Qual a importância da equipe multidisciplinar no cuidado em saúde?

Quando um grupo de profissionais trabalha conjuntamente, a percepção de problemas clínicos é maior, visto que cada um deles avalia o paciente objetiva e subjetivamente. Isso possibilita diferentes abordagens de questões específicas e ajuda na escolha das terapias mais adequadas.

Logo, quando a equipe é formada por muitos profissionais, maiores serão as chances de que o paciente tenha seu caso investigado de um modo mais detalhado e com mais critério nas decisões. Por consequência, essa forma de trabalho eleva a qualidade da assistência e possibilita o alcance de melhores resultados nos tratamentos.

Sob o âmbito hierárquico, a multidisciplinaridade é vista como uma excelente estratégia para otimizar serviços e processos. Essa equipe precisa ser composta por profissionais de diferentes áreas, mas que possam somar habilidades e competências para assegurar mais qualidade aos serviços oferecidos.

As equipes multiprofissionais de uma instituição de saúde podem trabalhar diversas iniciativas em prol da prevenção e da promoção da saúde. Vale destacar, porém, que o paciente precisa ser visto sob um contexto biopsicossocial, já que a interação mente e corpo influencia bastante os resultados do tratamento.

Por isso, os profissionais que integram essas equipes devem manter-se constantemente atualizados por meio de cursos de capacitação técnica, simpósios, congressos e similares. Dessa maneira, eles estarão mais aptos à identificação dos problemas que aumentam a demanda, obstruem o sistema e lotam hospitais. Muitas vezes, isso acontece por falta de atenção e cuidado na escolha das intervenções.

Assim, é de suma importância uma interação singular e o envolvimento de todos na adoção de medidas mais eficazes. O trabalho em equipe pode se tornar diferenciado ao ponto de olhar para o paciente como um todo e proporcionar um atendimento mais humanizado.

Referência: https://medilab.net.br/2020/04/30/equipe-multidisciplinar-na-saude-entenda-a-importancia/

A equipe multidisciplinar é constituída por profissionais com diferentes formações, experiências, técnicas e vivências. Esta equipe de alta performance tem um olhar gerontológico complexo, que envolve todos os aspectos do envelhecimento do paciente.

O olhar múltiplo da saúde do idoso, com a integração e a intensa troca entre os profissionais de saúde, constitui a base para o diagnóstico clínico-funcional que permite ver o paciente como um todo, conjugando as ações no tratamento, melhor recuperação e reabilitação da pessoa idosa e o apoio à família.

O diferencial em ser atendido por uma equipe especializada, na qual a comunicação está estabelecida e, a troca de informações flui, permite que se possa ter uma visão ampla a respeito do problema atendido o que possibilita o tratamento adequado a cada paciente.

Os idosos no Brasil

O Brasil possui cerca de 32,9 milhões de idosos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, isso significa que esse grupo cresceu 29,5% desde 2012.

Na estimativa do Instituto até 2060, a expectativa é que as pessoas com 65 anos ou mais cheguem a 58,2 milhões, equivalente a 25,5% da população geral.

Esses dados refletem a necessidade de aumentar o número de profissionais da saúde que possuem conhecimento específico de gerontologia e tenham a qualificação necessária na atenção à pessoa idosa.

A equipe multidisciplinar na saúde do idoso

A abordagem da equipe multidisciplinar em gerontogeriatria garante ao paciente idoso acompanhamento de todas as suas necessidades e dos diversos aspectos que envolvem o envelhecimento.

Os profissionais que compõe a equipe são:

Fisioterapeuta
Enfermeiro(a)
Terapeuta Ocupacional
Farmacêutico
Educador físico
Nutricionista
Assistente social
Fonoaudiólogo
Cirurgião Dentista
Musicoterapeuta
Psicólogo
Médico Geriatra

Cada um desses profissionais atua de acordo com a necessidade do paciente e entendem qual a melhor forma de utilizar seu conhecimento e especialização nos cuidados da saúde da pessoa idosa.

A atuação conjunta proporciona diversos benefícios ao paciente, nos principais pilares do envelhecimento com saúde e qualidade de vida ao longo de todo o processo do envelhecimento biopsicosocial, com melhor controle e diminuição de fatores de riscos para diversas doenças.

A importância do psicólogo para as pessoas idosas

Para que o idoso envelheça de forma saudável, ter equilíbrio físico e emocional é fundamental. Em muitos casos o acompanhamento psicológico se faz necessário. O psicólogo especialista em gerontologia pode contribuir principalmente na compreensão das perdas vivenciadas com a passagem do tempo e na busca por ferramentas que melhor auxiliem na adaptação a possíveis necessidades dessa fase da vida.

A velhice pode trazer consigo perdas, mas também muitas aquisições. Ter espaço para falar e ser escutado na forma que se vivencia essas questões pode evitar que doenças emocionais surjam e possam comprometer a qualidade de vida de quem envelhece. Aposentadoria, perdas de entes queridos e o isolamento social estão entre as principais queixas nessa etapa da vida, lutos tendem a ser vivenciados e a necessidade de atribuir novos sentidos à vida é questão a ser compartilhada com o psicólogo. Seja de forma individual ou em grupo.

Qual a importância de uma equipe multidisciplinar na saúde?

Em geral, as equipes conseguem elaborar um tratamento melhor e mais completo para quem está sob cuidados. Os estabelecimentos que operam com a equipe multidisciplinar na saúde visam melhorar a comunicação entre os profissionais e unir pessoas em busca de um propósito, que varia de acordo com cada caso específico.

Qual a importância da equipe multidisciplinar no atendimento ao paciente?

Uma equipe multidisciplinar acostumada com o ritmo de trabalho traz vários benefícios à assistência e à operadora do plano. O paciente se beneficia de um atendimento completo e individualizado. Além disso, uma equipe de vários profissionais sincronizados diminui o atraso em interconsultas.

O que é uma equipe multidisciplinar na saúde?

Esse conceito nada mais é do que reunir diversas disciplinas em prol de um só objetivo. Na área de saúde, isso quer dizer agrupar diversos profissionais para tratar de um mesmo caso. Atualmente, quem almeja uma carreira na área de saúde, deve ter em mente essa perspectiva.

Qual o principal papel da equipe multidisciplinar que podemos ressaltar?

Entenda o que é uma equipe multidisciplinar O objetivo principal é que esses diferentes profissionais façam uso de suas habilidades variadas, trabalhando juntos para alcançar um único propósito. A ideia é que, com isso, a equipe obtenha resultados positivos de forma mais rápida e com qualidade.