Quais são os principais impactos que ocorrem nas atividades de mineração?

Como diminuir os impactos ambientais causados pela mineração?

Essa é uma preocupação das indústrias do setor, que tem como principais impactos negativos a alteração do pH e contaminação da água com metais pesados, contaminação do solo, poluição do ar, prejuízos para a fauna e a flora, entre outros.

No entanto, a mineração é uma atividade lucrativa e fundamental para o desenvolvimento do país, uma vez que as comodities são utilizadas como matéria-prima de artigos essenciais para a economia global, como moedas, equipamentos eletrônicos e industriais, celulares, aviões, estruturas de edificações e tantas outras coisas que fazem parte do dia a dia da população.

O ideal é encontrar um equilíbrio entre a produtividade e a sustentabilidade, garantindo uma operação que consiga diminuir os impactos ambientais causados pela mineração e, ao mesmo tempo, garantir matéria-prima de qualidade.

Neste artigo, apresentamos algumas soluções da Hita Belzona que podem ajudar a sua indústria a ter ações menos nocivas ao meio ambiente e, consequentemente, facilitando a adoção de práticas sustentáveis. Conheça todas elas a seguir!

A pressão por mais responsabilidade das empresas nos impactos da mineração

A humanidade começa a sofrer as consequências negativas da exploração dos recursos naturais, e o consequente aumento da emissão de gás carbônico na atmosfera. O aquecimento global é um grande exemplo disso, assim como  a escassez dos recursos hídricos.

Paralelo a isso, a cada ano aumenta-se o rigor com relação às normas de extração e processamento industrial, bem como a cobrança por parte da sociedade, por ações mais efetivas das empresas, com o objetivo de reduzir ao máximo os impactos ambientais causados pelas práticas industriais como  mineração, por exemplo.

Hoje em dia, as empresas são constantemente cobradas a assumirem responsabilidades de cunho socioambiental, um modelo de gestão que propõe uma relação ética e transparente da empresa com a sociedade. A ideia é que cada organização elabore metas que as levem a praticar um desenvolvimento sustentável.

Através de práticas sustentáveis, cada vez mais valorizadas e reconhecidas pelas indústrias e pela sociedade, passa-se a reconhecer sua grande relevância competitiva. Como exemplo, podemos citar a própria Hita, que para se adequar a padrões normativos internacionais, a exemplo do ISO 14001,  investiu e continuamente investe em seus processos internos. Este é um compromisso firmado entre a Hita e a sociedade, e a comprovação de que suas práticas possuem credibilidade.

Estas são algumas ações que podem ajudar as empresas a diminuírem o impacto ambiental causado pela mineração:

  • descarte correto de resíduos;
  • criação de protocolos de emergência;
  • adequação dos projetos à legislação ambiental;
  • aumento da rigidez nos parâmetros de segurança;
  • redução de passivos ambientais criados pelo descarte prematuro de equipamentos.

Entenda a vida útil do seu maquinário e promova a sustentabilidade no setor da mineração

O descarte prematuro de maquinários é uma das ações a serem evitadas pelas grandes indústrias, sobretudo as mineradoras, sob pena de multa ou indenização, pela geração de passivo ambiental.

Entender a vida útil dos equipamentos industriais e garantir manutenção adequada, evita o seu desgaste. E vamos além ao afirmar que, ao conhecer as fragilidades do equipamento, é possível adotar a manutenção preventiva, garantindo assim que o ativo prolongue sua vida útil reduzindo chances de intercorrências.

Além de contribuir para a diminuição dos impactos ambientais causados pela mineração, essa providência pode ajudar as empresas a economizarem com manutenções corretivas que costumam ser muito dispendiosas para as manutenções preventivas.

Também não podemos deixar de falar sobre a segurança da planta e do tempo de parada. Um equipamento que recebe manutenção adequadamente também tem menos chance de uma parada não programada, reduzindo assim a exposição dos colaboradores ao risco de acidentes, assegurando um ambiente com mais segurança operacional.

O conhecimento de estratégias como essas é o que auxiliará a sua empresa a diminuir os impactos causados pela mineração cada vez mais ativamente.

Saiba como a Hita Belzona traz mais produtividade e sustentabilidade para o seu negócio

A Hita atua no mercado desde 1995, sendo uma empresa referência em manutenção industrial com polímeros Belzona e atuante em todo o Brasil.

Considerada pela Belzona como um dos seus distribuidores modelo, a Hita tem como objetivo principal oferecer um serviço de excelência, não apenas na entrega das soluções, mas também acompanhando de forma personalizada as aplicações.

A oferta de soluções definitivas, permite que a raiz do problema seja solucionada trabalhando com as mais diversas linhas Belzona.  

A empresa está em conformidade com os padrões ISO 14001:2015, norma internacional que especifica requisitos para sistema de gestão ambiental, garantindo que a empresa seja capaz de gerenciar os impactos ambientaisimediatose de longo prazo gerados pelas suas atividades.

Utilização de produtos livres de solventes

Os solventes de uso industrial são um dos principais contaminantes do meio ambiente. Por conter COV (Compostos Orgânicos Voláteis) a sua disseminação pelo ar ocorre de forma rápida, trazendo prejuízos para a saúde ao ser inalado, além de agredirem a camada de ozônio. 

Nisso, os produtos Belzona servem como importante aliado no meio ambiente, devido a ausência de compostos voláteis, o que os tornam seguros para manejo humano, mesmo em ambientes confinados.

Redução de passivos ambientais criados pelo descarte prematuro de equipamentos

O descarte prematuro de equipamentos industriais é um grande desafio presente no dia a dia das grandes indústrias. A escassez e/ou longos prazos para substituição de peças de reposição, somado ao alto custo, muitas vezes tornam a troca do equipamento mais viável que a espera pela reposição da peça.Porém isso traz uma grave consequência, o descarte prematuro de grandes equipamentos.

