Qual a importância da história da educação para a formação docente?

A importância da história da educação para formação de futuros pedagogos

282 palavras 2 páginas

A importância da história da educação para a formação de futuros pedagogos.
A história da educação é de suma importância para a formação pedagógica. Primeiro: para que possamos resolver os problemas atuais, é preciso entender o passado que nada mais é do que a história deste problema, como, onde e quando surgiu.
Por exemplo, cada aluno tem histórias de vida diferente que precisa ser analisada e entendida para que possamos compreendê-lo e adequá-los ao nosso modo de trabalho.
Segundo: para aprender a relativizar as ideias e as propostas educativas e principalmente a percebê-las no tempo certo, tornando aliadas em nosso cotidiano.
Como estamos rodeados de “modismos” por todos os lados temos que fazer uma avaliação desses e torna-los aliados do estudo e da aprendizagem do aluno.
Terceiro; a história estimula o educador a ter uma visão crítica e reflexiva, ampliando a memória e a experiência, o que permite um maior repertório e uma extrema diversidade do passado.
É indispensável ao educador o conhecimento, a memória e a sede de aprender, para que assim ele sempre busque mais e mais aperfeiçoar seu modo de trabalho.
Enfim; possibilita que o educador tenha uma noção em relação à história da educação e sua trajetória em várias épocas, a formação de educadores críticos, de uma visão ampla, não ficando restritas ao ambiente escolar, mas sim vê a escola como parte da sociedade e em que ela é afetada. Saber o porquê a educação ser como é hoje. O que mudou, porque mudou.

Relacionados

  • Síntese reflexiva de estágio de educação infantil

    4244 palavras | 18 páginas

    Freitas Gonçalves SÍNTESE REFLEXIVA DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL Londrina 2012 Graziele Freitas Gonçalves SÍNTESE REFLEXIVA DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL Síntese Reflexiva apresentada por Graziele Freitas Gonçalves como parte obrigatória da disciplina 6 EST 613- Estágio Supervisionado em Educação Infantil No Curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.….

  • História da Educaçao

    1232 palavras | 5 páginas

    História da Educação e da Pedagogia Resumo dos três primeiros temas: A importância da Historia e da Pedagogia 01 - Resumidamente, qual é o objetivo da História, mais especificamente da História da Educação e da Pedagogia? O Objetivo da história é iluminar o passado para entender o presente e construir o futuro. O estudo da História da Educação e da Pedagogia é algo abra gente e diversificado.Deve ser algo de grande interesse não para….

  • Ensaio cientifico

    8994 palavras | 36 páginas

    MOGI DAS CRUZES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: ENSAIO CIENTÍFICO E MEMORIAL DE FORMAÇÃO MOGI DAS CRUZES 2010 2 UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: ENSAIO CIENTÍFICO E MEMORIAL DE FORMAÇÃO Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos necessários para obtenção do grau de pedagogo. MOGI DAS CRUZES 2010 3 SUMÁRIO ENSAIO CIENTÍFICO.......................….

  • relatório de estagio de formação de professores.

    2399 palavras | 10 páginas

    Estágio Supervisionado é tarefa importante e trabalhosa para os alunos de graduação em Pedagogia. E quando estamos no contexto de uma sala de aula, a observação torna-se valiosa e muito importante à interação realizada neste estágio é diferente das experiências anteriores, pois temos contato com alunos que estão na fase de transição, saindo da adolescência e entrando na fase adulta. E o fato de estarem em um ensino profissionalizante, contribui para que eles sejam mais responsáveis com seus estudos.….

  • IMPACTOS DA LEI Nº 10.639/2003 NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

    3422 palavras | 14 páginas

    639/2003 NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR Alessandra Sousa Teixeira* Sandra dos Santos Carvalho Uisllei Uillem Costa Rodrigues Orientadora: Msc. Sonia Sacramento** RESUMO O trabalho buscou analisar a Lei º 10.396/2003, para verificar sua importância e seus impactos para a sociedade. Trata sobre a implantação da disciplina História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no currículo escolar. Surge como uma forma de compensação pelas injustiças às quais o povo negro foi submetido e aponta para uma política….

  • MONOGRAFIA: PEDAGOGIA EMPRESARIAL: OS PILARES DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR

    12127 palavras | 49 páginas

    RESUMO FONSECA, Jerusa Cristiane da. PEDAGOGIA EMPRESARIAL: os pilares da educação na formação do empreendedor. 2007. 48 f. Monografia apresentada à Universidade de Franca, como exigência parcial, para a obtenção do título de Especialista em Pedagogia Empresarial. – Universidade de Franca, Franca. A proposta deste trabalho é a realização de uma abordagem sobre educação e empreendedorismo. A história permitiu mostrar que a sociedade através de influências sociais, econômicas, políticas e culturais….

  • Fichamento - formação de professores:identidade e saberes da docência

    7441 palavras | 30 páginas

    Formação de professores: identidade e saberes da docência Selma Garrido Pimenta A autora se contrapõe a corrente de desvalorização do professor e às concepções que o consideram como simples técnico reprodutor de conhecimentos e/ ou monitor de programas pré-elaborados. Ela acredita que investir na formação de professores é extremamente necessário na sociedade contemporânea, uma vez que, estes são os mediadores dos processos de constituição da cidadania dos alunos. Por que repensar a formação….

  • questionamento do tcc

    2508 palavras | 11 páginas

    desde a observação da realidade e contexto histórico da escola ao oferecimento de estágio e possíveis propostas bem como estímulo a criticidade para se trabalhar com a realidade das escolas, que é o foco da formação de docentes (de curso médio e superior). Disponibiliza-se um breve panorama ao que se refere à importância e necessidades do Estagio Supervisionado na formação docente, bem como a exposição das propostas acerca da regência e minicurso pensados para o momento de socialização de experiências….

  • RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL RELATÓRIO FINAL

    2765 palavras | 12 páginas

    PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE SAMARA RIBEIRO DE OLIVEIRA RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL RELATÓRIO FINAL Seabra 2014 SAMARA RIBEIRO DE OLIVEIRA RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de….

Trabalhos Populares

Qual a importância da história da educação para a formação de professores?

O estudo da História da Educação é importante devido o seu potencial formativo, autor reflexivo e cognitivo. Ou seja, o estudo da história da educação tem a capacidade de fazer com que os alunos raciocinem de forma a compreender o porquê de se estudar determinada matérias e temas.

Que papel pode a história da pedagogia e da educação desempenhar na formação docente?

A História da Educação pode possibilitar ao educador uma visão mais ampla e mais crítica do fenômeno educacional, pois permite que os problemas educativos sejam abordados de modo a tornar mais transparente a distância entre o desenvolvimento da sociedade e o desenvolvimento da classe social dominante.

Qual a importância da história na formação?

A História como disciplina escolar surgiu na Europa, nos fins do século XIX e através dos tempos teve, e continua tendo, papel relevante na formação e preparação dos sujeitos para a vida social, através de suas experiências didáticas, o ensino de História auxilia na construção da democracia e da cidadania.

Qual é o objetivo da história mais especificamente da história da educação e da pedagogia?

O Objetivo da história é iluminar o passado para entender o presente e construir o futuro. O estudo da História da Educação e da Pedagogia é algo abra gente e diversificado.