Qual a importância da Educação Física escolar Wikipédia

Antes de começar a leitura: se você quiser trabalhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio com os seus alunos, conheça a página exclusiva do Impulsiona, cheia de aulas digitais, cursos e um desafio nacional para as escolas. Clique AQUI para acessar.

A história da Educação Física no Brasil tem os seus primeiros registros em 1500. Confira nesta matéria a evolução da prática esportiva no país!

Terra à vista

Quando os portugueses chegaram em terras brasileiras encontraram índios que dançavam, saltavam, caçavam com arco e flecha e nadavam. Eram exercícios, em sua maioria, naturais e necessários para sua sobrevivência, mas também haviam práticas ligadas à cultura indígena como jogos de peteca, corrida e lutas – primeiras manifestações do que, mais tarde, se nomeou Educação Física. Clique aqui e confira algumas atividades tradicionais de comunidades indígenas que podem ser ensinadas na aula de Educação Física.

Chegam os jesuítas

Com a chegada dos jesuítas, a Educação Física começou a ganhar contornos mais definidos. De acordo com a pesquisadora e professora Paula Chiés, em seu estudo “Iluminando o corpo: As contribuições científicas ao conceito de corpo”, nas escolas fundadas pelos jesuítas os alunos participavam de brincadeiras e jogos, sendo estas consideradas as primeiras aulas de Educação Física em território brasileiro. Porém, a prática tinha apenas o objetivo de lazer e recreação.

Colônia x Império

Ainda durante o período colonial, com a vinda de negros escravizados para o Brasil, surge a capoeira, luta que utiliza o próprio corpo como instrumento e muito praticada até hoje. Na época, a elite acreditava que exercícios físicos eram uma atividade somente para escravos e que seus filhos deveriam se dedicar ao desenvolvimento intelectual. Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental. As escolas começaram, então, a incluir a ginástica em seus currículos.

Qual a importância da Educação Física escolar Wikipédia

Uma opinião de peso

A importância da Educação Física na formação dos brasileiros se consolida somente em 1882, com o parecer de Rui Barbosa sobre a “Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior”, no qual relatava o valor do desenvolvimento físico aliado ao mental nos países mais desenvolvidos e sugeria a obrigatoriedade da prática em todas as escolas e para ambos os gêneros, incluindo a Educação Física como matéria de estudo.

Século XX

A profissionalização da Educação Física aparece no Brasil República, com as escolas de Educação Física que tinham como objetivo principal a formação militar. Em 1930, com as reformas de Getúlio Vargas, a área ganha destaque nas políticas públicas com a criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A Educação Física obrigatória em todos os níveis escolares foi uma das formas do governo promover hábitos higiênicos e de saúde entre a população. De acordo com Ramos, em “Exercícios Físicos na História e na Arte do Homem Primitivo aos nossos dias”, um passo decisivo na história da Educação Física no Brasil foi à fundação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos em 1939, integrada a Universidade do Brasil com grandes conquistas no campo das atividades físicas.

No fim do século XIX, o esporte se revela como importante manifestação cultural. Enquanto no Brasil Imperial, a natação, a equitação e a esgrima eram as modalidades mais praticadas, o remo foi o principal esporte praticado no país até as primeiras décadas do século XX, quando foram introduzidas as modalidades de natação, basquete, tênis e futebol – populares até os dias de hoje.

Após a 2ª Guerra Mundial e durante a Ditadura Militar no Brasil, a Educação Física ganhou status de propaganda do governo e todo o ensino passou a ser direcionado para o rendimento esportivo e performance do atleta. O regime militar investiu em competições esportivas de alto nível, o que resultou em uma valorização do caráter tecnicista das práticas físicas.

Qual a importância da Educação Física escolar Wikipédia

Os tempos atuais

Após a abertura política, nos anos 1980, novas concepções surgem na área da Educação Física, principalmente a escolar, e o modelo mecanicista passa a ser questionado. Estudos sobre o desenvolvimento psicomotor da criança, transformam o ensino de Educação Física, que passa a considerar o todo – físico, social e emocional –  e o lado formativo do aluno.

Atualmente, diversas abordagens dividem espaço e se reconhece o papel da Educação Física para o desenvolvimento humano pleno, sendo uma importante ferramenta para o aprendizado, integração social e exercício da cidadania.

Qual a importância da Educação Física escolar Wikipédia

Qual é a importância da Educação Física escolar?

A Educação Física faz parte do desenvolvimento global dos alunos, que integra todas as dimensões do ser humano: intelectual, física, mental, social e cultural. Desse modo, além dos aspectos acadêmicos, é preciso expandir na escola a capacidade de o aluno de lidar com o próprio corpo e a promoção do bem-estar.

Qual a importância da Educação Física na escola resposta?

Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. Os alunos participam das mais variadas experiências corporais para as quais são desafiados.

O que é e qual o principal objetivo da Educação Física escolar?

[O objetivo da Educação Física] em primeiro lugar é proporcionar ao aluno a descoberta do seu próprio corpo, o aluno precisa participar de atividades corporais para que ele se conheça; também buscamos a interação social, o respeito ao próximo, o desenvolvimento da cidadania e a incorporação da Educação Física como ...

O que é Educação Física na escola?

Entende-se a Educação Física Escolar como uma disci- plina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usu- fruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginás- ticas em benefício do exercício crítico da ...