Qual a importância da cafeicultura para a produção do espaço geográfico da Região Sudeste?

01) A origem da atividade industrial na região sudeste está associada a qual cultivo agrícola

a) Laranja

b) soja

c) arroz

d) café

e) milho

02) Marque a alternativa que não faz parte dos fatores que estimulam os investimentos na atividade industrial da Região Sudeste.

a) Formação de um grande mercado consumidor por causa do grande numero de trabalhadores nas lavouras cafeeiras.

b) A presença de uma rede de transportes mais ampla que as outras regiões do pais.

c) A existência de numerosa mão-de-obra constituída por imigrantes europeus que trabalhavam na cafeicultura.

d) O acumulo de capital adquirido pelos donos de fazendas e engenhos de cana-de-açúcar e que possibilitou a aplicação na indústria.

03) Área de floresta Tropical da Região Sudeste quase totalmente devastada, restando apenas 12% de sua extensão original:

a) Mata Atlântica

b) Floresta Amazônica

c) Mata de Araucária

d) Floresta Temperada

04) O quadrilátero ferrífero em Minas Gerais é a principal área:

a) industrial da região Sudeste.

b) de maior concentração de ferrovias do pais.

c) mineradora da região Sudeste.

d) urbanizada e povoada da região Sudeste.

05) A região Sudeste apresenta-se como sendo altamente desenvolvida, com grandes indústrias, metrópoles e agricultura com alto valor comercial. Entretanto, nesta região há uma área considerada pela ONU como uma das mais pobres do mundo.

Trata-se

a) da serra de Quebra Cangalhas (SP).

b) da serra da Canastra (MG).

c) do pontal do Paranapanema (SP).

d) do vale do Rio Jequitinhonha (MG).

e) do vale do Rio São Francisco (MG).

06) Área do Sudeste ocupada pelo clima semi-árido situa-se:

a) norte de São Paulo.

b) sul de Minas Gerais.

c) norte de Minas Gerais.

d) norte do Espirito Santo.

e) sul de São Paulo.

07) Entre os fatores de concentração industrial do Sudeste podemos citar, exceto:

a) acúmulo de capital comercial.

b) mão-de-obra abundante.

c) rede de transporte bem estruturada.

d) grande mercado consumidor.

e) grandes jazidas carboníferas.

08) Em relação ao papel do café na formação do espaço geográfico do Sudeste, marque a única afirmativa incorreta.

a) No Planalto Ocidental Paulista, a cafeicultura encontrou condições de clima e solo bastante favoráveis para o seu desenvolvimento.

b) As ferrovias construídas para escoar a produção do café até o litoral contribuíram também para o povoamento do interior do Sudeste e o desenvolvimento da indústria.

c) Em 1850, com a Lei Eusébio de Queirós, muitos imigrantes europeus foram trazidos para servir de mão de obra para a cafeicultura.

d) O café em nada colaborou para o processo de industrialização do Sudeste, pois o capital acumulado pelos grandes cafeicultores era todo reinvestido na produção do café.

e) A expansão dos cafezais provocou grande impacto nos ecossistemas, devastando a natureza para o cultivo.

09) Em relação ao papel do café na organização do espaço geográfico da Região Sudeste, marque apenas a afirmativa correta.

a) As primeiras ferrovias do Sudeste foram implantadas para escoar a produção do café do interior até os portos. No entanto, pela sua distribuição, não puderam ser empregadas pelas indústrias que surgiram na região.

b) Foi justamente no extremo norte de Minas Gerais que o café encontrou condições de clima e solo ideais para  seu desenvolvimento.

c) O café, na sua expansão por novas terras pelo interior da região Sudeste, foi um dos principais responsáveis pela devastação da Mata Atlântica e do Cerrado.

d) Apesar de ter apresentado um certo sucesso, no início do século XIX, o café nunca conseguiu superar a importância do cultivo da cana-de-açúcar.

e) O café chegou ao Brasil pelo Rio de Janeiro, encontrando nesse estado as melhores condições para o seu cultivo.

Gabarito Comentado

01) Gabarito: D

Comentários: O produto agrícola que deu forte impulso à industrialização brasileira foi o café. Ele forneceu a infraestrutura, a mão de obra qualificada vinda da Europa e os capitais necessários. Assim, muitos dos primeiros empreendores da industría do Brasil foram os barões enriquecidos do café. 

