Qual documento obrigatório e norteador da educação brasileira o professor deve utilizar para o ensino?

Durante os últimos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi pauta dos mais importantes debates sobre educação no país. O documento da Base foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC), em sua terceira versão, no dia 20 de dezembro de 2017 para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em 14 de dezembro de 2018, o documento foi homologado para a etapa do Ensino Médio. Juntas, a Base da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio integram um único documento: a BNCC da Educação Básica.

Qual documento obrigatório e norteador da educação brasileira o professor deve utilizar para o ensino?

A BNCC dessas duas primeiras etapas será implementada nas escolas a partir desse ano, mas instituições e sistemas de ensino estão se preparando para a sua chegada desde já: a começar pela adequação dos currículos, capacitação da equipe docente e atualização dos materiais e recursos didáticos utilizados.

Já o prazo para a BNCC do Ensino Médio entrar em vigor a partir de 2020. No entanto, as mudanças só atingirão todas as séries desse segmento a partir de 2022.

Aproveite e confira:

FAQ do Novo Ensino Médio – As dúvidas mais frequentes

Se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ainda não está em pauta na sua escola, chegou a hora de se informar. Preparamos este conteúdo especialmente para que você possa entender o que é a Base e quais são os seus objetivos dentro do contexto educacional do país. Vamos ler?

Qual documento obrigatório e norteador da educação brasileira o professor deve utilizar para o ensino?

Afinal, o que é a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A BNCC também determina que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam.

A Base não deve ser vista como um currículo, mas como um conjunto de orientações que irá nortear as equipes pedagógicas na elaboração dos currículos locais. Esse documento deve ser seguido tanto por escolas públicas quanto particulares.

Clicando neste link, você pode conhecer o documento completo da BNCC.

De que forma a BNCC está relacionada com…

A Constituição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE)

A criação de uma base comum para a Educação Básica está prevista desde 1988, a partir da promulgação da Constituição Cidadã. Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reforçou a sua necessidade, mas somente em 2014 a criação da Base Nacional Comum Curricular foi definida como meta pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

Os Currículos Estaduais, Municipais e o Projeto Político Pedagógico das escolas

Reforçamos anteriormente que a Base não deve ser entendida como sinônimo de currículo, mas ela está intimamente ligada à construção dos Currículos Estaduais e Municipais, bem como ao Projeto Político Pedagógico e ao currículo das escolas. As equipes pedagógicas devem trabalhar na reestruturação dos seus currículos, tomando como norte os preceitos estabelecidos na BNCC.

Qual é o objetivo da BNCC?

A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.  Dessa forma, espera-se reduzir as desigualdades educacionais existentes no Brasil, nivelando e, o mais importante, elevando a qualidade do ensino.

A Base também tem como objetivo formar estudantes com habilidades e conhecimentos considerados essenciais para o século XXI, incentivando a modernização dos recursos e das práticas pedagógicas e promovendo a atualização do corpo docente das instituições de ensino.

Como funciona a orientação por competências?

Para assegurar os direitos de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular foi estruturada em competências. Mas o que são consideradas competências? Para a BNCC, competência é a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver questões do cotidiano, do mundo do trabalho e para exercer a cidadania.

Ou seja, é por meio dessas competências que os estudantes desenvolvem as habilidades e aprendizagens essenciais estabelecidas pela Base. Ao todo foram estipuladas 10 competências gerais para a etapa da Educação Básica.

Clique aqui e confira o post que preparamos sobre as competências da BNCC!

O que é a parte diversificada da BNCC?

A BNCC é dividida entre a Base Comum e a parte diversificada. O objetivo da segunda parte é enriquecer e complementar a parte comum. A ideia é inserir novos  conteúdos aos currículos que estejam de acordo com as competências estabelecidas pela BNCC e também com a realidade local de cada escola.

É importante lembrar que a Base Comum deve ser contemplada, em sua totalidade, nos currículos escolares, enquanto a parte diversificada pode corresponder a até 40% dos conteúdos.

Quer saber mais sobre a parte diversificada da BNCC? Clique aqui e confira o post que produzimos sobre a sua diferença para a Base Comum.

Como implementar a BNCC em minha escola?

A partir de 2019, a BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental começará a ser implementada em todo país. Os sistemas de ensino e escolas já estão se atualizando e se preparando para receber a Base.  Mas como implementá-la?

O primeiro passo é reelaborar o currículo escolar e revisar o Projeto Político Pedagógico da instituição. Além disso, nesse processo é mais do que essencial promover a formação continuada do corpo docente e a comunicação clara com os pais e a comunidade escolar.

Nesse contexto, a atualização dos materiais didáticos é imprescindível para se adequar às orientações da BNCC. A melhor maneira de atualizá-los pode ser por meio de parceria com um Sistema de Ensino.

Detalhamos em outro post do blog o passo a passo para implementar a BNCC nas escolas. Confira!

