Quais são os tipos de corpos celestes?

Top 5 – Os corpos celestes

  1. Meteoros e meteoritos. São corpos celestes de pequenas dimensões, chamados de meteoroides, que orbitam o Sol. …
  2. Asteroides. A formação do sistema solar, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, deixou restos de material pairando pelo universo. …
  3. Cometas. …
  4. Planetas. …
  5. Estrelas.

29.12.2012

Quais são os três corpos celestes do Sistema Solar?

O Sol, a Lua e a Terra são os três corpos celestes do sistema solar envolvidos em um eclipse solar.

Quais corpos celestes formam o Sistema Solar e suas características?

Um Sistema Solar é composto por um Sol e todos os planetas e corpos celestes que orbitam ao redor dessa estrela. … Os oito planetas do Sistema Solar, em ordem de proximidade ao sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Qual é o corpo celeste mais próximo da Terra?

A Lua (figura 1), o corpo mais próximo da Terra, sempre despertou muito o interesse e a curiosidade humana.

Quais são os astros que fazem parte do universo?

Resposta: Astros são corpos celestes como estrelas, planetas, satélites, asteroides, cometas etc. Explicação: São oito os planetas que fazem parte do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Quais são os três corpos?

Os eclipses são fenômenos que envolvem, basicamente, três corpos celestes: a terra, o sol e a lua.

Quais são os três corpos do sistema solar envolvidos no eclipse solar?

Supondo retilínea a trajetória da luz, um eclipse pode ser explicado pela participação de três corpos alinhados: um anteparo, uma fonte e um obstáculo.

Quais são os três corpos celeste do Sistema Solar envolvidos em um eclipse solar?

Assim, para que um eclipse ocorra, é necessário que pelo menos três corpos estejam envolvidos. No caso do nosso planeta, os eclipses envolvem o Sol, a Terra e a Lua.

Quais são os planetas do Sistema Solar e suas características?

Planetas terrestres ou telúricos (formado sobretudo por rochas), localizados mais próximos do sol como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; Planetas gasosos ou jovianos (constituídos majoritariamente de gases), que possuem maior tamanho e menor densidade em relação aos terrestres: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Quais são as características dos corpos celestes?

Os corpos celestes são objetos existentes no espaço sideral. Os planetas, cometas, luas e estrelas são exemplos de corpos celestes. Tipos de Corpos Celestes (exemplos) e sua características: – Estrelas: são grandes e iluminados corpos de gás, que possuem reações nucleares em seu interior.

Que tipo de corpo celeste e cada um deles?

O termo corpo celeste é tão amplo como o universo inteiro, conhecidos e desconhecidos. Por definição um corpo celeste é qualquer corpo natural fora da atmosfera da Terra.

Galáxia.

Planetas rochosos (ou terrestre)Planetas gasosos gigantes (ou gás)
Mercúrio Vênus Terra Março Júpiter Saturno Urano Netuno

Quais são os 5 corpos celestes?

O sistema solar é composto pelo sol, planetas, seus satélites, e os chamados pequenos corpos que são: asteroides, cometas, meteoros entre outros. Todos estes corpos celestes são comandados pelo sol, ou para que possamos entender de forma simplificada, giram em torno do sol.

Qual é o planeta mais próximo do Sol?

Telúricos ou rochosos: formados por material sólido (rochas), os planetas telúricos estão localizados mais perto do sol. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Qual é o satélite e qual é a estrela mais próxima da Terra?

A estrela mais próxima da Terra (além do Sol) é a Proxima Centauri, descoberta no ano de 1915. Fica situada a uma distância de aproximadamente 4.2 anos luz da Terra. Um ano luz é igual a distância que a luz percorre no período de um ano. A maior estrela é a Betelgeuse (Alpha Orionis).

Mestre em Astronomia (Observatório Nacional, 2016)
Graduado em Física (UFRPE, 2014)

Ouça este artigo:

Um corpo celeste é qualquer objeto natural fora da atmosfera terrestre, assim como planetas, luas, asteroides, satélites, estrelas e cometas.

Planetas

Em 2006 a União Astronômica Internacional (IAU) chegou à última definição de planeta:

  • está em órbita ao redor de uma estrela;
  • possui massa o suficiente para que sua autogravidade assuma um equilíbrio hidrostático, ou seja, quase esférico;
  • limpe a vizinhança em torno de sua orbita, ou seja, deve ser grande o suficiente para que sua gravidade não permita que objetos de tamanho próximo invadam sua órbita.

Hoje, no Sistema Solar, existem oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os quatro primeiros são planetas terrosos, e os outro, gasosos. Planetas fora do sistema solar são chamados de exoplanetas.

Até 2006, Plutão era considerado planeta, porém, como ele divide sua órbita com outros objetos do Cinturão de Kuiper, ele foi reclassificado como planeta anão.

Asteróides

Asteroides são materiais muito pequenos que orbitam o Sol. São objetos rochosos e metálicos remanescentes da formação do Sistema Solar que nunca fundiram em planetas que estão localizados entre a órbita da Terra e a de Saturno, mas sua maioria se localiza entre a órbita de Marte e Júpiter, região chamada de Cinturão Principal.

