Qual a diferença da educação na Antiguidade Idade Média e na educação moderna?

O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.

O que caracteriza a educação na idade moderna?

A educação moderna caracterizava-se pelo realismo. ... De humanista, a educação torna-se científica. Foi influenciada por pensadores que contribuíram para o desenvolvimento da ciência moderna; independente da autoridade eclesiástica e construída a partir da observação e do estudo experimental da natureza.

O que é escola herdou da Educação na Idade Média?

O processo de educação na Idade Média era responsabilidade da Igreja. ... A faculdade de Artes era o lugar onde a educação acontecia de forma mais geral, as faculdades de Direito, Medicina e Teologia trabalhavam o conhecimento de forma mais específica.

Como era a educação na idade antiga?

Antigamente, a educação acontecia por meio da imitação – inconsciente e consciente das coisas. Podemos dizer que o grande marco da educação na antiguidade foi o aparecimento da escrita. Antigamente também tínhamos a divisão no que concerne a educação: ela era diferente entre os governantes e os súditos.

Como era a educação na época do feudalismo?

"A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinavam o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.

Como era a educação na Grécia antiga?

A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. ... A escola ainda permanecia elitizada, atendendo aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos.

Quem tinha direito à educação na Grécia antiga?

A educação formal grega era principalmente para homens e não escravos. Em algumas poleis, foram aprovadas leis para proibir a educação de escravos. Os espartanos também ensinavam música e dança, mas com o objetivo de melhorar sua capacidade de manobra como soldados.

O que os gregos estudavam?

Paideia (em grego clássico: παιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e ...

Qual era o principal objetivo da educação grega?

A educação grega era um modo de formação que buscava educar o corpo e a mente, a partir das atividades relacionadas com a cultura grega e sua filosofia. Mente e corpo unidos num método que, apesar das transformações ao longo dos séculos, influenciou todo o modo de compreender o papel da educação.

O que foi a Paidéia grega no período pré helenístico e qual o seu objetivo geral?

Sob sua mais completa forma, a paideía ateniense supõe um conjunto complexo de estudos iniciado entre sete anos de idade até vinte anos e que possuía um objetivo: tornar-se ideal para buscar a harmonia entre o corpo e a mente, levando o cidadão a alcançar a areté (excelência).

Quais eram as 3 dimensões de ensino e educação do homem grego?

A forma de educação exercida pelos poetas era considerada como uma forma de educação integral, visto que contemplava todas as três dimensões do ser humano: epistêmica (conhecimento), estética (beleza e arte) e ética (moral e política). Um dos mais importantes poetas desse período é o grande poeta Homero.

Qual a diferença da educação grega e entre a educação convencional da atualidade?

Já a educação grega era mais teórica, voltada para o desenvolvimento das artes e baseado em fundamentos científicos - foram, afinal, os gregos que criaram a pedagogia - e com fins públicos: ao contrário dos romanos, os gregos viam a educação como uma preparação para a vida em comunidade, para o exercício democrático, ...

Qual a diferença entre a educação na Grécia e Roma antiga?

Em relação à educação grega e a romana, podemos afirmar que a principal diferença entre elas é: Não há diferença na educação da Paidéia adotada pela Grécia e Humanitas adotadas por Roma. Enquanto a grega valoriza a visão filosófica sistematizada, os romanos adotam uma postura mais pragmática, voltada para o cotidiano.

Qual a diferença entre a Grécia e Roma?

Os romanos falavam latim e na Grécia se falava o grego. Romanos tiveram uma união política, enquanto que na Grécia Antiga o poder era pulverizado e as cidades-estado eram independentes entre si. Os romanos eram mais militaristas e conquistadores do que os gregos. Abraços!

Quais são as principais diferenças e semelhanças entre a educação dos jovens romanos na Antiguidade e a educação nos dias de hoje?

São diferenças o fato da pedagogia hoje ser baseada em uma concepção científica, ser um fenômeno de massas - enquanto que na Grécia e em Roma somente eram educados os mais ricos dentre os cidadãos - e o fato de hoje dividir-se em muito mais níveis que então, sendo algo menos pessoal, mas mais acessível.

Quais os principais pontos de destaque na educação romana?

A Educação na Roma Antiga progrediu de um sistema de educação informal e familiar, no início da república, para um sistema baseado em aulas pagas durante o dominato e o império. O sistema de ensino era baseado no sistema grego - e muitos dos professores particulares no sistema romano eram escravos ou libertos gregos.

Quais são as três fases na educação romana?

Na educação romana distinguiam-se três fases: · A educação latina original, de natureza patriarcal; · A influência do helenismo, criticada pelos defensores da tradição; · Por fim a fusão da cultura romana e a helenística, que já suponha elementos orientais, mais com nítida supremacia dos valores gregos.

Qual era o maior objetivo da educação romana?

Resposta. o principal meio da educação romana era a família do tipo patriarcal. O educador era o pai,que na Sociedade familiar romano, desempenha o papel de senhor é de sacerdote (parte família) exercendo máxima autoridade.

O que mais caracterizou a decadência da educação romana?

O que mais caracteriza a decadência da educação romana é o fato de ela ter passado a se limitar à classe mais elevada. ... Assim, a educação ministrada pela primitiva Igreja Cristã veio,gradualmente, substituir a decadente educação romana.

Como foi a educação na Antiguidade e Idade Média?

O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.

Como era a educação na antiguidade?

A escola de 100 anos atrás era, na maior parte das vezes, precária, com professores mal qualificados e em quantidade insuficiente. Ao mesmo tempo, priorizava e incentivava algumas virtudes, como o senso de hierarquia, a capacidade de concentração, a disciplina e o autocontrole.

Qual a diferença entre a educação medieval e a de hoje?

Nas diferenças, podemos citar que na Idade Média, só os filhos dos nobres estudavam e a educação era marcada pela influência da Igreja Católica. Já na educação contemporânea, há a valorização da pluralidade, da igualdade, discussão de assuntos em pauta na sociedade e da realidade dos alunos, entre outros.

Como era a educação na idade moderna?

A educação moderna é personalizada, na medida em que é baseada em processos que respeitam o ritmo de aprendizagem de cada aluno, colocando-o no centro do universo educacional. Os professores têm mais responsabilidades e os alunos aprendem mais, como também tornam-se mais independentes e felizes.