Qual a principal estrutura que as células animais e vegetais apresentam Mas que não ocorre em células bacterianas?

As células animais não têm parede celular ou cloroplastos, que por sua vez existem nas células vegetais. Seu formato também é diferente pois as células animais são redondas e têm forma irregular, enquanto as células vegetais possuem formas fixas e retangulares.

Tanto as células vegetais como as animais são eucarióticas. É por isso elas apresentam várias características em comum, como a presença de uma membrana celular e de organelas como o núcleo, as mitocôndrias e o retículo endoplasmático.

Célula animalCélula vegetalO que éSão as células que formam os tecidos dos animaisSão as células que formam os tecidos das plantasTipo de célulaEucarionteEucarionteParede celularNão possuiFormada por celuloseFormatoCircular, com formato irregularRetangular, com formato fixoTamanhoAs células animais geralmente são menores que do que as células vegetais, variando entre 10 a 30 micrômetros de comprimento

Variam de 10 a 100 micrômetros de comprimento

Armazenamento de energiaArmazenam energia em forma de glicogênioArmazenam energia como amido

Crescimento

As células animais aumentam de tamanho ao multiplicar o número de suas célulasAs células vegetais ficam maiores aumentando o tamanho de suas célulasCloroplastoAs células animais não possuem cloroplastosAs células vegetais têm cloroplastos porque fabricam seus próprios alimentosCentríolosPresente em todas as células animaisSomente formas inferiores das plantas possuem centríolosVacúoloUm ou mais vacúolos pequenos (muito menores que as células vegetais).Um grande vacúolo central ocupando 90% do volume celularCitoplasmaPossuiPossuiRibossomoPossuiPossuiMitocôndriaPossuiPossuiPlastosNão possuiPossuiGlioxissomosNão possuiPossuiRetículo EndoplasmáticoPossuiPossuiComplexo de GolgiPossuiPossuiPeroxissomosPossuiPossuiMembrana plasmáticaPossuiPossuiLisossomasOs lisossomas ocorrem no citoplasmaRaramente possuem lisossomas

Estrutura das células vegetais e das células animais

Todas as células eucarióticas possuem membrana plasmática, que tem como função a separação do meio intracelular e extracelular.

Porém, as células vegetais também possuem uma parede celular que a reveste externamente. Essa parede é formada principalmente por celulose e garante mais resistência a essa célula, além de dar a sua forma retangular.

Organelas que são diferentes entre as células vegetais e animais:

  • Lisossomos: está presente apenas nas células animais;
  • Centríolo: está presente na maioria das células animais. Nos vegetais são encontrados em apenas alguns grupos, como das briófitas e pteridófitas;
  • Plastos: presentes apenas nas células vegetais. Existem os cromoplastos, leucoplastos e o cloroplasto;
  • Glioxissoma: presente apenas nas células vegetais.

Organelas que são comuns entre as células vegetais e animais:

  • Ribossomos;
  • Retículo endoplasmático;
  • Complexo de Golgi;
  • Peroxissomos;
  • Mitocôndrias;
  • Membrana plasmática;
  • Citoplasma.

Célula eucariota animal

Qual a principal estrutura que as células animais e vegetais apresentam Mas que não ocorre em células bacterianas?

Célula eucariota vegetal

Qual a principal estrutura que as células animais e vegetais apresentam Mas que não ocorre em células bacterianas?

Como células vegetais e animais produzem energia?

As plantas são autótrofas, elas produzem energia a partir da luz solar por meio do processo de fotossíntese, utilizando organelas celulares chamadas cloroplastos.

As células animais não possuem cloroplastos, e elas produzem energia a partir da glicose, através do processo de respiração celular.

A respiração celular das células animais ocorre nas mitocôndrias, que são análogas aos cloroplastos, e também desempenham a função de produzir energia.

Veja também a diferença entre:

  • Mitose e Meiose
  • Difusão simples e facilitada
  • Seres autótrofos e heterótrofos
  • Células procariontes e eucariontes
  • Vírus, bactérias e fungos
  • Abiogênese e biogênese

Compartilhar

Qual a principal estrutura que as células animais e vegetais apresentam Mas que não ocorre em células bacterianas?

Revisão por Juliana Diana

Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.

