Quais são os mecanismos de defesas que nosso corpo utiliza para tentar controlar a temperatura corporal?

Nosso corpo apresentatemperaturanormalna faixa de 36,5ºC. A elevação ou redução dessa temperatura pode ter efeitos danosos ao organismo, que apresenta mecanismos que tentam evitar esse problema. No frio, por exemplo, nosso corpo reage de modo a evitar a hipotermia, que é uma queda da temperatura para abaixo de 35ºC.

Tópicos deste artigo

  • 1 - → As reações corporais durante o frio
  • 2 - → Por que urinamos mais no frio?

→ As reações corporais durante o frio

O organismo apresenta diferentes formas de manter o corpo aquecido. Entre as reações que ele pode apresentar durante uma situação de frio, podemos citar:

1. Tremores – Consistem na contração da musculatura de maneira involuntária, sendo realizados, portanto, independentemente da nossa vontade. Essa contração involuntária garante a produção de calor.

2. Piloereção (ereção dos pelos) Os animais apresentam a capacidade de eriçar seus pelos em dias frios, de modo a evitar a perda de calor. Ao eriçar os pelos, cria-se uma camada de ar morno próximo à pele, garantindo a manutenção da temperatura corporal. Nos humanos, também se observa esse mecanismo (arrepio), porém a eficiência é limitada, pois nosso corpo apresenta poucos pelos.

Quais são os mecanismos de defesas que nosso corpo utiliza para tentar controlar a temperatura corporal?

Ficar arrepiado relaciona-se com a manutenção de calor do corpo

3. Alterações na circulação sanguínea – No frio, as terminações nervosas presentes na pele são capazes de captar a queda de temperatura e garantir mudanças nos vasos capilares. Observa-se na pele a vasoconstrição, isto é, a diminuição do calibre do vaso sanguíneo. Ao diminuir o calibre, ocorre menos perda de calor pelo corpo. Em temperaturas elevadas, observamos o inverso: os vasos ficam dilatados para garantir uma maior perda de calor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4. Termogênese sem tremores – No frio, as mitocôndrias aumentam sua atividade metabólica de modo a produzir calor em vez de ATP, um processo chamado de termogênese sem tremores.

5. Lipólise da gordura marrom – A gordura marrom é uma grande e importante fonte de calor. Em humanos, ela é encontrada em maior quantidade em crianças. Nos adultos, é encontrada em menor quantidade, sendo responsável por uma produção de calor inferior quando comparada à das crianças.

Veja também: 15 curiosidades sobre o frio

→ Por que urinamos mais no frio?

No calor ou quando praticamos atividades físicas intensas, eliminamos o suor, garantindo a nossa perda de calor. Nos dias frios, isso não acontece com tanta intensidade. Como a água não está sendo eliminada por meio do suor, eliminamos mais essa substância pela urina.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

A água é uma substância essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. No homem, ela possui diversas funções importantes, tais como o transporte de nutrientes, excreção de substâncias tóxicas ou em excesso, proteção contra impactos, participação nas reações químicas e regulação da temperatura corpórea.

Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Isso é comum durante a prática de exercícios físicos ou em locais muito quentes.

O suor é formado em grande parte por água, que representa cerca de 99% da sua composição. O outro 1% restante corresponde à concentração de sódio, cloro, potássio e magnésio. A osmolaridade dessa solução fica em torno de 80-185 mOsm/l, sendo praticamente a metade da concentração osmolar do plasma.

Ao ser liberado na superfície do corpo, o suor inicia um processo de evaporação. Durante esse processo, ocorre a liberação de energia calorífica e, consequentemente, o corpo esfria. Sendo assim, podemos perceber que a produção de suor em si não provoca a diminuição da temperatura corpórea, sendo essa propriedade conseguida com a evaporação dessa substância.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar da regulação da temperatura ser importante, é fundamental frisar que, ao liberar suor, ocorre uma perda muitas vezes excessiva de água. Esse processo, caso não haja uma hidratação constante, pode levar a uma perda hídrica conhecida como desidratação.

Essa perda de água não pode ser controlada voluntariamente, pois a secreção do suor é estimulada pelo sistema nervoso autônomo. Sua produção varia de uma pessoa para outra, além dos fatores relacionados com a quantidade produzida. Dentre os fatores que interferem na produção dessa substância, podemos destacar o número de glândulas sudoríparas, composição corporal, idade, sexo e condição de hidratação de uma pessoa. Vale ressaltar que a temperatura, velocidade do vento, umidade e radiação no meio ambiente também interferem diretamente na produção de suor.

Algumas pessoas possuem ainda uma condição conhecida como hiperidrose. Nesse caso, observa-se uma sudorese excessiva, mesmo em repouso, que muitas vezes é motivo de constrangimento. Dentre as causas da hiperidrose, podemos destacar os fatores emocionais, genéticos e algumas doenças. O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, antitranspirantes, procedimentos com toxina botulínica ou cirurgia.

Quais são os principais mecanismos de defesa do organismo humano quando submetido a ambientes com temperaturas extremas?

A sudorese é o mecanismo através do qual o corpo perde o calor produzido quando a máxima vasodilatação não pode eliminar o calor tão rápido quanto ele é produzido (WIDMAIER; RAFF; STRANG, 2006).

Quem é responsável pela regulação da temperatura do corpo humano?

O sistema nervoso é responsável pela percepção da temperatura externa e pela avaliação da temperatura interna. Com o aumento da temperatura corporal, pode ocorrer a desnaturação de enzimas, levando a problemas metabólicos que podem ocasionar óbito.

Como regular a temperatura do corpo humano?

Apesar de parecer óbvio, deve ser a primeira situação a controlar quando quer baixar a temperatura do corpo. Diminua a intensidade dos movimentos, e tente mexer-se o menos possível. Respire fundo e abrande o ritmo cardíaco também. Ao minimizar o consumo de energia corporal, a temperatura diminui imediatamente.