Qual a diferença entre cachorro shih tzu e lhasa apso

Pequenos

Atualizado · 28 de setembro de 2022 · 13h43

Publicado · 02/02/2021 · 17h02

O Lhasa Apso e o Shih Tzu são raças de cachorro comumente confundidas, principalmente para quem não tem um olhar mais atento às características físicas e personalidade de cada um. Existem, sim, muitas semelhanças entre esses dois doguinhos, mas não é totalmente impossível conseguir diferenciar uma raça da outra. Por isso, se você é daquelas pessoas que quando encontra um cachorro pequeno e peludinho na rua não sabe identificar se é Shih Tzu ou Lhasa Apso, essa matéria é para você! O Patas da Casa reuniu alguns traços importantes que vão te ajudar a distinguir uma raça da outra com mais facilidade.

Lhasa Apso ou Shih Tzu: quais são as principais diferenças físicas entre essas raças?

O Lhasa Apso e o cachorro Shih Tzu se parecem muito. Mas, apesar das várias semelhanças físicas (principalmente quando os cães são mais peludos), é possível encontrar algumas diferenças que nos ajudam a descobrir quando uma raça é Shih Tzu ou Lhasa Apso. Embora ambos tenham um porte pequeno, o focinho é um dos principais pontos de distinção entre eles: enquanto o cachorro Shih Tzu tem o focinho bastante achatado (lembrando até o nariz de um Pug), o Lhasa Apso tem essa região maior. As duas raças sofrem com a síndrome braquicefálica, mas os problemas respiratórios afetam mais o Shih Tzu do que o Lhasa Apso.

Outra característica física que pode ser percebida é quanto aos olhos de cada raça. A raça de cachorro Shih Tzu tem olhos grandes e arredondados, enquanto o Lhasa Apso tem o formato do olho menor e mais oval Geralmente, os tutores gostam de manter a pelagem desses animais longa, mas quando tosados essas diferenças ficam muito mais evidentes. E por falar em pelos, esse é um traço que pode ser mais difícil de ser diferenciado, mas o cachorro Lhasa Apso tem uma pelagem mais grossa, áspera e lisa, enquanto o Shih Tzu tem pelos finos, duplos e com uma leve ondulação.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Concordo que a Nestlé use meus dados de contato e interações para me mandar comunicações de marketing. Seu consentimento para este fim é voluntário e você é livre para retirá-lo a qualquer momento. Mais informações disponíveis na Política de Privacidade da Nestlé.

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background

Já emenda com um happy hour

Vai pra casa maratonar séries e pedir uma pizza

Já emenda uma viagem pra curtir o fim de semana perto da natureza

Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background

Churrasco com a família ou amigos

Cozinhar, ler um livro, ouvir música e cuidar das plantas

Fazer uma trilha

Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background

Muda o rolê para um lugar fechado e seguro

É o dia perfeito para você curtir debaixo das cobertas

Triste porque não vai poder sair de casa

Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background

Com um grupo de amigos para um lugar com praia e calor

Na serra. Casa confortável, natureza, tranquilidade e boas companhias

Com certeza algum lugar em que pudesse acampar com seu cachorro!

Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background

Bares, festas, shows e boates.

Lugares mais abertos, de preferência que sejam pet-friendly

Piqueniques ao ar livre

Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background

Musculação na academia

Yoga em casa

Corrida no parque

Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background

Levanta, se arruma e sai para o trabalho.

Gosta de levantar mais cedo para meditar, ler um livro e tomar café da manhã com calma

Gosta de se movimentar pela manhã, então sempre sai para caminhar

Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Sempre tem uma comemoração, um almoço com um amigo, um cinema com o crush…

Poucos eventos. No máximo você vai almoçar com a família ou ver um filme no cinema

A programação sempre envolve contato com a natureza

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 250 ideias
para chamar o seu novo filhote

    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 250 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    O cachorro Lhasa Apso é dócil, mas desconfiado com estranhos

    As diferenças entre Shih Tzu e Lhasa Apso aumentam ainda mais quando o aspecto é a personalidade de cada cão. O Lhasa Apso é doguinho que todo mundo sonha em ter: leal, tranquilo e que faz tudo de proteger quem ele ama. É um fiel escudeiro que, apesar da baixa estatura, não mede esforços para reagir na presença de possíveis ameaças. Como a raça tende a ser bastante desconfiada com estranhos, o ideal é investir no adestramento e na socialização do Lhasa Apso filhote. Caso contrário, ele pode latir bastante, principalmente quando surge uma visita inesperada em casa. Mas, no geral, é um cão que não apresenta muitos problemas comportamentais. Ainda assim, é importante investir em uma rotina de passeios e brincadeiras que gastem a energia do animal ou ele pode se sentir entediado. Também é importante ter em mente que, por mais dócil que o Lhasa Apso seja, ele não gosta de ser pegado no colo.

    Shih Tzu: personalidade da raça é muito amigável e brincalhona

    Totalmente diferente do Lhasa Apso, o Shih Tzu não é nem um pouco desconfiado com estranhos. Pelo contrário, esses cães adoram conhecer gente nova e não hesitam em fazer amizade logo no início da convivência. É uma raça realmente encantadora e capaz de conquistar todos ao seu redor devido ao seu jeitinho carismático e brincalhão. Eles adoram um colo e gostam mais ainda de receber carinho, sendo até um pouco dengosos. O cachorro Shih Tzu também tem baixa tendência a latir, e só faz isso quando é realmente necessário - como quando ele está com fome. Outra diferença é que essa raça de cachorro é mais preguiçosa e não gosta muito de fazer exercícios físicos, diferente do Lhasa Apso que precisa se exercitar regularmente. Por isso, o Shih Tzu acaba sendo uma companhia perfeita para quem não faz muita questão de caminhar ou não tem tempo de levar o cãozinho para passear todos os dias.

    Redação: Juliana Melo

    Cachorro brasileiro: 11 curiosidades sobre as raças criadas no país

    Próxima matéria

    Cachorro brasileiro: 11 curiosidades sobre as raças criadas no país

    Qual o melhor cachorro Lhasa Apso ou Shih Tzu?

    Os cães da raça Shih Tzu são carinhosos, dóceis e amigáveis com animais e crianças, um excelente cachorro de companhia para ficar dentro de casa. Já o Lhasa Apso é mais resistente e encara bem passeios mais longos e algumas horas em parques ou no quintal. Seu comportamento é dócil, porém desconfiado.

    Qual a diferença entre Shih Tzu e Lhasa Apso?

    Embora tanto o Lhasa Apso quanto o Shih Tzu sejam cães pequenos e de pelo comprido, eles não são idênticos. Por exemplo, o nariz de um Lhasa Apso é mais longo, o crânio é mais estreito e os olhos amendoados são menores. Shih Tzus, por outro lado, tem um crânio mais largo e olhos grandes e redondos.

    Qual a diferença do focinho do lhasa para o Shih Tzu?

    Apesar de também ser relativamente curto, o focinho do Lhasa é um pouco mais protuberante em relação ao do Shih-tzu; É reservado, territorialista e muito protetor da família.

    Como saber se é um Lhasa Apso?

    Para saber se é um Lhasa Apso, repare se….
    O focinho não é tão achatado. Apesar de braquicefálico, o Lhasa Apso tem focinho um pouco mais proeminente;.
    Os olhos são menos saltados e têm formato ovalado;.
    O pelo é pesado e tem textura um pouco mais áspera;.
    O pet é mais desconfiado, independente e late mais..