Qual é a cor normal da urina?

A urina deve ser amarela e translúcida. Miguel Cabrita, urologista do Hospital Lusíadas Albufeira, garante que o padrão é universal a toda a espécie humana e ajuda a esclarecer alguns mitos relacionados com a cor da urina.

Se for transparente é sinal de saúde.

Mito. A urina muito clara pode refletir ingestão de água em excesso ou a incapacidade do rim de concentrar urina. Na primeira situação, o exagero de água pode ser prejudicial se ocorrer edema em diferentes órgãos, sendo o perigo maior se tal acontecer no cérebro. Na segunda hipótese, a insuficiência renal pela não depuração de metabolitos pode ser fatal.

A cor da primeira urina da manhã é a mais relevante?

Facto. A primeira urina é geralmente mais concentrada, pelo facto de não bebermos água à noite. Nesse sentido, a cor da urina será mais evidente no início do dia. No entanto, é importante sublinhar que uma alteração da normal cor é relevante a qualquer hora do dia.

A cor varia muito de pessoa para pessoa.

Mito. A cor da urina é universal para toda a espécie humana: deve ser amarela e translúcida. A intensidade do amarelo pode ser maior, se a pessoa beber pouca água para as necessidades do organismo. Por vezes isso acontece durante a estação quente, sendo os idosos e as crianças os grupos de maior risco.

Se for avermelhada é um sinal de alarme.

Facto. A coloração vermelha deve-se quase sempre a uma perda de sangue. O mais frequente é tratar-se de uma infeção, um cálculo renal ou uma neoplasia. A situação deve ser avaliada pelo médico, que fará a devida história clínica e pedirá os exames necessários. Existem alimentos com pigmento que podem igualmente dar uma tonalidade avermelhada à urina, como é o caso da beterraba, mas uma simples análise permite despistar a hipótese de tratar-se de pigmento e não sangue.

Se for castanha indica falta de água.

Mito. A desidratação apenas torna mais denso o amarelo normal da urina. Urina muito escura ou castanha pode aparecer nas situações de icterícia provocada pela obstrução da vesícula biliar, por um cálculo ou neoplasia. Deverá, neste caso, procurar a opinião de um médico.

A urina tem normalmente espuma e pode até mostrar-se efervescente.

Mito. A presença de espuma e/ou efervescência na urina está geralmente associada à perda de proteína. As proteínas, nomeadamente a albumina, são moléculas muito grandes, que só passam para a urina se existir uma lesão renal a impedir a sua filtragem (mesmo com uma dieta rica em proteína).

Urina esbranquiçada anuncia uma infeção.

Facto. Se for espessa e esbranquiçada geralmente traduz a existência de uma infeção e a pessoa apercebe-se disso, tem queixas. No entanto, existem grupos de pessoas que podem não ter queixas, que exigem uma maior atenção, como é o caso das crianças mais pequenas, idosos, pessoas acamadas, algaliados crónicos e diabéticos. Nestes casos, pela ausência de queixas, as infeções podem ser tardiamente detetadas, estando associadas a uma maior mortalidade.

Examinar a aparência da urina é uma das formas mais antigas de avaliação da nossa saúde. Mudanças no seu aspecto normal podem indicar desde a presença de desidratação até a ocorrência de sangramento no sistema urinário.

A urina humana é habitualmente amarelada, podendo haver variações no tom consoante a quantidade de água presente na mesma.

Quando nos encontramos desidratados, os rins tendem a reter água no corpo, fazendo com que a urina fique com um tom amarelo mais forte e de cor mais escura.

Por outro lado, quando bebemos muita água, ou quando utilizamos substâncias diuréticas, que podem ser desde remédios até bebidas alcoólicas, os rins permitem mais perda da água, tornando a urina muito diluída e com uma coloração que tende a ser bem clara, parecida com água.

Eventualmente, a urina pode apresentar uma coloração atípica, bem diferente dos tons de amarelo que estamos habituados. Situações como consumo de corantes, alimentos de coloração forte, medicações, infecção do trato urinário ou doenças sistêmicas podem fazer com que a urina mude completamente de cor, às vezes, assumindo cores muito curiosas, tais como roxo, azul, rosa ou até preto.

Qual é a cor normal da urina?
Variação da cor da urina de acordo com o grau de hidratação do organismo

Nem sempre a mudança de cor da urina indica algum problema grave de saúde, porém, se a causa da alteração da cor não for óbvia, e ela persistir por várias micções seguidas, o ideal é procurar a opinião de médico nefrologista.

Vídeo

Antes de seguirmos em frente com o artigo, assista ao vídeo sobre cores da urina produzido pela equipe do MD.Saúde.

Urina amarela escura ou acastanhada

A cor natural da urina varia de amarelo bem claro até amarelo-escuro. Quanto mais hidratada a pessoa estiver, mais clara a urina será. Uma urina acastanhada ou amarela escura normalmente é uma urina extremamente concentrada, devido a pouca quantidade de água disponibilizada pelos rins para diluí-la.