Qual documento obrigatório e norteador da educação brasileira o professor deve utilizar para o ensino?

A BNCC da Educação Básica por segmentos

Como já citamos no início desse post, a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica é formada por três segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Preparamos para você uma lista dos principais destaques de cada segmento. Vamos ver?

Educação Infantil

  • Foi homologada em dezembro de 2017 e deve ser implementada em todas escolas do país até 2020.
  • A organização da Base ocorre por 6 direitos de aprendizagem em 5 campos de experiências, relacionados às 10 competências gerais da BNCC.
  • Seus eixos estruturais são o brincar e o interagir.
  • É focada no desenvolvimento da oralidade e da escrita.

Clique aqui para saber mais sobre a BNCC na Educação Infantil.

Ensino Fundamental

  • Assim como a Base da Educação Infantil, o documento do Ensino Fundamental foi homologado em dezembro de 2017 e a Base deve ser implementada em todas escolas do país até 2020.
  • A alfabetização deve acontecer nos 2 primeiros anos do Ensino Fundamental.
  • No componente curricular de História, o ensino deve seguir a cronologia de fatos e acontecimentos.
  • O ensino da Língua Inglesa se torna obrigatório a partir do 6º ano.

Clique aqui para saber mais sobre a BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Clique aqui para saber mais sobre a BNCC Ensino Fundamental – Anos Finais.

Ensino Médio

  • Aprovada pelo CNE em 4 de dezembro de 2018.
  • Homologada em 14 de dezembro de 2018 pelo ministro da Educação.
  • Os componentes de Língua Portuguesa e Matemática devem estar presentes no currículo dos 3 anos de Ensino Médio.
  • O foco da Base está no protagonismo do jovem na sociedade, bem como em sua autonomia e no mundo do trabalho.

Clique aqui para saber mais sobre a BNCC do Ensino Médio.

 

Agora ficou mais claro o que é a Base Nacional Comum Curricular e quais são os seus objetivos? Como a sua escola está se preparando para a chegada da BNCC? Conte para a gente nos comentários!

Continue acompanhando as novidades e saiba tudo sobre a Base Nacional Comum Curricular no Blog do SAE Digital. Se quiser saber mais sobre a BNCC, acesse os e-books, hangouts e minicursos que disponibilizamos para você. É só clicar aqui!

Qual documento obrigatório e norteador da educação brasileira o professor deve utilizar para o ensino?

 


Ver comentários

18 respostas para “BNCC: O que é a Base Nacional Comum Curricular e qual é o seu objetivo”

  1. MARIA BONFIM LIMA PEREIRA disse:

    Espero que este “novo projeto” não seja apenas mais uma nova moda. A educação ao longo dos tempos vem recebendo incorporações em nome da aprendizagem. E em alguns dos casos facilitar a aprendizagem. São muitos os caminhos traçados pelas instituições voltadas à Educação Nacional. Deus salve a educação brasileira!

    • Maria Gorete disse:

      Isso é utopia. Igualar a educação pública à particular. Não neste país , infelizmente…

    • Fernanda Andreazzi disse:

      Olá, Professora! Agradecemos a sua contribuição no debate! Abraços!

  2. Maria Gorete disse:

    Em um país onde as desigualdades sociais são imensas, com escolas abandonadas, sem condição de oferecer o mínimo aos estudantes, como é que o Governo quer que seja oferecido o mesmo tratamento para todos ? Escolas públicas e particulares. Isso é utopia, mais uma lei que não vai sair do papel.

  3. Fernanda Andreazzi disse:

    Olá, Iolanda! Que bom que gostou do post! Continue acompanhando as novidades sobre a BNCC 😉

  4. Carina Hendhyl disse:

    Não é necessário apenas verbas é necessário empenho da parte dos educadores ,são em simples atitudes que mostramos o quão importante é ter criatividade , vejo exemplo de escolas que improvisam com o material de reciclagem para que assim as crianças possam concluir atividades , essa atitude de pensar que nada mudaria é no mínimo mesquinha e ainda torno a falar que primeiramente devemos nos comprometer em querer mudar a educação, sem esperar por verbas .

    • ELIANE LABEGALINI DA SILVA disse:

      ACREDITO QUE SEJA UM DOCUMENTO DOS SONHOS.
      AGORA ESPERAR A REALIDADE.

  5. Jimmy Moura disse:

    Esse é um desejo que anseio há muito tempo. Torço para que seja um projeto de sucesso! Forte abraço.

