Qual a diferença entre adoçante e açucar

“Açúcar ou adoçante?” É uma dúvida de muitas pessoas na hora de adoçar bebidas, como cafés, chás e sucos.

As substâncias também estão presentes em bolos; pães; tortas; doces; refrigerantes; produtos processados e alguns medicamentos, mas afinal qual é a melhor escolha no dia a dia?

Açúcar

Refinado, cristal, demerara ou mascavo são diferentes tipos açúcar encontrados no mercado. O ingrediente é antigo - presente em vários pratos históricos - e derivado da cana de açúcar ou da beterraba. Ele é um carboidrato, fornece energia e possui 4 calorias por grama. 

Adoçante

É produzido artificialmente como uma alternativa menos calórica do que o açúcar, adoça mais e é utilizado em quantidades menores.

Os adoçantes podem ser classificados em nutritivos e não-nutritivos, mas em ambos os casos estimulam os mesmos receptores que o açúcar - presentes na boca -, e enviam à informação ao cérebro de que há consumo de doce. 

Alguns adoçantes ativam esses receptores de 30 a 20 mil vezes com mais intensidade do que o açúcar. 

Os adoçantes nutritivos contêm polióis, chamados de açúcares de álcool, tais como: sorbitol, manitol, xilitol, entre outros. Eles possuem a metade do sabor adocicado da sacarose e oferecem menos calorias, entre 1,6 e 2,6 por grama. 

No caso dos adoçantes não-nutritivos, há alguns equívocos, como estarem envolvidos com diversos problemas de saúde. Porém, segundo a American Dietetic Association, os produtos não são fator de risco para obesidade, diabetes, câncer ou doenças cardíacas, entre outras.

Diferenças entre açúcar e adoçante

A principal diferença entre eles é o conteúdo de calorias. A distinção aparece no valor calórico de alimentos e bebidas que incluem adoçantes em sua composição: 

  • Uma lata de refrigerante possui cerca de 150 calorias e uma de refrigerante “zero” ou diet não fornece nenhuma. 

A redução do valor calórico também ocorre em outros produtos, como balas, chicletes e geleias. Contudo, alguns produtos contêm a mesma quantidade calórica que as versões originais, como:

  • Diet - ausência de algum nutriente, geralmente os açúcares;
  • Light - redução de, pelo menos, 25% de algum nutriente, como gorduras e açúcares.

Os chocolates diet, por exemplo, não têm açúcar, mas podem ser até mais calóricos do que os tradicionais por conta da gordura. 

Por isso, é importante saber ler os rótulos dos produtos e compará-los com os valores nutricionais dos tradicionais, para garantir que o alimento atenderá às suas necessidades. 

Outro ponto, é que alguns adoçantes não são recomendados para determinados grupos de pessoas, como:

  • Ciclamato de sódio e sacarina - contraindicados para hipertensos e gestantes;
  • Aspartame - deve ser evitado por pessoas com fenilcetonúria (doença causada por conta do fígado não conseguir transformar a fenilalanina - um aminoácido que faz parte das proteínas - em outro aminoácido chamado tirosina. As pessoas já nascem com a doença e provém da mãe ou do pai);
  • Adoçantes para crianças -  assim como no caso dos açúcares, a Sociedade Brasileira de Diabetes aconselha a não oferecer adoçantes antes dos 2 anos de vida. 
  • Gestantes - Se não for indicado por médico ou nutricionista, a gestante deve priorizar uma alimentação que evite tanto o açúcar quanto o adoçante. 

No caso de uso do adoçante, preferir o Aspartame ou a Sucralose, e evitar o de Stevia, pois ainda faltam evidências de estudos em humanos.

Recomendações diárias

A Organização Mundial da Saúde (OMS), orienta que: 

  • O consumo de açúcar seja entre 5 e 10% de todos os alimentos que ingerimos diariamente e, o quanto mais perto dos 5%, nos mantivermos, é melhor para a saúde;
  • Utilize a menor quantidade possível de adoçantes e dê preferência ao consumo de alimentos em sua forma natural, a fim de educar o paladar e sentir o sabor original. 

Formas seguras de consumo de adoçantes

Caso precise ou apenas queira consumir adoçantes, saiba que estes são os tipos seguros, quando a ingestão diária aceitável (IDA) é respeitada - definida como a quantidade segura - pode ser ingerida por uma pessoa, de acordo com o seu peso.

Qual a diferença entre adoçante e açucar
Fonte: Position of the American Dietetic Association: Use of Nutritive and Nonnutritive Sweeteners

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre o açúcar e o adoçante, pode escolher suas opções.  

