Qual a relação e o papel da ONU na proposição e acompanhamento de ações e programas voltados para o desenvolvimento sustentável?

Você sabe o que é ODS da ONU? E como a sua empresa pode contribuir para alcançá-los? Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos ODS ONU, são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS são compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também chamado de ODS são uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) na sua agenda socioambiental.

Há décadas é debatido pela organização o Desenvolvimento Sustentável, exemplos têm as conferências de Estocolmo (1972), Rio de Janeiro (1992), Johanesburgo (2002) e Rio+20 (2012).

Em vigor desde setembro de 2015, os ODS definiram os 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. Neles estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

  • o que é ods da onu
  • como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram criados
  • os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • do que tratam os ODS
  • como implantar os ODS

O que é ODS da ONU?

Os ODS, ou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015.

Até 2030 todos os países devem implementar os 17 objetivos e 169 metas.

Esta agenda é formada com ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram criados?

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram os pilares para o desenvolvimento dos ODS.

A ONU percebeu que os ODM obtiveram avanços consideráveis na redução da pobreza global, no acesso à educação e a água. Portanto, propôs dar continuidade ao trabalho já realizado, traçando novas metas. Surgindo assim os ODS.

Os ODS são globais em sua natureza e universalmente aplicáveis, levando em conta diferentes realidades nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento, bem como respeitando políticas e prioridades nacionais. Eles não são independentes entre si – eles precisam ser implementados de uma forma integrada.

Do que tratam os ODS?

Os ODS preveem ações mundiais, que podem ser divididas em quatro grandes áreas, sendo elas:

Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.

Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os objetivos do desenvolvimento Sustentável em ação.

Saiba quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

ODS 1: Erradicar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

O número de pessoas em extrema pobreza vem diminuindo nos últimos anos. Até 2017 menos de 10% da população mundial - o equivalente a 9,6% - vivia em situação de extrema pobreza passando de 1,9 bilhão em 1990 para 730 milhões.

Todavia há muito ainda a ser feito para diminuir mais esses números, principalmente no sul da Ásia e a África Subsaariana onde as maiorias das pessoas vivem em extrema pobreza.

A implantação de programas socioambientais nas empresas, como a coleta seletiva ou uso de reciclados em seus processos, contribui para a geração de renda para uma parte da polução que vive da venda de resíduos.

ODS 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Um dos focos dos ODS é eliminar a má nutrição, principalmente nos países em desenvolvimento. A má nutrição é responsável por quase 45% das mortes de crianças abaixo de cinco anos.

Os continentes com a população que mais passa fome são a Ásia e a África.

A ONU entende que investir em pequenos agricultores aumentará a segurança alimentar e consequentemente a nutrição para os mais pobres, bem como a produção de alimentos para mercados locais e globais.

Assegurar tecnologias limpas na produção de alimentos também é um passo para alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Um exemplo de tecnologia limpa é a compostagem.

###ODS 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Este terceiro objetivo tem como eixos de atuação as saúdes infantil e materna e o combate ao HIV/AIDS.

Segundo o relatório da ONU, o mundo tinha em 2016 36,7 milhões de pessoas infectadas pelo HIV, sendo que 19,5 milhões delas tinha acesso a tratamentos.

A empresa pode contribuir para o cumprimento desse objetivo fazendo uma gestão correta dos resíduos hospitalares. Destinando os resíduos para tratadores licenciados.

###ODS 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Segundo dados da UNESCO 564 milhões de crianças estão fora das escolas, sendo que mais da metade delas vivem na África Subsaariana.

O objetivo da ONU é melhorar a taxa de alfabetização até 2030.

###ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Dados do Fórum Econômico Mundial (WEF) mostra que o índice de igualdade de gênero com base em quatros quesitos – saúde e sobrevivência, participação e oportunidade econômica, realização educacional, e empoderamento político – levariam cem anos para as diferenças de gêneros serem superadas.

Os resultados ruins são em consequência da diminuição da igualdade na política e na economia.

Os países com mais desigualdade de gênero são Irã, Síria, Paquistão e Iêmen.

Os resultados ruins referentes à igualdade de gênero são consequência da diminuição da igualdade na política e na economia.

A gestão de resíduo permite o aumento de emprego e a inserção de mulheres no mercado de trabalho.

###ODS 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

Cerca de 4,5 bilhões de pessoas no mundo – bem mais da metade da população global atual de 7,6 bilhões de habitantes - não têm acesso a saneamento básico seguro, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Este objetivo para o desenvolvimento sustentável busca ajudar essas pessoas que não têm acesso a serviços de saneamento básico a terem esse direito.

As empresas devem buscar formas seguras para tratarem seus efluentes, por exemplo. Mantendo a qualidade das águas.

###ODS 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

O número de pessoas que usavam combustíveis sólidos tradicionais (como carvão) para cozinhar de 3,04 bilhões – algo em torno de 40% da população do planeta.

Mais de um bilhão de pessoas não tinham acesso à eletricidade.

A preocupação é maior com os países populosos e de baixo acesso à eletricidade, como Angola e República Democrática do Congo.

Para atingir os objetivos de Energia Sustentável é necessário investir mais em energia renovável e em eficiência energética.

###ODS 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

Este objetivo está diretamente ligado ao primeiro objetivo, pois somente conseguiremos erradicar a pobreza por meio de empregos.

###ODS 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

A indústria é sem sombras de dúvidas essencial para geração de empregos. Implantar estratégias empresariais que aumentem a produtividade e atraia mais clientes aumenta o número de empregos.

