Qual é a importância da água no corpo?

​​​

Ao iniciar sua jornada escolar, uma das primeiras coisas que a criança aprende é sobre a importância da água. Entre preservar e não desperdiçar esse recurso tão essencial para nós, outra informação relevante: cerca de 70% da composição do corpo humano é água. Sendo assim, manter-se hidratado deve ser um cuidado diário.

Ainda que a quantidade ideal varie de acordo com a idade e o peso de cada pessoa, é possível estabelecer 2 litros como uma média para pessoas adultas. Quer saber as maravilhas que esse recurso natural pode fazer por nós? O Dr. Pedro Mendes, nefrologista do Hospital Brasília, explica quais os benefícios da água. Confira!

Quais os benefícios da água para o nosso corpo?

É normal sentirmos mais sede durante o verão do que no inverno. Entretanto, seja com o auxílio de anotações na agenda ou até mesmo aplicativos para celular que sinalizam a hora de tomar água, o que importa é ingerir líquido e evitar a desidratação.

Esteja sempre atento à qualidade da água e só tome se esta estiver própria para consumo. Em situações adversas, como localidades com saneamento básico precário, o mais indicado é fervê-la antes de beber, pois isso ajuda a eliminar impurezas e evita diversas complicações, como as que atingem o sistema gastrointestinal, por exemplo. Já quanto aos benefícios de beber água, podemos citar alguns:

  • Regula a temperatura corporal;

  • Auxilia na desintoxicação do corpo;

  • Ajuda na absorção de nutrientes provenientes de outros alimentos;

  • Hidrata a pele e evita o surgimento de acne;

  • Combate a retenção de líquido e favorece a perda de peso;

  • Previne o aparecimento de pedras nos rins e outras doenças renais;

  • Melhora a circulação sanguínea;

  • Facilita a digestão de refeições.

Sinais de que você precisa tomar mais água

Como o organismo não consegue armazenar a água, ela é distribuída por todas as estruturas que compõem nosso corpo. Sendo assim, o Dr. Pedro recomenda: “o melhor é que você tome a sua quantidade ideal ao longo de todo o dia. Dessa forma, além de manter seus rins saudáveis, outros órgãos não ficam sobrecarregados pelo excesso de água. Acredite: sua bexiga agradece".

Agora, se você é uma pessoa com dificuldade de beber água, saiba que seu corpo enviará sinais de alerta. Entre eles, o especialista ressalta:

  • Sede: esse sinal clássico indica que a ingestão de líquido está baixa e que seu corpo já está um pouco desidratado;

  • Dor de cabeça: um dos benefícios da água é a “diluição" do sangue, que facilita o transporte de oxigênio para os órgãos. Com a desidratação, esse processo fica dificultado. Portanto, em caso de cefaleia, experimente beber um copo d'água antes de tomar analgésicos;

  • Falta de concentração: a água é parte importante da constituição do cérebro. Durante os afazeres diários, mantenha uma garrafinha consigo;

  • Urina escura: quanto mais escuro o xixi, maior o nível de desidratação, pois a urina fica concentrada;

  • Pele seca: na distribuição de nutrientes, órgãos vitais têm prioridade na fila. Sendo assim, unhas, pele e cabelos são os últimos a receber a água e os primeiros a demonstrar alterações;

  • Fadiga: com o baixo consumo de água, o metabolismo é interrompido, há queda de energia e os principais sinais são cansaço e sonolência.

​O que pode causar a falta de água no organismo?

Para quem tem dificuldade de tomar água, uma notícia boa: não podemos abolir a garrafinha, mas é possível manter a hidratação a partir da ingestão de sucos, chás e frutas. Outra boa pedida é a água de coco.

O especialista lembra: “Tenha o consumo de água como um hábito e não espere a sede bater." Nosso corpo, alerta o especialista, precisa de água o tempo todo, e a sede é apenas um sinal de que a necessidade de água está ainda maior.

​Hospital Brasília: tradição aliada à tecnologia

O Hospital Brasília é um hospital geral de alta complexidade, que possui equipe multidisciplinar especializada, constante investimento em novas tecnologias e oferece uma linha integral de cuidados para acolher o paciente com conforto, agilidade e segurança. Na especialidade de nefrologia, os profissionais oferecem atendimento em áreas como: injúria renal crônica, doença renal crônica, transplante renal e atendimento ambulatorial. Para mais informações ou agendamento, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (61) 3704-9000.

​ 

Todos nós sabemos que devemos beber água diariamente em quantidades relativamente grandes, não é mesmo? Entretanto, você já se perguntou qual é a função que a água desempenha no nosso corpo? Vamos descobrir a seguir por que beber água é tão importante!

A água desempenha as mais diversas funções no nosso corpo, fazendo parte até mesmo da composição do organismo. Em uma pessoa adulta, estima-se que 60% de seu peso total corresponda à água, que está armazenada no interior da célula e também fora dela, principalmente no plasma.

Além de compor nosso organismo, a água promove a realização de reações químicas, uma vez que, na maioria dos casos, a substância deve estar em solução aquosa para que a reação aconteça. Nesse ponto, é importante destacar a incrível capacidade da água de dissolver substâncias, sendo chamada, inclusive, de solvente universal.

A água também garante que substâncias sejam transportadas pelo organismo, garantindo que cada célula do corpo receba nutrientes e oxigênio. Isso é possível porque é, por intermédio do sangue, que apresenta grande quantidade de água, que essas substâncias são levadas.

Além de levar substâncias para as células, a água também ajuda a transportar as substâncias ruins para que elas possam ser eliminadas. A urina é um bom exemplo desse papel desempenhado pela água, pois é por meio dela que se elimina grande quantidade de substâncias tóxicas e em excesso no organismo.

A água também é importante para a regulação da nossa temperatura, uma vez que faz parte da composição do suor. Em dias quentes, quando o suor é eliminado pela pele, ocorre sua evaporação, que faz com que nossa temperatura caia em razão da perda de calor. Desse modo, o suor impede que o corpo superaqueça e entre em colapso.

A proteção do nosso corpo também está relacionada com substâncias ricas em água. Um exemplo é o chamado líquido cefalorraquidiano encontrado protegendo o encéfalo e a medula espinal. Além disso, podemos citar o líquido amniótico, que protege o bebê durante a gestação, o líquido sinovial, que protege as articulações, e as lágrimas, que protegem nossos olhos.

ATENÇÃO: De acordo com o Ministério da Saúde, uma pessoa deve ingerir pelo menos dois litros de água diariamente. Essa quantidade deve ser aumentada se há a prática de atividades físicas e em dias quentes.


Por Ma. Vanessa dos Santos