Qual a relação entre a teoria e a prática no estágio supervisionado?

  • Haíla Ivanilda Silva Universidade de Pernambuco (UPE). Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6677-7029
  • Mônica Gaspar Universidade de Pernambuco (UPE). Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5797-1156

Palavras-chave: estágio supervisionado, formação docente, prática reflexiva.

Resumo

O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório nos cursos de formação de professores que estabelece um diálogo entre a teoria apreendida no curso de formação e a prática nas escolas-campo de estágio. Trata-se do relato de uma experiência vivenciada no contexto do estágio supervisionado de um curso de Licenciatura em Pedagogia, cujas etapas foram construídas por observações e participação no cenário escolar e na sala de aula, inclusive a elaboração e a aplicação de projeto didático a uma turma do ensino fundamental. As etapas foram registradas nos diários de formação como recurso que possibilita a reflexão mediante a escrita, estabelecendo diálogo entre o saber da experiência e o saber formal. O estágio revelou-se um rico espaço de reflexões e descobertas, em que teoria e prática foram instrumentos inseparáveis e indispensáveis à prática docente.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haíla Ivanilda Silva, Universidade de Pernambuco (UPE). Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil.

Mestranda em Educação Profissional pela Universidade de Pernambuco (UPE). Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil.

Mônica Gaspar, Universidade de Pernambuco (UPE). Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Qual a relação entre a teoria e a prática no estágio supervisionado?

  • PDF

Seção

Relatos de Experiência

A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original.

A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.

Qual a relação entre a teoria e a prática no estágio supervisionado?

Qual a relação entre a teoria ea prática?

A teoria é a forma como o conhecimento se apresenta articulando-se sistematicamente em graus e especificidades, disposto a explicar ou ilustrar ações práticas; enquanto a prática é a constituição da teoria, formulada em ações concretas, podendo ser modificada e modificar as teorias.

Como relacionar teoria e prática na educação?

A teoria é essencial para compreender a realidade que está inserida, mas essa compreensão se dará mediante a prática em sala de aula, quando o profissional irá confirmar de fato como acontecem as relações de ensino aprendizagem na escola.

O que é teoria e prática?

Prática é a realização de uma teoria concreta; tudo o que se consegue realizar, executar, fazer; realização do que foi planejado; realização costumeira, cotidiana de algo. Uma teoria só é considerada como tal se for provada pela prática, ou seja, não existe teoria sem prática.

Como aliar teoria e prática?

Como aliar teoria e prática na EAD?

  1. Utilize as ferramentas da plataforma digital. ...
  2. Pense nas aplicações práticas ao estudar teoria. ...
  3. Dedique um tempo para os exercícios. ...
  4. Participe das atividades complementares.

Qual a maior diferença entre teoria e prática na educação?

Na prática, há.” Essa é uma entre as diversas discussões do curso 'O Processo Criativo' O professor Charles Watson, membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2014, dá continuidade ao segundo semestre do curso “O Processo Criativo”, no Parque Lage.

O que significa dizer que teoria e prática são indissociáveis *?

A partir do antagonismo de classes e da práxis, enquanto conceitos sociológicos segundo a perspectiva crítica, a teoria e prática são indissociáveis, a ação e a reflexão, a prática é objeto de estudo e de formulações e a teoria se aplica na prática, estabelecendo a relação ação/reflexão – reflexão/ação.

Qual a maior diferente entre teoria e prática na educação?

Na prática, há.” Essa é uma entre as diversas discussões do curso 'O Processo Criativo'

O que é articulação entre teoria e prática?

Trata-se de uma reflexão a partir de uma pesquisa realizada com educadores sobre a articulação entre a teoria e a prática no desenvolvimento das aulas de estágio supervisionado.

O que quer dizer na prática?

Significado de Prática Tudo o que se consegue realizar, executar, fazer; exercício. Realização do que se planejou; aplicação: prática de crime. Realização costumeira, cotidiana de algo: prática de exercícios.

Qual a diferença da práxis para a prática?

Nesse sentido, a práxis é uma atividade conscientemente orientada, o que implica não apenas as dimensões objetivas, mas também subjetivas da atividade. ... Se a atividade prática por si só não é práxis, tampouco a atividade teórica, por si só, é práxis.

Qual a aproximação entre teoria e prática?

  • A aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilitam buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos. O educador somente poderá ensinar quando aprender e, para isso, é preciso ter conhecimento, que é adquirido com diálogo, troca de experiências e pesquisa científica.

Como explicar as circunstâncias da teoria e prática?

  • A legislação se propõe a explicar as circunstâncias da teoria e da prática. Com isso, depois da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB 9394/96, foram propostos muitos esclarecimentos para os termos “prática de ensino”, “prática”, “estágio supervisionado” “teoria”.

Qual a dicotomia entre teoria e prática?

  • Ao analisarmos as práticas pedagógicas, cabe-nos inquietarmos com a dicotomia que existe entre a teoria e a prática, como se elas não fossem as duas faces de uma mesma moeda. Constatamos, através de estudos feitos que, a formação docente é construída historicamente antes e durante o caminho profissional do docente, e que, se faz também no social.

Qual a importância da teoria?

  • Mediante esta afirmação fica claro que, a teoria tem importância fundamental, pois ao nos apropriarmos de fundamentação teórica nos beneficiamos de variados pontos de vista para uma tomada de decisão dentro de uma ação contextualizada, adquirindo perspectivas de julgamento para compreender os diversos contextos do cotidiano.

Qual a relação entre teoria e prática no estágio supervisionado?

O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório nos cursos de formação de professores que estabelece um diálogo entre a teoria apreendida no curso de formação e a prática nas escolas-campo de estágio.

Qual a relação entre a teoria ea prática?

A teoria é a forma como o conhecimento se apresenta articulando-se sistematicamente em graus e especificidades, disposto a explicar ou ilustrar ações práticas; enquanto a prática é a constituição da teoria, formulada em ações concretas, podendo ser modificada e modificar as teorias.

Qual a importância do processo teórico prático no estágio supervisionado?

O estágio supervisionado proporciona ao licenciado o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções e visa beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso nas instituições de ensino ...

Por que o estágio é teoria e prática?

Como preparação à realização da prática em sala de aula, o estágio se configura como uma possibilidade de fazer uma relação entre teoria e prática, conhecer a realidade da profissão que optou para desempenhar, pois, quando o acadêmico tem contato com as atividades que o estágio lhe oportuniza, inicia a compreensão ...