Asteroides que estão em direção à Terra são chamados de meteoroide. Quando um meteoroide adentra na atmosfera da Terra, o atrito faz com que ele queime em um risco de luz chamado de meteoro. Caso o meteoroide não queime completamente, sobram partes dele que atingem a superfície da Terra, chamadas de meteoritos.

Satélites

Uma satélite é qualquer objeto que orbita um planeta, sendo ele natural (como a lua) ou artificial (sonda, estação espacial...). Galileu, em 1610, foi a primeira pessoa a observar que Júpiter possuía uma lua. Essa descoberta foi de extrema importância para quebrar a teoria geocêntrica pois mostrava que nem tudo gira em torno da Terra. Depois disso outras luas foram descobertas, não apenar em Júpiter, como em outros planetas do Sistema Solar. Hoje sabe-se que a Marte possui dois satélites; Júpiter, dezesseis; Saturno, dezoito; Urano quinze e Netuno, oito; além da Terra que possui um, a Lua.

Estrelas

Estrelas são corpos celestes capazes de produzir luz própria que se mantêm a partir da realização de processos de fusão que transformam hidrogênio em hélio, e posteriormente, elementos mais pesados. Elas podem estar sozinhas ou em um sistema binário, que consiste em duas estrelas orbitando o mesmo centro de massa.

As estrelas possuem um ciclo de vida, passando por várias fases desde seu nascimento até sua “morte”. As estrelas nascem em nuvens moleculares a partir do colapso de átomos que se juntaram formando moléculas e aumentando brutalmente a densidade local. Depois passam por uma fase estável que, dependendo do seu tamanho e da sua temperatura, pode ser uma estrela de nêutrons, um estrela anã, gigante, etc. Quando seu combustível acaba, elas podem explodir em uma supernova, uma anã branca, uma estrela de nêutrons ou um buraco negro.

Cometas são objetos pequenos do Sistema Solar com uma órbita bastante excêntrica constituídos basicamente de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos. Eles estão entre os primeiros corpos celestes sólidos a serem formados na nebulosa solar há 4600 milhões de anos atrás. Eles se formaram nas regiões mais externas, onde é frio o suficiente para o gelo volátil condensar.

Eles são constituídos de um núcleo, cauda e coma. O núcleo é um objeto sólido irregular de alguns quilômetros de diâmetro composto de gelo volátil, silicatos e poeira. O coma se forma quando o cometa se aproxima do Sol com a sublimação dos gelos do núcleo com partículas de poeira. A cauda, que é constituída de poeira, forma-se a partir da ação dos ventos solares. A produção da cauda e do coma do cometa faz com quem a cada passagem pelo Sol, ele diminua sua massa até que reste apenas o núcleo.

Referências:

Planetas

https://www.iau.org/static/archives/releases/doc/iau0603.doc (Acesso em 26 de outubro de 2019)

Asteroides

https://heasarc.gsfc.nasa.gov/nasap/docs/solar2_p/asteroids_p.html (Acesso em 31 de outubro de 2019)

http://astro.if.ufrgs.br/solar/asteroid.htm (Acesso em 31 de outubro de 2019)

Satélites

https://www.iag.usp.br/siae97/astro/ast_esp7.htm (Acesso em 31 de outubro de 2019)

Cometas

https://www.esa.int/Science_Exploration/Space_Science/Rosetta/How_many_comets_are_there (Acesso em 1 de novembro de 2019)

https://www.esa.int/Science_Exploration/Space_Science/Rosetta/How_many_comets_are_there (Acesso em 1 de novembro de 2019)

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/astronomia/corpos-celestes/

Quais são os 7 corpos celestes?

Os corpos celestes são: planetas, estrelas, asteroides, cometas, meteoroides e satélites naturais. O Sistema Solar é formado por um conjunto de oito planetas, que orbitam uma estrela, o Sol.

Que tipo de corpo celeste?

Corpos celestes é um termo genérico usado em astronomia para designar as matérias existentes no espaço sideral. Desse modo, ele pode ser aplicado para referir-se a estrelas, planetas, asteroides, cometas, meteoritos, satélites naturais e até mesmo os artificiais enviados pelo homem.

Que tipo de corpo celeste e cada um deles?

Corpos Celestes são quaisquer matérias que pertencem ao espaço sideral. São eles: asteroides, cometas, estrelas, meteoros e meteoritos, planetas, satélites artificiais e naturais.

Quais são os cinco principais corpos celestes existentes?

Top 5 - Corpos celestes.
Meteoros e meteoritos. Foto: picture-alliance/dpa. São corpos celestes de pequenas dimensões, chamados de meteoroides, que orbitam o Sol. ... .
Asteroides. Foto: picture-alliance/dpa. ... .
Cometas. Foto: picture alliance / dpa. ... .
Planetas. Foto: picture-alliance/ dpa. ... .
Estrelas..