    • Fernanda Andreazzi disse:

      Agradecemos o seu comentário, Jimmy! Continue acompanhando o blog para mais novidades sobre a BNCC 😉

  6. ´Maria josé do Nascimento disse:

    Estou muito curiosa para que chegue 2020 pra receber o material da BNCC mostrando as competências e dando um norte de trabalho na sala de aula

  7. Regina Magalhães disse:

    A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
    E tem como objetivo regulamentar as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas e particulares brasileira do ensino básico, que contemplam três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.
    Como Educadora temos que ser otimistas, acredito que só a educação pode transformar a humanidade. O trabalho coletivo é excelente, não sendo possível, utilizaremos os recursos necessários para agregar as nossas contribuições. Na fábula ” O beija flor e o incêndio” em um trecho diz: Estou apenas fazendo a minha parte. O documento (BNCC) está pronto e aprovado, se cada um fizer a sua parte teremos sim mudanças significativas. Estou confiante.

    • Adriana Rodrigues disse:

      Oi Regina! Que bom que você gostou! Continue acompanhando o Blog.

  8. Regina Maria Lima dos Santos disse:

    Como Educadora temos que ser otimistas, acredito que só a educação pode transformar a humanidade.

    • Adriana Rodrigues disse:

      Oi Regina! Que bom que gostou! Continue acompanhando o Blog.

  9. Joab Santos disse:

    Creio que para a educação dar certo, é necessário que os pais abracem esta proposta. Antigamente os Professores eram mais respeitados pelos alunos e pelos pais. Hoje em dia poucos alunos admiram e respeitam seus Professores.
    A BNCC só dará certo se houver a parceria entre pais e Mestres!

    • Adriana Rodrigues disse:

      Oi Joab! Que bom que gostou! Continue acompanhando o Blog. Temos novidades toda semana!

  10. William Alencar disse:

    É importante ressaltar que todo debate sobre BNCC está fortemente vinculado as escola públicas, isto é, ao jovens das classes populares. Desta forma, as políticas que deveriam estar relacionadas ao BNCC deveria ser a formação integral desses alunos. No entanto o que percebemos é que as políticas que estão vinculadas ao BCNN são políticas relacionadas ao mercado. Nestas políticas os alunos deixam de ser sujeitos que devam ser forma com capacidades de refletir sobre o mundo que estar inserido e vira, apenas, mão de obra para o mercado. Isso fica evidente, na entrada de disciplinas como “projeto de vida” e retirada de carga horário de disciplinas como história, geografia, filosofia e sociologia. A pergunta que deve ser feita é: essa disciplinas vão perder carga horária nos colégios da elite ? Ou apenas vamos dividir a população em dois grupos os que pensam e os que executam ?

    • Adriana Rodrigues disse:

      Olá William! Muito importante mesmo sua reflexão. Vale lembrar que os componentes não deixar de existir. Passamos de conteúdo para trabalhar com desenvolvimento de competências e habilidades. E elas estão ligadas e contempladas em todos os segmentos, componentes e realidades… Escolas públicas e privadas. Há uma redução de carga horária, mas elas serão contempladas pelas habilidades. O Projeto de vida vem muito na proposta de auxiliar os alunos na escolha e preparação para o mercado de trabalho, que está alinhado com a Constituição Federal. Preparando o aluno para escolher e se preparar para qualquer área de formação quer seja de mão-de-obra, bem como para estratégicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *

Nome *

E-mail *

Site

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Δ

BNCC, Práticas Pedagógicas

Como incentivar a leitura na Educação Básica?

É fundamental encontrar formas criativas e diferenciadas de incentivar a leitura na educação básica para assegurar o êxito do processo de ensino e...

13 de outubro de 2022

BNCC, Práticas Pedagógicas, Professores

Formação das crianças: saiba a importância da Educação Infantil nesse processo

A formação das crianças inicia-se na Educação Infantil, em um processo colaborativo entre a escola e a família, que são as principais...

30 de junho de 2022

BNCC, SAE Digital, Sistema de Ensino

Tudo sobre o Ensino Religioso e a BNCC

O Ensino Religioso costuma ser um assunto polêmico, considerando a diversidade religiosa existente em nosso país e a instituição do Estado laico, embora seja...

Quais são os documentos que norteiam a educação?

Atualmente, os documentos que norteiam a educação básica são a Lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e o Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Congresso Nacional em 26 de junho de 2014.

O que são documentos norteadores?

Instituído pela Portaria nº 29/SMG/2017, o Documento Norteador tem como objetivo disseminar o conhecimento, fornecendo subsídios e instrumentos de consulta e orientação para os gestores dos órgãos da Prefeitura de São Paulo, publicizando boas práticas de elaboração e arranjo organizacional.

Qual o documento é considerado o norteador das atividades a serem desempenhadas na escola?

A partir disso, o PPP deve funcionar como um norteador para as atividades da escola e contemplar não apenas os objetivos e metas, mas também as ações que serão tomadas para alcançá-los, levando em consideração a realidade da instituição de ensino.

E o documento que a referência norteadora da educação infantil?

Os documentos regulatórios para a educação infantil – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (BRASIL, 1998); Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI) (BRASIL, 2009); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei n.º 9.394/96 (BRASIL, 1996) – estabelecem princí- ...