Os adoçantes fazem parte da nossa rotina alimentar tanto como o próprio açúcar, pois são muitas as pessoas que passam por um regime alimentar, por questões de saúde ou por simples preferência, e optam por consumir este produto ao invés dos açúcares naturais. No entanto, indo além da sua relação com a perda de peso, qual é a diferença entre o açúcar e adoçante? Em umComo.com.br vamos explicar para você as características de cada produto e o que os diferencia.

Também lhe pode interessar: Açúcar ou adoçante: o que é melhor?

Índice

O açúcar

O açúcar é um adoçante do tipo natural que provém de diferentes produtos. Desta forma, encontramos a sacarose ou açúcar comum de mesa, derivado da cana de açúcar; a frutose, contida nas frutas; e a maltose, que se encontra no trigo e produtos elaborados com este cereal. Além disso, encontramos a lactose, a galactose e a glicose, presentes em alimentos de consumo diário como o leite ou os vegetais.

O fato do açúcar vir dos alimentos não indica necessariamente que seja bom para o nosso corpo. Consumido em excesso, pode gerar um valor calórico excessivo assim como diversos problemas de saúde, pois o açúcar traz ao nosso corpo uma quantidade importante de energia e calorias.

Os adoçantes

Por sua vez, os adoçantes, ao contrário do açúcar, não são provenientes dos alimentos ou da natureza, são fabricados quimicamente para adoçar os produtos com um valor nulo ou mínimo de calorias. Entre os adoçantes encontramos alguns tipos, como o sorbitol, o manitol e o xilitol.

Estes produtos, além de serem usados para adoçar com poucas calorias também são usados para conservar os alimentos, para fazer com que os pães e farinhas fermentem e para manter a frescura de certos produtos. Usam-se habitualmente em produtos dietéticos, aptos para diabéticos ou livres de açúcar. Apesar de não contar com um alto valor calórico, ao se tratarem de um produto químico fala-se muito dos seus possíveis efeitos no corpo a longo prazo ou se consumido em excesso, existindo bastante polêmica sobre o seu uso.

Diferenças entre o açúcar e os adoçantes

Com as descrições anteriores ficam claras algumas das principais diferenças entre o açúcar e os adoçantes:

  • O açúcar vem de alimentos e produtos naturais, o adoçante é um produto elaborado quimicamente.
  • O açúcar adoça mas também traz energia e calorias, o adoçante só conta com o efeito doce mas com a metade ou menos das calorias que o açúcar possui.
  • O açúcar é absorvido de forma rápida pelo corpo, servindo como uma fonte de energia, enquanto os adoçantes são absorvidos de forma mais lenta e não trazem energia.
  • O excesso no consumo de açúcar pode causar problemas como obesidade, diabetes do tipo 2 ou pressão alta. O adoçante é usado normalmente como substituto do açúcar para pessoas que não podem consumir este produto por problemas de saúde ou por regimes alimentares, mas o seu abuso também causa problemas intestinais, diarreias frequentes e dores estomacais.

Se tem algum problema de saúde ou prefere simplesmente trocar um produto pelo outro, confira no nosso artigo como substituir o açúcar por adoçante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre o açúcar e adoçante, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

O que é pior açúcar ou adoçante?

Os adoçantes surgiram como alternativa aos açúcares, por serem menos calóricos. No entanto, por serem mais doces, podem causar vício em comidas adoçadas e, portanto, é preciso se manter atento para não exagerar no consumo.

É melhor usar o açúcar ou adoçante?

Adoçantes: menos calorias e maior poder adoçante Vale lembrar que os sachês de açúcar costumam ter 6 gramas e os de adoçante têm apenas 800 mg, pois as versões artificiais são muito mais doces. Já os adoçantes líquidos não apresentam quantidades significativas de calorias.

É saudável usar adoçante?

Todo o mundo já ouviu falar em pelo menos algum mito sobre os adoçantes: que fazem mal à saúde, que podem levar ao desenvolvimento de Alzheimer, ao câncer, entre outras doenças. Na verdade, como qualquer outra substância que ingerimos na alimentação, adoçantes são seguros quando consumidos de maneira adequada.

Qual mais saudável açúcar e adoçante?

É importante saber que o açúcar mascavo e mel são mais saudáveis por conterem mais nutrientes, mas, assim como o açúcar branco, aumentam a glicemia e favorecem o ganho de peso. Passa por um leve processo de refinamento, porém, não recebe nenhum aditivo químico, preservando melhor seus nutrientes.