Qual deve ser o sentido da corrente no condutor 2 para que entre 1 e 2 ocorra atração e repulsão?

Porque 2 fios paralelos com a mesma corrente i se atraem ou se repelem?

Quando temos dois fios paralelos percorridos por correntes elétricas e os dois estão um no campo magnético do outro eles se interagem. Se as correntes elétricas forem de sentidos contrários eles se repelem e se as correntes forem de mesmo sentidos ele se atraem.

Como saber o sentido do campo magnético?

Direção e sentido Para saber a direção e o sentido do campo magnético, basta usar a regra da mão direita. Para isso, estenda a mão, e faça como se você fosse envolver o fio com seus dedos. Deixe seu dedão apontando no sentido da corrente, ou seja, do positivo para o negativo.

O que estabelece a lei da atração é repulsão magnética?

A força de atração ou repulsão das cargas elétricas é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. As cargas magnéticas se atraem ou se repelem da mesma forma que os polos magnéticos. Um campo magnético determinado por uma corrente elétrica em um fio tem o sentido produzido pelo sentido da corrente.

Como determinar a direção é o sentido da força magnética?

A figura a seguir ensina a usar a regra da mão direita para determinar o sentido da força magnética: Aponte o dedo indicador no sentido do campo magnético. O dedo médio deve apontar na direção da velocidade da partícula, e o dedão deve apontar a direção e o sentido da força magnética.