Quais são os rios mais importantes da Europa que se destacam pela sua importância econômica e onde ficam?

O Danúbio corresponde a um rio europeu que ocupa o segundo lugar em extensão, superado somente pelo rio Volga.

O rio Danúbio é favorável à navegação em grande parte de seu trajeto. Sua nascente está localizada na Floresta Negra, em território alemão. O rio possui 2850 quilômetros de extensão até desaguar no mar negro.

Além de seu potencial de navegação, serve para delimitar territórios, ou seja, usado como fronteira natural de dez países europeus. O rio corta importantes cidades europeias tais como Ulm, Ingolstadt, Ratisbona, Linz, Viena, Bratislava, Budapeste, Novi Sad, Belgrado, Ruse, Braila e Galati.

O Danúbio possui uma bacia que abrange uma área de 795 686 quilômetros quadrados, para compor suas águas ele necessita de seus afluentes, desses os principais são os rios lller, Lech, Inn, Drava, Sava, Morava, Tisza e Prut. Os países que fazem parte da bacia do Danúbio são: Alemanha, Eslováquia, Croácia, Bulgária, Moldóvia, Áustria, Hungria, Servia, Romênia e Ucrânia.

No sistema de transporte, o rio Danúbio ocupa um lugar de destaque, pois é utilizado como um importante ponto de ligação entre distintos lugares dentro da Europa. Suas águas são importantes fontes de renda, uma vez que percorre diversas áreas de elevados níveis industriais e também importantes centros urbanos.

O Danúbio não é marcado somente pelo seu potencial econômico e logístico, mas também pelo elevado volume de poluentes que recebe ao longo de seu trajeto pelo continente, poluentes esses oriundos de diferentes fontes, desde resíduos urbanos até industriais. O que ameniza a poluição é a sua foz que possui a capacidade de reter os poluentes, isso ocorre por causa da grande biodiversidade existente no local, principalmente por que se trata de uma das áreas de conservação da Europa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Rio Danúbio "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/rio-danubio.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Os rios são águas superficiais. Quando chove, grande parte da água é absorvida pelo solo e se acumula no lençol freático. Quando o mesmo aflora para a superfície, ocorre o surgimento da nascente dos rios. Existem também rios cuja origem se dá, por exemplo, através do degelo no alto das montanhas ou mesmo a partir de lagos.

Os rios são uma das mais importantes fontes de água doce disponíveis na natureza. Os seres vivos não vivem sem água. Em razão dessa dependência, o homem sempre esteve próximo a esses recursos, grandes civilizações surgiram às margens dos rios e até hoje eles desempenham um grande papel para a humanidade. A seguir, os doze mais importantes rios do mundo:

Rio Amazonas (Brasil): possui 6 868 km de extensão, além disso, detém um grande volume de água, o que o torna o maior rio do mundo. O Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes (Peru), recebe águas de diversos afluentes e desemboca no Oceano Atlântico, no litoral norte do Brasil.

Rio Nilo (Egito): possui 6 627,15 km de extensão, o que lhe dá a condição de segundo maior rio do mundo, porém no continente africano ele é o maior. O Nilo é muito importante para os países que são cortados por ele (Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito). Foi justamente nas margens do rio que nasceu um das mais importantes civilizações: a Egípcia. Para os egípcios, o Nilo é considerado uma “dádiva” de Deus.

Mississipi (Estados Unidos): com uma extensão de 3 734 km, sua bacia abrange cerca de 40% do território nacional. Este é, sem dúvida, o mais importante rio dos Estados Unidos.

Rio Paraná (Brasil): percorre 2 570 km, é um dos mais importantes rios do país e suas águas abastecem a hidrelétrica de Itaipu, responsável por fornecer energia elétrica para grande parte do território brasileiro e para a totalidade do Paraguai.

Rio Danúbio (Alemanha): segundo maior rio do continente europeu, superado somente pelo Volga. O Danúbio possui uma extensão de cerca de 2 845 km e deságua no Mar Negro.

Rio Volga (Rússia): desempenha um importante papel como via de navegação dentro do continente europeu. O rio possui 3 688 km, o que faz com que ele seja o maior do continente. O Volga desemboca no Mar Cáspio.

Rio Ganges (Índia): possui uma extensão de aproximadamente 3000 km. Para muitos seguidores da religião hindu, o Ganges é sagrado, muitas pessoas banham com o objetivo de serem purificados, até mesmo os sapos que saem desse rio são idolatrados pelos fiéis.

Rio Huang-Ho ou Amarelo (China): a denominação de Amarelo é oriunda da coloração de suas águas. O rio desempenha um grande papel para a sociedade chinesa.

Rio Yang-Tsé ou Azul (China): percorre cerca de 6 300 km até desembocar no mar da China Oriental. Devido à sua grande extensão, o rio corta praticamente todo o território chinês no sentido oeste-leste.

Rio Congo (Congo – ex. Zaire): percorre aproximadamente 4 700 km, está entre os maiores do mundo, mas quanto ao volume de água, é o segundo em escala mundial. O percurso desse rio se dá no meio da floresta equatorial do continente africano, onde há uma grande incidência de chuvas, fator que resulta na característica de rio caudaloso.

Rio Tigre (Turquia): percorre cerca de 1 900 km. A capital do Iraque (Bagdá) está estabelecida às margens do rio. O Tigre é de extrema relevância para todo o Oriente Médio, uma vez que a região convive com o problema da escassez de água.

Rio Eufrates (Turquia): é um dos principais rios do Oriente Médio, juntamente com o rio Tigre. O Eufrates percorre cerca de 2 780 km até desaguar no Golfo Pérsico.

Quais os rios de importância econômica da Europa?

R.: a. Rio Reno – é um dos rios de maior importância - contribui para o transporte de mercadorias entre Alemanha e Holanda. b. rio Danúbio – percorre o território de vários países europeus.

Quais os principais rios europeus é destaque suas principais importâncias?

Conheça agora alguns do principais rios da Europa e sua importância:.
Rio Tâmisa. ... .
Rio Sena. ... .
Rio Reno. ... .
Rio Danúbio. ... .
Rio Volga. ... .
Ródano..

Quais os rios de importância econômica da Europa de suas características?

O Reno é o mais importante rio da Europa indo desembocar na Holanda no Mar do Norte, onde fica o maior porto do mundo , o de Roterdã. O Reno na Alemanha, fica o Vale do Rhur a região mais industrializada da Europa. O Sena é importante por banhar uma das maiores cidades européias, ou seja Paris na França.

Qual o rio mais importante economicamente da Europa?

Os romanos, aliás, chamavam o rio de Rhenus. Desde essa época o Reno é uma rota vital de comércio, ligando culturas e países. O Reno nasce nos Alpes, no leste da Suíça, e é o resultado da confluência de dois rios, o Reno Anterior (em alemão, Vorderrhein) e o Reno posterior (Hinterrhein).