As soluções Belzona são capazes de fornecer soluções seguras, eficientes, de cura rápida, em conformidade com padrões normativos e excelente custo benefício, e o que é melhor, aumentando a vida útil do equipamento, reduzindo o risco de falhas. 

Case: recuperação do eixo do tambor enrolado de cabo da retroescavadeira

Em função da quebra do rolamento, a extremidade do eixo sofreu uma avaria, reduzindo a operacionalidade do equipamento

Quais são os principais impactos que ocorrem nas atividades de mineração?
Preparação após preparação com usinagem

Para solucionar o problema, a superfície foi desbastada usando torno mecânico e aquecida para remoção do óleo e graxa residual. Após limpeza com desengraxante, o reparo foi feito com aplicação do Belzona  1111, aplicando o produto com espessura adicional, para que o excedente fosse retirado em torno para obtenção do dimensional requerido.

Quais são os principais impactos que ocorrem nas atividades de mineração?
Limpeza com desengraxante  

Quais são os principais impactos que ocorrem nas atividades de mineração?
Aplicação da Belzona

Quais são os principais impactos que ocorrem nas atividades de mineração?
Serviço finalizado após usinagem de Belzona

A recuperação com tecnologia Belzona tem como vantagens o rápido retorno à operação e o fato de eliminar o calor.

Assim, além de diminuir os impactos ambientais causados pela mineração, a sua empresa economizou com manutenção e substituição de grandes equipamentos.

Redução no tempo de parada

Com os polímeros Belzona é possível eliminar o trabalho a quente. Os produtos permitem aplicação e cura rápida diminuindo o tempo de parada para manutenção. Isso minimiza a exposição dos colaboradores ao risco operacional e, da manutenção, ao mesmo tempo em que garante economia para a indústria. 

Essa razão é facilmente comprovada multiplicando o custo da hora parada pelo período de inatividade e o valor investido na solução, cujo propósito é corrigir o problema na sua origem. Para isso temos um time técnico-comercial com competência e know-how para diagnosticar problemas e prescrever a solução ideal para cada situação. 

Case: recuperação do pneu de caminhão caçamba

Como exemplo prático, temos o case de recuperação do pneu de caminhão caçamba, que apresentava rasgos laterais, afetando a malha metálica e oferecendo risco de ficar inutilizado muito antes do previsto. 

Para a resolução do problema utilizamos elastômeros de cura rápida Belzona 2211 e 2311. Foi realizada a preparação de superfície, retirando toda a borracha solta, chegando até as lonas, sem aumentar o rasgo. Após isso, foi feita a limpeza do corte e aplicação do condicionador Belzona 2911.

O reparo com Belzona manteve-se aderido e com excelente desempenho durante mais de 60 dias (mais de 1.500 horas) que foi o período solicitado pelo cliente. Até inspeção realizada, o reparo se encontrava em perfeitas condições, mantendo-se estável e superando as expectativas.

Quais são os principais impactos que ocorrem nas atividades de mineração?
Vista da caçamba

Quais são os principais impactos que ocorrem nas atividades de mineração?
Um dos cortes na lateral da caçamba

Quais são os principais impactos que ocorrem nas atividades de mineração?
Outro corte na lateral do pneu

Quais são os principais impactos que ocorrem nas atividades de mineração?
Aplicação de Belzona 2211

Quais são os principais impactos que ocorrem nas atividades de mineração?
Aceleração da cura de Belzona 2311, com auxílio de holofote

Conte com a Hita Belzona para a manutenção dos equipamentos da sua mineradora

A Hita tem mais de 25 anos de experiência em manutenção industrial e é representante modelo de Belzona no Brasil, com atuação em todo o território nacional.

Nosso time de consultores está pronto para indicar as melhores soluções de manutenção para a sua mineradora, além de garantir a utilização correta dos produtos.

Entre em contato conosco.

Gostou deste conteúdo sobre como diminuir os impactos causados pela mineração? Então, confira outros títulos em nosso blog:

  • Manutenção industrial com polímeros: confira as principais vantagens
  • Conservação de recursos não renováveis, uma nova abordagem para a sustentabilidade

Mineração e pedreira: as 5 principais áreas de aplicação da Belzona

Quais são os principais impactos ambientais causados pela exploração mineral?

Os problemas ambientais desenvolvidos podem apresentar impactos hídricos, biológicos, atmosféricos e geomorfológicos, sendo os principais: Remoção da vegetação na área de extração e evasão de animais habitantes da área; contaminação dos solos; sedimentação e poluição de rios por indevido descarte de material sem ...

Quais os impactos sociais causados pelo processo de mineração?

Os impactos causados pela mineração, associados à competição pelo uso e ocupação do solo, geram conflitos socioambientais, os quais, por vezes, são motivados pela ausência de políticas públicas, que reconheçam a pluralidade dos interesses envolvidos.

Quais são os impactos econômicos da mineração?

Atualmente, a mineração ocupa 0,5% do território brasileiro, sendo responsável por 16,8% do PIB Industrial do país e pela geração de 190 mil empregos diretos e 2 milhões de empregos indiretos, além de um faturamento anual de US$ 38 bilhões (IBRAM, 2020).

Quais os impactos positivos da mineração?

A mineração contribui para a criação de inúmeros empregos diretos e indiretos, justamente por oferecer matéria prima para variados tipos de indústria. Afinal, o que seria das indústrias montadoras de veículos sem o aço, o vidro e os derivados do petróleo, matérias que provém diretamente da mineração?