Qual desafio mais comum que um gestor enfrenta no seu dia a dia à frente de uma empresa?

Na atualidade, o Gestor de Operações vem enfrentando cada dia mais desafios para manter a excelência dos processos operacionais e assegurar uma gestão estratégica que garanta a competitividade no mercado.

Para se obter a excelência em um processo da operação é preciso ter mais do que somente um negócio bem estruturado e funcionários qualificados. É essencial contar com um profissional de operações competente na equipe. 

Todas as atividades que efetivamente geram valor ao negócio são coordenadas e acompanhadas de perto por ele. Por estar inserido no dia a dia da operação, o profissional dessa área precisa ser dinâmico, proativo e demonstrar comprometimento com os resultados da empresa.

Com as novas soluções tecnológicas, as organizações devem repensar o seu impacto, como se integrarão e quais ajustes precisam fazer para entrar na nova economia. 

Porém, liderar o processo de transformação do modelo operacional com rapidez e precisão não é uma tarefa fácil, e os gestores têm enfrentado alguns desafios para realizar essas mudanças.

Os problemas que os Gestores de Operações precisam responder diariamente são, geralmente, imediatos e urgentes. Diante disso, é necessário que sejam ágeis e precisos na tomada de decisão, uma vez que suas escolhas impactam diretamente na produção e na rentabilidade do negócio.

Principais desafios de um Gestor de Operações:

  • Promover o desenvolvimento e o crescimento do negócio

Ao atuar em processos distintos, esse profissional deve garantir que cada parte funcione bem por si só, mas que também estejam conectadas a outras tarefas.

  • Gerenciar as equipes para extrair seu melhor potencial

O desafio é maior do que simplesmente montar ou desenvolver uma equipe, mas fazer com que os colaboradores operem em sua capacidade máxima. Possíveis conflitos entre os profissionais devem ser administrados pelo Gestor de Operações. É fundamental que ele acompanhe os processos, delegue tarefas e esteja atento para minimizar os erros que possam vir a ocorrer.

  • Tomar decisões com base em análises do negócio

Mais do que apenas gerir uma equipe e acompanhar os processos, o Gerente de Operações precisa ser capaz de fazer uma análise do negócio. Esse profissional deve buscar informações e conhecer diferentes metodologias de trabalho para gerar os melhores resultados. A coleta de dados confiáveis, relevantes e disponíveis, e a análise dos indicadores é o que permitirá uma melhor tomada de decisões, de acordo com o objetivo de cada setor.

  • Preocupar-se com a satisfação do cliente

Preocupar-se com os clientes não é apenas o trabalho do departamento de vendas. É papel do gerente de operações garantir a qualidade na experiência do cliente, desde a sua entrada até a sua saída, deixando o caminho preparado para o seu retorno e recompra.

  • Garantir a excelência operacional

A excelência operacional inclui manter todas as área de sua unidade de negócios em perfeito funcionamento. O parque de equipamentos, instalações e infraestrutura física do seu ambiente devem estar atualizados e em perfeitas condições de acordo com a melhor tecnologia.

As empresas modernas têm buscado uma gestão focada na produtividade, na otimização dos processos, na qualidade e na redução de custos.

Diante de tantos desafios, a tendência de mercado é que os gestores sejam profissionais generalistas, mas se concentrem mais nas atividades de maior impacto, terceirizando e até automatizando as que não são essenciais para o negócio. O gestor de operações é responsável por tudo que envolva a operação do negócio.

Liderar uma equipe, com todos os papéis e responsabilidades atrelados à função, é, certamente, uma tarefa complexa. E diante do contexto atual, em que a transformação digital vem causando grandes impactos nos negócios, esses desafios na liderança se tornam ainda mais significativos.

Na era em que as tecnologias estão moldando a nossa forma de comunicação, as informações estão mais rápidas e acessíveis a todos: só no último ano, cerca de 40 trilhões de gigabytes de dados foram gerados e trafegados em todo o mundo, e enquanto você lê este post, em cerca de 5 minutos outros 9,1 mil novos terabytes surgirão, segundo relatório do Gartner e da Domo.

