Qual a cidade mais segura do Brasil 2022?

O momento de planejar uma mudança de cidade requer a análise de vários fatores, mas a segurança pública costuma ser o principal deles. Afinal, a preocupação com a violência urbana é um dos motivos que faz boa parte das famílias procurarem cidades mais tranquilas para viver.

Normalmente, são locais um pouco mais afastados dos centros urbanos, mas com capacidade para oferecer uma boa qualidade de vida.

Leia mais: Confira 6 destinos mais em conta para viajar pelo Brasil sem gastar muito

Atlas da Violência faz mapa das cidades mais seguras para viver

Nascida por meio da parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Atlas da Violência é uma pesquisa com o intuito de analisar a segurança dos municípios brasileiros. O último Atlas da Violência, formulado em 2019, analisou a taxa de homicídios de 319 municípios brasileiros a cada 100 mil habitantes, a média nacional de homicídios e quais são as regiões mais violentas do país.

De acordo com o estudo, a média nacional de homicídios a cada 100 mil habitantes é de 37,6, número considerado alto pelo Instituto. Já no quesito de regiões mais violentas, o Norte e Nordeste se destacam, enquanto a região Sul apresenta o menor registro de homicídios a cada 100 mil habitantes.

Para efeito de comparação, dois estados do país estão em lados opostos quando se trata de número de homicídios. Enquanto São Paulo registra o menor índice do Brasil, com 14,3 mortes a cada 100 mil habitantes, o Rio Grande do Norte tem índice de 67,4.

Cidades mais seguras do Brasil

Confira:

1. Jaú (SP) – 2,7
2. Indaiatuba (SP) – 3,5
3. Valinhos (SP) – 4,7
4. Jaraguá do Sul (SC) – 5,5
5. Brusque (SC) – 5,8
6. Jundiaí (SP) – 6,1
7. Passos (MG) – 7,2
8. Limeira (SP) – 7,7
9. Americana (SP) – 7,7
10. Bragança Paulista (SP) – 7,7
11. Santos (SP) – 7,8
12. Araxá (MG) – 7,9
13. Araraquara (SP) – 7,9
14. São Caetano (SP) – 7,9
15. Tubarão (SC) – 8,1
16. Varginha (MG) – 8,3
17. Mogi das Cruzes (SP) – 8,3
18. Itatiba (SP) – 8,3

Como você pôde ver boa parte delas se localiza nas regiões Sul e Sudeste do país. Então, observe também se o clima te agrada na hora da adaptação.

Invariavelmente, os cidadãos brasileiros levam em consideração o índice de criminalidade para realizar uma mudança. Além disso, outras variáveis envolvendo a segurança são imprescindíveis na hora de escolher o melhor destino. De forma periódica, levantamentos apontam análises acerca dessa questão, auxiliando na percepção dos distritos que oferecem conforto e desenvolvimento. 

Veja também: Veja quais são as cidades brasileiras com os menores custos de vida

Monitoramento da violência 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulga anualmente dados sobre a segurança de diferentes regiões. Nesse caso, apresenta um relatório completo contendo informações importantes não só para o setor público propor mudanças, como a consulta por parte dos cidadãos que querem se mudar. 

Veja quais são os municípios mais seguros do Brasil

1º Lugar: Jaú (SP) 2,7

2º Lugar: Valinhos (SP) 4,7

3º Lugar:  Indaiatuba (SP) 3,5

4º Lugar: Valinhos (SP) 4,7

5º Lugar: Jaraguá do Sul (SC) 5,5

6º Lugar: Brusque (SC) 5,8

7º Lugar: Jundiaí (SP) 6,1

8º Lugar: Passos (MG) 7,2

9º Lugar: Limeira (SP) 7,7

10º Lugar: Americana (SP) 7,7

11º Lugar: Bragança Paulista (SP) 7,7

12º Lugar: Santos (SP) 7,8

13º Lugar: Araxá (MG) 7,9

14º Lugar: Araraquara (SP) 7,9

15º Lugar: São Caetano (SP) 7,9

16º Lugar: Tubarão (SC) 8,1

17º Lugar: Varginha (MG) 8,3

18º Lugar: Mogi das Cruzes (SP) 8,3

19º Lugar: Itatiba (SP) 8,3

Considerando cidades seguras

O motivo pelo qual a procura pelas cidades mais seguras cresce, é que o índice de homicídios no território brasileiro gira em torno de 37 mortes a cada 100 mil habitantes.

Dessa forma, muitos desejam se isolar da criminalidade, à procura de ambientes que promovam lazer, moradia, emprego e com boa qualidade de vida, dependendo dos seus objetivos. São Paulo e Minas Gerais mostram que o sudeste ainda colhe os frutos do planejamento precoce, em relação às demais cidades. 

Quais as cidades mais seguras do Brasil 2022?

10 cidades mais seguras do Brasil: conheça os melhores lugares para morar com a família.
1 – Jaú (SP).
2 – Mogi das Cruzes (SP) ... .
3 – Valinhos (SP) ... .
4 – Jaraguá do Sul (SC) ... .
5 – Brusque (SC) ... .
6 – Jundiaí (SP) ... .
7 – Passos (MG) ... .
8 – Limeira (SP) ... .

Qual a melhor cidade do Brasil para se viver em 2022?

Mais uma vez Jundiaí é incluída na pesquisa de classificação de Austin Rating em "Melhores Cidades do Brasil 2022", em colaboração com a Editora Três e a Revista ISTOÉ, ficando agora em 1° lugar no ranking.

Qual o estado mais seguro do Brasil 2022?

O ranking liderado por Minas Gerais neste ano avalia as menores taxas de incidência criminal: ou seja, o somatório de ocorrências registradas, de forma proporcional à população estadual, conforme a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o período analisado, multiplicando o resultado ...

Quais a cidade mais segura do Brasil?

Jaú Essa cidade conquistou o topo no ranking do Ipea, com uma taxa de mortes violentas de apenas 2,7 para cada 100 mil habitantes (a média nacional gira em torno de 37,6). Localizada a cerca de 300 km da capital paulista, Jaú é uma cidade com 151 mil habitantes.