Quais são os principais objetivos da administração da produção e Operações?

Durante toda a história desde os tempos mais primórdios o homem procura, através da criação de vários mecanismos, aplicar a administração de produção em seus empreendimentos, desde os mais íngremes até os mais sofisticados.

Nesse sentido, conforme a sociedade foi se evoluindo e atingiu a Era industrial no final do século XIX, surgiu o conceito de Administração de Produção.

Foi no Ano de 2010, que Henri Ford deu o pontapé inicial na organização dessa disciplina, criando, naquele ano a linha de montagem em série, um método que revolucionou para a época os conceitos de gestão de produção, e que é utilizado até nos dias atuais por diversas empresas.

Nascia naquele momento o conceito de produção em massa, ou seja, o surgimento de grandes volumes produtivos que tinham por finalidade, aumentar a produtividade, qualidade e uniformidade dos produtos ofertados.

Índice

Conceito de Administração de Produção

Nesse sentido, Administração de Produção pode ser um conceito definido por um conjunto de atividades de planejamento, gerenciamento e controle operacional de toda a rotina produtiva de uma empresa.

Sendo assim, para que haja a Administração de Produção a empresa deve dispor de recursos físicos, materiais, tecnológicos e humanos de uma maneira integrada com uma única e exclusiva finalidade, transformar matéria prima em produto acabado.

É bastante importante a atenção para a finalidade, pois, todo o processo e criações de métodos de melhoria de processos nada mais são que atividades com o objetivo de maximizar a uniformização dos produtos para que a empresa atinja a finalidade, que é produzir produtos acabados da maneira mais eficiente possível.

Sistemas de Produção

Sistemas de Produção é um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens e serviços.

Essa definição demonstra com bastante clareza o que é um sistema de produção e como ele pode colaborar para maximizar a eficiência produtiva da empresa.

Conforme explanamos no início desse artigo, o primeiro sistema de produção foi criado por Henri Ford no ano de 1910, iniciando assim, o estudo acadêmico e sistêmico dos métodos de produção, que avançaram inclusive, em métodos de engenharia, com a criação da disciplina Engenharia de produção.

Nesse sentido, começa então a surgir os diversos modelos de sistemas de produção, todavia, embora levem nomes distintos, como produção em série, ou modelo Toyota, podemos basicamente classificar os sistemas de produção como:

  • Sistema de Produção em Série – Muito utilizado nas indústrias automotivas, de eletrodomésticos e papel e celulose, o sistema de produção em série tem como principal característica o ritmo de produção uniforme e acelerado. Entretanto, para que possa ser aplicado em uma indústria, o sistema funciona bem com produtos padronizados, pois, fluem de um posto de trabalho para outro em uma sequência geralmente prevista.
  • Sistema de Produção em Lotes – Nascido da necessidade de empresas com um mix maior de produtos e que perdiam tempo com a linha em série, o sistema de produção em lotes é bastante utilizado na indústria têxtil, cerâmica e também brinquedos. Nesse sistema a produção passa a ser dividida em lotes, e cada lote que entra na produção tem a finalidade de atender um determinado volume de vendas. Repare que é um sistema que ganha em flexibilidade, todavia, perde em volume de produção se comparado ao Sistema de Produção em série.
  • Sistema de Produção sob encomenda – Também conhecida como produção puxada, esse sistema nasceu mais recentemente, e apesar de maximizar o estoque da empresa e a eficiência na gestão dos recursos materiais, pode ser mais custoso exigindo um planejamento e controle da produção mais eficiente para a redução desses gastos que podem comprometer a eficácia do processo.

Organização e Planejamento da Produção

Como você pode ver, desenhar uma linha de produção com o intuito de maximizar os recursos, agregando menos custo para o produto acabado, foi um dos conceitos mais estudado durante todo o século passado e perdura até os dias atuais.

Todavia, com a inovação tecnológica cada vez mais constante e as transformações digitais mudando a vida e hábitos de consumo, a administração de produção tende, nessa mesma linha, a inovar-se nos próximos anos, assim como, já vem se inovando no decorrer dos últimos anos.

Entendendo a necessidade de controlar e gerenciar a produção com a melhor eficiência possível, surgiu então, o Planejamento e Controle de Produção, departamento responsável por gerenciar e organizar todo o método produtivo, evitando desperdício de tempo e recursos, e é sobre esse tema que falaremos no artigo O que é planejamento e controle de Produção.

O objetivo principal da administração da produção é produzir bens e serviços com a qualidade certa, quantidade certa, no momento certo e com custo mínimo. Também tenta melhorar a eficiência. Uma organização eficiente pode enfrentar a concorrência de forma eficaz.

Como funciona a administração de produção?

Administração da produção é a atividade de gerenciar recursos destinados à fabricação e à oferta de bens e serviços. Toda organização que produz algum bem ou serviço, precisa gerenciar e programar a produção. ... quando produzir e comprar; quais recursos serão utilizados para produzir.

O que é a administração de produção e operações?