Isso torna o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, gerando ainda mais desafios às funções de liderança

O líder, portanto, para ter um bom desempenho, precisa se manter capacitado para estar à frente de uma equipe, exercendo seu papel de incentivar, motivar, desenvolver e, é claro, liderar seus colaboradores.

E em uma área tão importante para a empresa como é o atendimento ao cliente, não poderia ser diferente. As empresas precisam de lideranças capazes de conduzir os seus colaboradores de forma eficiente, possibilitando o alcance de melhores resultados e mais satisfação para seus clientes.

Afinal, clientes satisfeitos fidelizam, e isso colabora para o crescimento dos negócios.

Para ajudá-lo nesse entendimento, listamos a seguir 4 desafios na liderança nos dias de hoje e como superá-los para conquistar uma gestão mais eficiente. Continue lendo e confira!

1. Alinhar a equipe aos objetivos da empresa

“Todo bom desempenho começa com objetivos claros”. Essa frase de Ken Blanchard, um dos mais conhecidos especialistas em liderança no mundo, reforça a importância de uma atuação com consciência de onde se quer chegar.

Para que uma equipe trabalhe de forma produtiva, quem exerce a liderança precisa ser capaz de comunicar os objetivos de forma clara e eficiente, para que todos se empenhem na busca pelos resultados.

Mas como fazer esse alinhamento dos colaboradores — que têm os seus próprios objetivos e expectativas — com os objetivos da empresa? É possível que a pessoa no cargo de liderança supere esse desafio com algumas atitudes, como:

  • ter um planejamento estratégico bem definido;
  • disseminar a missão, visão e valores da organização à sua equipe;
  • estabelecer uma comunicação próxima dos seus colaboradores, ouvindo suas necessidades e oferecendo feedbacks frequentes;
  • dar atenção especial aos processos de recrutamento e seleção;
  • oferecer incentivos e recompensas como formas de motivação.

2. Fazer a gestão do tempo

A boa gestão do tempo é um dos grandes desafios do mundo moderno, representando um grande obstáculo para quem não consegue estabelecer prioridades e regrar o uso de suas horas, podendo acarretar na perda de produtividade e, até mesmo, em danos ao bem-estar. 

E, para quem exerce a liderança e precisa administrar a sobrecarga de trabalho e de responsabilidades, além de conduzir o desenvolvimento de sua equipe, traçar estratégias, participar de reuniões e dar feedbacks, isso pode ser ainda mais difícil.

Ainda assim, o bom gerenciamento do tempo é possível por meio de planejamento, busca por equilíbrio nas ações e um estabelecimento de prioridades. Além disso, o gestor deve adotar certas condutas:

Delegar tarefas

Saber delegar tarefas está entre as principais competências de uma boa liderança. Afinal, centralizar o trabalho acaba gerando muita pressão sobre o líder, e o deixa sem tempo para priorizar as ações estratégicas da empresa.

Compartilhar responsabilidades

Segundo Ylana Miller, professora do Ibmec, incentivar a participação ativa da equipe é uma atitude de gestores autoconfiantes, que não têm medo de desenvolver os seus colaboradores. Permitir que os subordinados tomem decisões é dar-lhes motivação, confiança e autonomia.

Aproveitar os benefícios da tecnologia

A tecnologia se tornou excelente aliada para resolver desafios como otimizar processos e, por consequência, otimizar o tempo dos gestores.

Contar com o uso de um software de atendimento ao cliente, por exemplo, vai ajudar sua equipe a vencer desafios nas missões de ter aumento de produtividade, aumento de desempenho, redução na reincidência de problemas, entre outros benefícios.

3. Administrar conflitos

Outro dos grandes desafios do líder em seu papel de dirigir e coordenar pessoas está relacionado à gestão dos conflitos organizacionais. Em um ambiente de trabalho em que pessoas com diferentes personalidades e expectativas precisam atuar em conjunto, é muito comum que eles surjam.