02) Gabarito: D

Comentários: Na verdade, a lavoura agrícola que permitiu o acumulo de capital que posteriormente foi investido na indústria foi o café. As demais alternativas todas trazem realmente fatores que contribuíram para o maior desenvolvimento industrial do Brasil no Sudeste.

03) Gabarito: A

Comentários: Dos biomas brasileiros, a Mata Atlântica é a que se encontra em estado mais precário. Além de ter sido por ele que se iniciou a ocupação do território brasileiro e a formação do nosso espaço geografico, hoje é onde se encontram as maiores cidades e a maior concentração populacional do Brasil.

04) Gabarito: C

Comentários: Quadrilátero Ferrífero é uma região no centro-sul de Minas Gerais formada pelas cidades de Sabará, Rio Piracicaba, Congonhas, Casa Branca, Itaúna, Itabira, Nova Lima, Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto, entre outras. E bastante rica em minérios, com destaque para reservas de ouro, manganês e ferro. Cerca de 60% do ferro brasileiro vem dessa região.

05) Gabarito: D

Comentários: A região em questão é o Vale do Rio Jequitinhonha. É uma região formada por 52 municípios no nordeste de Minas Gerais, com características ambientais e socioeconômicas do Sertão nordestinho: clima semiárido, populaçao rural, pobreza e fome.

06) Gabarito: C

Comentários: A região norte do estado de Minas Gerais, no limite com a Bahia, é na verdade uma extensão do semiárido nordestino.

07) Gabarito: E

Comentários: O carvão no Brasil é encontrado em áreas bastante restritas e em pequena quantidade, além de ser considerado de baixa qualidade (baixo poder calorífico e alta quantidade de cinzas). As principais reservas do país estão na região Sul, sendo as demais jazidas carboníferas consideradas insignificantes.

08) Gabarito: D

Comentários: É justamente o contrário do que afirma a letra “d”. Os capitais acumulados pelos cafeicultores foram bastante empregados na formação das primeiras indústrias do Brasil, notadamente após a crise de 1929.

08) Gabarito: C

Comentários: A letra “a” está incorreta, pois as ferrovias que foram implementadas para escoar a produção de café até os portos foram muito importantes no transporte de mercadorias e matérias-primas industriais. A letra “b” também está errada pois foi no interior de São Paulo, nas terras do Planalto Ocidental Paulista, que o café encontrou as melhores condições de clima (tropical, com verões chuvosos e invernos secos) e solo (terra roxa). A letra “d” está claramente errada pois quando o café começa a ganhar destaque na nossa economia, por volta de meados do século XIX, a agroindústria do açúcar está em franca decadência. Por fim, o café chegou ao Brasil, ao contrário do que afirma a letra “e”, pelo Maranhão, passando pela Bahia (cerca de 1770) e chegando ao Sudeste por Minas Gerais. Todavia, como já falamos, foi em São Paulo que encontrou as melhores condições naturais para seu cultivo.  

Porque a cafeicultura foi importante para o crescimento da indústria na região Sudeste?

A cafeicultura favoreceu o desenvolvimento da indústria. Os fazendeiros exportavam o café e ACUMULAVAM dinheiro. Não havia mais escravos. Os trabalhadores recebiam salário .

Qual é a importância da cafeicultura?

:: Graças aos recursos das exportações, que no final do século XIX respondia por cerca de 80% das receitas de nossa balança comercial, importância essa que manteve seu auge até o final da Segunda Guerra Mundial (1938-1945), o café proporcionou a sustentação do aparelho político e administrativo do Regime Republicano, ...

Quais foram os benefícios trazidos ao sudeste através da cafeicultura?

Garantiu o acúmulo de capitais para a urbanização de algumas localidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e cidades do interior paulista, além de prover inicialmente os capitais necessários ao processo de industrialização do país e criar as condições para o desenvolvimento do sistema bancário.

Como a cafeicultura modificou o espaço geográfico da região Sudeste?

O café modificou profundamente o espaço geográfico da Região Sudeste, dinamizando a economia, promovendo o crescimento das cidades (intensificando a urbanização), estimulando a construção de ferrovias para escoar a produção, ampliando as migrações internas e de estrangeiros e as casas comerciais.