A Administração da Produção e de Operações é uma área do conhecimento voltada à gestão, isto é, ao planejamento, à organização e ao controle da produção industrial e da prestação de serviços.

Quais são as três funções centrais da administração da produção?

A função produção é central para a organização porque produz os bens e serviços que são a razão de sua existência, mas não é a única nem, necessariamente, a mais importante. Há 3 funções centrais para a organização, são elas: Função Marketing, Função Desenvolvimento de Produto / Serviço e a Função Produção.

Qual é o objetivo da produção?

Através disso, pode-se dizer que a função produção contribui para se atingir a idéia de vantagem baseada em produção, mas isso só é possível através dos cinco objetivos de desempenho (vantagens) da função de produção: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.

O que é valor na gestão de produção?

Segundo Elias (2001), pode-se representar valor como função/custo. O cliente está interessado nas funções dos recursos (produto, serviço, processo, atividade etc.) e quanto melhor as funções forem desempenhadas ao menor custo, maior será o valor.

Quanto à administração da produção pode se afirmar que?

É correto afirmar que, a administração da produção possui a principal finalidade de transformar insumos em algum resultado pretendido. A transformação pode ocorrer através do processamento de materiais, ou de informação.

O que faz o departamento de produção?

Este é o departamento que utiliza matéria-prima, equipamentos, ferramentas, possui uma equipe produtiva, desenvolve um produto, é responsável pelo armazenamento e controle de estoque, e, como se não bastasse, precisa cuidar da qualidade e da logística.

Qual é o objetivo da Administração da Produção e operações?

A administração de produção e operações tem como responsabilidade o desempenho de técnicas de gestão da produção de bens e serviços, já que possui como principal finalidade desenvolver produtos e serviços a partir de matéria-prima.

Qual a diferença entre produção e operação?

A Administração da produção e operações (APO) é a administração do sistema de produção que transforma os insumos (matérias-primas, pessoal, tecnologia, máquinas, e outros recursos) em saídas (produtos ou serviços) da organização; trata da maneira pela qual as organizações produzem bens ou serviços. ...

Quais os objetivos principais da produção?

No processo produtivo, as operações precisam satisfazer os stakeholders (a sociedade, os fornecedores, os consumidores, os acionistas, os empregados, etc.) com pelo menos cinco objetivos de desempenho básicos para qualquer operação produtiva. São eles: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.

O que são funções de apoio da produção?

A função de produção é uma função de apoio responsável por gerenciar os recursos destinados às operações necessárias para a produção e disponibilização de bens e serviços de uma empresa.

Quais são os cinco principais objetivos da produção?

No processo produtivo, as operações precisam satisfazer os stakeholders (a sociedade, os fornecedores, os consumidores, os acionistas, os empregados, etc.) com pelo menos cinco objetivos de desempenho básicos para qualquer operação produtiva. São eles: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.

Quais são os objetivos de desempenho?

Os objetivos de desempenho são indicadores que uma empresa precisa avaliar e mensurar para chegar no seu objetivo maior. Ou seja, eles servem como guia para as empresas direcionarem os seus esforços e cumprirem com o seus objetivos.

Qual é a importância da produção?

Ninguém discute que ter indicadores confiáveis para medir o desempenho da produção é fundamental para garantir o aumento da produtividade e, principalmente, entregar corretamente o que está sendo produzido.

Quais são os conceitos fundamentais da gestão de produção?

A gestão da produção é uma atividade inerente a toda atividade comercial, seja ela agroindustrial, industrial ou de serviços. ... Consiste na gestão de ciclo que vai desde a estruturação dos processos de produção até as etapas finais com o cliente.

O que é conceito de valor?

O valor é uma qualidade que confere às coisas, aos feitos ou às pessoas uma estimativa, seja ela positiva ou negativa. A axiologia é o ramo da filosofia que estuda a natureza e a essência do valor. A teoria dos valores implica a existência de uma escala, que vai do positivo ao negativo. ...

Quais são os objetivos da administração da produção e Operações?

A administração de produção e operações tem como responsabilidade o desempenho de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Uma vez que possui como principal finalidade desenvolver produtos e serviços a partir de matéria-prima.

Qual é o objetivo da administração da produção?

O objetivo principal da administração da produção é produzir bens e serviços com a qualidade certa, quantidade certa, no momento certo e com custo mínimo. Também tenta melhorar a eficiência. Uma organização eficiente pode enfrentar a concorrência de forma eficaz.

Quais são os 5 objetivos da administração da produção?

No processo produtivo, as operações precisam satisfazer os stakeholders (a sociedade, os fornecedores, os consumidores, os acionistas, os empregados, etc.) com pelo menos cinco objetivos de desempenho básicos para qualquer operação produtiva. São eles: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.

O que é a administração da produção e Operações?

Administração da produção (ou de operações) é o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. A função produção é central para a organização porque produz os bens e serviços que são a razão de sua existência, mas não é a única nem, necessariamente, a mais importante.