Qual é a principal causa da contaminação dos alimentos por microrganismos?

Esse texto foi escrito por Tamires Gerhardt Soares de Sousa, microbiologista e pós-graduanda em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos.

Quem nunca passou mal por algo que comeu? Quem nunca abriu a geladeira e percebeu que aquele produto que você queria tanto comer… passou da validade? Quem nunca viu um alimento em estado meio duvidoso em um supermercado?

O que é contaminação alimentar?

A contaminação alimentar é a presença de microrganismos como bactérias, fungos, leveduras, vírus, causando mau cheiro, sabor ruim e modificando as propriedades dos alimentos. Às vezes essas modificações não são perceptíveis, o que é ainda mais perigoso.

Como ocorre?

A contaminação pode acontecer de três formas:

Contaminação física – Presença de pedras, madeira, cabelo, pregos, etc.

Contaminação química – Presença de compostos químicos ou toxinas produzidas por microrganismos nos alimentos.

Contaminação biológica – Presença de microrganismos patogênicos, como bactérias, parasitas e animais venenosos, etc.

Essas contaminações podem ocorrer devido a má higiene do manipulador e de utensílios como facas, panelas e tábuas; temperatura favorável ao crescimento de microrganismos; acondicionamento inadequado dos alimentos; maquinário sem manutenção e entre outros aspectos.

Quem fiscaliza a presença de contaminação?

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável pela fiscalização. Sua finalidade é proteger e promover a saúde da população, intervindo em situações onde a produção, uso de serviços e produtos pode trazer algum dano ao consumidor.

Em seu site a Agência disponibiliza todas as leis, regulamentações e decretos relacionados à alimentos para que a população os ajude a fiscalizar a indústria e serviços de alimentação.

Indústria, ANVISA e Consumidor

Qual é a principal causa da contaminação dos alimentos por microrganismos?

Toda indústria ou serviço de alimentação precisa ter um manual de Boas Práticas de Fabricação, que dará as condições sanitárias básicas para obtenção de um alimento seguro. Porém, muitas vezes, o mesmo não é respeitado fazendo com que o alimento já saia da indústria com algum tipo de contaminação (como as citadas anteriormente).

A ANVISA por sua vez, não consegue fiscalizar todos os ambientes em que ela precisa atuar, funcionando, na maioria das vezes, a base de denúncias feitas por consumidores.

O que o consumidor pode fazer?

Nós, consumidores, também devemos ter a nossa parcela de cuidado. Alguns hábitos podem ser adquiridos para que essa contaminação diminua. Como por exemplo:

  • Lavar as mãos após usar o banheiro
  • Lavar as mãos sempre antes de manusear alimentos
  • Evitar estar com cabelo solto perto da comida
  • Trocar com frequência panos de prato e esponjas
  • Lavar bem e da forma correta verduras e legumes
  • Evitar manter alimentos congelados fora da refrigeração por um longo período
  • Ferver os alimentos, como leite e feijão – e não apenas esquentar! (Já que algumas toxinas, como a do Staphylococcus aureus consegue sobreviver a uma temperatura elevada)

Qual é a principal causa da contaminação dos alimentos por microrganismos?
Hoje muito se tem falado sobre ter uma alimentação saudável, rica em determinado ingrediente ou vitamina. Acredito que mais importante do que isso é conscientizar e informar o consumidor sobre o produto que ele está levando até sua casa. E isso começa assim, como estamos fazendo…  conversando, escrevendo, trocando ideias para que mais pessoas consigam ter uma alimentação consciente.

Para mais informações sobre vigilância sanitária e qualidade dos alimentos. Visite a página QualiFood lá você vai encontrar muito conteúdo interessante, como reportagens, leis, estratégias, boas práticas e tudo aquilo que fará com que você tenha uma alimentação mais consciente e como consequência, uma alimentação mais saudável.

Eles também estão presentes no Instagram – @quali_food

comentários

Quais as principais causas da contaminação dos alimentos?

Causas mais freqüentes de contaminação dos alimentos? Um dos principais problemas é o preparo inadequado do alimento, seja pela falta de higienização da matéria‐prima, ou pela falta de higienização das mãos e dos utensílios e das superfícies da pia, pelo cozimento inadequado, etc.

Quais são as principais fontes de contaminação de alimentos por microorganismos?

Ar poluído, água contaminada e utensílios mal higienizados são as principais fontes contaminantes dos alimentos.

O que causa contaminação microbiológica?

Contaminación microbiológica. Práticas inadequadas de higiene dentro do ambiente do processamento de alimentos podem resultar em contaminação de produtos por patógenos, tornando-se um risco para a segurança do consumidor.