Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia em 1917?

Para bem ou para o mal, a Revolução Russa, tal como a Revolução Francesa, foi um dos principais acontecimentos da História Contemporânea. Ocorrida ao longo do ano de 1917, essa revolução teve como objetivo executar as propostas da ideologia comunista, elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels e reformulada por Vladmir Lenin, que a adaptou de acordo com as condições semifeudais da Rússia daquele período. O enfraquecimento do Império Russo, comandado à época pelo czar Nicolau II, durante o início do século XX, sobretudo após a sua entrada na Primeira Guerra Mundial, foi fator determinante para o desenrolar da Revolução Russa.

Em termos didáticos, o conteúdo da Revolução Russa costuma ser dividido em três fases: 1) a Revolução de Fevereiro, a crise e a queda do czarismo, 2) os sovietes e o duplo poder, e 3) o Processo Revolucionário de Outubro e o Governo Lenin. Essas fases compreendem o período que se estende do ano de 1917 ao ano de 1921 – quando acabou a fase do chamado “Comunismo de Guerra” e começaram as políticas tipicamente soviéticas elaboradas por Lenin, como a NEP (Nova Política Econômica).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tanto os operários quanto os camponeses e os soldados almejavam a derrubada da autocracia czarista. Em 1905, já havia sido tentada uma revolução para depor o czar do poder, que, na ocasião, foi malograda. Foi nessa época que se formaram os primeiros sovietes, isto é, núcleos de organização política que agremiavam trabalhadores e soldados. A entrada do Império Russo na Primeira Guerra Mundial, fato que envolveu um grande gasto público, acelerou o processo rumo ao êxito revolucionário. Em fevereiro de 1917, houve a primeira investida bem-sucedida contra o regime czarista, que afastou Nicolau II do poder.

A partir de então, após a Revolução de Fevereiro, houve, no início, uma aliança entre o Governo Provisório e os sovietes, o que configurou o “duplo poder”. Entretanto, com a polarização ideológica e as divergências entre a permanência ou não na guerra, bem como entre as perspectivas políticas de Bolcheviques e de Mencheviques, essa aliança desfez-se, dando início à fase da guerra civil e àquilo que Lenin transformou em slogan: “Todo poder aos Sovietes”. Essa fase tornou-se sangrenta, sobretudo em 1918, e pode ser comparada com a fase do “Terror Jacobino”, de 1793, como assinala o historiador italiano Silvino Pons:

“Para os bolcheviques, a perspectiva da revolução mundial dava legitimidade à violência por eles empregada em escala sem precedentes. Lenin e Trotski justificaram o Terror Vermelho como medida preventiva aplicada para combater a contrarrevolução não só na Rússia, mas na Europa. A violência revolucionária e classista dos vermelhos e a violência contrarrevolucionária e antissemita dos brancos se alimentaram mutuamente. Modelado no precedente jacobino que obcecava a mente dos bolcheviques, o Terror Vermelho, no entanto, foi também alimentado pela cega convicção ideológica de que só uma guerra civil abriria caminho para a nova época histórica.” [1]

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse processo violento também garantiu aos anos iniciais da revolução sua forma de subsistência, conhecida como “Comunismo de Guerra”. À medida que Lenin e Trotski iam conseguindo ocupar as esferas de poder, com a mobilização da classe operária e o uso do Exército Vermelho, também preparavam um aparelho estatal repressor e totalitário, que se afastava cada vez mais da perspectiva da revolução global e restringia-se aos domínios do antigo Império Russo. O fracasso da perspectiva da revolução global, almejada pela Internacional Comunista, ocorreu também pelo insucesso de outras tentativas revolucionárias, como aquela programada na Alemanha, em 1919, pelo grupo espartaquista de Rosa Luxemburgo.

A partir de 1921, tiveram início as políticas de controle estatal da economia, como a NEP, elaborada por Lenin com o objetivo de suceder o modelo do Comunismo de Guerra. Até 1924, ano em que morreu Vladimir Lenin, esse modelo permaneceu. Depois, começou o governo de Stalin, que instituiu um verdadeiro império totalitário, perseguição aos opositores, incluindo muitas personalidades importantes de 1917, como o chefe do Exército Vermelho Leon Trotski.

NOTAS

[1] PONS, Silvio. A Revolução Global – História do comunismo internacional (1917-1991). (trad. Luís Sérgio Henriques) Rio de Janeiro: Contraponto; Brasília: Fundação Astrogildo Pereira, 2014. p. 67.

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia em 1917?

Cena dos filme '1917', vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme (Foto: Divulgação)

Superando grandes produções como O irlandês e Coringa, o drama de guerra 1917, dirigido pelo britânico Sam Mendes, faturou duas das principais categorias cinematográficas do Globo de Ouro 2020: a de Melhor Filme e de Melhor Diretor.

A trama, inspirada em histórias do avô de Mendes, conta a história de Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman), uma dupla de jovens cabos britânicos que, em meio à Primeira Guerra Mundial, precisam atravessar o território inimigo para entregar uma mensagem que salvará seu batalhão, poupando a vida de cerca de 1,6 mil pessoas — entre elas, o irmão de um dos cabos.

Como o filme retrata, passados três anos de disputas intensas, a guerra se acirrava a cada batalha. Em 1917, acontecimentos decisivos já se encaminhavam para o desfecho do conflito, que acabou em novembro do ano seguinte.

