Qual a diferença entre arma de pressão e airsoft

AIRGUN x AIRSOFT

Muitos clientes se confundem ao comprar uma pistola ou revólver co2, solicitando a compra de uma Airsoft mas na verdade buscando uma Airgun.

AIRGUNS disparam esferas de aço ou chumbinhos e são utilizadas para Tiro Esportivo, Treinamento e Lazer.

AIRSOFT dispara esferas de plástico 6mm e são utilizadas por jogadores de airsoft em Jogos que imitam combates reais, atirando um no outro com suas armas.

Perguntas e Respostas:

AIRSOFT pode ser utilizada para o Lazer e Treinamento?
Sim, elas também servem para isto, utilizam esferas de pvc rígido 6mm e são bastante precisas em não longas distâncias. 
Ao contrário das Airguns, elas não possuem tão grande poder de perfuração quanto as Pistolas ou Revólveres Airgun que disparam esferas de aço ou chumbinhos.

Porque  AIRGUNS não necessitam Ponta Laranja e  AIRSOFT sim?
A legislação não exige a Ponta Laranja em armas Airgun, sendo elas enquadradas como as carabinas de pressáo, armas para o Lazer e Tiro Esportivo. 
As armas Airsoft necessitam Ponta Laranja, pois serão utilizadas em Jogos de Airsoft, que imitam combates reais ou situações militares e policiais.
Nestes jogos, os jogadores, chamados de combatentes, disparam um no outro com suas armas, em locais, como construções antigas e matas.
Ao estarem jogando, disparando um no outro, podem ser avistados por civis ou militares e serem confundidos com bandidos, para isto a Ponta Laranja é mais importante neste equipamento.

Qual a diferença entre arma de pressão e airsoft

Armas de pressão, como carabinas, pistolas, rifles e revólveres podem ser utilizadas em jogos e para prática de tiro esportivo e tiro ao alvo. Neste post falaremos sobre os principais tipos de arma de pressão e as diferenças entre elas. Também abordaremos a legislação brasileira sobre o tema. Confira!

Legislação sobre armas de pressão

As armas de pressão são reguladas no Brasil pelo Exército. O decreto 3.665/00, conhecido como R-105, define o controle sobre armas de pressão e estabelece as normas para a fiscalização das atividades que envolvem esse tipo de produto.

O decreto estabelece a seguinte distinção quanto às armas:

Art. 16. São de uso restrito: VIII – Armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre superior a seis milímetros, que disparem projéteis de qualquer natureza.

Art. 17. São de uso permitido: IV – Armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre igual ou inferior a seis milímetros e suas munições de uso permitido.

Portanto, acima do calibre de seis milímetros o uso é restrito, abaixo disso o uso é permitido. No entanto, para comprar o produto é necessário apresentar comprovante de residência e documento original com foto, para comprovar a maioridade.

As especificações de Airsoft

As armas de Airsoft devem obrigatoriamente ter a ponta vermelha ou laranja. As armas desse grupo possuem calibre máximo de seis milímetros e disparam esferas de plástico. São usadas para jogos e recreação, envolvendo a simulação de operações policiais, militares ou de batalhas. Podem utilizar propulsores de mola (spring), CO2, propano ou elétricos.

Os jogos de Airsoft são realizados em locais especializados, tanto ao ar livre quanto em áreas fechadas. As equipes de Airsoft, geralmente grupos unidos e fechados, exigem dos participantes a nota fiscal e os documentos da compra da arma. 

No Brasil, apenas os óculos de proteção são obrigatórios, mas muitas equipes de Airsoft utilizam outras peças, como protetor de pescoço, balaclava, colete e uniforme camuflado. 

Tipos de propulsão das armas 

Mola, gás comprimido e ar

As armas que utilizam esses sistemas de propulsão são muito semelhantes. Elas podem ser carabinas, pistolas, AEGs ou revólveres e funcionam de forma que a compressão da mola ou de um pistão causa o disparo do projétil. Nesta categoria se encaixam também as armas elétricas e as GBB e NBB que utilizam o green gas.

PCPs

PCP vem do inglês pre-charged pneumatics ou pressão pré-carregada. São modelos que utilizam ar comprimido no cilindro da arma. O cilindro é preenchido com ar por meio de uma bomba ou compressor. É o tipo de arma utilizado em competições olímpicas. São famosas pela precisão e potência.

Podem ter função semiautomática, portanto, disparam chumbinho a cada vez que se aperta o gatilho, e não é necessário recarregar a cada disparo. 

CO2

São armas cuja propulsão se dá por meio de um cilindro que utiliza CO2. Disparam esferas de aço ou chumbinho, ou ainda bb’s nas Airsoft. São muito realistas e boas opções para quem procura peças para jogos ou coleções. Não são indicadas para competições desportivas porque a arma perde pressão conforme o gás é utilizado. 

Para comprar armas de pressão, portanto, é necessário ser maior de 18 anos. Também é importante comprar de vendedores que emitam Nota Fiscal do produto, como é o caso da Lazer e Aventura Shop.

Gostou do texto? Deixe um comentário aqui no post e compartilhe suas impressões conosco. 

Você também deve gostar de

Sobre o autor

Lazer e Aventura

Para que serve uma arma de pressão?

Suas mais expressivas aplicações são no tiro desportivo e na caça a animais pequenos, como lebres, coelhos e pássaros. No entanto existem no mercado carabinas de pressão de calibres maiores podendo chegar ao .

Qual é mais forte airsoft ou airgun?

Ao contrário das Airguns, elas não possuem tão grande poder de perfuração quanto as Pistolas ou Revólveres Airgun que disparam esferas de aço ou chumbinhos.

Pode usar pistola de pressão?

USO E PORTE: a arma de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola de calibre inferior a 6mm é considerada de uso permitido e seu porte é livre em todo o território nacional, não necessitando de registro, licença ou guia de trânsito, desde que tenha sido adquirida no comércio especializado brasileiro.

Qual arma de pressão mais forte?

As armas de pressão a ar comprimido são conhecidas como PCPs (pressão pré-carregada) e são consideradas as mais potentes no mercado e apresentam maior precisão que as demais armas de pressão.