Todavia, quando o amarelo se torna muito intenso e persistente, é possível que haja algum problema por trás que não só desidratação.

Algumas doenças, como a hepatite, provocam a presença bilirrubina (pigmento natural) na urina. Quanto mais bilirrubina, mais escura fica urina, ao ponto dela poder ficar da cor semelhante à Coca-cola ou mate. Nos casos de hepatite, a urina escura costuma vir acompanhada de uma pele com coloração amarelada, chamada icterícia.

Qual é a cor normal da urina?
Causas de urina amarela

A presença de sangue costuma deixar a urina avermelhada, mas se o sangramento for em pequena quantidade, a urina pode adquirir uma coloração apenas um pouco mais escura que o habitual.

Entre os medicamentos, os antibióticos nitrofurantoína e metronidazol são aqueles que mais frequentemente causam acastanhamento da urina.

Entre os alimentos, o aspargo, babosa (aloe vera) e os grãos de fava são os que estão mais associados a uma urina mais acastanhada.

Urina laranja

Assim como ocorre na urina mais amarelada, a desidratação é uma das causas a se pensar quando o paciente tem uma urina alaranjada. Sangue ou bilirrubinas também podem ser a origem.

Todavia, se a urina for realmente laranja a causa geralmente é outra.

A ingestão de grandes quantidades de beterraba, cenoura ou amoras silvestres também podem levar a uma urina alaranjada. Na verdade, qualquer alimento contendo carotenoides, pigmentos ou corantes de cor laranja ou vermelha, se ingeridos em grande quantidade, podem mudar a cor da urina para algo próximo do laranja.

Qual é a cor normal da urina?
Causas de urina laranja

Entre os medicamentos que podem causar uma urina alaranjada, os mais comuns são a rifampicina, pyridium e a nitrofurantoína. Ingestão de vitamina B, principalmente a riboflavina (Vitamina B2), também é uma causa possível. Alguns destes medicamentos podem deixar a urina bem alaranjada, com cor de Fanta laranja.

Urina roxa

Uma urina arroxeada pode ser causada por colonização do trato urinário por bactérias que alcalinizam a urina, tais como a Providencia stuartii, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli ou Enterococcus.

É bom destacar, porém, que uma urina roxa causada por uma infecção urinária é um fato bem incomum e só costuma ocorrer em pacientes acamados e que usam cateter vesical de forma prolongada. Por este motivo, a ocorrência de urina roxa é muito mais comum nos pacientes internados em hospitais do que na população sadia.

O mecanismo é meio complexo e envolve a metabolização do triptofano, um aminoácido presente em alimentos como peixes, peru, ovo, arroz integral, chocolate amargo, nozes, castanhas, leguminosas e queijo tofu, por bactérias presentes na urina. Esta metabolização pode produzir pigmentos azuis e vermelhos, que ao se misturarem, produzem uma urina roxa. Geralmente, algum grau de insuficiência renal e uma urina com pH bem elevado também são necessários para esse fenômeno ocorrer.

Qual é a cor normal da urina?
Causas de urina roxa

A urina também pode apresentar um tom arroxeado se o paciente ingerir grandes quantidades de amoras ou beterraba, apesar disso não ser comum. Corantes azulados também podem ser a causa.

Urina verde

As causas de urina verde costumam ser parecidas com as da urina azul, que serão explicadas mais abaixo.

Uma das origens mais comuns de uma urina esverdeada é a ingestão de corantes, principalmente o azul de metileno, muito usado em alguns testes diagnósticos ou como tratamento de uma doença chamada metemoglobinemia.

Entre os alimentos, o aspargo é quem mais frequentemente provoca esta alteração na cor. Em geral, a urina fica com um tom entre o amarelo e o verde. Os corantes utilizados nas cervejas de cor verde também podem provocar uma urina esverdeada. Alcaçuz preto também é rico em corante verde e pode alterar a cor da urina.

Eventualmente, a origem de uma urina esverdeada é uma infecção urinária. A bactéria que pode deixar a urina verde é a Pseudomonas aeruginosa.

Qual é a cor normal da urina?
Causas de urina verde

Entre os medicamentos que tornam a urina verde, os mais comuns são: amitriptilina, propofol, nitazoxanida, Sepurin® ou Cystex® (contêm Metenamina + Metiltionínio), metoclopramida e indometacina.

Urina vermelha

Urina vermelha, na imensa maioria dos casos, é sinal de sangramento nas vias urinárias, evento chamado hematúria.

Doenças do trato urinário, incluindo infecção urinária, glomerulonefrites, tumores, traumas e cálculo renal são as principais causas de hematúria.

Medicamentos anticoagulantes, tais como varfarina e a heparina, aumentam o risco de sangramento urinário e também podem ser a origem de urina avermelhada.

Esforço físico intenso, como corridas de longo percurso, pode também provocar leve sangramento urinário e deixar a urina avermelhada. Explicamos essa situação com detalhes no artigo: Hematúria após esforço.

Intoxicação por mercúrio ou chumbo é outra causa possível de urina vermelha.