Confira abaixo os principais fatos que abalaram a história no penúltimo ano da Primeira Guerra Mundial:

1. Revolução Russa

Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia em 1917?

Nicolau II da Rússia, o último czar (Foto: Wikimedia Commons)

Além de se envolver no conflito internacional, a Rússia enfrentava suas próprias batalhas políticas internas. Em 1917, inicia-se a primeira fase da Revolução Russa, que em 15 de março culminou na derrubada do governo czarista e autocrata do país, destituindo Nicolau II do cargo de czar e dando lugar a um governo provisório liberal.

No dia 16 do mês seguinte, o revolucionário Lênin, que estava exilado na Suíça, retornou à Russia pregando, entre outros temas de suas "Teses de Abril", a saída do país da guerra. Recuado pelo governo provisório, o político fugiu para a Finlândia, onde passou a planejar uma rebelião.

Em novembro de 1917, Lênin toma o poder do país ao lado de Leon Trotski e é eleito novo chefe de governo pelo Partido Social Democrata da Rússia. Sob a nova política, a Rússia se retira da guerra, abandonando a Tríplice Entente. No ano seguinte, o país assinou um tratado de paz com as Potências Centrais (Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Bulgária e Império Otomano), o Tratado de Brest-Litovski.

2. Estados Unidos entra na Guerra

Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia em 1917?

Presidente Woodrow Wilson anuncia interrupção nas relações com a Alemanha em 1917 (Foto: Wikimedia Commons)

Após passarem cerca de três anos neutros à guerra, os Estados Unidos decidiram participar do conflito a partir de 1917, depois de sofrerem ataques submarinos e interferências alemãs no México. No dia 3 de fevereiro, o país rompeu laços diplomáticos com a Alemanha. Já em 2 de abril, o presidente norte-americano Woodrow Wilson propôs ao Congresso e à Câmara dos Representantes declarar guerra aos inimigos europeus. Quatro dias depois, o país havia entrado oficialmente no conflito.

Em 26 de junho, as primeiras tropas norte-americanas chegaram à França para reforçar a defesa dos Aliados. Em julho, o general John J. Pershing estimou que seria necessário um exército de 3 milhões de homens para se juntar à guerra. Mais tarde, as forças norte-americanas resultaram em um auxílio decisivo para a derrota das Potências Centrais. Em dezembro do mesmo ano, os Estados Unidos também declararam guerra ao Império Austro-Húngaro.

3. Ofensiva Nivelle

Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia em 1917?

Robert Nivelle (Foto: Wikimedia Commons)

No mês de abril, soldados franceses comandados pelo general Robert Nivelle partiram rumo ao Rio Aisnee decididos a romper a defesa alemã baseados em um plano que contava com o auxílio de tropas britânicas e estimava menos de 10 mil baixas.

O que os franceses não contavam é que a tática fora descoberta pela inteligência alemã, que, em boa medida, conseguiu se defender dos ataques dos Aliados. A ofensiva foi uma das maiores derrotas francesas no ano e encerrou a carreira de Nivelle no exército. Após ser dispensado, o general Philippe Pétain assumiu o cargo e, com uma estratégia mais defensiva, foi mais bem-sucedido em suas batalhas.

4. Batalha de Cambrai

Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia em 1917?

Tanque usado pelos alemães na Linha Hindenburg (Foto: Wikimedia Commons)

Conhecida por ser um importante local de abastacimento da defesa alemã, a comuna francesa de Cambrai foi palco de um ataque surpresa de tanques britânicos. Pela primeira vez, em dezembro de 1917, os ingleses demonstraram que a "impenetrável" Linha Hindenburg, organizada pelos alemães, poderia, sim, ser violada e ultrapassada. Para isso, técnicas de artilharia e infantaria foram combinadas e aprimoradas para derrotar a defesa inimiga. 

Para saber mais sobre o filme 1917, que estreia no Brasil no dia 23 de janeiro de 2020, assista ao trailer:

Com informações de History, Historic UK, Deutsche Welle, Britannica.

Qual a relação entre a 1 Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e Outubro de 1917?

O conflito serviu para instigar os opositores do regime czarista culminando na Revolução Russa, em 1917. Aproveitando-se da instabilidade política e insatisfação popular com a participação na guerra, ela serviu para acirrar os ânimos internamente, com a subida dos bolcheviques ao poder em outubro do mesmo ano.

Que relação se pode estabelecer entre a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa 1917?

Resposta verificada por especialistas. Inicialmente a relação da Revolução Russa e a Primeira Guerra Mundial se estabelece por causa da situação econômica do país. A Rússia ainda era um país totalmente agrário, enquanto os outros já tinham um parque industrial bem desenvolvido.

Por que a Primeira Guerra Mundial influenciou na Revolução Russa de 1917?

As derrotas sofridas pelo exército russo e a situação de crise econômica vivida no país durante o conflito (desabastecimento, fome, inflação), acabaram acirrando as tensões sociais que já existiam no pais desde antes do conflito e precipitaram um desfecho revolucionário.

Qual foi o papel da Primeira Guerra Mundial para a Revolução Russa?

Podemos destacar a Primeira Guerra Mundial, que degradou a situação social russa, acelerando o tempo histórico e criando uma névoa de imprevisibilidade diante dos desdobramentos da deterioração da dominação política do tsarismo.