Qual a importância da família para a formação do indivíduo na vida em sociedade?

Qual a importância da família para a formação do indivíduo na vida em sociedade?

A família é o primeiro espaço de convivência do ser humano. Referência fundamental para qualquer criança, é na família que, independente de sua configuração, se aprende e incorpora valores éticos, e onde são vivenciadas experiências afetivas, representações, juízos e expectativas.

A família é importante na medida em que possibilita a cada membro constituir-se como sujeito autônomo. É o lugar indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm se estruturando. É a família que propicia os aportes afetivos e sobretudo materiais necessários ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, é em seu espaço que são absorvidos os valores éticos e humanitários. É também em seu interior que se constroem as marcas entre as gerações e são observados valores culturais.

As crianças adquirem muitos dos padrões de comportamento de seus pais, como atitudes e valores, através dos processos de imitação e identificação. Esse processo ocorre sem que os pais ensinem, ou tentem influenciar a criança, e ainda sem que a criança tenha a intenção de aprender. É o que chamamos popularmente de exemplo.

Podemos então pensar em como se tem perdido esses valores a medida que sucumbimos às exigências da vida moderna onde o convívio familiar se torna cada vez escasso. Hoje o que vemos são famílias reproduzindo de geração em geração, feridas imensas no coração de seus membros.

Então como teremos filhos bons, obedientes, prontos para viver em sociedade e alcançando todos os projetos e sonhos a que se propõe????

Explico através de uma frase bem clichê: “o mundo que queremos para os nossos filhos, depende dos filhos que deixamos para o mundo”.

A sociedade que queremos depende da sociedade que construímos e como disse anteriormente, começa dentro da família, a primeira “célula” da sociedade, teremos uma sociedade melhor se começarmos a mudar essa sociedade através de nossos filhos.

Algumas dicas práticas para Educação dos filhos:

1- O diálogo sempre é importante. A criança em sua fase de desenvolvimento necessita de respostas para as coisas que apreende ao seu redor, os questionamentos são importantes nesse processo, por isso nunca deixe uma criança sem resposta e principalmente não minta se você não sabe, não é vergonha dizer que vai procurar saber, e assim responder a ela de forma eficaz.

2- Saiba o que o seu filho está vendo na televisão, sempre que puder sente juntamente com ele, e procure alertá-lo sobre valores errados que são transmitidos, despertando nele o senso crítico.

3- A disciplina é algo que a criança necessita, horários pré-estabelecidos devem ser cumpridos, o que pode ou não fazer, etc. Regras são fundamentais para que a criança aprenda a viver em sociedade.

4- Mesmo que o seu tempo seja pequeno com seus filhos, procure valorizar cada instante que passam juntos, mostrado sempre, que ele é importante para você. Se você nunca disser que ama ou mesmo não demonstrar isso, ela nunca vai saber. Para a criança, mesmo que ela não saiba expressar em palavras, o carinho, o amor e a atenção são muito mais importantes do que presentes.

5- A criança é puramente um reflexo do meio em que vive. Seja um exemplo de como quer que seu filho seja.

À medida que o tempo passa, as transformações se dão cada vez mais rápido em nossas vidas. Tais mudanças não estão apenas associadas aos produtos ou à tecnologia, a rapidez com que este processo acontece também influencia na nossa percepção sobre a sociedade e como as relações interpessoais ocorrem no dia a dia.

A maneira como enxergamos a família também está se transformando. Não precisamos voltar muito no tempo para lembrarmos que o casamento entre duas pessoas de cores diferentes era algo abominável para uns e em certos lugares até proibido.

A relação da família sempre teve grande importância no desenvolvimento da sociedade. O núcleo familiar, pais e filhos, é responsável pela forma como veremos o mundo no futuro. A escola tem o objetivo de difundir conhecimento e não de educar, dar limites ou moralidade.

Não podemos permitir que a influência da família na sociedade seja desvalorizada, ela é quem define nossos princípios, o que entendemos por certo e errado e, principalmente, como nos relacionaremos com os integrantes de outras famílias. É a partir da nossa casa que aprendemos como administrar os nossos sentimentos e tudo isso contribui completamente como será o comportamento da sociedade futuramente.

Mensagens Relacionadas

A importância de valorizar a família

Valorize sua família. O maior erro que você pode cometer é ignorar aqueles que lhe deram teto, afeto e lhe ensinaram tudo que sabe. Ao contrário de outros amores, o amor da família é incondicional e será impossível encontrar outro tão genuíno como esse.

É verdade que às vezes membros da família nos desiludem, mas não existe perfeição em nenhum lugar. Ame seus familiares com seus defeitos e virtudes e acredite que eles também farão o mesmo por você.

A importância da escola

Estudar dá muito trabalho, meu filho! Acredite que tenho a perfeita consciência das exigências que um estudante pode ter. Acontece que esse é seu trabalho, é sua profissão neste momento, e não dá para fugir a isso!

Você tem de encontrar uma forma de apreender tudo que está à sua volta para se tornar num homem capaz de conquistar quaisquer sonhos e objetivos. Na verdade, daqui por poucos anos você pode até desistir de aprender tudo que a escola lhe ensina, mas pode ter certeza que sem aprender, nunca se atinge o propósito da realização! Força, filho, e conte sempre comigo para tudo que precisar!

A Importância de Errar

Na vida, muitas vezes é mais importante errar do que acertar. Nós erramos para aprender, para tentar de novo, para melhorar a nossa forma de fazer as coisas.

Quem não erra, é porque não tenta. E não tentar é não viver. Só erra quem não está satisfeito e pretende mudar as coisas, pretende evoluir.

Então, da próxima vez que você estiver com medo de cometer um erro, lembre: é melhor tentar e errar do que viver uma vida sem conquistas sem errar nenhuma vez.

A importância da autoconfiança

A autoconfiança, na medida certa, pode levar você a ser uma pessoa bem-sucedida. Nunca devemos achar que somos bons demais para precisarmos de aprender algo dos outros, ou que dificilmente vamos falhar. Mas também temos que ser nós os primeiros a acreditar nas nossas capacidades e nunca podemos permitir que alguém ponha isso em causa.

Alguém que confia em si mesmo, já conseguiu a motivação certa para todas as batalhas que enfrentará no seu dia a dia.

A Importância de Mudar

Somos o que somos, mas especialmente o que queremos ser. Vivemos de sonhos que atormentam nosso dia a dia. Mas é importante lutar para realizar cada um deles. E para isso às vezes é preciso mudar.

As pessoas mudam e só assim evoluem. É preciso entender que toda mutação traz riqueza. De outra forma andamos ao ritmo do vento; à disposição da vontade do mundo. E o que importa é a vontade de cada pessoa.