A célula animal e vegetal são eucariontes, ou seja, pertencem ao tipo celular mais complexo e que constituem a maior parte dos seres vivos.

Lembre-se, a célula eucarionte é aquela que possui núcleo individualizado, delimitado por uma membrana celular.

Apesar dessa semelhança, as células animais e vegetais apresentam diferenças quanto à estrutura, formato e componentes celulares.

Principais diferenças

Conheça as principais diferenças existentes entre as células animais e vegetais:

1. Estrutura e forma

A célula animal e vegetal apresentam formato diferenciado. A célula animal possui formato irregular, enquanto a célula vegetal apresenta uma forma fixa.

As células animais podem apresentam cílios e flagelos, o que não ocorre na célula vegetal.

Podemos observar um grande vacúolo na célula vegetal, que ocupa grande parte do seu citoplasma. Isso deve-se a função da célula de armazenar seiva e realizar o controle da entrada e saída de água.

Qual a principal estrutura que as células animais e vegetais apresentam Mas que não ocorre em células bacterianas?
Representação da célula animal e da célula vegetal

Leia mais sobre:

  • Célula Animal
  • Célula Vegetal

2. Parede Celular

A parede celular é uma estrutura exclusiva das células vegetais. Ela corresponde a um envoltório externo à membrana plasmática, formado pelo polissacarídeo celulose.

A função da parede celular é oferecer sustentação, resistência e proteção contra patógenos externos. Além disso, ela realiza a troca de substâncias entre células vizinhas e controla a entrada de água na célula.

As células animais não apresentam parede celular.

Veja também: Membrana Plasmática

3. Organelas

As organelas celulares são estruturas que realizam as funções essenciais para o funcionamento das células. A célula animal e vegetal apresentam algumas organelas específicas, conforme a atividade que realizam.

Veja as organelas existentes nas células animais e vegetais:

OrganelaCélula VegetalCélula AnimalFunçãoMitocôndriasPresentePresenteRespiração celularRetículo endoplasmático lisoPresentePresenteSíntese de lipídiosRetículo endoplasmático rugosoPresentePresenteSíntese de proteínasRibossomosPresentePresenteSíntese de proteínasAparelho de GolgiPresentePresenteModificar, armazenar e exportar proteínasLisossomosPresentePresenteDigestão de moléculas orgânicasPeroxissomosPresentePresenteDigestão de substânciasVacúolosPresenteAusenteArmazenamento de substânciasPlastosPresenteAusenteArmazenamento de substâncias e pigmentosGlioxissomosPresenteAusenteTransformação de ácidos graxos em açúcaresCentríolosVariávelPresenteDivisão celular. Só ocorre em células vegetais de briófitas e pteridófitas.

É importante destacar que os plastos apresentam três tipos: leucoplastos, cromoplastos e cloroplastos.

  • Leucoplastos: Sem pigmento e armazenam amido como forma de reserva energética.
  • Cromoplastos: Responsáveis pela cor de frutos, flores e folhas.
  • Cloroplastos: De coloração verde por conta da clorofila, são responsáveis pela fotossíntese.

Quer saber mais sobre as células? Leia também:

  • Citologia
  • Célula
  • Tipos de células
  • Células eucariontes
  • Células procariontes
  • Exercícios sobre células

Qual a principal estrutura que as células animais e vegetais apresentam Mas que não ocorre em células bacterianas?

Lana Magalhães

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Qual é a principal estrutura que as células animais e vegetais possuem mas que não ocorrem em células bacterianas?

Resposta verificada por especialistas A carioteca é a principal estrutura que diferencia as células vegetais e animais das células bacterianas.

Qual a estrutura que está presente na célula vegetal e ausente nas células animal e bacteriana *?

A célula vegetal apresenta parede celular, estrutura ausente na célula animal. A célula vegetal apresenta algumas organelas típicas. Plastídios e vacúolo de suco celular ou vacúolo central não são observados em células animais. Lisossomos são organelas encontradas apenas na célula animal.

Quais são as estruturas que ocorrem em células vegetais e não ocorrem em células animais?

As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.

Qual das estruturas abaixo é encontrada tanto em células animais quanto em vegetais e bactérias?

Alternativa “c ”. O retículo endoplasmático está presente tanto em células animais quanto em células vegetais.