Quando as empresas decidem implantar sistemas de gestão, como da gestão ambiental, através da implementação da ISO 14001, o negócio melhora a visibilidade perante os clientes e a sociedade. Uma vez que a empresa demonstra ser uma organização sustentável e alinhada as obrigações ambientais.

###ODS 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

O objetivo do Desenvolvimento Sustentável é diminuir a desigualdade de renda nos países.

Países europeus são referencia no gerenciamento dos seus resíduos. Por que empregar as técnicas usadas por eles dentro da organização? Com o gerenciamento correto dos resíduos a empresa consegue gerar mais renda. Consequentemente, contribui para o crescimento econômico do país.

###ODS 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Até 2030, os países devem garantir que a população viva em locais que ofereça condições dignas, como acesso a água, energia, trabalho e etc.

###ODS 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Este objetivo para o desenvolvimento sustentável busca assegurar alimentação a toda população promovendo tecnologias para a produção de alimentos.

Se o estilo de consumo atual não for contido seriam necessários cerca de três planetas para prover os recursos naturais que sustentam o consumismo atual.

Uma maneira de assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis é reutilizando e reciclando resíduos nos processos produtivos.

Assim a empresa contribui para o desenvolvimento sustentável retirando menos recursos da natureza.

Para alcançar esses ODS as empresas devem realizar a gestão de resíduos eficiente e prática.

A VG Resíduos tem a solução para o gerenciamento do resíduo da sua empresa. Possuímos uma equipe capacitada para auxiliar a sua empresa na gestão de resíduos e a buscar o desenvolvimento sustentável, minimizando passiveis sociais e ambientais, de forma a identificar as melhores soluções para seu negócio.

Através do Software Online de Gerenciamento de resíduos é possível definir e qualificar o fornecedor para tratamento e transporte, controlar estoques em armazéns, emitir relatórios referente à destinação/disposição final, controlar documentação e monitorar as licenças dos fornecedores.

###ODS 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

Os países devem adotar tecnologias que diminuam a emissão de poluentes na natureza, com isso contribuindo para combater a mudança climática e seus impactos.

###ODS 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Os oceanos que absorvem cerca de 30% do CO2 produzido por humanos, amortecendo os impactos do aquecimento global.

Eles são também a maior fonte de proteína do mundo.

Conservar os oceanos e a mares se faz importante para o desenvolvimento sustentável.

###ODS 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter à degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

Este ODS tem o intuito de proteger as florestas e os animais.

Muitas pessoas que vivem em zonas rurais precisam da terra para sobreviver.

Proteger o solo assegura alimentação, igualdade e emprego essas comunidades.

###ODS 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

O número crianças que deixam a escola primária em países em conflito, a quantidade de dinheiro público que os países perdem para corrupção, suborno, roubo e evasão de impostos devem ser contidos.

###ODS 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Este ODS ONU busca a continuidade de importantes conquistas. As empresas para contribuir com o desenvolvimento sustentável podem implementar programas com intuito de gerir melhor seus resíduos.

Como implantar os ODS?

A implementação dos ODS depende de políticas, planos e programas de desenvolvimento impostos pelos países. Um exemplo de política voltada para o desenvolvimento sustentável no Brasil é a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS que busca uma gestão dos resíduos gerados no país assegurando que serão adotados meios de evitar o descarte dos mesmos sem tratamento e de forma ambientalmente incorreta.

Através da PNRS são atingidos alguns das 17 ODS como a preservação ambiental e erradicação da pobreza, uma vez que serão adotadas técnicas de reaproveitamento do resíduo fomentando as cooperativas de coleta seletiva.

A VG Resíduos tem a solução para o alcançar os ODS ONU. Com a plataforma a organização encontra uma estrutura organizada para auxiliar na gestão de resíduos, buscar o desenvolvimento sustentável, adotar práticas sustentáveis, etc.. Com a VG Resíduos a empresa minimiza passíveis sociais e ambientais, de forma a identificar as melhores soluções para seu negócio.

Através do Software Online de Gerenciamento de resíduos é possível definir e qualificar o fornecedor para tratamento e transporte, controlar estoques em armazéns, emitir relatórios referente à destinação/disposição final, controlar documentação e monitorar as licenças dos fornecedores.

Mediante isso, concluímos que para o desenvolvimento e a entrega de soluções para o alcance dos ODS ONU, as empresas descobrirão novas oportunidades de crescimento e reduzirão os seus perfis de risco. As organizações podem utilizar os ODS ONU para moldar e conduzir as suas estratégias, metas e atividades em relação a gestão de resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Qual a relação e o papel da ONU na proposição e acompanhamento de ações e programas voltados para o desenvolvimento sustentável?

A missão da ONU é fomentar a paz entre as nações, cooperar com o desenvolvimento sustentável, monitorar o cumprimento dos Direitos Humanos e das liberdades fundamentais e organizar reuniões e conferências em prol desses objetivos.

Qual o papel da ONU em programas voltados para o desenvolvimento sustentável?

Os ODS da ONU estabelecem práticas a serem adotadas pelos países membros para fomentar o desenvolvimento sustentável no mundo. Os 193 países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) têm orientado suas decisões seguindo uma nova agenda: são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Qual a participação da ONU nos debates sobre desenvolvimento e sustentabilidade?

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

O que é desenvolvimento sustentável de acordo com a ONU?

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o conceito da seguinte maneira, em 1987: “Sustentabilidade é suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.”