja sete indicadores listados pela Anbima, com um conjunto de informações que refletem no mercado financeiro:

1. CDI

O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é um título de curtíssimo prazo (um dia útil). Ele se baseia em  empréstimos feitos entre instituições financeiras para fechar o caixa no azul. No caso, ele é visto como um indicador porque revela os juros médios das operações entre bancos.

2. Dólar

Embora seja uma moeda dos Estados Unidos, o Dólar influencia o mercado mundial. Por exemplo, as importações e exportações são fortemente afetadas pelo referido indicador.

3. Euro

O que acontece na União Europeia, a chamada Zona do Euro, traz efeitos no mundo todo. Sendo assim, a moeda é outro indicador relevante para considerar na sua estratégia de investimento, sobretudo nas aplicações de renda variável

4. Ibovespa

Por sua vez, a sigla Ibovespa (ou simplesmente IBOV) significa Índice da Bolsa de Valores de São Paulo. É um espelho da performance das principais ações negociadas na B3, razão pela qual é uma referência importante para quem pretende operar nos pregões.

5. IBX

Já o IBX (Índice Brasil) mede o retorno de uma carteira teórica que tem as ações mais negociadas na B3. Para exemplificar, um investidor poderia optar por um Fundo de Ações IBX-50 ou IBX-100, sendo que a performance fica atrelada aos respectivos benchmarks. 

6. IGP-M

A sigla IGP-M significa Índice Geral de Preços – Mercado, que é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trata-se de uma maneira abrangente de medir a variação de preços na economia, com base nas diferentes etapas da cadeia produtiva.

7. Selic

Por ser a taxa básica de juros, a Selic é um instrumento da política monetária para controlar a pressão inflacionária. Se ela aumenta ou diminui, as taxas de aplicações, empréstimos e financiamentos também seguem a mesma linha.

>>> Leia mais: como a taxa Selic controla a inflação?

Além da lista da Anbima, vale conferir mais três indicadores que retratam a situação econômica: 

8. PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) mostra o fluxo de novos bens e serviços finais da região (país, estado ou cidade). Ele não é a soma da riqueza existente, mas ajuda a entender o aumento de produção, bem como a demanda por empregos, ações e investimentos.

>>> Saiba mais sobre a importância do PIB na economia brasileira

9. IPCA

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é tido como o índice oficial da inflação. Para resumir, ele mede as consequências da variação dos preços no poder de compra das famílias brasileiras, conforme um determinado conjunto de produtos e serviços.

10. TR

Para finalizar, a Taxa Referencial (TR) estabelece a rentabilidade dos seguintes itens:

  • títulos de capitalização;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • caderneta de poupança;
  • alguns tipos de Fundos de Investimentos Imobiliário (FIIs).

Para complementar, temos um vídeo da Xpeed School que explica os efeitos dos principais indicadores macroeconômicos. Dê o play para conhecer os impactos desses fatores nos seus investimentos!

O que fazer depois de descobrir o que são indicadores econômicos?

O post está chegando ao fim, mas a nossa jornada de conhecimento continua firme e forte. E, agora que você sabe o que são indicadores econômicos, confira mais duas dicas para otimizar os resultados dos investimentos

1. Acompanhe os indicadores

O Boletim Focus é divulgado semanalmente pelo Banco Central (Bacen). Por meio deste relatório, você ficará inteirado sobre as expectativas do mercado. Além disso, a Anbima divulga os dados acumulados dos principais indicadores econômicos nos últimos 36 meses. 

Aliás, veja um exemplo da tabela histórica com as informações coletadas pela Anbima até outubro de 2021: 

Quais são os indicadores econômicos de uma empresa?

2. Amplie a base de conhecimento

Por fim, indicamos o curso online “Cenários e investimentos: macroeconomia para investidores”. Assim, você poderá aprofundar os conhecimentos que norteiam seu  planejamento financeiro e, consequentemente, te aproximam das suas conquistas.  

Quais são os 5 indicadores econômicos?

10 exemplos de indicadores econômicos.
CDI. O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é um título de curtíssimo prazo (um dia útil). ... .
Dólar. Embora seja uma moeda dos Estados Unidos, o Dólar influencia o mercado mundial. ... .
Euro. ... .
Ibovespa. ... .
IBX. ... .
IGP-M. ... .
Selic. ... .

Quais são os tipos de indicadores econômicos?

Existem três principais tipos de indicadores econômicos: Rentabilidade. Lucratividade. Endividamento.

Quais são os indicadores econômicos financeiros de uma empresa?

Indicadores financeiros são medidas quantitativas que revelam a situação financeira de uma empresa com base em seus resultados contábeis. São excelentes ferramentas que ajudam tanto o gestor em sua tomada de decisão quanto o investidor que está em busca da melhor relação risco x retorno para seu capital.

Quais são os principais indicadores econômicos a acompanhar?

Quais são os principais indicadores econômicos a acompanhar?.
PIB. O Produto Interno Bruto é um dos mais importantes índices macroeconômicos do país. ... .
IPCA. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é calculado mensalmente pelo IBGE. ... .
Taxa Selic. ... .
IGP-M. ... .
INPC. ... .
PIM-PF. ... .
Desemprego e informalidade. ... .
TR – Taxa Referencial..