Ernesto Artur Berg, em seu livro sobre administração de conflitos, explica que esses são inevitáveis e sempre evidentes nos dias atuais. No entanto, compreendê-los e saber administrá-los é fundamental.

O líder, portanto, precisa ter essa habilidade de gerenciar os conflitos, transformando-os em situações positivas de aprendizado e crescimento para a equipe.

Afinal, a motivação e a produtividade do colaborador dependem da manutenção de um ambiente de trabalho harmônico.

Para conquistar a confiança do colaborador e proporcionar um clima organizacional mais saudável, a liderança deve saber ser um bom ouvinte, além de promover a colaboração na empresa.

Apostar no desenvolvimento de seus colaboradores, mostrar reconhecimento pelo seu sucesso e compartilhar poder e responsabilidades, também são ótimas dicas.

4. Trabalhar em ambientes de estresse

Por envolver, diariamente, uma grande demanda de soluções por parte dos clientes, muitas vezes relacionadas a problemas e reclamações, a área de atendimento ao cliente é mesmo uma área propensa ao estresse no trabalho.

As crescentes pressões pelo alcance de metas e resultados também acabam, com frequência, exigindo que o colaborador tenha um grande equilíbrio emocional.

Um cenário que, se mal administrado, gera sobrecarga de trabalho, conflitos interpessoais, desmotivação e queda significativa no desempenho da equipe.

O estresse, quando em excesso, tem impactos negativos para a empresa, pois afeta a produtividade do trabalhador e, a longo prazo, pode causar danos à sua saúde física e emocional.

No Brasil, o estresse é um dos fatores que mais geram afastamentos e faltas no trabalho, e estima-se que, até 2020, esse problema se torne o primeiro do ranking. Ainda mais por esse motivo, essa é uma questão que merece atenção e cuidado por parte do líder.

Importância de priorização

Cabe a ele entender a importância de priorizar ações que venham a prevenir os fatores causadores do estresse no ambiente de trabalho. Isso pode ser conquistado por meio de:

  • reconhecimento e motivação do colaborador;
  • distribuição de funções de forma equilibrada;
  • melhora nas condições de trabalho;
  • promoção de um ambiente saudável;
  • estímulo a uma comunicação franca e aberta;
  • bom relacionamento entre líder e subordinados.

Enfim, manter um time coeso e focado nos objetivos da empresa é, sem dúvida, um grande desafio para o líder, especialmente no cenário atual, que é dinâmico e apresenta constantes transformações.

Impacato da transformação Digital

A transformação digital, por exemplo, tem grande impacto no processo de atendimento ao cliente hoje em dia. É imprescindível, portanto, que o gestor se aproprie das vantagens que esse mundo tecnológico pode proporcionar aos negócios, encontrando alternativas que o ajudem a superar os desafios na liderança.

Uma excelente alternativa pode ser o uso de um software para atendimento ao cliente, o qual vai proporcionar a melhora dos processos e da comunicação com seus usuários, além de controlar a equipe de atendentes e oferecer metodologia para a melhoria contínua.

E aí, gostou deste post? Entendeu quais são os desafios na liderança e está disposto a superá-los? Então, curta agora mesmo a página no Facebook para continuar se informando e aprendendo formas de melhorar a gestão do atendimento ao cliente!

Quais são os principais desafios que os gestores enfrentam?

Entenda os 7 maiores desafios da Gestão de Pessoas.
Identificar talentos. ... .
Manter a motivação da equipe. ... .
Desenvolver e capacitar os colaboradores. ... .
Engajar colaboradores. ... .
Administrar gerações diferentes. ... .
Cuidar do clima organizacional. ... .
Reter talentos..

Qual o maior desafio como líder?

O grande clássico quando o assunto é desafios da liderança é conseguir delegar tarefas. Ter a habilidade de entender o que pode ser passado adiante e o que precisa ficar sob a sua responsabilidade é uma capacidade que os profissionais desenvolvem ao longo do tempo, por isso é normal ficar um pouco confuso no começo.