Eventualmente, a urina pode se apresentar avermelhada sem que haja qualquer sangramento do trato urinário envolvido. Laxantes – principalmente os que possuem Sena em sua fórmula-, Rifampicina, clorpromazina, tioridazina, Pyridium, vitamina B, beterraba e amoras são causas descritas de urina avermelhada.

Uma doença chamada metahemoglobinemia também pode ser a causa.

Qual é a cor normal da urina?
Causas de urina vermelha

Em uma pessoa com boa hidratação, a urina vermelha pode ficar diluída pela água e se apresentar mais rosada ou alaranjada. Ao longo do dia, a urina pode variar entre vermelho, rosa ou laranja, dependendo da quantidade de água para diluí-la.

Urina azul

Normalmente a urina azulada é causada por medicamentos ou ingestão de corantes, como azul de metileno. Assim como na urina verde, a infecção pela bactéria Pseudomonas aeruginosa pode causar urina azulada.

Fármacos descritos como possíveis causas de urina azul incluem triantereno, amitriptilina, indometacina. metoclopramida e o famoso Viagra.

Qual é a cor normal da urina?
Causas de urina azul

A hipercalcemia benigna familiar, uma doença hereditária rara, é às vezes chamada de síndrome da fralda azul, porque as crianças com esse transtorno podem ter uma urina azul.

Urina preta ou muito escura

Uma urina preta pode ser causada por uma doença genética rara chamada de alcaptonúria. Nesses pacientes, a urina inicialmente tem cor normal, mas após algumas horas exposta ao ar, ela torna-se preta.

Uma urina muito concentrada, que também contenha sangue, pode adquirir uma cor bem escura. Nos casos de icterícia, a urina pode ficar com cor bem castanha escura, semelhante à Coca-Cola.

Qual é a cor normal da urina?
Causas de urina escura

Entre os medicamentos, aqueles que podem causar uma urina preta ou marrom são: cloroquina, levodopa, nitrofurantoína, laxantes à base de sena, cáscara sagrada, metronidazol, metildopa e hidroquinona.

Raramente, uma urina bem escurecida pode ser provocada por um melanoma com metástase para o trato urinário.

Outras alterações da urina além da cor

Além da cor, outras características da urina podem ser uma dica para a identificação de doenças. Exemplos:

  • Urina com excesso de espuma sugere a presença de proteínas, que é um sinal de doença renal (leia: Proteinúria e causas de urina espumosa).
  • Urina “leitosa” pode significar a presença de pus em grande quantidade ou quilúria, que é a presença de líquido linfático na urina.
  • Urina com odor forte indica que a mesma está muito concentrada (leia: Urina com cheiro forte).
  • Urina com jato muito fraco costuma ser sinal de doença da próstata (leia: Hiperplasia benigna da próstata).

Uma urina saudável tem cor amarelo clara, quase transparente, sem cheiro, com uma quantidade pequena de espuma e não causa dor ou desconforto ao urinar.


Referências

  • Urinalysis in the diagnosis of kidney disease – UpToDate.
  • Red, brown, green: Urine colors and what they might mean – Harvard Health Publishing.
  • Abnormal urine color – Southern medical journal.
  • The Meaning Behind the Color of Urine – Urology Care Foundation.
  • Green urine: A cause for concern? – Journal of anaesthesiology, clinical pharmacology.
  • Alkaptonuria (Black Urine Disease) – Medscape.
  • Fast Five Quiz: Urine Discoloration – Medscape.
  • Buttaravoli P, et al. Colorful urine. In: Minor Emergencies. 3rd ed. Philadelphia, Pa.: Mosby Elsevier; 2012.
  • Wein AJ, et al., eds. Evaluation of the urologic patient: History, physical examination, and urinalysis. In: Campbell-Walsh Urology. 11th ed. Philadelphia, Pa.: Elsevier; 2016.

Autor(es)

Qual é a cor normal da urina?

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Qual é a cor normal da urina?

Dra. Renata Campos

Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade do Porto. Nefrologista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Colégio de Nefrologia de Portugal.

Como saber se a urina está normal?

Em uma pessoa saudável, deve ser amarelo claro, quase transparente, com pouca espuma e cheiro”, explica. Se o seu xixi está sempre na cor ideal, mas mudou de repente, vale a pena procurar um médico. Se a urina estiver amarela escura, provavelmente o problema é baixa ingestão de água ou infecção.

Qual a cor da urina quando se está com infecção urinária?

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

Qual a cor da urina de quem tem problema no fígado?

Quando o fígado está doente o paciente pode produzir excesso de bilirrubinas, que podem ser eliminadas pelos rins e colorir a urina de cor acastanhada ou mesmo marrom.

Qual a cor da primeira urina do dia?

Urina amarelo-intensa Um tom amarelo-intenso indica que a urina está mais concentrada, uma situação oposta à da urina transparente. Essa cor é considerada normal para a primeira urina da manhã, pois passamos várias horas sem ir ao banheiro e sem tomar água.